Combinações de íris em paisagismo, tipos de composições e design

As íris são flores perenes conhecidas e muito populares entre os paisagistas. São altamente decorativas, pouco exigentes em cuidados e podem ser combinadas com muitas outras plantas de jardim. Atualmente, são conhecidas mais de 700 variedades dessas flores. Eles diferem no tamanho dos botões, na altura do arbusto e na tonalidade das pétalas. Devido às suas propriedades decorativas, as íris são frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos.


Quais variedades são usadas

Essas flores perenes vêm em uma variedade incrível. Muitas variedades são obtidas artificialmente e são classificadas como híbridas. Todas as subespécies diferem na cor das pétalas, tamanho e época de floração. Eles são baixos, médios e altos. Existem também variedades em miniatura que pertencem à variedade anã. Portanto, os jardineiros podem escolher soluções atraentes para o seu terreno.

Íris barbudas

Este grupo inclui variedades de diferentes tamanhos, inclusive anãs. Seu nome deve-se à densa camada de pelos que cobre cada botão. As plantas têm uma estrutura padrão.

As íris barbudas são caracterizadas por pétalas densas cobertas por uma camada cerosa. A sombra é influenciada pela variedade da cultura. Essas íris vêm em escarlate, roxo e branco. Às vezes, as pétalas têm um formato incomum e bordas onduladas ou padronizadas. As plantas florescem no final de maio. Este período dura 2 semanas.

Iris Spuria

Essas íris atingem uma altura de 90 centímetros. Eles se distinguem pelas folhas em forma de espada e pétalas delicadas. O tamanho dos botões é afetado pela variedade. Além disso, as íris Spuria se distinguem por uma variedade de tons. Esta cultura cresce bem em qualquer solo - seco e encharcado.

Iris Spuria

Esta categoria inclui íris semelhantes a gramíneas e outras variedades.As flores desta variedade são geralmente encontradas na natureza. Eles começaram a ser usados ​​​​em hortas há relativamente pouco tempo. Porém, essa cultura já se difundiu por ser considerada despretensiosa.

Íris sem barba

Esta categoria de íris inclui muitas subespécies que crescem até 20-100 centímetros. São caracterizados pela sofisticação, que pode ser percebida nas pétalas dos botões. As variedades diferem na cor. Ele vem em branco, amarelo, azul e roxo. No entanto, não há pelos nas pétalas dessas culturas.

Certas variedades deste grupo distinguem-se por elevados requisitos de composição do solo. Portanto, não será possível plantá-los em nenhum canteiro. Ao mesmo tempo, as íris sem barba desenvolvem-se bem em climas temperados. Eles não requerem clima quente.

Íris sem barba

Pântano da Íris

Esta cultura pode atingir uma altura de 2 metros. É caracterizada por enormes folhas em forma de espada e botões enormes. As pétalas são geralmente de cor amarela, mas às vezes apresentam uma tonalidade branca ou creme. A íris do pântano é frequentemente usada para decorar lagos. Porém, muitas vezes são utilizados recipientes plásticos para o plantio, o que ajuda a evitar o crescimento excessivo da cultura.

A variedade Variegata é considerada um representante particularmente popular deste grupo. Distingue-se pelas listras brancas nas folhas, que desaparecem na segunda metade do verão.

Pântano da Íris

Esta planta perene cresce até 110 centímetros. Suas folhas verdes atingem 80 centímetros de comprimento. A flor é caracterizada por pequenos botões. Mas eles crescem em números significativos. A íris siberiana é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Isso se deve à sua aparência requintada e lindas pétalas de cores diferentes. Essa cultura é especialmente usada em mixborders.

Esta variedade é resistente a doenças. É menos exigente na composição do solo e consegue adaptar-se às diferentes condições climáticas. Variedades populares incluem Carrier e Book of Secrets.

Íris Japonesa

Este tipo de íris cresce na Coréia, no nordeste da China, nas Ilhas Curilas. Variedades de culturas híbridas também podem ser cultivadas na Rússia central. No entanto, eles ainda não estão difundidos. A íris japonesa não tolera calcário no solo. Precisa ser plantado em solo ácido. Esta cultura prefere locais ensolarados e necessita de regas abundantes - principalmente durante o período de floração.

Esses tipos de íris são frequentemente usados ​​para decorar jardins de estilo japonês. Eles tornam a paisagem geral harmoniosa e pacífica.

Íris Japonesa

Íris Germânica

Esta espécie é considerada barbuda. Atinge 1 metro de altura e chama a atenção por suas espetaculares pétalas de diversas cores. Na maioria dos casos são brancos, bordô e azuis. Às vezes há pétalas escuras, cuja cor é próxima do preto. Estas flores têm uma estrutura ondulada e parecem muito impressionantes.

Variedades populares deste grupo incluem Akoma, Mar Báltico e Biveilderbeast. Na zona intermediária, as íris alemãs florescem de meados de maio até a primeira quinzena de junho.

Íris Germânica

As íris altas são adequadas?

As íris que atingem uma altura de 0,7 a 1 metro são consideradas altas. Eles ficam ótimos em combinação com coníferas e arbustos decorativos. Estes incluem spirea, bérberis, zimbro e thuja. Porém, vale a pena escolher variedades maiores. As íris altas ficam muito bonitas em combinação com arbustos de groselha e groselha bem tratados.

As plantações mono em combinação com um gramado verde bem cuidado são consideradas uma solução universal.Porém, neste caso, os especialistas aconselham separar as íris da vegetação. Para fazer isso, é permitido cavar uma borda decorativa no solo. Graças a este contorno é possível separar claramente o canteiro e formar corretamente as raízes das íris.

Com a combinação correta de diversas variedades que diferem no formato dos botões e na tonalidade das pétalas, será possível criar todo um jardim de flores - um iridário. Porém, neste caso é recomendado colocar intervalos entre os diferentes grupos. Eles devem ter pelo menos 35 a 40 centímetros. O espaço pode ser preenchido com grama ou coberto com cascas trituradas e seixos decorativos.

Os plantios modulares são considerados uma tendência interessante no paisagismo. Neste caso, é permitido limitar os módulos a tijolos e blocos de concreto. Geralmente recebem uma forma geométrica simples, tornando-os quadrados ou retangulares.

Íris

Ao fazer acréscimos em íris altas, vale considerar que elas dificilmente se dão bem com outras culturas. Esta flor tem uma base densa que se projeta visivelmente do solo. Portanto, ele consegue expulsar seus vizinhos do local. Adições bem-sucedidas às íris incluem o seguinte:

  • hospedar;
  • bergenia;
  • tremoços;
  • flox paniculado;
  • delfínios.

Deve-se ter em mente que a combinação de íris e flox aumenta o risco de desenvolvimento de ferrugem. Portanto, os tratamentos preventivos com preparações fungicidas não devem ser negligenciados.

Os paisagistas aconselham combinar íris com as seguintes flores:

  1. Peônias - a época de floração da maioria das variedades é diferente, então as colheitas se revezam como um cenário espetacular. Se você escolher variedades que florescem ao mesmo tempo, as íris lilases devem ser combinadas com peônias brancas, rosa claro ou coral.
  2. Lírios - esse canteiro de flores manterá sua aparência decorativa por muito tempo. O sistema radicular das culturas está localizado em diferentes profundidades. Portanto, as plantas não entram em competição.
  3. Rosas - Rosetas de folhas ajudam a camuflar os caules expostos das roseiras maduras. Essas composições são frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos devido às suas formas originais e únicas.

Ao combinar íris com outras culturas, os especialistas não recomendam plantá-las em fileiras claras. As plantações ligeiramente assimétricas ficarão muito mais impressionantes.

Dicas de design

As íris se encaixam perfeitamente em qualquer composição de paisagem. Para obter um resultado atraente e harmonioso, é importante seguir estas recomendações:

  • escolha um único estilo;
  • torne o design o mais simples possível;
  • aderir à regra do domínio.

Somente o cumprimento estrito das regras listadas permitirá obter um sofisticado arranjo de flores em que um elemento complementará o segundo.

Foto de íris

Como cuidar das plantas

Recomenda-se regar as íris apenas quando necessário, quando o solo próximo às raízes começa a secar. Na maioria dos casos, 2 a 3 regas por semana são suficientes. Porém, em climas áridos você terá que realizar o procedimento todos os dias. As íris que estão apenas começando a formar botões são as que mais precisam de umidade. É importante evitar o encharcamento do solo, pois provoca o desenvolvimento de infecções fúngicas próximas às raízes.

Para que as íris floresçam magnificamente, elas precisam ser alimentadas regularmente. Pela primeira vez, é recomendável adicionar nutrientes ao solo antes do plantio. Neste caso, é permitido o uso de composições minerais universais que contenham nitrogênio, potássio e fósforo. Em seguida, recomenda-se fertilizar a cultura durante o período de crescimento e desenvolvimento dos botões.

Antes da chegada do frio, as flores precisam ser limpas de folhas podres e secas para protegê-las de pragas. Recomenda-se também retirar os óvulos, deixando 2 centímetros dos pedúnculos.

Pouco antes da geada, os arbustos devem ser isolados com folhas de carvalho e filme plástico. Recomenda-se que isso seja feito em novembro. Porém, nas regiões norte é necessário cobrir as íris um pouco mais cedo para que os arbustos não congelem. A variedade siberiana não precisa ser isolada, pois é considerada resistente ao gelo.

Exemplos de uso de íris

Ao compor composições envolvendo essas plantas, é importante levar em consideração uma série de características. Um jardim de flores que consiste apenas em íris deve ser pequeno, comparável a um canteiro de flores padrão. A combinação de cores de diferentes tonalidades permite obter uma composição requintada.

Desenho de íris

Recomenda-se plantar arbustos assimetricamente no iridário. Você não deve organizá-los em fileiras. Você precisa espalhar seixos ou cascalho entre as íris. Além disso, é permitida a colocação de produtos cerâmicos no jardim.

decoração de fronteira

Variedades anãs são frequentemente usadas para decorar bordas ao longo de caminhos. É importante manter a distância entre as flores. Deve ter 10-15 centímetros. Recomenda-se colocar pedras leves entre os arbustos. Às vezes, para resolver esse problema de design, são utilizadas variedades de tamanho médio com flores roxas. Essas plantas servem como decorações espetaculares para o jardim.

Especialista:
É importante considerar que as íris têm um período de floração curto. Isto causa uma série de dificuldades quando se planta sozinho. Por isso, os jardineiros aconselham colocar composições de diferentes plantas ao longo dos caminhos.

Decoração de canteiro de flores

Na maioria das vezes, as íris são usadas para criar canteiros e canteiros de flores.Os paisagistas chamam essas composições de iridários. Isso significa que apenas íris são utilizadas para o plantio, mas é permitido o uso de diferentes variedades dessas flores. É importante escolher as culturas certas que sejam harmoniosas em altura, período de floração e cor das pétalas.

Ao formar um iridário, é recomendável seguir as seguintes regras:

  • variedades claras são frequentemente perdidas no contexto de variedades brilhantes;
  • íris variadas devem ser combinadas com íris lisas;
  • variedades escuras de tons diferentes não se harmonizam bem entre si.

Ao criar um canteiro na frente, recomenda-se colocar variedades em miniatura, mantendo um intervalo de 12 a 15 centímetros entre elas. Então vale a pena colocar íris de tamanho médio, e as altas na parte central.

Íris

Outros usos

As íris são adequadas para plantio em vários lugares:

  1. Perto da lagoa. Nesse caso, vale a pena utilizar variedades que prefiram solo úmido. Essas plantas serão uma excelente decoração para um lago, riacho, fonte ou lagoa. Eles são bem complementados por outras culturas pantanosas e pedras grandes.
  2. Em jardins de pedras. Para decorar slides alpinos, costumam ser usadas variedades anãs com altura não superior a 30 centímetros. As plantas são combinadas com floxes e arbustos coníferos.
  3. Em mixborders. Criar essas composições com íris torna o jardim mais pitoresco. Ao mesmo tempo, é importante escolher as plantas para a vizinhança para que fiquem em harmonia na cor e no tamanho.

As íris são plantas vistosas, frequentemente usadas em projetos paisagísticos. Para obter uma composição harmoniosa, é preciso pensar nos mínimos detalhes.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim