Clematis Princess Diana tem flores de formato único e folhagem exuberante. Uma poderosa videira é plantada próximo a gazebos, terraços e sebes. O híbrido é fácil de propagar. Não é difícil de cuidar, e é por isso que os floricultores russos adoram. É cultivado em diferentes zonas climáticas.
- História da seleção
- Descrição e características da clematite Diana
- Vantagens e desvantagens da cultura
- Características do cultivo de flores
- Datas de desembarque
- Preparando o site
- Seleção e preparação de material de plantio
- Processo de plantio
- Cuidados adicionais
- Rega
- Cobertura
- Cobertura morta e afrouxamento
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Abrigo para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Usando Diana em paisagismo
História da seleção
Os produtores de flores cultivam Clematis Princess Diana desde 1984. Foi criado na Inglaterra e recebeu o nome de Lady Diana. O autor do híbrido é Barry Fretwell. Durante a hibridização, ele utilizou representantes do grupo Clematis texensis. Estas variedades apresentam um formato de flor original que lembra uma tulipa.
Outras variedades deste grupo são populares entre os jardineiros amadores:
- Odoriba;
- Étoile Rosa;
- Lourenço
Eles diferem apenas na cor das pétalas. Todos se adaptam bem a qualquer zona climática. Eles não têm medo do calor ou das baixas temperaturas. As variedades Clematis texensis pertencem ao 3º grupo de poda.
Descrição e características da clematite Diana
A princesa híbrida Diana floresce longa e abundantemente. Os botões florescem de julho a setembro. As flores têm formato de funil, semelhante a uma tulipa. A cor das pétalas pontiagudas é rosa brilhante, a cor dos estames é amarelo brilhante, branco ou creme. As flores da videira são bastante grandes. Seu diâmetro é de 5 a 7 cm e estão todos direcionados para cima.
Botões de flores se formam nos brotos deste ano. Eles florescem do final de junho a outubro. Poda híbrida de 3ª classe, todos os rebentos são cortados para o inverno. Durante a temporada, os novos crescem de 1,5 a 2,5 m de comprimento.A Clematis Princesa Diana pode ser cultivada em regiões da 4ª zona de robustez invernal. A parte subterrânea da planta perene não congela a -35 °C.
Vantagens e desvantagens da cultura
Clematis Princess Diana tem uma desvantagem. A perene não é resistente a doenças fúngicas. Existem várias vantagens:
- robustez do inverno;
- floração longa;
- flores originais;
- Não há requisitos especiais de solo ou cuidados.
Características do cultivo de flores
Liana Princesa Diana, plantada com amor e de acordo com as regras, vive muito. No verão ela decora o jardim com suas flores brilhantes.
Datas de desembarque
As mudas da Princesa Diana são plantadas em local permanente na primavera e no outono. O momento exato depende das condições climáticas da região.
Região | Prazo | |
Outono | Primavera | |
Norte do Cáucaso | Outubro (início do mês) | Abril (início do mês) |
Região de Krasnodar | ||
Região de Leningrado | Agosto (final do mês), Setembro (início do mês) | Poderia |
Sibéria | ||
Urais | ||
Pista do meio | Setembro (até meados do mês) | Abril (final do mês), maio (início do mês) |
região de Moscow |
Preparando o site
A zona radicular da clematite deve ficar à sombra e a parte aérea deve ser iluminada pelo sol pelo menos 5 horas por dia. Para a princesa Diana, áreas localizadas em terras baixas, com correntes de ar ou à sombra não são adequadas. As plantas perenes não podem ser plantadas ao longo das paredes de uma casa se não houver drenagem no telhado. O solo precisa ser solto, fértil, neutro ou levemente ácido.
Seleção e preparação de material de plantio
Para o iniciante, é melhor comprar uma muda em vasilhame. Ele vai se adaptar bem. As datas de plantio não desempenham um grande papel. Ao adquirir uma muda Princesa Diana com raízes abertas, avalie:
- estado das raízes;
- aparência do(s) broto(s);
- a presença de botões dormentes.
A ausência de danos mecânicos é uma condição importante. O material de plantio é armazenado em local fresco.
Processo de plantio
Para preencher o buraco, prepare uma mistura de húmus e terra de jardim na proporção de 1:1. É preenchido com superfosfato e farinha de dolomita. Por 2 baldes eles gastam:
- 150 g de superfosfato;
- 400 g de farinha de dolomita.
As dimensões das covas de plantio são 60 * 60 * 70 cm e são cavadas a menos de 30 cm do suporte ou cerca. O fundo é coberto com brita, tijolo quebrado ou uma mistura de ambos. Para evitar a estagnação da água, mantenha uma espessura de 20 cm.
Mudas com sistema radicular aberto são colocadas em um pequeno monte, que é colocado no centro da cova de plantio. Está coberto com a mistura fértil preparada. O colo da raiz está enterrado. Após o plantio, deve estar a uma profundidade de 10 cm, devendo haver um suporte próximo à videira, sua altura ideal é de 1,5-2 m.
Cuidados adicionais
O cuidado é simples, mas requer uma abordagem sistemática. Somente se todas as atividades forem realizadas, a clematite Princesa Diana floresce profusamente e por muito tempo no verão.
Rega
Se a planta não tiver umidade, as flores e folhas ficam menores e caem. Perde o efeito decorativo. As vinhas jovens são regadas pelo menos uma vez por semana. Em clima quente e seco com mais frequência - uma vez a cada 5 dias. A necessidade de rega surge quando o solo seca a 20 cm de profundidade.
Cobertura
No primeiro ano de vida a videira não é alimentada. A partir do segundo ano, os nutrientes são adicionados anualmente:
- no início da primavera - fertilizantes contendo nitrogênio (uréia, nitrato de amônio) e leite de cal;
- quando aparecem os botões - gorduras contendo potássio;
- no outono (após a floração) - superfosfato;
- fertilizante complexo para clematis - no final do outono.
Cobertura morta e afrouxamento
A princesa Diana gosta que o solo ao redor do arbusto seja úmido. Para criar condições confortáveis para a planta, a zona radicular é coberta com turfa, húmus e composto. Para fornecer acesso de oxigênio às raízes, o solo é solto após a rega (chuva).
Aparar
Os brotos das videiras são cortados no outono. Restam tocos pequenos com 10-15 cm de altura.Nas regiões do sul, se quiserem floração precoce, sobram 1-2 rebentos fortes. No verão, a poda estimula a floração abundante. Remova as pontas desbotadas dos brotos.
Preparando-se para o inverno
Quando os meteorologistas prevêem a primeira geada, o arbusto da princesa Diana fica rachado. Ao redor dos tocos forma-se um monte de 10-15 cm de altura que protegerá a planta perene das primeiras geadas. O solo ao redor do arbusto é borrifado com uma solução fungicida e polvilhado com cinzas. Esta é a prevenção de doenças fúngicas.
Abrigo para o inverno
Os floricultores dos Urais e da Sibéria não se privam do prazer: cultivam clematites da Princesa Diana em seus terrenos. Para proteger contra geadas severas, um abrigo seco ao ar é construído sobre plantas perenes:
- instalar uma moldura com 40 cm de altura (caixas, arcos);
- coloque material isolante (filme, espuma de borracha, esteiras de junco).
O abrigo é instalado quando a temperatura atinge temperaturas abaixo de zero à noite.
Proteção contra doenças e pragas
O híbrido é resistente aos patógenos do oídio, mas pode sofrer de outros tipos de fungos. A videira deve ser protegida da murcha (murcha de verticillium):
- na primavera regar o solo ao redor do arbusto com solução de Previcura, adicionar 25 ml do produto a 10 litros de água;
- Pulverize os brotos em crescimento com uma solução de sulfato de cobre a 3%;
- Polvilhe a zona radicular e o solo com cinzas.
Se aparecerem manchas marrons nas folhas no verão, o arbusto é borrifado com oxicloreto de cuprum. No final do verão e outono, são tratados com sulfato de cobre contra cilindrosporiose e ascoticose.
Métodos de reprodução
A Princesa Diana é propagada vegetativamente. O velho arbusto é rejuvenescido com a divisão dos rizomas. No outono eles desenterram, dividem a raiz em partes, deixando 1 a 2 botões em cada divisão. Na primavera, quando a videira produz rebentos jovens, ela é propagada por estratificação:
- cavar um sulco raso;
- eles colocaram o broto nele;
- fixado;
- O sulco é coberto com terra quando o broto brota brotos de 10 cm de comprimento.
No verão, as pontas dos brotos são pinçadas. Um ano depois, as vinhas enraizadas são separadas da mata-mãe e transplantadas para um novo local.
No final de maio e início de junho, o híbrido Princesa Diana é propagado por estacas. Cada planta deixa 2 botões e um entrenó. O material é enraizado em solo fértil, que é colocado em um recipiente, vidro ou em uma crista.
Usando Diana em paisagismo
O cipó é utilizado como elemento de composições de jardins verticais. A princesa Diana decora gazebos, terraços e disfarça áreas de trabalho no local. Se a paisagem tiver terreno complexo, o híbrido é usado como planta de cobertura do solo.
Clematis Princess Diana é plantada no centro dos arranjos de jardins de flores. As plantas anuais são plantadas ao redor das vinhas. Eles cobrem a parte inferior do arbusto, criando uma sombra útil, e escondem os brotos expostos abaixo.