Na natureza, é possível encontrar plantas com flores amarelas, semelhantes à íris do jardim, às margens dos reservatórios. Esta variedade de íris do pântano é conhecida por sua capacidade de se desenvolver e se reproduzir na água. Hoje em dia, a planta é cultivada em seus jardins pelos veranistas, aproveitando as propriedades benéficas de um representante da família Kasatikov.
- Íris do pântano: descrição e características da planta
- As nuances do cultivo em terreno aberto
- Seleção de material de plantio
- Preparação do solo
- Esquema de plantio
- Especificidades dos cuidados com as plantas
- Iluminação
- Cobertura
- Rega
- Preparando-se para o inverno
- Como lidar com doenças e pragas
- Reprodução
- Uso em paisagismo
Íris do pântano: descrição e características da planta
A herbácea perene cresce com sucesso na água.Seus rizomas se desenvolvem bem em ambiente aquático, acumulando nutrientes. O ponto de crescimento está localizado na lateral das raízes, de modo que os brotos laterais são desviados em direções diferentes. Eles crescem horizontalmente, preenchendo o espaço livre. Folhas e flores se formam a partir dos botões do rizoma.
A íris tem folhas em forma de espada, verdes claras ou de cor variada. Junto com o caule, podem ter 2 metros de comprimento.
Os botões estão localizados em pedúnculos altos. Pode haver até 12-15 deles em hastes ramificadas. Existem 3 pétalas no círculo externo e interno. Além da cor amarela com uma mancha laranja no meio, possuem azul e branco.
Depois que as flores caem em meados de julho, uma vagem se forma em seu lugar. À medida que a fruta amadurece, ela libera suas sementes na água. É assim que as espécies aquáticas da íris se reproduzem na natureza.
Externamente, lembra a planta cálamo do pântano, daí seu segundo nome, íris cálamo.
Além disso, a flor é uma planta medicinal. Seus rizomas são usados para tosse, enxaqueca, dor de garganta e gastrite. As folhas de íris são ricas em ácido ascórbico e aminoácidos.
As nuances do cultivo em terreno aberto
Para os residentes de verão com solo pantanoso, a íris do pântano será um verdadeiro achado. Cria raízes rapidamente e é fácil de cuidar. Ao selecionar as variedades desejadas das espécies, você pode decorar o tanque com elas.
Seleção de material de plantio
É melhor plantar íris cálamo com sementes. Para isso, basta enterrar as sementes da planta cultivada flutuando na superfície da água. Não há necessidade de processar a semente, ela enraíza bem e brota.
O rizoma para plantio é selecionado com botão. Haverá fotos dela. Antes de plantar, inspecione as raízes, liberando-as de partes danificadas e podres.Você pode tratar os rizomas com uma solução de permanganato de potássio.
Preparação do solo
Para crescer, a íris do pântano precisa de um local aberto e ensolarado, protegido dos ventos. Cresce bem à sombra. Preste atenção para manter o solo bem úmido. Em solo arenoso e seco, a planta morrerá. Você pode escolher um local em um reservatório onde seja raso. A acidez do solo para flores deve estar dentro de 7,0. Não se esqueça do valor nutritivo do solo, fertilizando-o com substâncias orgânicas.
Esquema de plantio
As plantas plantadas em agosto-setembro criam raízes melhor. Prepare uma cova para plantar flores com profundidade e largura de 40-60 centímetros. É necessário não plantar íris próximas umas das outras. À medida que crescem, podem esmagar seus vizinhos. A diferença é de 80 a 100 centímetros. Com o tempo, as plantas formam lindos grupos decorativos.
Para garantir que as íris floresçam intensamente e por muito tempo, as plantações devem ser cobertas com turfa ou húmus.
Especificidades dos cuidados com as plantas
Cuidar da íris do pântano é padrão. Umidade e nutrição são importantes para ele. Caso contrário, não há requisitos de cuidados especiais.
Iluminação
A íris do pântano, ao contrário de outros parentes, não precisa de muito sol. Em áreas iluminadas, a floração das culturas ornamentais será mais brilhante. Mas a flor também resiste bem à sombra parcial. Portanto, pode ser plantada às margens de um lago próximo a árvores.
Cobertura
Se os rizomas forem plantados em solo rico em matéria orgânica, a princípio não há necessidade de alimentar as flores. Antes da floração, quando os botões aparecem em maio, é necessário aplicar fertilizantes com fósforo e potássio. Você pode substituí-los por cinza de madeira. É enterrado em solo úmido próximo aos caules das plantas. Pegue 500 gramas de fertilizante por metro quadrado.
Rega
Se as íris crescerem na água ou perto de um lago, não é necessário regá-las. Mas as plantas plantadas no local requerem bastante umidade. Eles garantem constantemente que o solo não seque.
Preparando-se para o inverno
O arranjo horizontal do sistema radicular das íris requer abrigo durante o inverno. É necessário polvilhar as plantações com uma camada de turfa e húmus de 10 centímetros. Você pode cobrir o topo com palha. Não se esqueça de alimentar as plantas no outono para que sobrevivam bem ao inverno.
Como lidar com doenças e pragas
As doenças são raras em Iris calamus. O mofo pode aparecer nas raízes. Mas aí é preciso transplantar as plantas para outro local e desinfetar o solo.
Entre as pragas que atacam as flores estão os tripes do gladíolo. Insetos de cor marrom medindo 1,5 centímetros voam de planta em planta. Subindo nos botões, os insetos e suas larvas danificam os caules das flores. Os botões parecem queimados, não abrem e secam. Eles sofrem de tripes e cormos.
Para combater tripes, os bulbos de íris são descartados antes do plantio. Os saudáveis são conservados em solução de Karbofos. Os insetos são controlados pulverizando as plantações com preparações inseticidas em tempo seco.
Reprodução
Você pode escolher métodos de sementes ou vegetativos para a propagação de íris. As sementes são colhidas no final do verão e secas. Você pode semeá-los no inverno ou na primavera. As fotos aparecerão rapidamente. Mas a planta florescerá apenas no 3-4 ano.
A divisão do rizoma é o método mais comum de propagação de íris do pântano. Eles são colhidos depois que as plantas floresceram. É necessário cortar o material com botões. É lavado e as peças danificadas são removidas. Pode ser guardado na geladeira ou na adega. Plantado na primavera em local selecionado e preparado.
Uso em paisagismo
As íris amarelas e azuis são apreciadas pelos designers por sua despretensão e decoratividade. Onde as espécies de flores de jardim não crescem bem, a íris do pântano criará raízes. É plantada em canteiros dispostos em várzeas. Combina bem com anuais. Ao selecionar flores por cor, você pode animá-las com variedades azuis e amarelas da cultura.
As íris em forma de cálamo ficam bem na água, perto de um lago artificial ou natural. Seus caules altos podem ser combinados com matagais de bergenia e zimbro.
As inflorescências brilhantes da planta em forma de sebe, na orla das zonas do local, agradam aos olhos.