Os crisântemos são valiosos porque florescem numa época em que outras plantações já estão entrando em estado de dormência. Eles são facilmente propagados de várias maneiras, uma das quais é retirando mudas dos crisântemos que você gosta. Este procedimento é simples, até um jardineiro inexperiente pode fazê-lo. As plantas enraízam-se com facilidade e, principalmente no outono, florescem inflorescências de diversos tamanhos e cores. Abaixo estão informações sobre as nuances do corte de crisântemos em diferentes períodos.
- Características do procedimento em diferentes períodos
- Primavera Verão
- Outono
- Como tirar mudas
- Prazos
- Estacas na primavera
- Colhendo células-rainha no outono
- Armazenando células-rainha no inverno
- Mudas de crisântemos de verão
- Reprodução de um buquê em casa
- Como preparar mudas
- Plantar mudas em substrato
- Regras de cuidado
- Temperatura
- Umidade
- Umidificação do substrato
- Depois de enraizar
- Outros métodos de reprodução
- Dividindo o mato
- Em camadas
- Sementes
- Plantar material de plantio no solo
Características do procedimento em diferentes períodos
Você pode cortar crisântemos na primavera e no outono. O procedimento permite preservar as características varietais da cultura.
Primavera Verão
Para as mudas de primavera, na primavera, o arbusto-mãe é retirado do porão, de onde os brotos começam a crescer rapidamente no calor. Quando atingem um comprimento de 10 a 12 centímetros, são cortados para estacas. O procedimento de propagação também pode ser feito no verão, cortando as mudas e plantando-as em solo úmido. Com muito cuidado, uma flor de jardim tem tempo de florescer neste outono.
Outono
Para as mudas de outono, os arbustos de crisântemo são podados e após 2 semanas são levados para uma sala quente. Quando os brotos emergentes atingem 8 a 10 centímetros, eles são separados e plantados separadamente. A peculiaridade das mudas de outono é que as mudas devem ser separadas da planta-mãe manualmente e não cortadas com faca.
Como tirar mudas
Os melhores arbustos são utilizados para propagação por estacas. Devem ser fortes, sem sinais de doenças e pragas.
Prazos
Na primavera, os crisântemos são cortados de março a maio, dependendo do período de maturação. Quanto mais cedo for a variedade, mais cedo será iniciado o procedimento. Você também pode separar as mudas e plantá-las no solo durante o verão. No outono, a mata-mãe é desenterrada pouco antes da geada.
Estacas na primavera
Para mudas, escolha brotos fortes e elásticos. Cada estaca cortada deve ter 2-4 entrenós. A parte inferior dos troncos está livre de folhas. Isso é feito para que os brotos não apodreçam durante o enraizamento. As folhas restantes são encurtadas em ⅓.
Colhendo células-rainha no outono
Para que os crisântemos floresçam abundante e espetacularmente na próxima temporada, você precisa selecionar cuidadosamente as plantas-mãe. Devem ter raízes bem desenvolvidas, saudáveis e fortes. Os arbustos são desenterrados no outono, antes do início das geadas persistentes.
Armazenando células-rainha no inverno
Durante todo o inverno, você precisa monitorar a temperatura do ar interno. Não deve ultrapassar +4 °C, caso contrário, os rebentos podem aparecer prematuramente. A umidade do ar circundante é igualmente importante. Se a adega estiver úmida, os crisântemos não precisam de rega adicional. O solo seco é levemente irrigado com água.
Plantando e preparando células-rainha
Para preparar a bucha uterina, são realizados os seguintes procedimentos:
- a uma altura de 5 centímetros da superfície do solo, corte toda a parte aérea dos arbustos;
- os crisântemos são desenterrados e colocados em uma tigela com um pedaço de terra;
- O sistema radicular está coberto de areia.
A mata-mãe é colocada na adega, onde ficará armazenada até a primavera.
Mudas de crisântemos de verão
Para mudas de verão, selecione caules que ainda não tiveram tempo de ficar lignificados. Corte os 10-12 centímetros superiores de altura, que são plantados à sombra. Para evitar que a umidade evapore do corte, ele pode ser coberto com uma jarra de vidro. As mudas são regadas e após 2 a 3 semanas começarão a desenvolver raízes.
Importante! Para cortes, use uma faca afiada e desinfetada.
Reprodução de um buquê em casa
O procedimento não é difícil de realizar. Os rebentos que permanecem muito tempo num ambiente húmido irão, mais cedo ou mais tarde, criar raízes. A principal condição é que a água seja trocada todos os dias para evitar a acidificação e, consequentemente, o apodrecimento do broto. Pelo mesmo motivo, é necessário retirar todas as folhas que estão em ambiente úmido.
Como preparar mudas
As estacas são cortadas com faca afiada, mas não até a raiz, mas deixando brotos de 2 a 2,5 centímetros de comprimento na planta-mãe. No futuro, crescerão brotos a partir deles, que também poderão criar raízes. Estacas finas e enfraquecidas são removidas do arbusto, uma vez que crisântemos viáveis não crescerão a partir delas. A parte inferior dos brotos cortados está sem folhas.
Plantar mudas em substrato
Para cultivar mudas, prepare um substrato leve e solto composto de solo gramado, turfa e areia. O procedimento de pouso é o seguinte:
- a drenagem feita de argila expandida ou pedrinhas é colocada no fundo da caixa de plantio;
- solo preparado é derramado por cima;
- as estacas não são enterradas mais do que 2,5-3 centímetros;
- Uma pequena camada de areia de rio é colocada por cima.
As mudas são plantadas a uma distância de 4 a 5 centímetros uma da outra. Durante o desenvolvimento, eles não devem tocar nas coroas.
Regras de cuidado
Cuidar dos crisântemos envolve a criação de alta umidade para o enraizamento rápido das mudas, irrigação, colheita e fertilização.
Temperatura
A caixa com plantações é colocada numa sala com temperatura de 15-18 °C. Em um local mais quente, as mudas criarão raízes mais rapidamente, mas há uma chance maior de apodrecerem. A sala deve estar bem iluminada. Se faltar luz, as plantações são iluminadas artificialmente.
Umidade
As plantações requerem alta umidade para criar raízes. Para aumentá-lo, a caixa com recortes é coberta com filme. Deve cobrir as mudas de forma que o ar não penetre pelas laterais. Remova o filme após a formação de raízes nas estacas.
Umidificação do substrato
Quando os crisântemos são mantidos sob uma película, eles não requerem regas frequentes.Você precisa garantir que o solo esteja úmido, mas não molhado. O excesso de umidade pode causar doenças fúngicas.
Depois de enraizar
Quando as mudas começam a crescer, significa que criaram raízes e o seu desenvolvimento começou. Para que não interfiram entre si, é feita uma escolha: deixa-se uma distância de 8 centímetros entre as plantas. O excesso de arbustos pode ser enraizado plantando-os em recipientes separados. Os cuidados adicionais consistem em regar e fertilizar uma vez por semana com fertilizantes minerais.
Outros métodos de reprodução
Os crisântemos se reproduzem de diversas maneiras. Além das estacas, utiliza-se o método de propagação por estratificação, além de divisão do arbusto. Outro método são as sementes, geralmente usadas não por jardineiros, mas por criadores.
Dividindo o mato
O crisântemo é facilmente propagado dividindo o arbusto. Para tanto, são escolhidas plantas com 3 anos. O procedimento é realizado da seguinte forma:
- arbustos são desenterrados junto com um pedaço de terra;
- os rebentos longos são encurtados;
- Com uma faca afiada, os arbustos são cuidadosamente divididos em várias partes;
- as divisões são plantadas em covas pré-preparadas.
A melhor época para reprodução é no meio da primavera.
Em camadas
Este método é fácil de propagar crisântemos altos. Quando os brotos esticam bem para cima, podem ser dobrados no chão e fixados no meio. O local de contato com o solo é amontoado e regado. No inverno, os brotos ficam cobertos de ramos de abeto. Na primavera, as estacas com raízes e brotos próprios são desenterradas e transplantadas para um local permanente.
Sementes
Este método pode ser usado para propagar crisântemos, tanto inicialmente em casa como imediatamente semeando em terreno aberto. Em ambos os casos, as lavouras são cobertas com película para que cresçam mais rápido em ambiente úmido.Quando a 3ª e a 4ª folhas aparecem nas mudas, elas são desbastadas. As plantas jovens são alimentadas várias vezes por temporada.
Observação! As mudas de crisântemo cultivadas em casa são endurecidas antes do plantio em terreno aberto..
Plantar material de plantio no solo
Para cultivar crisântemos espetaculares no outono, as mudas são plantadas em local permanente no final da primavera. É selecionado um local de pouso que seja iluminado pelo sol e não soprado pelo vento. Os crisântemos crescerão bem em solo argiloso corrigido com matéria orgânica. Os arbustos são plantados em tempo nublado, em covas de 25 a 30 centímetros de profundidade. As plantas são regadas e cobertas com turfa.