Clematis é usada para decorar sebes, paredes de casas, terraços ou gazebos. Esses arbustos do tipo liana aderem facilmente ao suporte e crescem rapidamente na superfície. Aqueles que cultivam clematis em seu jardim escolhem variedades zoneadas para uma zona climática específica. A resistência à geada da variedade clematis, chamada Blue Angel, permite seu cultivo em qualquer região do país.
- Descrição e características da variedade clematis Blue Angel
- Grupo de corte
- Os principais aspectos positivos e negativos da variedade
- Sutilezas de cultivo
- Seleção e preparação de um local de pouso
- Preparação de mudas
- Regras de pouso
- Como cuidar da cultura
- Rega e fertilizantes
- Cobertura morta e afrouxamento
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Controle de doenças e pragas
- Métodos de propagação de flores
- Exemplos em paisagismo
Descrição e características da variedade clematis Blue Angel
A variedade Blue Angel foi criada por criadores poloneses no segundo semestre de 1989. Foi nomeado Anjo Azul devido ao tom azul-celeste de seus botões.
Grandes botões com 6 pétalas florescem em uma videira que atinge 4 metros. O diâmetro das inflorescências é de 14 a 15 centímetros. A variedade pertence a variedades de floração tardia, as inflorescências são formadas exclusivamente nos brotos formados na estação atual.
Características da variedade Blue Angel:
- a presença de estames amarelos brilhantes que se destacam no fundo azul das pétalas;
- ausência completa de aroma;
- resistência a baixas temperaturas - o arbusto pode suportar temperaturas abaixo de -30 graus;
- floração estável e longa de julho a outubro;
- facilidade de atendimento;
- a capacidade de se adaptar rapidamente a novas condições.
Grupo de corte
Especialistas compartilham variedades de clematite em vários grupos de corte. A classificação é baseada nas características de aparência dos botões da primavera.
Blue Angel – clematis 3 grupos de poda. Isso significa que o arbusto precisa de uma poda completa de outono após a floração. Esta técnica tem diversas vantagens:
- promove cuidados mais facilitados no período pré-inverno;
- garante floração abundante e estável na próxima temporada;
- permite reduzir o território da área destinada à cultura devido à destruição total das vinhas.
Clematis 3 grupos as podas só podem florescer nos brotos atuais - esse recurso é muito procurado pelos produtores de flores que são forçados a cultivar flores, levando em consideração as geadas precoces no outono e o início tardio do calor no verão.
Os principais aspectos positivos e negativos da variedade
As vantagens da variedade Blue Angel, além da floração prolongada e abundante, estão relacionadas a características de qualidade que facilitam o cuidado:
- resistência ao gelo;
- resistência à seca;
- imunidade a doenças fúngicas;
- estabilidade de floração;
- a capacidade de aumentar rapidamente a massa verde na primavera.
Os jardineiros consideram que as desvantagens da variedade são seu sistema radicular mole, que é sensível à rega excessiva. A umidade excessiva do solo leva ao desenvolvimento de processos de apodrecimento, que afetam o estado geral da planta.
Sutilezas de cultivo
A despretensão da clematite Blue Angel não exclui o cumprimento das regras de cuidado. No planejamento do plantio, é necessário levar em consideração as necessidades da clematite para o local, além de estabelecer um cronograma de rega adequado.
Seleção e preparação de um local de pouso
Clematis Blue Angel cresce em áreas ensolaradas, mas precisa de sombra. A melhor opção é plantar a variedade ao longo de sebes, terraços e junto às paredes das casas. Graças a esta vizinhança, consegue-se um equilíbrio entre a presença de luz e sombra para a cultura.
Para o crescimento total, a clematite desta variedade requer suporte adicional.
As vinhas envolvem-se tenaz e rapidamente nos talhões e crescem não só em altura, mas também em largura.
Preparação de mudas
Mudas que apresentam pelo menos um novo broto no caule são adequadas para o plantio na primavera. Para aumentar a capacidade de formar raízes, a clematite é imersa em uma solução antes do plantio com a adição de um estimulador de crescimento radicular.
Referência! Uma planta adquirida em um viveiro que possui sistema radicular fechado, após o plantio, enraíza muito mais rápido do que aquelas que possuem sistema radicular aberto.
Regras de pouso
As mudas são plantadas a uma distância não superior a 1 metro uma da outra. Para o plantio, prepare uma cova com 60 centímetros de profundidade. Uma camada de drenagem é colocada no fundo do buraco e depois coberta com terra. Após instalar a muda, cave o suporte e preencha o buraco com terra.
O solo não é preenchido até a borda, pois após o plantio a clematite exige cobertura obrigatória, cuja camada deve ser de 5 a 8 centímetros.
Como cuidar da cultura
Após o plantio, é necessário prever um cronograma de rega, afrouxamento e fertilização da cultura, então a clematite ganhará rapidamente massa verde e irá deliciar-se com uma floração abundante na segunda quinzena de julho.
Rega e fertilizantes
Regue a clematite conforme necessário. Se a temperatura do ar subir, o número de regas duplica. Ao mesmo tempo, certifique-se de que o sistema radicular não esteja umedecido demais.
Durante o período de adaptação, a clematite não é alimentada, então os fertilizantes são aplicados de acordo com o cronograma:
- ao cultivar hortaliças, adicione fertilizantes nitrogenados;
- durante a brotação, alimente com potássio;
- após a floração, são adicionadas misturas minerais combinadas.
Cobertura morta e afrouxamento
Clematis precisa de cobertura morta completa. Para fazer isso, a casca triturada é adicionada ao círculo ao redor do caule principal. A cobertura morta ajuda a reter a umidade e reduzir a quantidade de rega. A cobertura morta protege o sistema radicular durante o período quente, quando a videira está focada na formação de brotos e brotação.
O afrouxamento é uma etapa importante no cuidado da clematite dessa variedade. O fornecimento de oxigênio adicional promove um crescimento radicular mais intenso.
Aparar
A poda completa de outono é uma condição obrigatória para o cultivo. Após a floração, as vinhas são cortadas até ficarem 20 centímetros acima do nível do solo. Flagelos com botões desbotados são queimados.A poda completa contribui para um inverno mais bem-sucedido do arbusto e também rejuvenesce a planta. Após a poda completa de outono, a clematite floresce novamente em novos caules e brotos.
Preparando-se para o inverno
Para minimizar o risco de congelamento do sistema radicular, a clematite é coberta com palha antes do inverno. A camada de palha não deve ter menos de 10 centímetros. Jardineiros experientes recomendam cobrir o arbusto que sobrou após a poda no primeiro inverno. Para cobertura, use estopa ou tecido não sintético.
Controle de doenças e pragas
Clematis são frequentemente atacados por roedores. Pequenas pragas roem as raízes da planta durante os períodos de frio e fome, quando os arbustos já começam a entrar no período de dormência de inverno. Para evitar ataques, os proprietários costumam usar armadilhas especiais instaladas perto das plantações. Outro método de reparar danos é instalar uma rede ao redor da clematite.
A variedade Blue Angel é resistente a doenças. As infecções fúngicas ameaçam as plantações apenas se as regras de irrigação não forem seguidas. A umidade excessiva das raízes torna o sistema vulnerável, ele fica infectado com podridão cinzenta e morre gradativamente.
Métodos de propagação de flores
A variedade Blue Angel é geralmente propagada pela divisão do arbusto. O plantio com sementes ou escavação de mudas não produz brotos completos. A divisão do arbusto é realizada na primavera ou no outono, separando uma planta adulta madura do caule crescido da mãe. Depois é plantada de acordo com todas as regras de plantio de clematite e deixada para adaptação. Após um período de adaptação, a clematite é totalmente podada no outono para observar a floração de um novo arbusto adulto no ano seguinte.
Referência! A taxa de germinação das sementes de clematite é de 40%.
Exemplos em paisagismo
Os paisagistas de terrenos residenciais e chalés de verão adoram a clematite por sua despretensão, versatilidade e capacidade de substituir diversos tipos de culturas de flores. Tradicionalmente, a variedade Blue Angel é plantada para:
- decorações em arco;
- entrelaçar um terraço ou mirante nas profundezas do jardim;
- camuflar a cerca em todo o perímetro;
- decorações da varanda.
A variedade Blue Angel também é utilizada para plantio em suporte solo, que se adapta bem ao desenho envolvente. A condição para esta técnica é a utilização de um suporte com altura superior à altura máxima da videira.
Uma técnica comum é combinar diversas variedades ao mesmo tempo. Diferentes épocas de brotação permitem criar o efeito de floração em cascata em toda a área.
A variedade Blue Angel é combinada com rosas trepadeiras, madressilva e capim-limão. É pitoresco rodeado por árvores coníferas. Os designers recomendam o uso de combinações com abeto cinza ou azul.