A magnólia é considerada uma das plantas com flores mais antigas, com cerca de 95 milhões de anos. Mas mesmo agora a planta não perdeu popularidade. Os criadores desenvolveram um grande número de variedades diferentes. Plantar e cuidar da magnólia em campo aberto não é a tarefa mais difícil, apesar de a planta ser caprichosa.
- Características da magnólia
- Variedades e tipos de plantas
- Magnólia sieboldii
- Magnólia obovata (Magnólia obovata) ou magnólia de flor branca
- Magnólia officinalis (Magnólia officinalis)
- Magnólia acuminata ou magnólia de borragem
- Magnólia estrelada
- Magnólia liliflora
- Magnólia kobus
- Magnólia grandiflora
- Magnólia Sulangeana (Magnólia x soulangeana)
- Especificidades do cultivo
- Escolhendo um local de pouso
- Seleção e preparação de material de plantio
- Como plantar
- As nuances de cuidar da magnólia no jardim
- Como deveria ser o solo?
- Modo de rega
- Nutrição vegetal
- Transferir
- Aparar
- Abrigo para o inverno
- Doenças e pragas
- Cultura reprodutiva
- Propagação por sementes
- Estacas
- Como propagar por camadas
- Magnólia em paisagismo
Características da magnólia
Magnólia é uma planta arbustiva ou árvore. Segundo alguns relatos, essa cultura sobreviveu até aos dinossauros. A altura das plantas pode variar. A cultura possui lindas inflorescências grandes de vários tons. As variedades mais comuns são a branca e a rosa. O tamanho das inflorescências também depende da variedade. A cultura adora o calor, por isso é cultivada principalmente no sul.
Variedades e tipos de plantas
Há um grande número de variedades de árvores que diferem nas características externas e nas inflorescências. Você também pode encontrar híbridos adequados para cultivo em climas temperados.
Magnólia sieboldii
A variedade pertence a árvores, atinge até 8 m de altura, a copa é espalhada, com cerca de 7,5 m de diâmetro.No início da floração a inflorescência é em forma de xícara, floresce gradativamente e assume o formato de pires. Existem 6 a 8 pétalas em uma inflorescência. A floração ocorre mais cedo, começando em maio e terminando no final de junho. Em alguns casos, a árvore pode voltar a florescer em agosto. A variedade Siebold é considerada a mais resistente ao inverno entre todas as variedades.A árvore pode sobreviver a geadas de até -35 graus.
Magnólia obovata (Magnólia obovata) ou magnólia de flor branca
A árvore não é das mais altas quando comparada com outras variedades da planta, atinge uma altura de 3 a 4 m e distingue-se por uma copa densa e extensa. A variedade possui lindas inflorescências brancas cremosas. As flores são grandes, com cerca de 20 cm de diâmetro e o período de floração ocorre nos dois primeiros meses de verão. É resistente à seca e às geadas leves. O crescimento da árvore é lento, a planta só se forma finalmente no segundo ano após o plantio.
Magnólia officinalis (Magnólia officinalis)
Espécie alta, a altura pode ultrapassar os 15 m, a altura máxima é de 20 m, entra no período de floração cedo, já em abril, logo após o aparecimento das folhas. As flores são em forma de taça, de aroma rico, de cor branca. O diâmetro é de 15 a 20 cm, as folhas são grandes, até 50 cm de comprimento e 25 cm de largura, as flores abrem de manhã e assim permanecem até a noite. Ao anoitecer eles fecham. Além disso, as inflorescências fecham quando está calor lá fora. O período de floração vai de maio a junho.
Magnólia acuminata ou magnólia de borragem
Uma árvore desta variedade atinge até 8 m de altura. A variedade é resistente à geada e pode suportar geadas de até -34 graus. As pétalas das flores são de cor amarelo claro e florescem depois que as folhas da árvore florescem completamente. Adequado para cultivo na região de Moscou.
Magnólia estrelada
Pertence a arbustos altos, até 3 m de altura.Uma desvantagem significativa desta variedade é o seu crescimento lento. Ao longo de um ano, o arbusto cresce apenas 15 cm.As flores começam a desabrochar em abril, antes do aparecimento das folhas. O período de floração dura cerca de um mês.
Magnólia liliflora
O arbusto atinge os 3 m de altura, em alguns casos pode atingir os 5 m, a folhagem apresenta uma rica tonalidade verde. A coroa é larga e espalhada. As flores são pequenas, com 3-4 cm de diâmetro, de cor vermelho-framboesa, sem aroma.
Magnólia kobus
A variedade Kobus é caracterizada por uma inflorescência branca como a neve e um aroma agradável. Existem 6 pétalas na inflorescência, na base do verso as pétalas são roxas. A árvore cresce até 10 M. Uma árvore adulta tem copa esférica. Se você fornecer um bom abrigo para o início do inverno e condições de cultivo favoráveis, a variedade Kobus poderá ser cultivada mesmo nas regiões centrais. Planta relativamente resistente à geada.
Magnólia grandiflora
A variedade é composta por árvores de até 7 m de altura, a folhagem é grande, de rica cor esmeralda e brilhante. As flores são de cor branca, até 15 cm de diâmetro e à noite as inflorescências fecham. A floração começa em maio e termina no início de outubro.
Magnólia Sulangeana (Magnólia x soulangeana)
A variedade Sulange é caracterizada pela floração longa, que dura quase um mês. Novas flores aparecem imediatamente após as antigas murcharem. A variedade pertence a arbustos arbóreos, com altura de 2 a 10 m, adequados para cultivo apenas na região sul. A folhagem é grande, de rica cor verde claro. As inflorescências são rosa empoeiradas. Existem também variedades com flores vermelhas e brancas.
Especificidades do cultivo
A magnólia é uma cultura bastante exigente e se você não prestar a devida atenção à escolha do local onde o arbusto crescerá e à composição do solo, o cultivo da planta será problemático.
Escolhendo um local de pouso
A planta prefere crescer em áreas abertas e ensolaradas. Não é recomendável plantar mudas à sombra, pois nesse local elas crescem mal e sua floração não é tão abundante.
Seleção e preparação de material de plantio
Antes de plantar arbustos no solo, é preciso escolhê-los corretamente. Os galhos não devem apresentar sinais de danos. Eles devem estar intactos e elásticos. O rizoma é bem desenvolvido, sem raízes secas.
Como plantar
A planta cresce muito lentamente, então você precisa estar preparado para o fato de que mesmo que você alimente o arbusto regularmente, isso não terá um efeito forte no crescimento.
Como plantar uma muda:
- Cave um buraco com 1 m de profundidade.
- Coloque a drenagem na parte inferior.
- Coloque a muda no solo e endireite as raízes.
- Cubra com terra e compacte próximo ao tronco.
Ao final do plantio regar generosamente com água morna com adição de fertilizantes minerais.
As nuances de cuidar da magnólia no jardim
O cumprimento das recomendações de cuidados é necessário para garantir que a floração seja abundante e duradoura.
Como deveria ser o solo?
A cultura prefere crescer em solos leves, férteis e com boa drenagem. Deve-se escolher um substrato com acidez neutra ou fraca.
Modo de rega
A magnólia é uma planta que adora umidade, portanto o regime de irrigação deve ser observado. O solo deve estar constantemente úmido, é importante não deixar secar. Água aquecida é usada para irrigação. A rega deve ser abundante. Para manter a umidade do substrato e ao mesmo tempo isolar o sistema radicular, é necessário aplicar cobertura morta no solo.
Nutrição vegetal
A fertilização deve ser aplicada ao solo até junho. O arbusto é uma planta com floração precoce, por isso a fertilização é aplicada o mais cedo possível. Esta será uma boa preparação para o início do período de floração.
Em primeiro lugar, o arbusto é alimentado com fertilizantes minerais complexos. A última alimentação é feita em julho. Em agosto, a planta se prepara para o inverno e por isso não necessita de nutrientes.
O arbusto também responde bem aos fertilizantes orgânicos. Principalmente se você regar o arbusto com excremento de galinha diluído em água. Outra forma de fertilizar é borrifar o solo próximo ao tronco com cinza de madeira e depois regar com bastante água morna.
Transferir
O arbusto é uma daquelas raras variedades de plantas que preferem crescer durante toda a vida no mesmo local onde a muda jovem foi originalmente plantada. Mas se a necessidade é tal que o transplante não pode ser dispensado, deve ser feito de forma que a planta sofra o mínimo de estresse possível.
Antes de desenterrar um arbusto, regue generosamente o solo ao seu redor. Eles desenterram um arbusto junto com um grande pedaço de terra. O principal é que o solo não se desintegre enquanto o arbusto é transferido para um novo local. Por exemplo, você pode cobrir o rizoma com terra com polietileno e mover o arbusto nele. Cave um buraco fundo para que o caroço caiba livremente. Preencha o fundo do buraco com drenagem. Plante o arbusto e regue abundantemente. É melhor adicionar fertilizantes minerais complexos à água.
Aparar
A cultura tem uma atitude ruim em relação à poda de galhos. Não é aconselhável podar as plantas, a menos que seja absolutamente necessário. O procedimento é realizado somente se houver ramos doentes e secos.
Abrigo para o inverno
Antes do início do frio, a magnólia precisa estar preparada para o inverno. A cultura é termofílica e é cultivada principalmente em regiões quentes, por isso pode não tolerar o inverno na parte central e na região do Volga.
Para proteger a árvore da geada, no outono a parte inferior do tronco é enrolada em duas camadas de estopa. O principal é fazer isso com cuidado. Os caules da planta são frágeis e fáceis de danificar. Esta medida também protegerá a casca dos roedores. Se você não cobrir o arbusto durante o inverno, há uma grande probabilidade de que ele morra.
Doenças e pragas
O arbusto raramente adoece e é afetado por insetos. Um dos problemas com os quais temos que lidar é o amarelecimento da folhagem. Muito provavelmente, não há ferro suficiente no solo. Se aparecerem manchas amarelas nas folhas, isso indica que o solo está saturado com cal.
Entre os insetos da árvore, pode aparecer um ácaro. Você pode se livrar dele usando produtos químicos. Outro problema são os danos à casca causados por roedores. No inverno, as armadilhas podem ser colocadas próximas à árvore. Cubra a parte inferior do tronco com duas camadas de estopa. Feridas de ratos são tratadas com Fundazol.
Cultura reprodutiva
Existem três maneiras de propagar a magnólia. Este é o método de sementes, estacas e propagação de arbustos por estratificação.
Propagação por sementes
Uma maneira de cultivar magnólia é por meio de sementes. As sementes da planta são grandes e cobertas por uma casca grossa, por isso antes do plantio a casca é furada ou esfregada com lixa. Este processo é chamado de escarificação. Depois disso, as sementes são lavadas em água com sabão neutro e depois enxaguadas com água limpa.
Um substrato adequado para culturas de flores é adequado para o plantio de sementes. O material de plantio é semeado até a profundidade de 3 cm e depois removido para o porão até a primavera.Após o fim do inverno, as caixas são retiradas do porão e colocadas no parapeito da janela. Regue o solo regularmente para mantê-lo constantemente úmido.
As mudas de magnólia crescem muito lentamente. No primeiro ano após a germinação, os arbustos crescem apenas 30-50 cm, só depois de um ano atingem um tamanho que permite o seu transplante para fora. A propagação da magnólia por sementes garante sucesso se você criar as condições ideais para o crescimento da cultura. É melhor plantar sementes recém-colhidas.
Estacas
A época mais favorável para a propagação de arbustos a partir de estacas é o final de junho. As estacas são retiradas apenas de plantas jovens. Neles ficam vários pares de folhas (em cima), e a parte inferior é tratada com estimulantes de crescimento de plantas. A seguir, as mudas são plantadas em areia úmida ou turfa misturada com areia.
O substrato deve estar constantemente úmido. As mudas são cobertas e colocadas em uma sala com temperatura de +18 a +21 graus. O enraizamento das mudas começa 7 a 8 semanas após o plantio. As mudas são plantadas em terreno aberto somente depois de um ano.
Como propagar por camadas
Outro método de propagação de arbustos é a estratificação. Este método é o mais simples de todos. Todas as variedades podem reproduzir-se desta forma. É melhor usar este método quando a planta ainda é muito jovem. Assim você conseguirá obter mudas muito mais rápido.
Na primavera, os caules inferiores da planta são dobrados ao solo e cobertos com terra. É melhor fixar a haste com alguma coisa. O topo precisa ser comprimido. Após 2-3 anos, um sistema radicular poderoso se formará e as mudas poderão ser cortadas da planta-mãe e plantadas em um novo local.
Magnólia em paisagismo
A magnólia é frequentemente usada em paisagismo e jardinagem.As variedades arbustivas são frequentemente utilizadas como sebes. A magnólia é especialmente popular em balneários devido ao clima mais adequado para a planta.