O crisântemo de jardim é uma planta composta da família Asteraceae. Possui um longo período de floração e excelentes qualidades decorativas. São conhecidas várias espécies, algumas das quais crescem durante vários anos e outras são culturas anuais. Muitas vezes você pode ver avencas de crisântemo (piretro) em algumas áreas. Esta planta perene despretensiosa é apreciada pelos floricultores porque fica bem tanto em um canteiro quanto em um buquê. Além disso, a flor possui propriedades medicinais.
- Descrição e recursos
- Variedades populares
- Schneebal
- Virgem
- Silbeoteppich
- Bola de neve
- Duplo Branco
- Ourobal
- Bola dourada
- Estrelas brancas
- Crescendo por meio de mudas
- Preparando o recipiente e o solo
- Temperatura
- Como plantar
- Escolhendo
- Endurecimento
- Plantar em terreno aberto
- Selecionando um local
- Requisitos do solo
- Prazos
- Esquema de plantio
- Regras de cuidado
- Rega
- Cobertura
- Capina e afrouxamento
- Preparando-se para o inverno
- Reprodução
- Sementes
- Estacas
- Doenças e pragas
- Septória
- Ferrugem
- Oídio
- Nematóide de folha
- Ácaro aranha
- Use no design
Descrição e recursos
O berço do crisântemo virgem é o norte da China. A planta possui diversas variedades. A floração começa em junho e continua até as primeiras geadas. Nesse período, a planta é um arbusto altamente ramificado com altura de 20 a 80 centímetros, coberto por muitas pequenas inflorescências brancas de até 3 centímetros de diâmetro. Dependendo da variedade, as flores têm o formato de bolas duplas ou semiduplas, lembram flocos de neve, flocos de neve ou são coletadas em inflorescências volumosas. A planta possui um agradável aroma amargo.
Na medicina popular, infusões de avenca de crisântemo são utilizadas como analgésico, antiinflamatório e antipirético.
Variedades populares
Existem muitas variedades de crisântemo feminino, cada uma com seu próprio tom de inflorescência, altura do caule e formato da coroa.
Schneebal
Schneebal é uma variedade de baixo crescimento, atingindo altura não superior a 20 centímetros. Possui flores duplas de tons brancos ou amarelados e núcleo verde. A copa do arbusto tem formato esférico com diâmetro de até 25 centímetros.
Virgem
Planta alta com caule que chega a 80 centímetros. Possui pequenas flores duplas brancas, de até 1,5 centímetros de diâmetro.
Silbeoteppich
Esta variedade possui inflorescências pequenas e duplas brancas.
Bola de neve
Planta de flor pequena, suas inflorescências têm formato redondo, o núcleo branco como a neve é envolvido por uma espécie de saia de pétalas curtas. Distingue-se pela floração exuberante.O nome da variedade é justificado pelo formato da coroa, que lembra grandes globos de neve.
Duplo Branco
Uma planta arbustiva com pequenas flores brancas em forma de botão. A altura do caule não ultrapassa 25 centímetros.
Ourobal
Pequenos arbustos globulares com flores duplas, com 2,5 centímetros de diâmetro. A altura do arbusto é pequena - apenas 35 centímetros.
Bola dourada
Planta baixa com inflorescências duplas esféricas de tonalidade branca ou amarelada. Cada flor é decorada com uma saia de renda.
Estrelas brancas
Planta de rápido crescimento com arbustos ramificados de até 25 centímetros de altura. Possui flores duplas. As inflorescências apicais formam uma bela coroa exuberante.
Crescendo por meio de mudas
Donzelas de crisântemo é uma planta perene, mas costuma ser usada como cultura anual. Cultivar uma planta anual é muito mais fácil, embora floresça mais tarde. Uma planta perene invernada com brotos secos do ano passado não parece muito esteticamente agradável. A planta anual possui caules verdes frescos e uma exuberante coroa branca como a neve.
Preparando o recipiente e o solo
As mudas são cultivadas em caixas especialmente preparadas para esse fim. Você pode comprar terra em uma floricultura ou fazer você mesmo. Para fazer isso, misture partes iguais de solo de jardim, turfa e húmus. Os recipientes são preenchidos com esta mistura, tendo previamente colocado no fundo uma camada de drenagem em forma de seixos ou argila expandida.
Temperatura
A germinação deve ocorrer em ambientes fechados, a uma temperatura de 23-25 graus Celsius. Após o surgimento dos primeiros brotos, as caixas são colocadas em local mais fresco e cultivadas em temperatura de 15 a 18 graus Celsius. Isto é necessário para evitar um forte estiramento dos rebentos.
Como plantar
As sementes são semeadas para o cultivo de mudas no final de março ou início de abril.Depois de preparados os recipientes, enterre a semente no solo a uma distância de 1 centímetro, após umedecê-la. Em seguida, as plantações são cobertas com filme, vidro ou colocadas em saco plástico para criar condições de estufa.
O solo deve estar sempre umedecido. Mas é recomendável embeber não com rega, mas sim com pulverização, para que as sementes não se aprofundem. Para uma boa germinação você precisa de:
- ventilação regular da sala;
- boa iluminação para plantas.
Escolhendo
Aproximadamente 2 semanas após a germinação das mudas, com aparecimento de 4 folhas desenvolvidas, é realizada a colheita - plantio em vasos separados. Antes de iniciar o procedimento, umedeça abundantemente o solo. Após finalizar, pulverize os brotos com estimulador de crescimento (Epin ou Zircon). Isso reduzirá o período de sobrevivência das plantas.
Endurecimento
10-14 dias antes do transplante das mudas para campo aberto, o endurecimento é realizado expondo os vasos ao ar livre.
Plantar em terreno aberto
Antes do plantio em campo aberto, é feito um preparo cuidadoso. Escolha um local para plantar, melhore a qualidade do solo.
Selecionando um local
O crisântemo solteiro adora luz, então escolha um local para ele em uma elevação, iluminado pelo sol a maior parte do dia. Neste caso, a planta deve estar localizada a sotavento. Os ventos frequentes afetam negativamente as qualidades decorativas das plantas.
Requisitos do solo
O crisântemo se sente confortável em solo bem aquecido e com cal. O ar deve fluir para as raízes em quantidades suficientes, então você precisa pensar em um sistema de drenagem. Além disso, o solo precisará ser afrouxado periodicamente. O solo é preparado no outono: é desenterrado, fertilizado e corrigido.
Prazos
As plantas podem ser plantadas em terreno aberto somente quando houver confiança de que a geada não retornará.Na Rússia central, isso ocorre aproximadamente em meados de maio.
Esquema de plantio
Determinado o local de plantio, faça covas a uma distância de 23-25 centímetros entre si. Os buracos são eliminados com uma solução aquosa do estimulador de formação de raízes Kornevin (3 gramas do produto para cada 3 litros de água). As plantas devem ser colhidas junto com um pedaço de terra e enterradas no solo junto com as folhas dos cotilédones (1,5-2 centímetros abaixo do nível do solo).
Com este método, um belo e exuberante arbusto será formado.
Regras de cuidado
A planta não requer cuidados complexos. Além das medidas usuais de regar, soltar o solo, capinar, é necessário retirar inflorescências desbotadas. Isso ajudará a manter a bela forma esférica da coroa.
Rega
A rega não deve ser muito frequente, pois o crisântemo não tolera solo encharcado. A frequência de rega aumenta apenas em verões quentes e na ausência de precipitação. O crisântemo feminino também requer mais umidade durante o período de crescimento ativo e floração.
Cobertura
As plantas são fertilizadas 3 vezes por temporada. A primeira aplicação de fertilizantes é feita três semanas após o plantio (tomar um preparado à base de nitrogênio amoniacal). A segunda alimentação é feita duas semanas antes da floração e a terceira no outono, no final do período vegetativo (são utilizados fertilizantes minerais complexos). Este esquema irá garantir uma floração longa e amigável.
Capina e afrouxamento
Após a rega, o solo úmido deve ser solto para uma boa respirabilidade. Ao mesmo tempo, são removidas ervas daninhas e restos de plantas nos quais patógenos e parasitas podem viver. Depois disso, é feita a cobertura morta - cobrindo o solo úmido nas raízes com uma camada de cobertura morta (casca de árvore, serragem, feno).
Preparando-se para o inverno
A donzela do crisântemo pertence às culturas que hibernam no solo. No preparo de uma planta para o inverno, logo após o início do frio, ela é podada, deixando brotos de 14 a 15 centímetros. Os arbustos aparados são cuidadosamente amontoados e polvilhados com terra. Em seguida, as plantas são cobertas com ramos de abeto ou serragem.
Reprodução
As plantas são propagadas por sementes ou estacas.
Sementes
O momento de introdução das sementes no solo varia de acordo com a forma como se pretende semear em campo aberto. Em março são semeadas em estufas para o cultivo de mudas e em maio são semeadas diretamente em campo aberto.
Existem vantagens no método de semear em terreno aberto:
- a adaptação das mudas ao ambiente externo é muito mais fácil;
- as plantas não precisam ser replantadas, o que significa que não há risco de danos às raízes.
Sulcos ou buracos rasos são feitos no solo a uma distância de 30-40 centímetros um do outro. Coloque 3 sementes em um buraco de cada vez. Eles estão cobertos de terra e regados. Antes dos primeiros brotos, pode-se cobrir com filme, criando condições de estufa. Após o fortalecimento das mudas, elas são desbastadas, deixando um broto em cada cova. Após mais 10 dias, é feita a primeira alimentação.
Estacas
As estacas são outra forma de propagar plantas perenes. Os arbustos invernados destinados a estacas são plantados em uma estufa e frequentemente regados para que os brotos se tornem mais poderosos. No final de março, são cortadas, plantadas em caixas com mistura de nutrientes composta por terra, húmus, areia e cobertas com filme. Após o enraizamento (após um mês) são transplantados para terreno aberto.
Doenças e pragas
Para o crisântemo solteiro, os principais perigos são as infecções fúngicas que afetam as plantas devido ao alagamento e à má ventilação.
Septória
Uma das infecções comuns.Manchas brancas aparecem nas folhas rodeadas por uma borda escura. Os agentes causadores da doença são fungos do gênero Septoria. As manchas crescem, fazendo com que a folha morra. Na fase inicial, combatem a doença retirando as folhas afetadas. Uma forma avançada da doença só pode ser derrotada tratando a planta com fungicidas.
Ferrugem
A doença aparece nas folhas na forma de pústulas de vários formatos e tamanhos. Eles racham, liberando esporos de fungos na forma de um pó cor de ferrugem. A planta perde força. Remova as folhas doentes e replante os arbustos. Se necessário, use preparações fungicidas.
Oídio
O oídio também é uma doença fúngica comum. Aparece como manchas brancas na parte superior da folha. Aos poucos vão aumentando, cobrindo toda a folha.
Um fator de risco é a umidade nas folhas. Certifique-se de que, ao regar, a água não caia na superfície.
Nematóide de folha
Os nematóides são fitohelmintos, lombrigas microscópicas. A doença aparece como manchas marrons nas folhas que aumentam com o tempo. A penetração de helmintos nas folhas e raízes ameaça a morte rápida. A prevenção ajudará a evitar infecções. Para isso, são utilizados inseticidas na forma de sprays.
Ácaro aranha
É uma praga artrópode herbívora, medindo 0,2 a 1 milímetro de tamanho, vivendo nas folhas. Alimenta-se da seiva das plantas, fazendo com que adoeçam e morram. O carrapato fica ativo em climas quentes. Ao combater o parasita, remova-o regando com jato d'água. Se isso não ajudar, trate com uma solução de sabão em pó e sulfato de cobre.
Use no design
O crisântemo donzela é usado ativamente tanto em paisagismo quanto em floricultura.Ao criar conjuntos de jardins, arbustos baixos são plantados em primeiro plano e arbustos altos são usados em composições pré-fabricadas. As inflorescências brancas podem ser cortadas para criar buquês exuberantes. Eles não parecem menos impressionantes em buquês mistos. As flores cortadas permanecem frescas por muito tempo.
Se você trocar a água regularmente e aparar os caules, eles durarão pelo menos duas semanas.