Descrição das variedades de íris, plantio, cultivo, cuidado em terreno aberto

Na primavera, as íris florescem nos jardins. Plantar e cuidar deles não exige muito tempo dos residentes de verão. Os jardineiros tentam escolher variedades resistentes à geada com diferentes períodos de floração. Na zona intermediária, são cultivadas íris siberiana, alemã, japonesa e do pântano.


Descrição e características da flor

Iris traduzido do grego significa arco-íris. O nome reflete a variedade de cores da flor. O sistema radicular se desenvolve na camada superior do solo. Ele vem em 2 tipos:

  • bulboso;
  • rizomatoso.

As folhas eretas e verdes claras das íris têm formato plano em forma de espada e estão localizadas ao redor do pedúnculo.

Na zona intermediária, as íris florescem no final da primavera. A floração termina em julho. Externamente, a flor lembra uma orquídea. Há:

  • faltas - lobos externos (3 peças) do perianto, estão localizados na camada inferior e voltados para baixo;
  • padrões - lobos internos (3 peças) do perianto, localizados na camada superior, lembram uma cúpula curvada para cima.

A cor das pétalas externas e internas varia. As flores são muitas vezes solitárias, em algumas espécies são coletadas em inflorescências. Eles vivem de 1 a 5 dias. O fruto é uma cápsula longa e estriada. Um contém 25-45 sementes. Eles são grandes e marrons.

Variedades populares de íris

De acordo com a estrutura da flor, todas as variedades rizomatosas de íris são divididas em 2 grupos: sem barba, com barba. As variedades são classificadas de acordo com a cor das pétalas e distinguem-se:

  • duas cores;
  • monocromático;
  • variegata - marrom-avermelhado inferior, amarelo superior;
  • com borda - a borda das pétalas (borda) é pintada em cor contrastante.

variedades de íris

Íris barbudas

Para deixar seu jardim irresistível, você precisa decorá-lo com íris barbadas. Sua flor consiste em 6 pétalas e uma “barba” - uma faixa desgrenhada formada por pêlos curtos. A “barba” fica localizada na região da base das faltas.

Variedade Altura (cm)
Anão 21-40
Altura mediana 41-70
Alto Acima de 70

Prós de íris barbudas:

  • floração abundante e duradoura;
  • resistência a doenças;
  • muitas variedades hibernam bem sem abrigo.

espécie barbuda

O híbrido americano de duas cores, alto (até 1 m), Supreme Sultan, é popular entre os residentes de verão. Os padrões são ocres, a barba é amarela brilhante, as faltas são cereja escura. As pétalas são onduladas ao longo da borda. O Sultão Supremo floresce em maio e junho.

O híbrido holandês Sultan Palace, espetacular e resistente ao inverno, surpreende com a beleza de suas grandes flores marrom-avermelhadas (15 cm de diâmetro). A estrutura das pétalas é densa, aveludada, a borda é ondulada, a cor da barba é amarela.

Outras variedades não menos espetaculares de íris barbuda:

  • Super heroi;
  • Toronto;
  • Imortalidade;
  • Valsa Champanhe.

valsa de champanhe

Íris germânica

Uma variedade de íris barbudas com um rizoma rastejante bem desenvolvido. O arbusto da íris alemã é formado por folhas planas verde-azuladas, apontadas para cima. A altura da planta é de 0,6 a 1,2 M. Nos pedúnculos há flores únicas roxas escuras, amarelas na base.

Esta variedade floresce em maio e junho. As raízes da íris germânica são secas, usadas como tempero picante, e são preparadas decocções para tratar a garganta e a vesícula biliar.

Íris sem barba

Este grupo de íris não possui pêlos (“barba”) nas folhas – os lobos externos do perianto. As variedades sem barba incluem íris siberianas, japonesas, Spuria resistentes à geada e íris amantes do calor da Louisiana e da Califórnia.

íris sem barba

Íris siberiana

A cor das flores é azul-violeta, o diâmetro é de 4 a 7 cm, a altura da planta é de 0,7 a 1 M. A íris siberiana inverna bem, pode ser cultivada da 3ª à 9ª zona de resistência à geada. As folhas têm 0,5-0,8 m de altura, lineares, estreitas (4 cm), verdes claras, permanecem decorativas até a geada.

Um arbusto de íris siberiana pode produzir até 40 pedúnculos (retos, ramificados). A floração dura 2 a 4 semanas e começa em junho. Esta variedade adora umidade e cresce bem perto de corpos d’água.Variedades populares:

  • Hohenflug;
  • Redemoinho Branco;
  • Hohe Warte.

Flor branca

Íris japonesa

Esta espécie cresce no Japão e no Extremo Oriente. As plantas gostam de calor. Cultivá-los na zona intermediária é difícil. De acordo com o tamanho das flores, as variedades de íris japonesas são divididas em grupos:

  • grande, até 25 cm de seção transversal;
  • pequeno, até 14 cm;
  • médio, cerca de 17 cm.

A altura dos arbustos é de 0,6 a 1 M. As seguintes variedades são populares entre os jardineiros:

  • Mizutamaboshi;
  • Mikawa Itsuhashi;
  • Kamionomukashi.

plantas que gostam de calor

Espúria de íris

Esta variedade é rara nos jardins russos. As flores de Iris spuria diferem em formato de outras espécies. O formato dos lobos internos é alongado, em forma de língua, e estão amplamente espalhados. Os lobos inferiores possuem uma placa redonda.

Iris spuria floresce 3 semanas depois e dura mais do que as formas barbudas. As flores não murcham por 7 dias. As folhas são verdes brilhantes, pontiagudas e decorativas. Variedades para climas temperados:

  • Archie Owen;
  • Zamboanga;
  • Lankaran;
  • Inovador.

espúria à beira do rio

Íris do pântano

É chamada de íris amarela. Esta é uma planta perene que adora umidade, com um rizoma fibroso e rasteiro. O período de floração ocorre nos últimos dias de junho, início de julho. Na natureza íris do pântano cresce ao longo das margens dos reservatórios.

As seguintes variedades são cultivadas nos jardins:

  • Flora Pleno;
  • Rainha Dourada;

baleias assassinas amarelas

Propagação de íris

A íris é propagada por sementes e pela divisão do rizoma. Jardineiros experientes preferem o método vegetativo. O link anual é usado como material de plantio. É um pedaço de rizoma e um leque de 7 folhas.

Como plantar íris em terreno aberto?

O solo é preparado um mês antes do plantio. A área é limpa de ervas daninhas, por 1 m² de solo é adicionado o seguinte:

  • 1 balde de areia;
  • 2 colheres de sopa. cinzas;
  • 1 balde de húmus;
  • 0,5 colheres de sopa. superfosfato.

Antes do plantio, o solo deve ser regado uma vez por semana.

pátio aberto

Preparação de material de plantio

O material de plantio adquirido deve ser desinfetado em solução forte de manganês e seco ao sol. Antes de plantar, é necessário manter suas divisões à luz por 8 horas. Os raios solares matam bactérias patogênicas e secam raízes velhas. Todos os cortes precisam ser polvilhados com carvão amassado. Encurte as raízes em 10 cm e as folhas em 10-15 cm.

Quando é melhor plantar íris: outono ou primavera?

Os tempos de plantio dependem da região. No sul, as variedades bulbosas são plantadas em outubro, em climas temperados - em setembro. Para as íris, a época ideal para o plantio é final de agosto, começando até meados de setembro.

O plantio no final do outono é indesejável. A planta não tem tempo de criar raízes, na primavera, devido ao degelo e congelamento do solo, suas raízes começam a se projetar do solo. Para melhor enraizamento regar o solo com humato de sódio (solução 0,01%).

plante uma flor

Qual é o melhor lugar para plantar?

O solo deve ser preparado com antecedência para que tenha tempo de assentar. Após escavações rasas, devem se passar pelo menos 2 semanas. Em solo fértil, a planta engorda e ganha muita massa verde em detrimento da floração.

Quando questionados sobre onde é melhor plantar íris, à sombra ou ao sol, todos os jardineiros experientes dão uma resposta clara - ao sol. Com a falta de luz, as plantas perenes primeiro param de florescer e, eventualmente, param de crescer. É permitida sombra parcial clara à tarde.

Até que profundidade?

Não há necessidade de plantar profundamente, você não pode esperar a floração. Pequeno também não é permitido. O rizoma congelará no inverno. A estaca deve ser plantada a uma profundidade de 3 cm, para isso é necessário cavar um buraco (10 cm) e colocar um pequeno monte no centro. Plante uma divisão sobre ela, endireite as raízes, polvilhe com terra, compacte e regue.

profundidade de plantio

A que distância devo plantar?

Na dacha, as íris podem ser plantadas em fileiras, mantendo uma distância de 0,5 m entre elas.Recomenda-se seguir o padrão “cabeça-cauda”. A cabeça é a parte da divisão com leque de folhas, a cauda é a parte que ficava presa ao antigo rizoma.

O plantio adequado evita o entrelaçamento dos rizomas. Ao plantar íris em círculo, as “caudas” apontam para o centro do canteiro de flores. Para variedades altas, os furos são espaçados em incrementos de 40 cm, para variedades de baixo crescimento - 20 cm.

Como cuidar das íris?

O cuidado adequado permite que você cultive uma planta perene com flores. Em agosto é importante alimentar a planta, pois nessa época se formam os botões das flores. Em setembro, a manutenção é mínima. As folhas das íris começam a amarelar e morrer. É melhor não perturbar as plantas perenes este mês.

começar a ficar amarelo

Temperatura

As íris perenes geralmente congelam devido ao fato de as raízes estarem quase na superfície do solo. Para evitar isso, aplique cobertura morta no solo no final do outono. Em regiões com invernos com pouca neve, os arbustos de íris fornecem cobertura. Na primavera, a cobertura morta e o material de cobertura são removidos para evitar o apodrecimento das raízes.

Regando plantas

Regue com pouca frequência. O alagamento causa podridão bacteriana úmida, o que leva à morte dos brotos. A necessidade de umidade aumenta durante a floração. Em clima quente, as plantas jovens são regadas a cada 3-4 dias.

planta jovem

Alimentação e fertilizante

Durante a temporada é necessário realizar pelo menos 3 mamadas, sendo a primeira em abril. No início do período vegetativo, a planta perene precisa de nitrogênio, a uréia deve ser espalhada pelo perímetro do arbusto. Algumas variedades florescem em maio.

Quando aparecem os botões, os arbustos devem ser alimentados com fertilizantes de fósforo e potássio. A floração em massa continua em junho. Vale a pena alimentar novamente com fertilizantes contendo potássio e fósforo.A terceira alimentação semelhante deve ser realizada em agosto, quando ocorre o crescimento ativo da massa verde e a formação dos botões florais.

o aparecimento de botões

Aparar

Em junho, as flores da íris florescem ativamente. As flores murchas precisam ser arrancadas e os caules já desbotados cortados. Não permita que arbustos anuais floresçam. Corte todos os talos de flores. Isso irá acelerar o desenvolvimento do mato. A última poda deve ser feita em outubro, em preparação para o inverno.

Transferir

O rizoma da planta perene é rasteiro, os arbustos crescem com o passar dos anos. Se não houver espaço suficiente, eles se projetam do chão. As íris, se não forem replantadas, degeneram e param de florescer. Em climas temperados, o transplante é realizado no outono: setembro-outubro. É nessa época que o enraizamento das íris ocorre mais rapidamente.

No sul, o mato é dividido e plantado na primavera. As obras são realizadas de 10 a 15 de abril a maio. O clima desempenha um papel decisivo. O solo deve aquecer.

Regras para transplante de íris:

transplantar para o buraco

  • Regue bem o arbusto, desenterre-o com uma pá e retire-o do solo;
  • enxágue, divida em partes, cada uma deve ter 1-2 links anuais;
  • corte todas as raízes antigas;
  • remova as folhas secas;
  • encurte as folhas verdes para um comprimento de 10 cm;
  • Plante as mudas no solo preparado e regue.

Protegendo íris para o inverno

Variedades barbudas de íris precisam ser cobertas durante o inverno. A resistência à geada pode não ser suficiente: os arbustos podem congelar durante o inverno. No início de novembro, as folhas são cortadas em forma de leque a uma altura de 10 cm do solo.

Após o início da geada, o solo é coberto com húmus ou turfa. Uma camada de 10 cm é colocada ao redor dos arbustos de íris e a cobertura morta deve cobrir o rizoma. Passada a ameaça de degelo, o canteiro com íris deve ser coberto com ramos de abeto ou coberto com material de cobertura, fixando-o ao solo.

abrigo de inverno

Controle de doenças e pragas

A planta perene é suscetível a infecções fúngicas. As plantas doentes são identificadas por sinais externos.

Doença da íris Sinais Tratamento de íris
Ferrugem As folhas ficam marrons, secam, enrolam Trate com solução de enxofre uma vez a cada 14 dias
Podridão cinzenta Uma camada cinza aparece nas folhas e caules Pare de regar e destrua as partes afetadas da planta.
Fusarium A raiz sofre, a planta murcha por falta de nutrição Destrua a planta doente, trate o solo e as flores vizinhas com uma solução fungicida
Mosaico Listras e manchas marrons aparecem na superfície das folhas Não tem remédio contra a doença, a planta é retirada
Heterosporíase No estágio inicial, manchas brancas e cinzentas; com o desenvolvimento da doença, as folhas morrem e a planta perene morre Remoção de folhas afetadas, tratamento do arbusto com preparações contendo cobre
Praga de Alternaria Placa preta ao redor do perímetro das lâminas das folhas, morte das folhas A doença é viral, não tem cura, os arbustos infectados são destruídos, o solo é regado com calda bordalesa
Praga de Ascochyta Manchas marrons, folhas secas Tratamento com preparações contendo cobre

o aparecimento de podridão

As nuances do crescimento em diferentes regiões da Rússia

Na zona intermediária, recomenda-se cobrir o solo após a temperatura cair para 0 °C. Na região de Moscou, cubra arbustos transplantados e variedades com baixa resistência ao inverno somente após o início da geada.

Nos Urais e na Sibéria, todas as variedades de íris precisam ser cobertas com cobertura morta para o inverno. Preste atenção especial às plantas perenes jovens e às plantas perenes transplantadas no outono. Os arbustos são cobertos com ramos de abeto e caixas de madeira e cobertos de neve no inverno.

cobertura morta para o solo

Qualidades decorativas

Íris barbudas são cultivadas no jardim para corte. Eles ficam bem em plantações em grupo e individuais.Eles são plantados ao longo de caminhos de jardim e mixborders. As encostas rochosas são decoradas com íris.

Variedades de íris do pântano são plantadas ao longo das margens de reservatórios artificiais e naturais. As variedades anãs são plantadas em cumes, mixborders e no primeiro plano das colinas alpinas. As plantas em miniatura são cultivadas em recipientes. Variedades resistentes à geada são escolhidas para o jardim.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim