A sabedoria oriental diz que aqueles que desejam viver felizes para sempre devem cultivar flores de crisântemo. Possui diversas variedades com inflorescências delicadas, combina bem com outras plantas do buquê e decora canteiros até o final do outono. Entre as variedades desta flor brilhante e de uma beleza incrível, destacam-se os luxuosos arbustos do crisântemo Bacardi, chamado de rainha do buquê.
Descrição e características
Bacardi é um crisântemo arbusto de flor única com caule elástico e estável com folhas esculpidas em forma de carvalho que servem como um excelente complemento na hora de fazer buquês. As pétalas das inflorescências são de camomila, em formato de junco, dependendo da variedade, em diferentes tonalidades. O núcleo é convexo, verde-amarelo. Os arbustos são altos, podendo atingir 1,5 m de altura. O crisântemo bacardi é muito popular, é usado para decorar interiores de feriados e festas de casamento, para decorar jardins frontais e canteiros de flores em jardins.
Tipos e variedades
A Bacardi é caracterizada por uma rica paleta de tons.
Branco
Crisântemo Branco pertence ao grupo dos crisântemos de jardim. Corte original muito impressionante. As inflorescências de camomila branca são luxuosas e exuberantes, densamente duplas, com núcleo amarelado. Arbustos com caules fortes atingem 70 cm de altura.
Rosa
Crisântemo com pétalas rosa brilhante é bom para fazer buquês de casamento em cestos e composições para decoração de interiores.
Creme
Os botões com delicadas pétalas creme (cor pérola) e núcleo dourado sobre o fundo de folhas verdes escuras parecem charmosos e incomuns. Lindos buquês são obtidos com a adição de flores rosa e brancas, e às vezes notas mais brilhantes: variedades vermelhas, bordô, amarelas.
Bordéus
As pétalas desta variedade têm uma tonalidade vermelha e bordô brilhante e rica, o núcleo das inflorescências é verde-amarelo. Quando combinados com crisântemos brancos criam um efeito encantador.
Ensolarado
As pétalas amarelo-limão das flores Bacardi Sunny evocam um clima alegre. Um buquê monocromático de botões com núcleo esverdeado irradia energia solar.
Comemoro
Variedade de flor pequena e rica cor amarela, especialmente criada pela seleção holandesa para corte.Ao redor do núcleo convexo verde-amarelo há três fileiras de pétalas de junco. Floresce longa e abundantemente.
Pousar
Ao cultivar a Bacardi, são utilizadas as mesmas tecnologias de outros representantes de crisântemos.
Selecionando um local
Escolha um local para o plantio de crisântemos que seja elevado, quente e claro, para que não haja estagnação de água no sistema radicular. Além dessas condições, o local de plantio deve ser protegido dos ventos e iluminado pela luz solar por pelo menos 6 horas por dia.
Requisitos do solo
O crisântemo cresce bem em solo fértil, permeável à umidade e solto. Se o solo do jardim for denso e pobre em nutrientes, deve-se adicionar estrume podre antes de plantar as mudas, mas sem abuso. Caso contrário, os caules ficarão muito altos e ficarão mal durante a floração. Você pode adicionar um pouco de areia grossa ou serragem ao solo como drenagem.
Prazos
Mudas e arbustos de crisântemo são geralmente plantados na primavera, quando o solo aquece até 12-14°C a uma profundidade de 15-20 cm. Nas regiões do sul, as mudas de flores são plantadas após as geadas da primavera no início de abril. Nos Urais e na Sibéria, a época de plantio de mudas de flores é no início de junho.
Para que as mudas criem raízes rapidamente, é recomendável plantar em um dia fresco e sem sol.
Esquema de plantio
As mudas de crisântemo são plantadas em forma de tabuleiro de xadrez, deixando uma distância de 40 cm entre elas, neste caso é necessário compactar o solo ao redor das plantas para que os brotos das plantas não se estiquem e a floração seja abundante.
Cuidado
Cuidar da Bacardi consiste em regar, fertilizar e formar arbustos.
Rega
O crisântemo adora rega abundante, pois o sistema radicular da flor fica próximo à superfície da terra. Por falta de umidade, os brotos podem tornar-se lenhosos e as inflorescências perderão seu esplendor e atratividade.Ao regar, adicione 2 gotas de amônia à chuva ou água sedimentada e despeje a água sob as raízes das plantas.
Após a rega, o solo ao redor dos arbustos fica solto e pode ser coberto com cobertura morta para reter a umidade.
Cobertura
Para o desenvolvimento normal dos arbustos de crisântemo, eles devem ser alimentados sistematicamente com a adição de fertilizantes orgânicos e minerais ao solo pelo menos 3 vezes durante o período de crescimento e floração.
Como qualquer planta, no início da estação de crescimento, o crisântemo precisa de nitrogênio. Para enriquecê-los com este importante elemento, é melhor adicionar nitrogênio amoniacal, após a fertilização os arbustos aumentam rapidamente sua massa verde.
Para estimular o esplendor dos botões do crisântemo, eles são alimentados com fertilizantes de potássio e fósforo.
Recomenda-se alimentar com soluções nutritivas líquidas, aplicando-as na raiz dos arbustos no segundo dia após a rega ou após a chuva. A primeira fertilização é feita duas semanas após o plantio em campo aberto, com solução de azofosfato e nitrato de amônio. Tomar 20 g por 10 litros de água.
Para fertilizantes orgânicos, você pode usar uma solução fraca de verbasco ou esterco de galinha.
O crisântemo adora muito sol, cresce bem e floresce abundantemente em temperaturas médias do ar.
Formação de arbusto
Para que os arbustos de crisântemo tenham uma aparência bem cuidada, bonita e exuberante, eles precisam ser modelados. O principal método de formação é a pinça, que é realizada no início do verão. O método consiste em apertar a parte superior dos brotos até aparecerem os botões das flores. Como resultado, forma-se um arbusto com uma copa exuberante com até 40 inflorescências.
Após esse procedimento, os arbustos adquirem um formato bonito, florescem abundantemente e por muito tempo.
O intervalo entre a pinça e a floração é de cerca de um mês.Além de beliscar, os enteados que aparecem nas axilas da planta são retirados das variedades de flores grandes. Os rebentos e botões laterais são removidos regularmente no verão.
Para obter uma nova cor, jardineiros experientes adicionam corantes especiais ao solo ao cultivar uma variedade branca.
Inverno
Para que o crisântemo sobreviva bem ao inverno em campo aberto, é necessário prepará-lo em tempo hábil para o período de geadas, a partir do final de agosto ou início de setembro. Para aumentar a imunidade das plantas e a resistência à geada, fertilizantes de fósforo e potássio são adicionados ao solo.
As primeiras geadas de outono não farão mal ao crisântemo, apenas ficarão mais fortes. Com o início do frio, os arbustos devem ser cortados a uma altura de 10 cm do solo, após o que são amontoados. Este procedimento ajudará a proteger as raízes das plantas das baixas temperaturas.
Doenças e pragas
O crisântemo é suscetível a doenças virais e fúngicas.
Ácaros aranha
Esses pequenos insetos prejudicam as plantas ornamentais de interior e jardim.
Os ácaros sugam a seiva das plantas, principalmente em climas quentes e secos, com isso as inflorescências perdem o esplendor, as folhas caem e o crisântemo seca.
Nematóides de folhas
Os nematóides são pequenos vermes redondos; eles não podem ser detectados sem um microscópio. Eles são encontrados no solo e infectam as plantas. As folhas afetadas pelo nematóide ficam cobertas de manchas marrons, depois as manchas se fundem, as folhas secam e caem e a planta morre.
Para se livrar do nematóide, no outono o solo é tratado com Fosfamida, e o solo próximo aos arbustos é borrifado com Formalina. Na primavera, o solo deve ser coberto com cobertura morta. No verão, as plantas são tratadas com sprays especiais.
Verticillium
Verticillium geralmente se manifesta como folhas murchas ou enroladas na parte inferior do caule.Em seguida, manchas amarelo-acastanhadas tornam-se visíveis neles. As folhas secam gradualmente, depois caem e a planta morre.
Para se livrar deles, borrife fungicidas.
Oídio
Quando afetadas pelo oídio, as folhas da planta ficam cobertas por uma camada pulverulenta cinza-acinzentada com uma tonalidade esbranquiçada. Uma atmosfera úmida é uma condição favorável para a proliferação de esporos de fungos. A planta é pulverizada com fungicidas especiais.
Uso em floricultura e paisagismo
O Crisântemo Bacardi surpreende os amantes das flores com sua elegância. Os buquês de botões desta variedade são especialmente populares e procurados no mercado de flores.
Usando Bacardi, você pode criar buquês luxuosos e exclusivos nos quais botões luxuosos e delicados formam uma excelente base para composições românticas e leves.
Crisântemos floridos em vasos podem ser usados para decorar escadas e terraços, sendo colocados ao longo das paredes da casa. Flores brancas como a neve, rosa, creme e amarelo brilhante com núcleo verde claro ficam ótimas tanto em buquês individuais quanto em composições com outras flores.
Com o crisântemo Bacardi, qualquer arranjo de flores sai com um toque diferente e se distingue por seu delicado charme e beleza.