As magnólias em flor sempre atraem os olhos dos transeuntes, porque estão literalmente repletas de flores brilhantes e bastante grandes, o que as torna incrivelmente atraentes. Magnoliaceae possuem um gênero bastante extenso, com mais de uma dúzia de espécies. Portanto, cada jardineiro poderá escolher uma planta que lhe seja adequada.
Descrição
Magnólia é uma árvore ou grande arbusto da família Magnoliaceae com folhas inteiras, perenes ou caducas.
As magnólias têm flores solitárias e bissexuais com um aroma brilhante e agradável. Eles podem ser axilares ou terminais. O diâmetro das flores é de 6 a 35 cm e as pétalas estão dispostas em uma fileira, sobrepostas umas às outras. A magnólia floresce no início da primavera, mas há espécies que florescem apenas no início do verão.
Os frutos da planta têm formato semelhante a um cone, que consiste em folíolos com sementes. Depois que os frutos se abrem, as sementes pretas ficam penduradas nos fios das sementes.
Possíveis cores das plantas
As flores de magnólia variam em cores do branco e rosa suave ao rosa profundo e roxo. A gama de tonalidades entre essas cores parece inesgotável. Também existem flores verde-azuladas, mas não se destacam muito entre a folhagem. Também é raro ver tons amarelados de magnólias.
Variedades e variedades populares
Existe uma variedade de magnólia adequada para cada jardim, com qualquer tamanho e planta. Embora possam ser muito diferentes entre si, todos os tipos estão unidos por extraordinária beleza e atratividade.
Interessante saber! Os cientistas acreditam que a magnólia apareceu durante o reinado dos dinossauros na Terra.
Flor grande
Ela cresce naturalmente na América do Norte. Esta é uma espécie de árvore perene que pode tolerar geadas até -30 °C. Possui grandes flores brancas de até 25 cm de diâmetro e frutos não menos grandes, em forma de cone e de cor viva.
No início a árvore cresce lentamente, mas com o tempo acelera e pode crescer 60 cm anualmente.Prefere solo franco-arenoso rico. A magnólia de flores grandes tolera bem as condições da cidade.
Em forma de estrela
A pátria desta variedade é o Japão. É uma pequena árvore ou arbusto de folha caduca com copa esférica.As flores atingem 10 cm de diâmetro e possuem pétalas brancas alongadas em forma de fita que lembram “estrelas”.
Esta espécie começa a florescer mais cedo que outras. A magnólia estrelada floresce muito antes de as folhas aparecerem nos galhos.
Kobus
Magnolia Kobus é nativa do norte e centro do Japão ou da Coreia do Sul. Na natureza, cresce ao longo de rios de montanha. Árvore caducifólia cuja copa em tenra idade apresenta uma forma estreita e piramidal pontiaguda e com a idade torna-se mais larga e arredondada.
A folhagem da planta é mais escura na parte superior do que na parte inferior. As flores são branco-leitosas, com até 10 cm de diâmetro e a planta começa a florescer aos 8-15 anos de vida. Floresce no início da primavera, antes que a folhagem comece a aparecer.
Esta espécie é resistente à geada e uma das magnólias de crescimento mais rápido.
Siebold
Esta espécie distingue-se pelo seu crescimento curto, que varia de 3,5 a 4 m, e as flores são altamente decorativas. O estame roxo destaca-se intensamente contra o fundo branco da flor. Os botões da planta começam a aparecer no final da primavera - início do verão.
Siebolda adora solos bem drenados e umedecidos. Tolera facilmente o frio, mas reage mal às geadas tardias. Não gosta de áreas abertas e ensolaradas e se queima com a luz solar direta.
Grandiflora
Uma grande árvore perene com folhagem escura e densa projetando-se em diferentes direções. As folhas têm até 25 cm de comprimento e cerca de 12 cm de largura.As flores Grandiflora estão dispostas isoladamente nas extremidades dos brotos, com diâmetro de 25 cm. Uma flor tem de 6 a 12 pétalas, cuja largura chega a 5 cm. As flores brancas do meio são roxo-violeta com estame amarelo. Eles têm um aroma brilhante e agradável.
A floração começa em maio e continua até outubro e às vezes até novembro.Os “cones” com sementes vermelhas têm aspecto decorativo.
Stellata
Uma das primeiras variedades de floração. A árvore é caducifólia, não ultrapassa os 3-4 m, floresce profusamente, com grandes flores de um branco puro com 8 a 10 cm de diâmetro, as pétalas são em forma de fita, longas, até 1 cm de largura e têm um aroma agradável. O período de floração ocorre em abril ou maio.
A folhagem é de formato elíptico ou inversamente elíptico, disposta alternadamente. O tamanho da folha é de 5 a 6 cm e a planta tem crescimento lento. O crescimento anual da Stellata é de 15 cm.
Betty
Arbusto de folha caduca até 4 m de altura, com copa arredondada. A floração ocorre antes do aparecimento da folhagem, de abril ao início de julho. As flores são grandes, com até 20 cm de diâmetro, branco-rosa por dentro e vermelho-púrpura por fora. As pétalas são estreitas e ligeiramente enroladas.
A variedade Betty prefere áreas ensolaradas ou semi-sombreadas, protegidas do vento. Com os devidos cuidados, tolera bem o frio.
Virgem
Árvore caducifólia semi-perene que atinge 20 m de altura. A folhagem é verde brilhante em cima, azul acinzentada ou esbranquiçada em baixo, aveludada sedosa. A floração não é abundante, mas duradoura. As flores são de cor branco leitoso com aroma leve e agradável. Muitos conhecedores consideram seu perfume o melhor entre as magnólias.
A magnólia da Virgínia prefere ambientes pantanosos, o que é incomum para magnólias. Pode crescer tanto no sol quanto na sombra, mas ainda se desenvolve melhor em sombra parcial clara. A planta é resistente à geada e pode suportar geadas até -25 °C. Pode suportar geadas noturnas de curta duração até -30 °C.
Jenny
A altura máxima desta variedade é de 3 m, as flores são de cor vermelho-rubi, têm formato de tulipa, que se abre gradativamente, formando um formato redondo. A floração ocorre de abril a maio e dura cerca de um mês.No final do verão, Magnolia Jenny floresce novamente com a mesma abundância de flores da primeira vez.
Esta variedade desenvolve-se melhor em áreas ensolaradas e protegidas do vento. Tolera bem o inverno.
Três pétalas
A magnólia de três pétalas ou guarda-chuva distingue-se pelas suas folhas grandes. Suas folhas atingem 60 cm de comprimento, apresentam formato obovado e alongado, recolhidas nas pontas dos brotos formando “guarda-chuvas”.
As flores são branco-creme, com até 25 cm de diâmetro, com odor forte e desagradável que atrai besouros, que polinizam a planta. A variedade floresce de meados de maio ao início de junho, em média esse período é de 20 dias. A magnólia de três pétalas é resistente ao inverno, mas ainda precisa de abrigo durante o inverno.
folhas grandes
A variedade Large Leaf Magnolia é nativa das regiões do sudoeste da América do Norte. É uma árvore que atinge 18 m de altura. A copa é em forma de tenda com folhagem densa de até 80 cm de comprimento e bordas onduladas. Os ramos com dois anos de idade são castanho-avermelhados e depois tornam-se cinzentos.
As flores desta variedade também são grandes, chegando a atingir 30 cm de diâmetro. No início são de cor branca leitosa e com o tempo mudam de tonalidade para a cor marfim. As flores apresentam manchas roxas características. O fruto é rosa-púrpura, com até 8 cm de tamanho.
Apontado
A árvore jovem tem uma copa delgada, larga piramidal e arredondada. A altura da planta chega a 30 m, a largura da copa chega a 18 M. Na velhice a espessura do tronco chega a 120 cm de diâmetro. As flores desta magnólia são pequenas, apenas 5-7 cm, em forma de sino, de cor verde-amarelada com flor azulada.
Essa espécie também é chamada de pepino, e tudo por causa de seus frutos, que quando verdes são verdes e têm formato de pepino. Seu tamanho é de 5 a 7 cm.
Esha
A magnólia de Ash é considerada uma espécie rara e cresce na América, no estado da Flórida. Cresce até 8 m, é uma árvore caducifólia com folhas grandes. No topo eles têm uma superfície verde brilhante ou cinza prateada. Floresce após o aparecimento da folhagem. As flores são de cor creme e aroma cítrico. Seu diâmetro é de 20 a 30 cm e a variedade começa a florescer no 4º ao 5º ano.
Ela cresce melhor em áreas ensolaradas ou com sombra parcial. Prefere solo drenado e ácido neutro. Não tolera água estagnada.
Critérios de seleção de variedades
O sucesso do cultivo de magnólias depende muito de quão bem a variedade é selecionada. Na hora de escolher uma espécie, é preciso estar atento não só à beleza de suas flores, mas também a outros critérios. Deve ser considerado:
- altura e largura da copa da planta;
- nível de resistência ao gelo;
- a qualidade do solo onde a planta será plantada;
- condições para cuidar de uma variedade específica.
Magnólia em paisagismo
No projeto paisagístico, árvores lindamente floridas sempre ocupam um lugar dominante, incluindo as magnólias. Magnólias arbustivas ou semelhantes a árvores de baixo crescimento, como as variedades Rosea, Siebold ou Star, ficam ótimas em várias composições.
A magnólia parece vantajosa no cenário de edifícios urbanos e em áreas rurais, em áreas de parques e canteiros de flores. Combinam perfeitamente com outras árvores e arbustos, criando paisagens impossíveis de passar sem prestar atenção nelas.