Descrição das variedades de íris barbuda, plantio e cuidados em terreno aberto

Um lindo canteiro de flores é a decoração de qualquer jardim. Selecionar as plantas certas é metade do sucesso. Os veranistas devem dar uma olhada mais de perto na íris barbuda, uma planta perene despretensiosa que há muito agrada com suas flores.


Características e descrição da íris barbuda

A flor recebeu esse nome porque apresenta protuberâncias eriçadas em suas pétalas dobradas. Em alguns representantes, as protuberâncias se assemelham especialmente a uma barba.

A despretensão das plantas permitiu que ganhassem popularidade entre os jardineiros. Na formação de canteiros de flores, os veranistas utilizam íris porque florescem entre os representantes da primavera e do outono, ou seja, no verão.

Os rizomas desta categoria de plantas às vezes se projetam para fora. O sistema radicular está localizado raso no solo. A flor se propaga facilmente. Basta separar o rizoma e plantá-lo em um novo local.

As flores crescem rapidamente, no jardim são frequentemente plantadas em áreas onde a propagação de ervas daninhas é indesejável.

A altura das plantas depende das condições de cultivo, varia de 0,2 m a 1,2 M. O esquema de cores é diferente.

Flor roxa

Variedades populares

Existem muitos representantes desta categoria. Os residentes de verão os dividem em turmas. A base é a altura das flores:

  • alto;
  • pequeno alto;
  • interlúdio;
  • fronteiras;
  • anãs padrão;
  • anões em miniatura.

muitas plantas

Todos podem escolher as variedades mais adequadas às condições:

  • Luísa. O tamanho da planta é superior a 1 M. A flor é roxa, lilás ou vermelho-violeta. Há uma barba nas folhas inferiores da laranja.
  • Crinolina. Um dos mais altos. Atinge 1,2 m de altura. As inflorescências são cor de vinho escuro, o centro é pintado de branco.
  • Supremo As flores são uma das maiores entre as bicolores. As folhas inferiores são rendadas, de cor vermelho escuro, as folhas superiores são amarelas.
  • Pence glamour. As flores são franzidas, as folhas são laranja, douradas e vermelhas profundas.
  • Calafetar. As flores são marrons, muitas vezes caracterizadas como cor mostarda. Por esse motivo, a flor se torna mais popular a cada ano.
  • Flash Diva. O aroma é especialmente persistente. As inflorescências da íris são altamente onduladas. O pedúnculo cresce até 1 m e a tonalidade das pétalas é rosa e roxo cereja.
  • Decadência. Difere dos demais pelo forte formato rendado das inflorescências. O pedúnculo atinge 95 cm de comprimento e as folhas são de cor damasca e roxa.
  • Wabash. Os pedúnculos têm quase um metro de altura. As pétalas são brancas e lilases.
  • Fogo circular. Flores grandes incomuns são laranja e amarelo-avermelhadas.
  • Cavalheiro Romântico. Aroma incomum, persistente e doce. As pétalas superiores são rosa-bordô. E os inferiores consistem em uma transição do bordô para o rosa escuro.

Um grande número de variedades de íris permite que os jardineiros escolham a opção apropriada. Ao projetar um jardim ou canteiro de flores, é dada preferência a determinadas espécies. Basicamente, são escolhidos de acordo com a altura da planta adulta.

lindas pétalas

Regras de plantio

Uma condição importante para o cultivo bem-sucedido é o plantio adequado. Uma flor bem plantada cresce bem, ganha cor com o tempo e floresce abundantemente e por muito tempo. O pouso não é difícil. Você precisa seguir as recomendações de jardineiros experientes, e um resultado positivo será uma recompensa por seus esforços.

Preparação de material de plantio

Recomenda-se usar o crescimento anual das plantas. Ao replantar arbustos de íris antigos, você não deve tentar plantar todos os rizomas. Os pequenos não darão os mesmos resultados que os maiores.

Grandes leques de íris barbuda devem consistir de 5 a 7 folhas e florescerão no ano seguinte. Quanto menos folhas o rizoma transplantado tiver, mais tarde ele florescerá.

Ao dividir um arbusto, use uma faca ou pá afiada. A íris é dividida em várias partes, as folhas são cortadas, deixando um comprimento de 15 cm, as áreas cortadas são polvilhadas com cinza de madeira.

limpando o chão

Datas de desembarque

Recomenda-se o transplante de rizomas em agosto, quando as plantas não possuem flores.As íris se preparam para o inverno coletando nutrientes no sistema radicular. Nas regiões mais quentes, o plantio é feito na primavera.

As íris são tão despretensiosas que o replantio é possível durante todo o período de cultivo. As plantas são bem aceitas, florescem e crescem.

Escolhendo um lugar para crescer

As flores adoram áreas iluminadas, de preferência protegidas do vento. Os requisitos de solo são baixos, mas as plantas preferem argila. Se necessário, adiciona-se areia de rio ao solo, pois ajuda a penetrar melhor a umidade.

Quanto mais luz solar, mais abundante será a floração.

É aconselhável organizar a drenagem, pois a íris barbuda não tolera água estagnada. Como resultado, as raízes começam a apodrecer.

o canteiro está ficando verde

Tecnologia de pouso

Cultivar em terreno aberto envolve seguir uma sequência clara no plantio:

  1. Eles estão preparando o canteiro do jardim. A área está limpa de restos de plantas, raízes e ervas daninhas. Adicione areia, húmus, turfa, composto e fertilizantes minerais. Nivele com um ancinho e forme linhas.
  2. Poços. Faça pequenos recortes; as raízes da íris são rasas no solo. Pequenos montes são colocados nos buracos. A distância é de 30-50 cm, dependendo da variedade cultivada.
  3. Pousar. Não há necessidade de enterrar os rizomas. As costas devem estar acima do solo.

Muitos jardineiros cometem um erro no último ponto, tentando enterrar a raiz o mais profundamente possível. Como resultado, o representante barbudo da cultura morre.

Características de cuidar de uma íris barbuda

Após o plantio, são necessários cuidados adequados. A duração da floração e a abundância de flores no arbusto dependem disso.

cuidado adequado

Temperatura

As íris não exigem temperatura ambiente. Portanto, ao crescer, não dão muita importância a este indicador.

Rega

As plantas não toleram a seca. Durante este período, é necessária rega abundante.Também muita água barbuda íris requer imediatamente após o transplante. No resto do tempo, regue conforme necessário. Aos poucos e com pouca frequência. O excesso de umidade leva à morte da flor.

Nutrição vegetal

Os jardineiros observam algumas diferenças ao aplicar fertilizantes em diferentes períodos da estação de cultivo. É preciso levar essas características em consideração, pois assim a planta formará brotos fortes e florescerá por muito tempo.

gramado verde

na primavera

São utilizados fertilizantes com alto teor de potássio. Eles são aplicados na raiz das íris. Este fertilizante ajudará as plantas a formar flores e folhas grandes.

No verão

Depois que as íris florescem, elas são regadas com fertilizantes contendo fósforo. Nesse período, são lançadas as bases para as inflorescências do próximo ano.

no outono

Os fertilizantes complexos de potássio e fósforo ajudam a se preparar para o inverno e a acumular as substâncias necessárias para as flores.

íris amarela

Poda após floração

Quando as plantas murcharem e algumas folhas começarem a secar, poda-as. É legitimamente considerado higiênico, pois protege as íris de doenças.

Todas as folhas secas das plantas são cortadas e as que permanecem verdes são encurtadas em 1/3 ou 1/2.

Após a conclusão da floração, os caules das flores são aparados.

Como e quando replantar

Jardineiros novatos se perguntam se é possível replantar uma íris barbuda em setembro. É aconselhável fazer isso depois que as plantas florescerem. A época mais adequada é agosto. Mas não é tarde demais para fazer isso em setembro.

O principal é fazer tudo certo, então a íris criará raízes e crescerá rapidamente.

replantando no jardim

Preparando-se para o inverno

Os rizomas das plantas ficam do lado de fora, portanto, no inverno, devem ser cobertos com uma camada de solo ou turfa. Na primavera deve ser removido.

Se necessário, organize abrigos especiais para os tipos de íris que têm medo de geadas severas. É utilizado um material de cobertura especial.

Pragas, doenças e métodos para controlá-las

A podridão das raízes é uma doença comum nas culturas. Na maioria das vezes, progride ativamente após um inverno chuvoso e ligeiramente gelado. Verões chuvosos, clima úmido e fresco são condições favoráveis ​​para a propagação da doença.

Os rizomas da íris são desenterrados, as áreas afetadas são cortadas e borrifadas com agentes especiais que interrompem a infecção. Deixam-no ao sol por algum tempo, deixando-o secar, depois enterram-no novamente.

apodrecer no caule

Pragas:

  • besouro-veado;
  • mosca da íris;
  • bronze

Os insetos danificam as flores da íris. São menos, a floração não é tão abundante. Os residentes de verão praticam tratamento preventivo no início da primavera. Produtos químicos especiais são usados.

Propagação de íris

Existem várias maneiras de aumentar o número de flores em um local, as mais comuns são:

propagação de raiz

  • dividindo o mato;
  • rins;
  • sementes.

O primeiro método é o mais simples, rápido e comum. O arbusto da íris é desenterrado, dividido em partes com uma faca afiada, os cortes são processados ​​e plantados separadamente.

O segundo método é mais complicado. São tiradas fotos de um ano de idade. Neles são encontrados tubérculos, que são botões axilares sobressalentes. As raízes são divididas em partes com esses botões. Os cortes são processados ​​​​e plantados no solo.

O plantio de sementes de íris barbuda requer preparação preliminar. O material de plantio é misturado à areia e colocado na geladeira por 2 semanas. Em seguida, são mantidos aquecidos por 2 semanas e depois plantados no solo.

germinação de flores

Possíveis problemas durante o cultivo

Os problemas comuns ao cultivar a íris barbuda são:

  • Falta de floração.Os motivos são diferentes: as raízes da planta ficam enterradas, os botões congelam no inverno, há pouca luz solar, os rizomas crescem muito.
  • Um pequeno número de folhas em 1 leque. O motivo é o desenvolvimento de podridão, violação da tecnologia de plantio ou cuidado.

Outros problemas também surgem, mas não são constantes e ocorrem apenas em casos isolados.

Todo jardineiro pode cultivar uma íris barbuda no jardim. A flor é despretensiosa e pouco exigente. Seguindo técnicas agrícolas padronizadas, você obtém lindos canteiros dignos de admiração.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim