Magnólia é uma planta antiga que cresceu na era dos dinossauros. Magnolia Soulange foi criada no início do século XIX pelo criador francês E. Soulange-Bode a partir do cruzamento de 2 magnólias: liliáceas e nuas. Os paisagistas e jardineiros adoraram-na pela sua variedade de variedades, floração precoce, bonita e abundante.
- Descrição botânica
- Classificação
- Sutilezas de cultivo
- Como escolher um local de pouso
- Preparação da cava e requisitos do solo
- Recursos de pouso
- Dicas para cuidar da magnólia
- Regar e fertilizar
- Afrouxando o solo
- Cobertura morta
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Uso em paisagismo
Descrição botânica
A altura da magnólia Sulange, dependendo da variedade, varia de 2 a 8 metros. Cresce como árvore caducifólia (no sul) ou arbusto (no norte). Seus ramos começam a crescer bem na base do solo, formando uma copa baixa, arredondada ou piramidal. As folhas verdes claras da planta são lisas na parte superior e pubescentes na parte inferior.
Inflorescências grandes (até 25 centímetros de diâmetro) em forma de taça ou taça são a principal decoração da magnólia. Na cor são brancos, roxos, branco-rosa, vermelhos e também podem ser bicolores. Eles abrem de abril a maio, época em que as folhas de outras árvores e arbustos estão apenas começando a florescer. Os frutos não comestíveis amadurecem no final de setembro.
Classificação
Espécies de magnólia Sulanzha inclui mais de 2 dúzias de variedades. Descrição dos mais decorativos deles:
- Alba Superba - a planta atinge uma altura de 3 a 5 metros. Grandes folhas verdes ficam amarelas no outono. Delicadas inflorescências brancas florescem no início de maio, antes que a folhagem apareça. Parecem tulipas e exalam um aroma agradável.
- Alexandrina - uma característica desta variedade é a sua copa extensa. Grandes flores rosa-púrpura em forma de taça (até 15 centímetros de diâmetro) florescem em maio, ao mesmo tempo que as folhas.
- Lennei é um arbusto de magnólia de crescimento lento, atingindo uma altura de 5 a 6 metros. As inflorescências são grandes e roxas escuras por fora. Os ramos desta variedade não congelam mesmo em geadas severas.
Importante! Para não se decepcionar com o resultado, é necessário adquirir material de plantio em viveiros ou em vendedores de confiança..
Sutilezas de cultivo
Muitos jardineiros acreditam que a magnólia Sulange é delicada e caprichosa e não a plantam em suas roças.Mas se você escolher o local certo para ela e cuidar dela de acordo com suas necessidades, a cultura responderá com o florescimento de lindos e perfumados botões.
Como escolher um local de pouso
Um local de plantio bem escolhido é uma das principais condições para o crescimento e desenvolvimento da magnólia. A cultura deve ser plantada em área protegida do vento e do sol do meio-dia. Quanto mais velha a magnólia, menos sensível ela é à luz solar intensa, mas não tolera bem o transplante, por isso deve ser plantada imediatamente em local permanente.
Preparação da cava e requisitos do solo
O solo onde a magnólia é plantada deve ser leve, solto, neutro ou levemente ácido. É composto pelos seguintes componentes: solo de jardim, estrume podre, composto, turfa, areia, cinza de madeira. O plantio de uma muda é feito da seguinte forma:
- é cavado um buraco com diâmetro duas vezes maior que o sistema radicular da plantação;
- no fundo é colocada uma camada de drenagem de 15 a 20 centímetros, composta por tijolos quebrados, argila expandida e pequenas pedras.
- sobre a drenagem é derramada uma camada de areia (até 15 centímetros) e depois o substrato preparado;
- Uma planta é plantada no centro do buraco.
A superfície do círculo do tronco da árvore é um pouco compactada e regada abundantemente.
Recursos de pouso
Como as raízes da magnólia Sulange são rasas e superficiais, o solo ao seu redor precisa ser coberto com turfa e depois com casca de árvores coníferas. É melhor plantar plantas no outono: neste período elas ficam em relativa paz, o que contribui para o seu rápido estabelecimento e um bom inverno.
Conselho! A muda no recipiente é primeiro umedecida com água, depois retirada e plantada no solo junto com o caroço..
Dicas para cuidar da magnólia
Se os requisitos para o cuidado da planta forem atendidos, ela irá deliciar os outros com seu aspecto decorativo por muito tempo e não haverá necessidade de medidas emergenciais para salvá-la.
Regar e fertilizar
Magnolia Sulanja é uma plantação que adora umidade. Mudas jovens com idade entre 1 e 3 anos precisam especialmente de rega sistemática. O solo é umedecido com água morna, mas deve-se tomar cuidado para que não fique constantemente molhado.
2 anos após o plantio, a planta começa a ser alimentada. A nutrição com um complexo de fertilizantes minerais promove o desenvolvimento da magnólia e reduz os efeitos nocivos dos fatores climáticos negativos. O procedimento é realizado no final de julho: a partir de agosto, a planta começa a entrar em estado de dormência e não necessita mais de alimentação.
Afrouxando o solo
As raízes da magnólia estão localizadas próximas à superfície do solo, por isso devem ser soltas com cuidado. A profundidade do preparo do solo é de 2 a 3 centímetros. É melhor usar um garfo para isso, pois outras ferramentas de jardim podem machucar as raízes. As ervas daninhas resultantes são removidas manualmente.
Cobertura morta
Para preservar a umidade do solo, evitar o crescimento de ervas daninhas e também reduzir danos ao sistema radicular, o círculo radicular da magnólia é coberto com cobertura morta. Para isso, utiliza-se turfa, serragem, casca de árvores coníferas e palha. Cubra o solo na primavera e renove a cobertura durante a temporada. Sua camada permanente tem 5 centímetros.
Aparar
Na primavera, remova galhos quebrados, secos e doentes. Se os ramos jovens forem danificados pela geada, eles serão cortados em partes saudáveis. Além disso, são cortados os ramos que interferem no desenvolvimento uns dos outros: os mais fracos são removidos. Para evitar que microorganismos nocivos entrem nos cortes, eles são tratados com verniz de jardim.
Preparando-se para o inverno
O cuidado no outono envolve cobrir mudas jovens com menos de 3 anos de idade para o inverno. Para isso, após o início das geadas estáveis, o solo é coberto com uma camada de cobertura morta e o tronco e os ramos do esqueleto são envoltos em agrofibra. Arbustos pequenos podem ser completamente cobertos com material de cobertura. Assim que houver um degelo constante na primavera, o abrigo é removido.
Informações adicionais. O aquecimento do ar no inverno é perigoso para a magnólia: os botões que começam a despertar serão destruídos pelas geadas subsequentes.
Proteção contra doenças e pragas
Embora a magnólia Sulange raramente seja exposta aos efeitos nocivos do meio ambiente, algumas doenças e pragas ainda podem superá-la:
- Clorose. Com esta doença, as folhas da planta ficam amarelas, mas as nervuras permanecem verdes. Isso ocorre devido ao excesso de calcário no solo. Para salvar a magnólia dos danos, o solo é acidificado com turfa, solo retirado de árvores coníferas.
- Ácaro aranha. Ele se instala nas folhas, de onde suga os sucos, fazendo com que amarelem e caiam. Para se livrar de insetos nocivos, a magnólia é pulverizada com qualquer um dos acaricidas.
- Roedores. As pragas subterrâneas roem as raízes e caules da planta na base. As partes afetadas são tratadas com verniz de jardim. Para proteger a magnólia de vários roedores, ela só é coberta após o início das geadas: nessas condições, as pragas não conseguem construir ninhos e danificar as plantações.
Além disso, a magnólia soulangeana pode ser afetada por doenças fúngicas. Na maioria das vezes isso acontece devido ao excesso de umidade. Tratar a planta com qualquer fungicida ajudará a eliminar o flagelo. Para manchas bacterianas, a magnólia é pulverizada com preparações contendo cobre.
Métodos de reprodução
Em condições naturais, a magnólia é propagada por sementes, em casa são utilizadas partes vegetativas da planta para esse fim, sendo utilizadas estacas, propagação por estratificação e enxertia. A forma mais comum de obter uma muda jovem em casa são as mudas. Para fazer isso você precisa:
- no verão, corte estacas de brotos de dois anos;
- mergulhe suas extremidades inferiores em pó estimulador de crescimento;
- plante em solo leve e solto, regue;
- cubra o vaso com as mudas com filme para estabelecer condições de estufa sob as quais as raízes se formem rapidamente.
A propagação por camadas é outra forma comum de obter um jovem arbusto de magnólia em casa. Para fazer isso, os galhos inferiores são dobrados ao solo, fixados com alfinetes e polvilhados com terra. O local onde o broto entra em contato com o solo deve ser constantemente umedecido. Um ano depois, as mudas enraizadas são desenterradas e transplantadas para um local permanente no jardim.
Uso em paisagismo
Magnólia Sulanja é uma plantação bastante grande, por isso ficará bem em plantações individuais no fundo de um gramado. Sob a copa de sua copa, você pode colocar plantas que gostam de sombra: hostas, coníferas rasteiras, samambaias. Além disso, os arbustos são cultivados em vasos, que, se necessário, são transferidos para o local necessário para decoração.
Em uma nota. Uma planta cultivada em um vaso tolerará bem o transplante para um terreno aberto durante toda a temporada..
Cultivar a magnólia Soulange não é difícil, basta levar em consideração a localização superficial de suas raízes, bem como o fato de que em tenra idade não tolera o sol do meio-dia. Cuidando dela durante toda a temporada, o jardineiro poderá admirar o belo florescimento da planta no início da primavera, época em que muitas plantas estão apenas começando a formar botões florais.