Gypsophila pertence à família dos cravos. Esta planta é originária da região do Mediterrâneo, assim como da Austrália e da Ásia, mas existem variedades que crescem em climas temperados. Gypsophila combina bem com outras flores, arbustos de jardim e plantas de parque porque é amplamente utilizada para decorar casas de verão. Para cultivar gipsófila perene em casa de veraneio, é necessário garantir o plantio e cuidados adequados de acordo com as características desta planta.
- Descrição e recursos
- Tipos
- Gracioso
- Rastejante
- Pacífico
- Isplicular
- Arecióide
- Macio
- Patrena
- Parede
- Globular
- Terry
- Variedades populares
- Rosa
- Carmim
- Estrela dupla
- Fretensis
- Monstrosa
- Corar
- nevasca
- Neve fofa
- Teia de aranha
- Névoa rosa
- Pacífico
- Rosenschleier
- aurora
- Rosa do Pânico
- Mirabela
- Floco de neve
- Crescendo a partir de sementes
- Anuários
- Perenes
- Semeando mudas
- Preparação do solo
- Esquema de plantio
- Desbaste
- Plantar em terreno aberto
- Selecionando um local
- Como plantar
- Companheiros
- Cuidado
- Rega
- Cobertura
- Reprodução
- Método vegetativo
- Sementes
- Estacas
- Doenças e pragas
- Ferrugem
- Podridão cinzenta
- Nematóides
- Depois da floração
- Coletando sementes
- Preparando-se para o inverno
- Transferir
- Uso em paisagismo
- Avaliações
Descrição e recursos
Existem espécies sazonais anuais e perenes permanentes. A estrutura da planta parece um broto herbáceo. A raiz é grande, penetrando profundamente no solo. Seu comprimento pode chegar a 70 centímetros. Os caules são eretos, finos, com muitos rebentos laterais. Entre as muitas variedades, há aquelas que crescem rente ao solo. Eles são caracterizados como formas rasteiras de cobertura do solo.
Os caules são cobertos por casca verde. Praticamente não possuem folhas que crescem em rosetas basais. A primeira floração da temporada começa em junho. Os cálices consistem em cinco pétalas largas, brancas ou rosa suave, de formato recortado. Cada um deles possui uma faixa vertical verde. Existem 10 estames no centro da flor.
Após a polinização, os frutos das sementes são formados. Eles podem ser esféricos ou ovais. Gradualmente, eles secam e se abrem em 4 portas. Depois disso, as sementes da caixa são colocadas no solo. Sua germinação persiste por três anos.
Gypsophila é amplamente utilizada em projetos paisagísticos. Combina bem com flores amarelas ou vermelhas.
Tipos
Existem 150 espécies de gipsófila.A seguir descrevemos os mais famosos deles.
Gracioso
Esta espécie é uma planta anual. Os arbustos têm formato esférico e altura de 50 centímetros. As folhas têm uma cor verde acinzentada. Têm formato lanceolado. Flores pequenas são coletadas em panículas soltas de cor branca, vermelha, creme ou rosa.
Rastejante
Ela se espalha pelo chão. A altura do arbusto não ultrapassa 30 centímetros. Um grande número de flores muito pequenas crescendo densamente. As folhas têm formato oblongo. O caule é mais denso em comparação com outras espécies. A planta é comum nas montanhas da Europa Central.
Pacífico
Gypsophila cresce na China e em Primorye. Esta é uma espécie perene. É relativamente alto - os arbustos crescem até um metro de altura. As folhas são de cor cinza-azulada. São largos e de formato lanceolado. As flores têm uma tonalidade rosa, fraca e pálida.
Isplicular
Esta gipsófila tem caules altamente ramificados e praticamente fica no chão. Sua altura não ultrapassa 10 centímetros. Nos meses de junho e maio, durante a floração, o arbusto fica densamente coberto por pequenas flores brancas ou roxas. A pátria desta espécie está no Himalaia.
Arecióide
A pátria desta espécie é a parte montanhosa do Irã. Ele se espalha pelo solo, localizado a três centímetros do solo. Ela cresce lentamente. A folhagem apresenta coloração verde-azulada. As flores da Gypsophila são sésseis e brancas. Ela floresce em julho. Esta espécie é rara.
Esta planta prefere crescer em solo calcário. Adora uma boa iluminação. Se as baixas temperaturas forem combinadas com umidade excessiva, pode causar a morte da planta.
Macio
Ela cresce em Altai e na Sibéria. A altura do arbusto é de 12 centímetros. As flores pequenas podem ser brancas ou rosadas. As folhas são coletadas em rosetas.A floração ocorre em julho. Cresce bem em áreas ensolaradas. Durante o período vegetativo necessita de rega constante.
Patrena
Distribuído na Ásia Central, Europa e Mongólia. Geralmente encontrado nas margens de rios ou em estepes em solo rochoso. O arbusto parece quase nu. Os rebentos retos e ramificados são lenhosos. A raiz grossa tem formato curvo. As folhas são estreitas, lanceoladas, de cor verde-azulada. As flores são raras, brancas.
Parede
Difere de outras espécies por possuir um único caule longo com ramos. Esta estrutura permite crescer agarrando-se à parede. As folhas localizam-se nos galhos aos pares e apresentam coloração verde-azulada. As flores desta espécie são brancas ou rosadas.
Globular
As flores são pequenas, reunidas em inflorescências esféricas.
Terry
Conhecida por suas flores brancas. A altura do arbusto é de 90 centímetros.
Variedades populares
Uma grande variedade de variedades permitirá que você escolha o tipo de gipsófila mais adequado para o seu local.
Rosa
As inflorescências lembram flores rosas na aparência.
Carmim
A variedade recebe o nome da cor vermelho-carmim das flores.
Estrela dupla
Floresce em rosa brilhante. A altura do arbusto é de 20 centímetros.
Fretensis
Esta variedade é conhecida pelas suas flores duplas rosadas.
Monstrosa
Esta variedade produz flores brancas como a neve.
Corar
É um arbusto de crescimento baixo com flores rosa brilhante.
nevasca
Essa variedade de gipsófila cresce até 90 centímetros. Os galhos caem em cascata até o chão. Flores pequenas e graciosas formam uma nuvem exuberante branco-rosa.
Neve fofa
O arbusto é resistente ao inverno. Cresce até uma altura de 80 a 100 centímetros. Os caules são nodosos e altamente ramificados. Isto é especialmente perceptível na parte superior do arbusto. As flores podem ser duplas ou semi-duplas.Seu diâmetro não ultrapassa 6 milímetros.
Teia de aranha
É um arbusto esférico com 1 metro de altura. Na floração produz um grande número de flores duplas brancas. Época de floração: de junho a agosto. Pode crescer em um local por 25 anos.
Névoa rosa
Esta variedade possui inflorescências rosa brilhante que crescem tão densamente que cobrem quase completamente a folhagem.
Pacífico
As flores rosa são coletadas em grandes inflorescências. A gipsófila do Pacífico requer alta umidade.
Rosenschleier
O caule desta variedade é rasteiro. Altura não superior a 40 centímetros. As flores são brancas e rosa. A floração continua por dois meses.
aurora
Esta variedade possui um caule altamente ramificado. As folhas e flores desses arbustos são pequenas.
Rosa do Pânico
As flores pequenas parecem uma nuvem fofa. Os arbustos têm alturas diferentes de 30 a 120 centímetros. Cresce bem sob luz solar intensa em solo solto.
Mirabela
É um arbusto pitoresco com pequenas flores brancas.
Floco de neve
Este arbusto cresce até 50 centímetros. Possui folhagem verde escura. Flores duplas de cor branca como a neve.
Crescendo a partir de sementes
Quando cultivado a partir de sementes, os primeiros brotos aparecem após duas semanas. Você pode fazer isso no início da primavera. Ao mesmo tempo, haverá tempo suficiente para o arbusto criar raízes antes do início do inverno. As sementes podem ser compradas na loja ou coletadas por conta própria.
Anuários
As plantas anuais devem ser semeadas imediatamente antes do início do inverno. Isso geralmente é feito quando a temperatura chega a zero. Durante o inverno, as sementes não se desenvolvem, mas com o início do calor da primavera começam a crescer.
Perenes
As plantas perenes são cultivadas de forma diferente das plantas anuais.
Semeando mudas
Para o cultivo de mudas, as sementes precisam ser plantadas em caixas. Você também pode usar potes de turfa ou um recipiente cheio de substrato para essa finalidade. Isso geralmente é feito até o final de março ou meados de abril.
Recomenda-se primeiro regar o solo com água quente ou adicionar um estimulador de crescimento. As sementes são colocadas a uma profundidade não superior a um centímetro. Em seguida, recomenda-se cobri-los com vidro ou filme transparente. Deve ser fornecida iluminação adequada.
A ventilação é realizada uma vez ao dia. Para isso, retira-se o vidro ou filme, permitindo que os brotos respirem ar.
O plantio em campo aberto só é possível após o aparecimento das folhas. Isso geralmente acontece em maio. Em seguida, os brotos são plantados em uma tigela separada.
Preparação do solo
Escolher o solo mais adequado para esta planta é importante porque é muito difícil de transplantar. Na maioria dos casos, a gipsófila cresce no mesmo local há 25 anos. Você precisa escolher um local que dê espaço para o crescimento das plantas. Não é recomendado o uso de várzeas para o plantio, pois a umidade excessiva é perigosa para essas flores.
É importante fornecer uma boa iluminação. Gypsophila precisa de muita luz.
Deve-se ter em mente que solos ácidos são indesejáveis para o plantio dessas flores. Para plantar é preciso drenar. Você pode usar pequenas pedras para isso. Se o solo for muito ácido, será necessário adicionar cal (na proporção de 30-40 gramas por metro quadrado). Este lugar está sendo varrido. Será útil adicionar areia e húmus.
Esquema de plantio
No plantio em caixas, as sementes são distribuídas aleatoriamente.
Desbaste
À medida que brotam, os brotos ficam mais finos. Agora você precisa garantir que a distância entre eles não ultrapasse 15 centímetros.
Plantar em terreno aberto
Selecionando um local
Para o plantio é necessário escolher uma área seca e bem iluminada. É aconselhável adicionar húmus e um pouco de cal ao solo. No local, as águas subterrâneas não devem estar muito próximas da superfície.
Como plantar
Ao plantar em terreno aberto, deixe uma certa distância entre as plantas. Se as mudas estiverem dispostas em uma fileira, a distância mínima entre elas deve ser de 50 centímetros. Se você planeja plantar gipsófila em várias fileiras, em cada fileira as plantas devem estar separadas por pelo menos 70 centímetros uma da outra. Neste caso, as linhas não devem estar localizadas a menos de um metro.
Durante os primeiros anos, você pode transplantar o arbusto com segurança para um novo local. Se isso for feito no futuro, a gipsófila poderá morrer.
Companheiros
Ao plantar gipsófila, é preciso levar em consideração que ela combina bem com diversas plantas. Godetia pode ser usada como companheira para ela. Tulipas. Malmequeres e outras plantas.
Cuidado
No final do período vegetativo será necessária a poda, deixando o tronco do arbusto e alguns ramos principais.
Rega
No verão, a gipsófila requer rega sistemática. Neste caso, você precisa derramar água diretamente sob a raiz.
Cobertura
Durante o período primavera-outono, a fertilização é necessária várias vezes. Um complexo mineral para esse fim pode ser adquirido em uma floricultura. A fertilização é feita até 4 vezes por temporada. Você pode usar fertilizantes minerais ou orgânicos. Neste último caso, não é recomendado o uso de esterco.
Reprodução
As plantas anuais só podem se reproduzir por sementes.As perenes podem usar o mesmo método e também se propagar por meio de estacas.
Método vegetativo
O método de enxerto pode ser usado. Para o porta-enxerto pode-se utilizar uma variedade de gipsófila com flores simples.
Também é possível usar propagação usando camadas de raiz. Devem ser separados da planta e transplantados para um novo local.
Sementes
A semeadura das mudas é feita até o final de março. Este método de propagação da gipsófila é adequado para plantas anuais e perenes.
Estacas
Para obter uma muda, é necessário cortar o galho no início da primavera. A porcentagem de enraizamento da gipsófila é de 20%. Tratar as mudas com heteroauxina aumentará as chances de criação de raízes. Recomenda-se cobrir com uma jarra após o plantio e escurecer.
É importante que a rega seja sistemática, mas não excessiva.
A época de plantio em campo aberto é escolhida para que as plantas tenham tempo de criar raízes antes do início do frio.
Doenças e pragas
Se mal cuidada, a gipsófila pode ser atacada por fungos ou pragas. Neste caso, é necessário tomar medidas para tratá-lo.
Ferrugem
Neste caso, é necessário utilizar um agente fungicida adequado.
Podridão cinzenta
Para combater a podridão cinzenta, oxicoma, calda bordalesa ou sulfato de cobre podem ajudar.
Nematóides
Para destruí-los, é necessário borrifá-los várias vezes com fosfamida. Se isso não ajudar, você precisa desenterrar a planta e enxaguar as raízes em água a uma temperatura de 50-55 graus.
Depois da floração
Gypsophila encanta os espectadores com flores luxuosas. Porém, chega um momento em que acaba a floração e é preciso cuidar dos arbustos dessa planta.
Coletando sementes
Para coletar, é preciso esperar até que apareçam as vagens das sementes e retirá-las, depois colocá-las sobre uma folha de papel limpa, deixando-as secar bem. Depois disso, as sementes são retiradas da caixa e armazenadas em sacos de papel.
Preparando-se para o inverno
A maioria das espécies e variedades de gipsófila apresentam alta resistência à geada. Apesar disso, será útil ajudar as plantas durante o tempo frio. Para fazer isso, eles precisarão ser cobertos. Em áreas onde os invernos são amenos, não há necessidade de tomar medidas adicionais para hibernar a planta.
Transferir
A planta não tolera bem o transplante durante quase toda a sua vida, com exceção dos primeiros anos. Somente neste momento você poderá mover a gipsófila para um novo local. A planta deve ser podada no final do outono para que floresça com renovado vigor na primavera.
Uso em paisagismo
Quando a gipsófila é cultivada próxima a grama ornamental perto de flores brilhantes, ela fica linda. Essas flores também costumam ser usadas para decorar uma colina alpina ou para marcar a borda de um gramado. Neste último caso, isso cria uma sensação de espaço.
Avaliações
Inna 39 anos, Kaluga
Em abril plantei as sementes da variedade Aurora em uma caixa. Eu não coloquei na janela. Duas semanas depois eu transplantei. Cresceu e floresceu no mesmo ano.
Olga 47 anos, Ivanov
Plantei gipsófila em caixas, primeiro rosa, depois brancas. Não adicionei iluminação ou aquecimento adicional. As janelas estão voltadas para o sul. As sementes germinaram mal, mas depois de transplantadas para o solo floresceram magnificamente.