Para que as íris floresçam durante todo o verão, você precisa saber quando é melhor podá-las após a floração no inverno. Outras dicas para cuidar dessas flores também serão úteis. Se todas as medidas agrotécnicas forem realizadas corretamente no outono, as íris passarão o inverno com segurança em canteiros abertos. Instruções detalhadas que descrevem cada etapa o ajudarão a realizar o procedimento sem problemas. No futuro, é necessário dar cuidados especiais às plantas.
- As íris devem ser podadas antes do inverno?
- Qual é a melhor época para podar?
- Durante a floração
- Depois da floração
- Ao transplantar
- Quando as sementes amadurecem
- Características de poda de diferentes tipos de íris
- Rizomatoso
- Bulboso
- Cuidando das flores após a poda: preparando-se para o inverno
- Alimentação e rega
- Protegendo íris para o inverno
- Características do abrigo da íris em diferentes regiões
- Rússia Central
- região de Moscow
- Região de Leningrado
- Sibéria e os Urais
- Características de poda de algumas variedades
As íris devem ser podadas antes do inverno?
As íris são plantas ornamentais perenes. Ao longo de todo o período de crescimento e desenvolvimento, a poda é realizada diversas vezes:
- no caso em que as folhas ficam amarelas ou aparecem manchas;
- após o término do período de floração;
- antes do início da geada;
- Algumas variedades de íris requerem poda adicional.
As íris definitivamente devem estar preparadas para o inverno. Em primeiro lugar, cortam-se as folhas e depois os botões. Flores murchas e folhas secas retiram o excesso de nutrientes e energia, tornam-se fonte de infecção e também abrigam pragas.
Qual é a melhor época para podar?
O procedimento de poda é melhor realizado no outono, depois que a planta murcha completamente e as flores e folhas secam. O momento depende muito da região em que as flores são cultivadas. Na maioria dos casos, a época coincide com meados de outubro.
A remoção das folhas no outono é realizada seguindo uma série de regras:
- É melhor cortar as folhas em forma de cone;
- a altura do leque de folhas após o corte deve ser de 15 cm da superfície do solo;
- as folhas cortadas devem ser queimadas;
- as raízes são polvilhadas com uma camada de solo seco;
- No inverno, a planta fica totalmente coberta.
A parte verde da planta não precisa ser removida. As folhas verdes continuam a nutrir o sistema radicular da flor, aumentando a resistência à geada e outros fatores adversos.
Durante a floração
Quando uma flor entra na fase de floração ativa, não é recomendado realizar nenhuma ação com ela. É melhor podar apenas 3,5 semanas após o florescimento das íris. Durante esse período, a planta irá restaurar a força necessária para a formação dos caules das flores.Além disso, novos ramos de raiz começarão a aparecer. O horário coincide com os últimos dias de agosto ou primeiros dias de setembro.
Caso haja necessidade de podar flores durante a floração, o procedimento é realizado obedecendo a algumas recomendações:
- remova apenas os botões que já floresceram;
- é importante não danificar todos os botões fechados;
- Após o murchamento dos botões, o caule é cortado, deixando uma altura de 3 cm da raiz.
Atenção! Não corte as folhas durante os dias de floração ativa ou imediatamente após. As ações prejudicarão o desenvolvimento da planta e, em alguns casos, causarão sua morte.
Depois da floração
No início de setembro, a floração das íris termina completamente. Neste momento, você deve aparar as flores desbotadas junto com o caule e cortar as vagens das sementes. Os caules precisam ser cortados baixos - cerca de 2,5 cm acima do rizoma. Se não forem cortados, começam a apodrecer.
Depois de aparar as flores e caules, as folhas podem ser deixadas até ficarem completamente amareladas. Na maioria dos casos, a remoção só começa depois de terem caído completamente ao solo - em meados de outubro. Deixe um leque de folhas cortadas com 14 cm de altura.
Ao transplantar
Se você planeja transplantar ou propagar uma flor no verão, é melhor cortar a folhagem. Deixe um leque de folhas cortadas com 17 cm de altura, o procedimento preservará uma quantidade suficiente de umidade e nutrientes nas raízes. Como resultado, a planta criará raízes mais rapidamente em um novo terreno.
Recomenda-se aparar as folhas quatro dias antes do transplante. É preferível realizar o procedimento propriamente dito 14 dias após o término da floração. Todas as atividades são realizadas à noite, após o pôr do sol.
Quando as sementes amadurecem
Durante o período de amadurecimento da cápsula da semente (o amadurecimento começa após a flor murchar), os arbustos de íris também precisam de poda.Corte todos os botões secos. Se for necessário propagar uma flor, deixe uma.
Características de poda de diferentes tipos de íris
O procedimento é realizado com ferramentas de jardim afiadas:
- As flores secas podem ser colhidas manualmente.
- Os pedúnculos são cortados até a base.
- O caule é cortado, deixando uma altura de 3,5 cm.
- A folhagem seca deve sobressair 14 cm acima da superfície do solo.
As íris são divididas em dois tipos principais, cada um dos quais requer uma abordagem diferente durante o cuidado.
Rizomatoso
Rizomatoso variedades de íris pouco exigente para cuidar. As folhas amareladas e secas são removidas conforme necessário. Se não houver motivos especiais, a poda de outono não poderá ser realizada.
Bulboso
Variedades bulbosas de íris requerem mais atenção. Distinguem-se pela presença de um rizoma em forma de bulbo. Após o término da fase de floração, corte os caules e as folhas e desenterre o bulbo. O procedimento é realizado com cuidado para não danificar as raízes.
Posteriormente, os bulbos são secos e guardados em local fresco, e no outono são plantados novamente em canteiros. Nas regiões norte, é melhor plantar o bulbo na primavera para que não congele no inverno.
Cuidando das flores após a poda: preparando-se para o inverno
Depois de completar a fase de floração, as íris precisam ser ajudadas a acumular força e microelementos para um inverno bem-sucedido. Um ponto importante no cuidado é a aplicação de fertilizantes.
Alimentação e rega
Após o término da floração, a planta em terreno aberto não precisa de regas frequentes. Se o tempo estiver seco, duas regas no outono são suficientes. Em tempo chuvoso não há necessidade de umidade adicional.
O solo ao redor de cada arbusto de íris deve ser solto a uma profundidade de 2 cm e todas as ervas daninhas removidas.Os ramos das raízes da planta ficam próximos à superfície da terra, por isso o procedimento de afrouxamento deve ser realizado com cuidado.
É melhor escolher fertilizantes com potássio e fósforo como cobertura. São aplicados 12 dias antes da poda e 14 dias depois. Deve-se lembrar que os fertilizantes devem ser aplicados antes do início das geadas.
Atenção! Não se pode usar componentes orgânicos como fertilizante, principalmente excrementos e esterco de galinha. A matéria orgânica promove a decomposição e aumenta o risco de ataque de pragas.
Protegendo íris para o inverno
Para que as plantas tenham um inverno de sucesso, é preciso levar em consideração algumas regras e recomendações:
- As variedades resistentes à geada não precisam de proteção completa contra geada.
- Se as flores foram plantadas ou transplantadas nesta temporada, elas devem ser cobertas com um material especial.
- O solo ao redor das flores está coberto com cobertura morta. Turfa e húmus são escolhidos como cobertura morta. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 20 cm.
- O canteiro onde as flores crescem pode ser coberto com ramos secos de abeto ou pinheiro.
Conselho. Não cubra o solo com palha ou folhas. Na primavera, quando a neve derrete, a camada começa a apodrecer, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças fúngicas.
Características do abrigo da íris em diferentes regiões
A qualidade e espessura do material de cobertura variam dependendo da região onde as flores são cultivadas:
- As variedades resistentes à geada não precisam de abrigo completo. Toleram bem as baixas temperaturas e basta isolar apenas o sistema radicular. Apenas as íris transplantadas requerem isolamento completo.
- Variedades de íris que não são resistentes à geada precisam ser completamente cobertas durante o inverno. O procedimento começa no final do outono, antes do início das geadas.
O solo é coberto com uma espessa camada de turfa ou ramos de abeto.É indesejável usar folhas secas e serragem. Em março, uma camada de cobertura morta é afastada de cada raiz para evitar o apodrecimento.
Rússia Central
A Rússia Central é caracterizada por invernos frios. Além disso, nem sempre cai neve suficiente.
região de Moscow
Eles começam a cortar as folhas das íris 2,5 semanas antes do início da geada. Para cobrir íris na região de Moscou, são usados ramos de pinheiro ou abeto. Assim que a temperatura do ar cai abaixo de -1 grau, as raízes das íris ficam cobertas com terra seca. Depois que o solo começa a congelar, são colocados ramos de abeto.
Região de Leningrado
O inverno na região de Leningrado é caracterizado por mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes e falta de neve. Portanto, o material de cobertura é escolhido para ser denso. O solo é primeiro coberto com cobertura morta.
Sibéria e os Urais
Em regiões frias, mesmo as variedades de flores resistentes à geada precisam de uma espessa camada de cobertura morta. O interior do abrigo deve estar seco, portanto qualquer material é coberto adicionalmente com uma caixa ou balde de madeira. A neve caída forma proteção adicional contra o frio na caixa ou balde.
Características de poda de algumas variedades
Certas variedades de íris devem ser preparadas para o inverno de diferentes maneiras:
- nas íris rizomatosas, a retirada das folhas secas e murchas só é feita se necessário;
- Para variedades exóticas de íris, a folhagem deve ser retirada pela metade e somente no final de agosto;
- variedades bulbosas precisam de corte completo da folhagem e da copa antes do inverno.
Se você cuidar bem das íris e prepará-las para o inverno a tempo, no verão poderá desfrutar da floração exuberante e duradoura da planta.