As peônias incluem uma grande variedade de variedades, sendo a Duquesa de Nemours uma das mais utilizadas. Isso se deve principalmente ao aparecimento dos botões e à facilidade de crescimento. No entanto, o não cumprimento das regras de cuidado muitas vezes leva à doença e à morte da planta.
A peônia é um tipo de planta popular; a Duquesa de Nemours cria o desenho necessário para composições paisagísticas. A planta não requer cuidados complexos e pode ser cultivada tanto para corte quanto para decoração de jardins.
Descrição e recursos
A cultura Duchesse de Nemours distingue-se pelos seus botões arejados e delicada cor branca. Esse tipo de peônias vai enfeitar o local. As inflorescências das peônias são grandes e podem atingir diâmetro de até 16 cm.O arbusto chega a 1 metro, espalhando-se. Os botões são duplos e podem florescer por muito tempo.
Características da planta:
- a cultura pode suportar mudanças de temperatura;
- pode ser usado para cortar;
- a variedade com flor leitosa é resistente a doenças;
- o arbusto pode crescer em um local por até 10 anos e florescer abundantemente.
As flores são densas e não caem mesmo depois de cortadas em buquê.
História da seleção
Este tipo de peônia foi criado pelo criador francês Calot. Esta variedade apareceu pela primeira vez no século 19, mas gradualmente ganhou grande popularidade. A variedade peônia é a mais utilizada e tem conquistado repetidamente o primeiro lugar devido à sua beleza.
Pousar
Para que as peônias se desenvolvam é necessário preparar adequadamente o local de plantio e o tipo de solo desejado.
Selecionando um local
O local onde a planta é plantada deve ser protegido do vento, pois rajadas frequentes podem danificar os caules e levar à queda prematura dos botões. A planta também deve receber bastante luz solar. Caso contrário, a cultura deixará de florescer e se desenvolverá normalmente. Também não é recomendado plantar peônias perto de árvores e prédios, pois podem bloquear o crescimento normal da cultura com sua sombra.
Requisitos do solo
O solo deve conter grande quantidade de componentes nutricionais, já que a planta fica plantada em um local de crescimento por um longo período. O solo deve ser solto, arejado e isento de argila.Antes do plantio, recomenda-se preparar uma mistura de nutrientes, que consistirá em 2 partes de solo, 1 parte de húmus, 1 parte de turfa e 1 parte de areia de rio. A composição resultante é utilizada como principal no processo de plantio.
Importante. Para que a planta se desenvolva é necessário utilizar o húmus foliar, que contém todos os minerais necessários ao desenvolvimento normal das peônias..
Prazos
A peônia é plantada em terreno aberto com mais freqüência de meados de agosto a meados de setembro. Este período é considerado o mais adequado para a adaptação normal da planta antes do inverno. A peônia pode ser replantada na primavera, mas esse arbusto fica muito doente e não floresce nos primeiros anos após o plantio.
Esquema de plantio
Para plantar, você deve realizar os seguintes passos:
- cavar um buraco de até 50 cm de profundidade;
- o buraco é deixado por vários dias;
- após o que seixos ou lascas grandes são colocadas no fundo da cova como drenagem;
- a muda é cuidadosamente colocada no solo e as raízes esticadas;
- A muda é borrifada com a mistura de nutrientes e um pouco compactada.
Após o plantio da planta, ela deve ser regada com água morna.
Cuidado
O cuidado adequado é a principal condição para o desenvolvimento da peônia.
Rega
A planta deve ser regada a cada 5 dias, pois a flor prefere ambiente úmido. No entanto, a umidade excessiva pode causar mofo. Portanto, os arbustos são regados a cada 5 dias, um exemplar requer até 10 litros de água morna.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
A sacha é realizada conforme necessário e as ervas daninhas são removidas manualmente. O afrouxamento do solo deve ser feito antes de cada rega e durante as chuvas frequentes para saturar o solo de oxigênio e diminuir a formação de doenças.
Cobertura
Nos primeiros 2 anos após o plantio, a peônia não é fertilizada.Nos anos subsequentes, a alimentação é realizada regularmente de acordo com o seguinte esquema:
- Na primavera, o potássio e o nitrogênio são introduzidos pelo método da raiz;
- durante o período de formação dos botões, é necessário adicionar fertilizantes fosfatados;
- após a floração da cultura, é adicionada uma solução de excrementos de pássaros;
- No outono, você precisa usar composto ou húmus para se preparar para o inverno.
Podem ser usados fertilizantes especiais para plantas com flores, tais substâncias são aplicadas pelo método da raiz.
Doenças e pragas
A planta é resistente a doenças, mas com cuidados inadequados surgem os seguintes problemas.
Ferrugem
Este tipo de doença ocorre após a floração durante o período quente. Aparece na forma de manchas escuras e enferrujadas nas folhas. A planta começa a enfraquecer e murchar rapidamente. A doença se espalha rapidamente para arbustos saudáveis e pode levar à morte de grandes áreas em um curto período de tempo.
Para evitar esse tipo de problema, os arbustos são borrifados com uma solução de sabão em pó. Quando aparecem os primeiros sintomas da doença, a cultura danificada deve ser pulverizada com calda bordalesa.
Mancha marrom
A doença aparece com mais frequência na primeira metade do verão. Parecem grandes manchas nas folhas. Pode afetar não apenas as folhas, mas também os caules. A doença se espalha rapidamente pela planta e leva à morte da colheita. Aos primeiros sintomas, o arbusto deve ser tratado com sulfato de cobre.
Se a doença se espalhar pelo mato, a colheita é removida.
Mosaico de anel
A doença é viral e afeta rapidamente a planta. A doença se manifesta pela formação de listras e manchas claras nas folhas e brotos.Muitas vezes, os sintomas podem aparecer em certas áreas do arbusto, por isso esses brotos devem ser removidos. O arbusto danificado deve ser tratado com Alirin, se os sintomas continuarem a aparecer, a planta deve ser destruída.
Pulgão
As pragas se alimentam da seiva dos brotos jovens e freqüentemente ocorrem em peônias. Você pode remover insetos usando uma solução de sabão borrifada no arbusto.
Aparar
As peônias são podadas da seguinte forma:
- A primeira etapa é a retirada dos botões desbotados junto com os caules.
- A segunda etapa é podar o arbusto antes do inverno. Este tipo de circuncisão é realizada no final de setembro. Os brotos são retirados e a área cortada polvilhada com cinza.
A não poda do arbusto no outono leva ao aparecimento de doenças e pragas que depositam seus ovos nos brotos do ano passado.
Importante. Não remova as folhas verdes do arbusto, isso reduzirá o fornecimento de nutrientes às raízes da planta.
Reprodução
A cultura tende a se reproduzir da seguinte forma:
- A divisão do rizoma é um método comum de propagação de plantas. Utiliza-se uma raiz com pelo menos 4 a 5 anos, que é dividida e plantada como planta independente.
- Método de corte de raiz. Para tal propagação, utiliza-se um broto de raiz que contém um botão. As mudas são plantadas no solo e regadas regularmente. A planta começa a florescer apenas 3-4 anos após o plantio.
- Aparando um arbusto. No início da primavera, com uma pá afiada, corte a camada superior do sistema radicular, que está plantado no solo. A raiz residual é restaurada devido aos botões dormentes.
- Estratificação do arbusto - usada para evitar danificar as raízes do arbusto.No início da primavera, a peônia é amontoada e regada regularmente; no outono, você pode usar camadas prontas para propagação; este método é usado para arbustos velhos com pelo menos 8 anos.
Cada jardineiro seleciona um método de propagação de peônias.
Importante. Peônia Duquesa de Nemours não se propaga por sementes, ao contrário de outros tipos de culturas.
Casos de uso
As peônias podem ser utilizadas como planta principal do local, os arbustos são grandes. Além disso, esse tipo de peônia pode ser usado como decoração adicional em composições com outros tipos de plantas.
As peônias estão entre as culturas que muitas vezes podem ser encontradas em qualquer jardim. A planta não exige cuidados, a Duquesa de Nemours é resistente a doenças e tolera baixas temperaturas.