No processo de organização de um terreno, surge o desejo de projetar lindamente o gramado, lagos e canteiros de flores. Para decorar a paisagem com uma bela vegetação, os jardineiros costumam escolher miscanthus fofos, cujo plantio e cuidado em terreno aberto requerem uma abordagem cuidadosa. Os brotos em leque desta planta também são usados por floristas para formar composições secas.
- Descrição
- Variedades e tipos
- chinês
- Flamingo
- Fonte Klein
- Maleparthus
- Rothsilber
- Zebrina
- Estrito
- Barra de ouro
- Purpurescência
- Gracilimo
- Luz da manhã
- Silberfeder
- Pequena Zebra
- Falta de Cinzas
- Adágio
- Flor de açúcar
- Gigante
- Crescente
- Selecionando um local e datas de desembarque
- Preparação do solo
- Como plantar
- Rega
- Cobertura
- Esgrima
- Capina
- Preparando-se para o inverno
- Reprodução
- Dividindo o mato
- Sementes
- Doenças e pragas
- Uso
- Em paisagismo
- Combustível para usinas de energia
- Avaliações
Descrição
Miscanthus é uma planta de cereal encontrada naturalmente nas regiões subtropicais e tropicais da África, Ásia e Austrália. A popularidade da planta está associada ao seu valor decorativo duradouro, uma vez que a flor permanece atraente até o final do outono.
Externamente, a planta se assemelha a uma planta perene compacta de 2 a 3 m de altura.O rizoma rasteiro produz caules retos com longas folhas coriáceas que parecem escamas. No final dos rebentos existem panículas em forma de leque, constituídas por espiguetas curtas e uma flor desenvolvida.
Variedades e tipos
Existem cerca de 40 variedades de miscanthus no mundo. Nem todas são usadas na jardinagem; a maioria é selvagem e não é encontrada na Rússia. Os tipos mais comuns são:
- Chinês;
- sacarina;
- gigante.
chinês
A espécie é caracterizada pela alta resistência ao frio do inverno. A planta forma caules poderosos de até 3 m de altura, localizados de forma bastante esparsa em um rizoma curto. As folhas escamosas são estreitas e um tanto ásperas; uma nervura longitudinal as divide ao meio. No outono ficam vermelhos ou amarelos. As panículas coletadas de espiguetas de flor única são rosa, avermelhadas ou prateadas. A floração vai de agosto a outubro.
Flamingo
Esta variedade tolera perfeitamente geadas até 29 ° C, sem necessitar de isolamento no inverno. A altura da planta chega a 2 M. As flores das panículas do Flamingo miscanthus são maiores e de cor rosa.
Fonte Klein
Miscanthus desta variedade não ultrapassa 1 m e as panículas de tamanho padrão apresentam uma tonalidade acastanhada.
Maleparthus
Conhecida pela sua floração precoce. A altura do miscanthus é padrão - cerca de 2 m.As flores das panículas são bordô e no outono adquirem uma tonalidade vermelha brilhante. Neste momento, as folhas passam do verde para o laranja dourado.
Rothsilber
A principal característica distintiva desta variedade de miscanthus é a tonalidade avermelhada das folhas e panículas. No outono, no final do período vegetativo, ficam mais alaranjados.
Zebrina
Esta variedade é às vezes chamada de Miscanthus Zebrinus. O nome refere-se às listras transversais amarelas ou creme nas folhas estreitas. A altura da planta ultrapassa 2 m e às vezes requer suporte adicional. O pico da floração ocorre em setembro, as panículas distinguem-se por uma paleta vermelho-tijolo.
Variegata
Miscanthus Variegata distingue-se pelas folhas longas com cores variadas de branco e verde. A altura da planta varia entre 1,5-2 M. As flores nas pontas das espiguetas apresentam tonalidade vermelha.
Estrito
Variedade bastante alta, chega a atingir 2,7 m, as folhas com listras verdes e brancas têm 1,5 cm de largura, as panículas nas pontas dos caules são soltas, a cor vermelha das espiguetas é bastante pálida.
Barra de ouro
Esta variedade de miscanthus com baixa taxa de crescimento tem altura máxima de 1,5 m e folhas longas e estreitas são cobertas por listras creme. As panículas florescem em agosto, dando à planta uma cor vinho.
Purpurescência
A altura desta variedade não ultrapassa 1,5 m e as folhas mudam de verde acinzentado para vermelho alaranjado no outono. As inflorescências estreitas em setembro apresentam uma tonalidade roxa, que gradualmente muda para branco.
Gracilimo
A variedade Gracillimus tem bom desempenho quando cultivada à sombra, onde cresce acima de 2 m, folhas finas e arbusto arredondado atraem decoradores. Os arbustos florescem no final de setembro, o que sugere cultivo na região sul, as panículas apresentam tonalidade avermelhada.
Rother Pfeil
A altura dos miscanthus desta variedade chega a 1,5 m.As folhas ficam roxas no outono e as inflorescências mudam de rosa avermelhado para prateado. A floração vai de agosto a outubro.
Luz da manhã
A variedade miscanthus Morning Light, ou Morning Light, é uma das mais antigas. A altura dos arbustos está abaixo da média, apenas cerca de 1,5 m, floresce no início de setembro, colorindo as espiguetas com uma coloração vermelho-rosada.
Graziela
No início do outono, o verde desta variedade adquire uma tonalidade roxa, enquanto a cor das borlas nas pontas dos caules é cremosa. Graziella se adapta bem à composição do solo, tolera o inverno com tranquilidade e é tolerante à seca, mas intolerante ao sombreamento. A altura da planta é pequena - cerca de 1,5 m.
Silberfeder
A variedade é caracterizada por folhas penugentas mais largas, de até 2 cm, que apresentam coloração rosada no início do período vegetativo e tornam-se prateadas no outono. Panículas aparecem nas hastes em agosto. A bucha é caracterizada pela alta resistência ao gelo.
Pequena Zebra
Esta variedade tem um crescimento bastante curto, pois a altura dos caules não ultrapassa 1,2 m e as folhas verdes apresentam faixas transversais amarelas. No início da floração, as panículas apresentam coloração violeta-avermelhada, próximo a outubro tornam-se cremosas.
Falta de Cinzas
Miscanthus de tamanho médio atinge uma altura de 1,5-2 m, florescendo em setembro com panículas vermelho-rosadas. As folhas ficam roxas no outono.
Adágio
Miscanthus Adagio é uma espécie de grama de baixo crescimento. A altura da planta é de cerca de 80 cm e as estreitas folhas prateadas acinzentadas ficam amarelas no outono. As inflorescências aparecem em agosto e gradualmente passam do rosa ao branco cremoso.
Flor de açúcar
Uma espécie menos alta é a flor de açúcar Miscanthus. Os caules retos e lisos não ultrapassam os 2 m, nos quais estão localizadas folhas estreitas e lineares. As panículas nas extremidades dos brotos são rosadas ou prateadas claras.Os miscanthus, mais amantes do calor, começam a estação de crescimento mais tarde e florescem apenas em julho.
Gigante
A espécie é híbrida, mas sua origem exata é desconhecida. As hastes retas não têm resistência e muitas vezes precisam de suporte. As folhas longas pendem dos rebentos e apresentam uma tonalidade verde escura. No centro de cada um há uma nervura longitudinal branca. A grande vantagem do miscanthus gigante é a sua capacidade de resistir a geadas de até 34 °C.
Crescente
A principal condição para o crescimento ativo dos miscanthus é a preparação consistente e o cuidado cuidadoso. É necessário escolher solo adequado e mudas de qualidade para o plantio. Também é importante preparar o solo e depois aplicar fertilizantes, soltar e limpar o solo em tempo hábil. Ao cultivar variedades que gostam de calor, você também deve cuidar da proteção contra geadas.
Selecionando um local e datas de desembarque
Um local adequado para o plantio de miscanthus deve ser bem iluminado, mesmo uma sombra fraca não permitirá que a planta floresça totalmente. O local deve estar localizado em uma área baixa para que a umidade seja retida nas raízes. A melhor opção seria a orla dos reservatórios. A planta deve ser protegida de correntes de ar e ventos fortes. A época ideal para o plantio de miscanthus é no final de março e termina em meados de maio. A essa altura, a neve já deveria ter derretido completamente e o solo deveria ter aquecido bem.
Preparação do solo
O solo para miscanthus deve atender às seguintes características:
- neutro ou ligeiramente ácido;
- densidade média;
- franco-arenoso, argiloso, turfa, relva.
Antes do plantio de miscanthus, a área precisa ser desenterrada, livre de ervas daninhas e aplicado fertilizante orgânico.
Como plantar
Tecnologia para plantio de miscanthus em terreno aberto:
- Regue generosamente as mudas em recipientes com água morna.
- Prepare covas de plantio com cerca de 0,2 m de profundidade e a uma distância de pelo menos 1 m uma da outra.
- Limitar as paredes das covas com ardósia ou tábuas para controlar o crescimento do arbusto.
- Se necessário, coloque a drenagem no fundo do buraco.
- Misture o solo extraído com turfa, grama, composto ou esterco podre.
- As mudas junto com o solo dos recipientes são colocadas em covas de plantio.
- Preencha o buraco com mistura de terra.
- O solo fica um pouco compactado.
- As plantas são regadas abundantemente pela raiz.
Rega
Miscanthus requer solo úmido, por isso a rega deve ser frequente e abundante. A planta tem caules poderosos, então você pode usar uma mangueira de jardim. A seca prejudica os arbustos, no calor do verão a rega deve ser feita com mais frequência, mas não se deve aumentar o volume de água, pois a estagnação da umidade prejudicará o estado das raízes.
Cobertura
A nutrição adicional deve ser aplicada com moderação e somente no 2º ano após o plantio. A primeira alimentação é realizada durante o período de crescimento ativo, geralmente em meados de maio. Os fertilizantes devem ser selecionados com base em compostos de nitrogênio; a uréia simples é adequada. No início de junho são reintroduzidos os nutrientes, sendo preferível usar uma solução de humates. No final do verão, o solo é fertilizado com uma mistura de potássio e fósforo.
Esgrima
Variedades de Miscanthus propensas a crescimento abundante podem ser limitadas em todo o perímetro. As raízes da planta não são profundas, por isso é muito fácil interromper o seu crescimento. Chapas de metal enterradas aproximadamente 20-25 cm são adequadas para isso.
Capina
Após cada rega, o solo das raízes do miscanthus deve ser solto e as ervas daninhas completamente removidas.É importante remover ervas daninhas das plantas com frequência durante o período de crescimento ativo, para que as ervas daninhas não retirem os nutrientes e retardem a estação de crescimento.
Para reduzir o número de ervas daninhas, o solo ao redor do miscanthus pode ser coberto com turfa seca esmagada.
Preparando-se para o inverno
É melhor cobrir Miscanthus durante o inverno para evitar a hipotermia das raízes. Após o final da estação de crescimento, o solo é generosamente coberto com cobertura morta. Uma cabana improvisada é feita ao redor da planta, coberta com filme ou outro material. Não deve ser muito denso para permitir a passagem do ar.
Reprodução
Miscanthus cresce bem durante vários anos, mas com o tempo perde densidade na parte central. Neste caso, deve ser transplantado ou substituído por um novo. A grama não tolera bem o transplante e deve ser propagada com cuidado. Miscanthus pode ser propagado de duas maneiras:
- semente;
- vegetativo, dividindo o arbusto.
Dividindo o mato
O método vegetativo é mais frequentemente usado para propagar miscanthus. Não é recomendável dividir o rizoma do arbusto mais de uma vez a cada 3 anos, para que tenha tempo de criar novas raízes. O procedimento é realizado no final da primavera ou início do verão, quando já começa o crescimento dos caules jovens.
Recomenda-se plantar as partes divididas no mesmo dia da escavação, mas se necessário, pode-se armazenar os miscanthus em local fresco por vários dias antes de dividir e plantar.
Sementes
A propagação de miscanthus por sementes é difícil na zona média e nas regiões norte. Os grãos não têm calor de verão suficiente para amadurecer completamente. No entanto, a maioria dos jardineiros prefere usar material de plantio comprado, pois coletar sementes pequenas não é fácil.O uso da propagação de sementes também é complicado pelo fato do arbusto adquirir um belo aspecto após pelo menos 3 anos. Não é necessário pré-tratamento dos grãos, mas primeiro eles são utilizados para o cultivo de mudas em recipientes de plantio único.
Doenças e pragas
Miscanthus tem forte imunidade e não é suscetível a doenças. As pragas das culturas hortícolas também não o consideram atraente. Para eliminar completamente a possibilidade de infecção, as plantas devem ser tratadas com fungicidas. A pulverização preventiva contra o apodrecimento e a ferrugem é realizada na primavera e no outono, antes do início do período vegetativo e no seu final.
Uso
Miscanthus é usado ativamente em projetos paisagísticos de terrenos particulares. Os floristas incluem panículas secas em buquês e arranjos. E alguns países estão cultivando ativamente miscanthus para fins industriais, para usá-los como biocombustível.
Em paisagismo
Os decoradores usam miscanthus para decorar as margens dos lagos. Plantas altas são plantadas para formar um fundo denso para flores brilhantes e de baixo crescimento. Arbustos individuais são usados para adicionar detalhes aos gramados e também como cercas naturais. Às vezes é plantado em misturas com outras ervas para criar misturas coloridas.
Combustível para usinas de energia
Miscanthus é classificado como uma cultura de biocombustível que pode liberar grande quantidade de energia térmica quando queimado. A elevada eficiência foi comprovada por numerosos estudos, cujos resultados levaram a uma onda de construção de centrais eléctricas correspondentes na Europa e na China. Além disso, o cultivo de miscanthus tem um efeito positivo na qualidade do solo, eliminando-o de radiação e metais pesados.
Avaliações
Ekaterina: “Peguei Miscanthus de um amigo, está crescendo para mim há três anos. Despretensioso, mas aprecia água e fertilizantes.”
Evgeniy: “Em nossa região de Moscou, o miscanthus chinês vem crescendo há cerca de 12 anos, florescendo em agosto-setembro com panículas prateadas. Tolera bem o inverno e não congelava mesmo quando não havia neve.”
Elena: “Tenho cultivado a variedade Strictus há quase 4 anos e gosto muito dela. O arbusto é compacto, não se espalha e mantém sua beleza mesmo no inverno. Panículas secas também duram muito tempo e ficam bem.”