O plantio e o cuidado de íris bulbosas são realizados de acordo com regras especiais. Para que a variedade escolhida de suas flores favoritas o encante com sua floração exuberante, você precisa saber o momento do plantio, os segredos do preparo dos bulbos e do solo. O cuidado é padrão e envolve o estabelecimento de regime de rega, adubação, poda e algumas outras medidas. Existem três grupos de íris bulbosas, cada um com características diferentes.
- Descrição e variedades de íris bulbosas
- Iridodictium, ou íris reticular, íris reticulata
- Juno, ou a pérola da íris
- Xyphium ou íris holandesa
- Professor Blaauw
- Beleza Mística
- Sinfonia
- Como plantar íris bulbosas: recomendações importantes
- Plantar íris bulbosas na primavera e no outono: instruções passo a passo
- Preparando bulbos para plantio
- Como preparar o solo
- Plantando íris
- Cuidado imediatamente após o pouso
- Características do cultivo de íris bulbosas
- Rega
- Fertilizante e alimentação
- Aparar e modelar
- Preparando-se para o inverno
- Época de floração da íris
- Como propagar íris bulbosas
- Doenças e pragas de íris bulbosas
- Trabalho preventivo para proteção contra pragas
Descrição e variedades de íris bulbosas
Existem muitas variedades e variedades de íris bulbosas, frequentemente encontradas em canteiros de flores rurais. Chama a atenção as cores variadas, às vezes até inusitadas, das inflorescências.
Todas as íris bulbosas são semelhantes na estrutura da flor. Eles têm três pétalas externas que se dobram para os lados e três pétalas internas que se estendem para cima.
Em vez de um rizoma, um bulbo alongado. Ao redor do bulbo existem várias camadas de primórdios foliares. Eles acumulam umidade e nutrientes necessários ao desenvolvimento da planta.
Iridodictium, ou íris reticular, íris reticulata
O nome iridodictium é traduzido do grego como arco-íris e rede. As inflorescências deste tipo de íris são variadas. A casca superior dos bulbos é semelhante a uma malha, por isso as flores também são chamadas de reticuladas.
A variedade íris é mais resistente a condições desfavoráveis. Eles podem ser cultivados em regiões com invernos frios sem cavar por até 5 anos em um só lugar. É imperativo organizar abrigo antes do inverno.
O tamanho do iridodictium é pequeno. O diâmetro das inflorescências é de cerca de 6 cm, a altura do caule não ultrapassa 16 cm.As folhas são densas, estreitas e aparecem simultaneamente com os botões. As inflorescências de Iridodictium emitem um aroma agradável. As flores desabrocham 2,5 semanas após o derretimento da neve. A floração continua por 15 dias.
Variedades populares de iridodictium incluem: Dunford, Alida, Harmony, Claret, Joyce.
Juno, ou a pérola da íris
Este tipo de íris bulbosa recebeu o nome da famosa deusa Juno. Eles toleram bem condições climáticas desfavoráveis, portanto, em uma área selecionada, podem crescer por até 6 anos sem cavar.
As íris começam a florescer no meio da primavera. A altura do caule chega a 45 cm e as folhas do caule crescem em degraus. As inflorescências formam-se no topo do pedúnculo e emergem também das axilas das folhas laterais. As pétalas podem ser de cores diferentes. A floração dura até três semanas.
Xyphium ou íris holandesa
Este grupo de íris recebeu esse nome devido ao formato incomum das folhas. São estreitos e oblongos, lembrando uma espada (xyphium significa espada em grego).
As flores deste grupo foram cultivadas para cultivo em regiões de clima quente. Portanto, eles não desenterram o bulbo para o inverno, às vezes apenas o cobrem com ramos de abeto e cobrem o solo. Ao plantar íris bulbosas em áreas com invernos frios, é imprescindível realizar trabalhos preparatórios antes do início das geadas.
As íris florescem no verão. As flores deste tipo de íris são grandes, atingindo 11 cm de diâmetro, a altura do caule chega a 75 cm e as pétalas podem ter uma variedade de cores: do roxo claro ao amarelo. Existem exemplares com combinação de diversas cores na inflorescência.
Na loja você pode comprar uma variedade incomum de Dutch Iris Mix. O esquema de plantio e demais cuidados são padrão. A diferença é que a tonalidade das pétalas só será conhecida após o florescimento das inflorescências.
Professor Blaauw
Professor Blaauw é uma forma híbrida obtida pelo cruzamento de diferentes variedades de Xyphium. A planta distingue-se por um longo período de floração e pétalas grandes. O diâmetro da inflorescência chega a 11 cm.
Beleza Mística
A variedade Mystic Beauty pertence ao grupo Xyphium. A floração começa no início de junho. A altura do pedúnculo chega a 55 cm, onde se formam duas inflorescências com pétalas largas. O diâmetro da inflorescência é de cerca de 6 cm, a cor atraente e o aroma agradável não deixarão indiferente nenhum veranista.
Sinfonia
Um tipo bem conhecido de xyphium é a Sinfonia de íris holandesa. A floração começa em abril e dura três semanas. A altura dos pedúnculos chega a 50 cm e as pétalas das inflorescências são largas. Imediatamente após o término do período de floração, as folhas começam a murchar e secar.
Como plantar íris bulbosas: recomendações importantes
As íris bulbosas geralmente começam a ser plantadas em terreno aberto no final de agosto ou início do outono. Mas o plantio na primavera não está excluído. Nesse caso, o material de plantio é primeiro colocado em local frio por algum tempo.
Ao plantar flores, você deve seguir algumas regras importantes:
- faça um pequeno morro em local adequado;
- o canteiro deve ser bem iluminado e ficar algum tempo à sombra durante o dia;
- o solo do local é escavado, solto e adicionados componentes orgânicos;
- Se o solo for caracterizado por alta acidez, recomenda-se primeiro calá-lo.
As íris podem se desenvolver com segurança em um local por 6 anos. Mas as flores crescem todos os anos e o suprimento de micronutrientes no solo se esgota rapidamente. Portanto, é melhor replantar a planta em um novo local com mais frequência.
Plantar íris bulbosas na primavera e no outono: instruções passo a passo
Para garantir que o plantio de flores não cause problemas, é necessário realizar uma série de medidas sequenciais:
- no terreno escavado são feitas depressões (11 cm de profundidade);
- areia de rio é despejada no fundo dos buracos feitos;
- a profundidade de colocação do bulbo é de aproximadamente 5 cm;
- a distância entre os bulbos fica em torno de 9 cm, mas você pode plantar mais perto;
- os bulbos são colocados nos buracos e levemente pressionados no solo;
- coberto com uma camada de solo fértil;
- água com uma pequena quantidade de água.
Após o plantio, é aconselhável cobrir com turfa ou composto.
Preparando bulbos para plantio
Os bulbos das plantas devem ser desinfetados antes do plantio. Para tanto, os bulbos são imersos por 23 minutos em uma composição à base de permanganato de potássio ou medicamentos como Fundazol, Benlat. Em seguida, os bulbos precisam estar bem secos.
Como preparar o solo
A área onde as flores serão plantadas deve ter luz solar penetrando sem obstáculos. O local deve ser protegido de correntes de ar. Se a água subterrânea passar por perto, faça uma colina.
Para cultivar flores bulbosas, escolha solos férteis, leves, com acidez neutra e boa permeabilidade à água e ao ar. Primeiro, o terreno é desenterrado e são adicionados componentes orgânicos (exceto esterco fresco).
Plantando íris
Os bulbos tratados devem ser plantados em área pré-preparada:
- A uma distância de 11 cm, são feitos furos com 14 cm de profundidade.
- Uma camada de areia de rio é derramada.
- O bulbo é aprofundado em 23 mm.
- Novamente há uma camada de areia.
- Na última etapa, o buraco é coberto com terra comum.
Se os bulbos já germinaram, é melhor não fazer buracos, mas sim uma vala de 18 cm de profundidade, o que permitirá que as raízes emergentes sejam posicionadas corretamente e sem danos.
Cuidado imediatamente após o pouso
Cuidar das flores é simples e não requer muito tempo.Após o plantio, não se deve umedecer o solo, principalmente se o tempo estiver úmido e houver orvalho pela manhã. Se houver outras flores crescendo nas proximidades que precisem de rega frequente, as íris serão cobertas com polietileno.
8 dias antes da floração é aconselhável adicionar componentes nutricionais minerais.
Características do cultivo de íris bulbosas
Para que os arbustos se deliciem com inflorescências brilhantes e exuberantes, deve-se cuidar bem da planta. O conhecimento sobre regras de irrigação, tempos de fertilização e outros segredos de cultivo certamente será útil.
Rega
Íris bulbosas requerem rega moderada. Em climas secos e quentes, bem como na época da formação dos botões e da floração ativa, o solo é umedecido com mais frequência. Após o término do período de floração, a rega é totalmente interrompida.
Após a irrigação, é necessário soltar o solo para evitar a formação de crosta seca. Como resultado, o ar e os nutrientes penetrarão melhor nas raízes da planta.
Fertilizante e alimentação
Ao longo de toda a temporada, várias mamadas devem ser realizadas:
- A primeira aplicação de fertilizantes é realizada imediatamente após o derretimento da neve. São aplicados fertilizantes nitrogenados, que promovem o desenvolvimento da vegetação. A composição pode conter pequenas quantidades de fósforo e potássio.
- Quando os botões se formam, recomenda-se adicionar compostos à base de componentes potássio-fósforo. Uma pequena quantidade de nitrogênio pode ser adicionada.
- Após o término do período de floração, são adicionados apenas potássio e fósforo.
Os fertilizantes são aplicados pela última vez no final de setembro. Composições úteis com alto teor de potássio e fósforo. Eles permitirão que você forme rins e tenha um bom descanso durante o inverno.
Aparar e modelar
Quando a flor começar a secar, corte o pedúnculo.Eles fazem isso com cuidado, tentando não danificar os botões que ainda não abriram.
Após o término do período de floração (meados de outubro), é necessário aparar as folhas. Flores e folhas secas tornam-se fonte de infecção e retiram o excesso de nutrientes da planta.
As folhas são cortadas em semicírculo (este tipo de poda não permite que a umidade permaneça nas folhas), deixando um comprimento igual a 14 cm da superfície do solo. As pontas cortadas devem ser queimadas.
Preparando-se para o inverno
A necessidade de desenterrar os bulbos para o inverno depende da região onde as íris crescem. Se os invernos forem quentes e com neve, o solo será coberto com cobertura morta e ramos de pinheiro ou abeto. Se os invernos são frios e nem sempre há muita neve, é melhor desenterrar os bulbos.
4 semanas após o final da floração, os bulbos são desenterrados:
- eles são limpos dos restos de terra aderente;
- lavado em água corrente;
- em seguida, os bulbos são secos dentro de casa por 3,5 semanas a uma temperatura de +23 graus;
- os bulbos secos são colocados em um recipiente furado, coberto com areia, serragem, turfa e guardados em local fresco e escuro.
Na primavera, quando o solo aquece até +11 graus, os bulbos começam a ser plantados novamente em canteiros de flores.
Época de floração da íris
As íris começam a florescer na segunda década de abril. Dependendo da variedade plantada, o intervalo entre o aparecimento das inflorescências pode variar em duas ou três semanas.
Na primavera fria e úmida, a floração continua por muito tempo. Em clima quente e seco, as inflorescências murcham e secam rapidamente.
Conselho. Recomenda-se plantar diferentes variedades de íris em um canteiro, que diferem no momento do início da floração e na cor das pétalas.
Como propagar íris bulbosas
As íris bulbosas formam outros ninhos de bulbos após apenas uma temporada.No verão, o rizoma deve ser desenterrado e dividido em exemplares individuais. Os grandes são bem secos e armazenados em local fresco até o outono. Pequenos bulbos são imediatamente plantados no solo.
Doenças e pragas de íris bulbosas
Um arbusto saudável produz muitas folhas uniformes. A planta danificada não produz mais de 5 folhas:
- Na primavera, as flores são ameaçadas pelo ataque de lagartas de borboletas. Para a luta, use o produto “Granozan”.
- As íris são atacadas por tripes, dos quais a solução de Karbofos ajuda a eliminar.
- As íris são frequentemente danificadas pelas brocas das folhas. As folhas danificadas devem ser removidas e todas as plantas tratadas com inseticidas.
- A aplicação oportuna de superfosfato ao solo ajudará a prevenir o aparecimento de lesmas.
As doenças comuns que afetam as íris são: fusarium, ferrugem, septoria, heterosporiose. Os canteiros de flores são tratados com preparações como Fitosporin, Quadris e Fundazol.
Trabalho preventivo para proteção contra pragas
Vários insetos podem danificar a planta, por isso o tratamento preventivo deve ser realizado a cada 15 dias. A primeira pulverização é realizada quando as folhas da planta atingem 11 cm (use o medicamento “Karbofos”).
Outras medidas preventivas incluem: tratar os bulbos antes do plantio, soltar o solo e tirar ervas daninhas. Certifique-se de monitorar o cronograma de rega e fertilização.
A frutose não deve ser cozida por mais de 7 a 10 minutos.
Sua afirmação é verdadeira no caso de pessoas saudáveis. Os diabéticos têm que escolher o “menor dos 2 males”. Ou limitar completamente o consumo de quaisquer produtos que contenham açúcar, mesmo à custa do fato de que alguns, por exemplo, geléia com frutose, não serão 100% saudáveis, ou admitir que você é uma pessoa doente e inferior. A propósito, o próprio tratamento térmico destrói muitas vitaminas. Portanto, nesse aspecto, a geléia passa a ser apenas uma doçura, e não um complexo multivitamínico.
A frutose é o mesmo açúcar, só que mais prejudicial.
A frutose é o mais doce dos açúcares, 1,5 vezes mais doce que a sacarose e 3 vezes mais doce que a glicose.
A frutose vai direto para o fígado e pode prejudicar gravemente o seu funcionamento. Como resultado, isso muitas vezes leva a doenças graves, como a síndrome metabólica.
A síndrome metabólica é um aumento excessivo na massa de gordura visceral (isto é, interna), uma diminuição na sensibilidade dos tecidos periféricos à insulina, uma violação do metabolismo de carboidratos e lipídios e um aumento na pressão arterial.
É muito bom que você tenha conhecimento enciclopédico sobre a frutose. Mas a conclusão sobre sua nocividade é um tanto errônea. A frutose é essencial para diabéticos. E para tirar conclusões de que a frutose pode levar a distúrbios metabólicos graves, você precisa, no mínimo, ser um médico certificado. A conclusão sobre “entrada direta no fígado” também está incorreta. E o intestino delgado? Em uma pessoa saudável, não é tão fácil perturbar o fígado.