O cultivo de flores atrai muitos residentes de verão. É muito difícil escolher entre a variedade apresentada pelos fabricantes. Antes de plantar algo, você precisa ler a descrição e as características. O hibisco do pântano é uma planta despretensiosa. Com os devidos cuidados, irá deliciar-se com a sua floração abundante por muito tempo.
- Descrição e características do hibisco do pântano
- Reprodução
- Regras de pouso
- Preparação de sementes
- Semeando mudas
- Escolhendo um local de pouso
- Transplante de mudas para local permanente
- Características de cuidar de hibiscos do pântano
- Temperatura e iluminação
- Regar, aplicar cobertura morta e fertilizar
- Formação e transplante de arbusto
- Inverno
- Doenças e pragas: métodos de controle
- Aplicações de plantas
Descrição e características do hibisco do pântano
Existem cerca de 300 espécies conhecidas de flores de hibisco. A variedade é apreciada pelos floricultores. A razão é que é cultivado em casa, em estufas e no jardim. Quando são criadas condições favoráveis, o hibisco do pântano abre grandes flores que agradam aos olhos o ano todo.
Características:
- 3 m de altura na natureza;
- excelente desenvolvimento do sistema radicular;
- folha em forma de coração;
- floração do início da primavera ao outono;
- tons de vermelho, lilás, violeta;
- uma flor permanece aberta por 1 dia e depois cai;
- diâmetro 15 cm;
- Após a queda da flor, forma-se uma caixa de sementes.
Depois de plantar hibiscos do pântano, o veranista entende que a colheita é despretensiosa e, se todos os requisitos forem atendidos, irá deliciá-lo com lindas flores.
Reprodução
Dois métodos são usados:
- estacas;
- sementes.
Primeira maneira:
- Corte galhos e coloque-os em areia molhada ou água.
- Eles estão esperando que as raízes apareçam.
- Posteriormente são plantadas em recipientes separados, vasos ou em local permanente.
- Transplantado para campo aberto em junho.
Segunda maneira:
- O material de plantio é embebido por 12 horas em estimulador de crescimento.
- Em seguida, semeie na mistura preparada.
- Cubra com polietileno e coloque em local aquecido e escuro.
- Após a germinação, coloque em uma janela ensolarada e cresça até formar a 3ª folha.
- Depois as mudas são plantadas separadamente.
Regras de pouso
É necessário plantar o hibisco corretamente, então ele florescerá e crescerá abundantemente. Seguir as recomendações irá ajudá-lo a obter uma planta forte.
Preparação de sementes
O cultivo adequado começa com a preparação do material de plantio. Para isso, as sementes são embebidas em estimulante. Após 12 horas na solução, seque.
Semeando mudas
Uma mistura nutritiva de solo é preparada e desinfetada regando com uma solução de permanganato de potássio.A composição é a seguinte:
- 4 partes de terreno gramado;
- 3 partes de solo foliar;
- 1 parte de húmus;
- 1 parte de areia de rio.
Uma camada de drenagem é formada na parte inferior. Use tijolo quebrado, argila expandida ou outro material semelhante.
Então eles fazem sulcos e plantam sementes neles. Eles são espalhados pela superfície e pressionados um pouco. Não há necessidade de polvilhar.
Os rebentos emergentes são regados cuidadosamente com água, evitando que as plantas sequem. O hibisco do pântano adora umidade. As plantas estão adaptadas a solos ligeiramente encharcados. O solo deve ser afrouxado periodicamente, o sistema radicular precisa de ar.
Escolhendo um local de pouso
Como o nome da subespécie sugere, o hibisco do pântano adora muita umidade. Plantado em um pântano. Se não existir tal local, eles são plantados perto de corpos d'água. Não deve haver sombra forte, pois as plantas precisam de luz solar.
Transplante de mudas para local permanente
No verão, a flor é plantada em terreno aberto. Para isso, as mudas cultivadas são plantadas a uma distância de 50 cm uma da outra. Húmus ou fertilizantes complexos são colocados no fundo do buraco.
Características de cuidar de hibiscos do pântano
Não basta apenas plantar plantas no solo, é preciso cuidar delas. A duração da floração, a abundância e o tamanho das flores dependem da forma correta de fazê-lo.
Temperatura e iluminação
A temperatura ideal para o crescimento e floração das plantas é +20-24 ⁰С. No inverno, quando cultivado em ambientes fechados ou em estufas, a temperatura é fixada em +17 ⁰С. Não deve cair abaixo de + 15 ⁰С, caso em que o hibisco começará a perder ovário e folhas.
As plantas precisam de luz difusa, pois os raios diretos do sol podem causar queimaduras. No verão há iluminação suficiente, no inverno é fornecida iluminação adicional.
Se não houver luz suficiente, o hibisco do pântano para de florescer.
Regar, aplicar cobertura morta e fertilizar
O hibisco do pântano precisa de água para um crescimento adequado e uma floração abundante. Portanto, é necessário garantir que as flores não sequem. A falta de umidade afeta as plantas. Ela perde botões e folhas.
A cobertura morta ajudará a reter a umidade do solo, para isso são utilizados resíduos vegetais, serragem e outros materiais disponíveis.
Os fertilizantes ajudam as plantas a formar botões de flores. Se houver falta de nutrientes no solo, as plantas param de crescer e de formar ovários.
Recomenda-se regar as plantas com fertilizantes contendo nitrogênio no verão. No inverno, o hibisco precisa de potássio e fósforo. Se você aplicar fertilizantes em tempo hábil, as plantas não ficarão doentes.
Formação e transplante de arbusto
A poda do arbusto é recomendada para estimular o crescimento adicional dos brotos nas plantas. Isso é bom porque as flores se formam nas pontas dos galhos.
O hibisco do pântano se forma a qualquer momento. Após a poda, recomenda-se dar descanso às plantas. Coloque em local escuro, limite um pouco a rega se forem cultivadas em vasos.
Responde positivamente ao beliscar. No início da primavera, a copa e as pontas dos brotos são removidas. Isso estimula o crescimento de brotos adicionais.
Os ramos que se estendem além da copa são encurtados. Forma-se uma planta bonita, uniforme e cuidada.
É aconselhável excluir todo o branch se ele:
- secou;
- é um broto de raiz;
- doente ou deformado;
- cresce dentro da coroa;
- cresce paralelo ao arbusto.
Ao realizar a formação, é necessário levar em consideração uma característica do hibisco. 3-4 ramos são removidos de cada vez, não mais.
As flores adultas são replantadas uma vez a cada 2-3 anos.É aconselhável replantar os jovens todos os anos. Ao mesmo tempo, tente não perturbar as raízes do hibisco. É replantado junto com um grande pedaço de terra. Em seguida, polvilhe o solo com uma mistura de nutrientes e regue com água.
Em um arbusto adulto, eles tentam renovar anualmente a camada superior do solo.
Inverno
O hibisco do pântano é famoso por sua natureza amante do calor. Mas, apesar disso, tolera bem o inverno. Para uma flor, basta que o sistema radicular esteja coberto de neve. Mas, para protegê-lo, os floricultores cobrem-no com uma espessa camada de cobertura morta para o inverno. Isso protege do congelamento e do frio.
Para preservar a variedade, os veranistas preferem cultivá-la em vasilhames. Em seguida, as flores são guardadas em quartos quentes durante o inverno até a primavera. Se a planta foi cultivada no solo, ela é cuidadosamente desenterrada com um pedaço de terra e colocada em uma banheira. Também é instalado para armazenamento em uma sala quente.
Os arbustos jovens precisam de cuidados cuidadosos e preparação de qualidade para o inverno. Quanto mais velha a flor, menos atenção exige o inverno da cultura.
Doenças e pragas: métodos de controle
O hibisco tem alta imunidade, basta seguir as exigências da tecnologia agrícola e a planta não adoece. Um problema comum é a supersaturação do solo com nitrogênio. Estimula o crescimento da massa verde, enquanto praticamente não há flores.
O solo salgado é caracterizado pela queda das folhas por baixo. As plantas respondem mal às correntes de ar, esgotamento do solo, seca e alagamento.
Se houver pragas ou doenças nos arbustos próximos, o hibisco pode adoecer. Para prevenção, os floricultores são aconselhados a seguir rigorosamente todos os requisitos da tecnologia agrícola. Na primavera, as plantas são tratadas com produtos químicos. Use apenas se não houver frutas ou frutos silvestres nas proximidades.
Se o hibisco não florescer por muito tempo, o motivo pode ser a aplicação de muito fertilizante. É aconselhável reduzir a quantidade de fertilização. A podridão se desenvolve em uma sala úmida. Recomenda-se reduzir a umidade e fornecer luz solar.
Os ácaros ou cochonilhas podem prejudicar as plantas. Para eliminá-los, o arbusto é borrifado com água e sabão e álcool.
Aplicações de plantas
O plantio de hibiscos do pântano é praticado como decoração de jardim. Se você plantar plantas em recipientes, elas decoram o quintal e as instalam perto de prédios. Na Rússia e na Ucrânia, todas as partes das plantas são utilizadas para fins cosméticos e de saúde. Folhas e flores são utilizadas no preparo de chás benéficos ao corpo humano.
O hibisco do pântano é fácil de cuidar. Se seguir as exigências da tecnologia agrícola, o veranista receberá uma planta bonita e útil para sua casa e jardim. Uma variedade de tons de cores irá ajudá-lo a criar belas composições.