A floração Cleome, cujo cultivo não causa dificuldades mesmo para os jardineiros novatos, é uma representante da família Cleome. Em condições naturais, a planta vive em qualquer área onde predomine um clima temperado e quente. Devido à aparência incomum das inflorescências, os alemães chamavam cleome de planta aranha. O período de floração vai de junho a setembro. As flores desabrochando enchem o jardim com um aroma incomum.
- Descrição geral da flor
- Tipos e variedades de cleome
- Nuances do cultivo
- Solo e recipiente
- Regras de pouso
- Cuidados com mudas
- Transplante
- Cuidados adicionais com Cleome
- Regras de rega
- Alimentação e fertilizante
- Inverno
- Métodos de proteção contra doenças e pragas
- Propagação de flores
- O uso da cultura decorativa no paisagismo
Descrição geral da flor
Cleome atinge a altura máxima de 1 m.As inflorescências na parte superior possuem 4 pétalas com longos estames. O pincel atinge 20 cm de diâmetro e, durante a temporada, novas inflorescências se formam nas pontas. As placas de folhas são coletadas em leque, cada uma com 7 folhas. No final da estação de crescimento, o caule da planta torna-se lenhoso e formam-se vagens com sementes.
A gama de cores das inflorescências cleome é muito diversificada e original. Às vezes, várias cores são combinadas em um botão. A planta é muito utilizada em paisagismo e combina bem com outras flores exóticas. É utilizado para cortar e organizar buquês.
Tipos e variedades de cleome
Os produtores domésticos de flores têm a oportunidade de cultivar apenas duas variedades de plantas exóticas:
- Cleome espinhoso;
- Cleome de Hassler.
Praticamente não há diferenças entre eles. Novas variedades são obtidas através do cruzamento dessas variedades. Por sua vez, diferem entre si apenas na cor das inflorescências. As variedades mais populares são:
- Helen Campbell;
- Rainha Rosa;
- Cusen rosa gigante;
- Lavanda Espumante;
- Rainha Cereja;
- Salpicos de champanhe;
- Cachoeira colorida.
Nuances do cultivo
Cleome tem um longo período de cultivo, então os jardineiros a cultivam com mudas. Se você semear imediatamente em terreno aberto, a floração ocorrerá mais tarde, mas o cultivo de mudas exigirá menos esforço e tempo.
Solo e recipiente
Para cultivar cleome, prepare uma mistura nutritiva de solo fértil de jardim, composto e areia. As proporções são 2:2:1. O recipiente para a semeadura é escolhido com 15 cm de profundidade e o material com que é feito pode ser qualquer.
Regras de pouso
Cultivar cleome a partir de sementes não é tão difícil. Você precisará encher recipientes adequados com uma mistura nutritiva de solo e espalhar uma pequena quantidade de cinza de madeira sobre eles. As sementes pré-embebidas são plantadas a uma profundidade de 1 cm e levemente polvilhadas com terra. Por cima é colocada uma fina camada de composto, que não só servirá como fertilizante adicional, mas também acelerará o processo de germinação das sementes.
As lavouras são regadas com borrifador, cobertas com vidro ou celofane e encaminhadas para local aquecido e bem iluminado.
Cuidados com mudas
Após o surgimento dos primeiros brotos de cleome, é necessário cuidar bem deles. As plantas precisam ser regadas abundantemente, mas raramente. Isso é feito à medida que a camada superior do solo seca. A umidade excessiva prejudica as mudas jovens e promove o desenvolvimento de doenças fúngicas. Recipientes com cleomas são colocados em uma janela bem iluminada e, à noite, iluminação adicional é fornecida com fitolampos.
Para evitar danos ao sistema radicular por bactérias patogênicas, as mudas são regadas uma vez com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Após a formação de um par de folhas verdadeiras nos cleomas jovens, as plantas são plantadas em copos separados. O procedimento é realizado com o máximo de cuidado possível, enterrando as mudas no solo até as folhas inferiores. Para garantir que cresçam uniformemente, eles são constantemente virados de lados diferentes em direção ao sol.
Transplante
Cleome é plantada em campo aberto em maio, quando a ameaça de retorno das geadas da primavera já passou completamente. O canteiro é preparado com antecedência com adição de composto. A distância entre as plantas é deixada de 35 a 40 cm, antes do transplante são pulverizadas com estimulador de crescimento.
Cuidados adicionais com Cleome
Cuidar do cleome envolve procedimentos padrão para jardineiros, mas eles possuem certos recursos com os quais você deve se familiarizar com antecedência.
Regras de rega
Cleomes são plantas que gostam de umidade, mas não toleram água estagnada na área. A rega é realizada apenas em climas quentes e secos. A flor tolera normalmente a seca de curta duração, mas o excesso de umidade leva não só à deterioração das qualidades decorativas, mas também ao desenvolvimento de doenças fúngicas e à morte de toda a planta.
Alimentação e fertilizante
A alimentação deve ser feita conforme necessário. Nos primeiros estágios de desenvolvimento, os floricultores usam preparações complexas contendo nitrogênio como fertilizantes. Assim que os botões começam a se formar, o cleome é alimentado com preparações de potássio e fósforo. Eles são aplicados uma vez a cada 14 dias. Se a flor estiver enfraquecida, recomenda-se o uso de suplementos minerais, reduzindo em 2 vezes a dose recomendada. A solução é pulverizada nas folhas de cleome pela manhã ou à noite para evitar queimaduras.
Inverno
No clima da zona intermediária, o cleome é cultivado anualmente. Após o murchamento dos botões, as sementes devem ser coletadas e a própria planta retirada do solo pelas raízes e descartada. Depois disso, é recomendável desenterrar o canteiro para destruir pragas e ervas daninhas.
Nas regiões do sul, a cleome pode ser cultivada como planta bienal. Para isso, no outono, os botões murchados são cortados e é fornecido um abrigo de material especial. Se você não tiver um em mãos, use galhos de abeto, folhas caídas e feno. Sob nenhuma circunstância você deve cobrir a flor com celofane.
Métodos de proteção contra doenças e pragas
Cleome exala um odor específico e pouco agradável, por isso os insetos-praga o evitam. Por este motivo, é aconselhável plantar a flor perto de cercas ou como sebe. A planta possui alta imunidade a doenças. A única coisa que Cleome costuma sofrer é o apodrecimento da parte subterrânea.
Tal incômodo ocorre devido à ocorrência próxima de águas subterrâneas ou irrigação excessiva.
Se aparecerem cleomas no local com sinais de doença ou podridão radicular, eles devem ser descartados imediatamente. Os espécimes adultos não podem ser replantados. As plantas sãs são tratadas com fungicida, o regime de irrigação é revisto e são analisados os motivos que podem levar a consequências negativas para o cleome.
Propagação de flores
Cleome se reproduz exclusivamente por sementes. Você mesmo pode montá-los ou adquiri-los em uma loja especializada. A semeadura é feita no outono ou na primavera. O método de cultivo com mudas é preferível, mas é permitido semear as sementes diretamente no canteiro.
O uso da cultura decorativa no paisagismo
Sua aparência espetacular torna o cleome cada vez mais popular não apenas entre os floricultores comuns, mas também entre os paisagistas. Combina bem com outras plantas. Você pode cultivar uma flor exótica ao lado de plantas perenes ou anuais. Caules altos com lindas inflorescências esféricas podem facilmente esconder uma área mal cuidada ou uma cerca feia.
Se a dona de casa estiver apenas arrumando a área, uma tela feita de cola ajudará a esconder a bagunça de olhares indiscretos e dará à área uma aparência bem cuidada. Ao decorar canteiros de flores, esta planta é plantada em segundo plano e flores de baixo crescimento são colocadas em primeiro plano.As inflorescências brilhantes ficam lindas no fundo de botões com tons frios.