Dipladeniya, por sua elegância e beleza, é uma das preferidas dos floricultores. Esta flor pode florescer tanto no jardim como na varanda na forma de um arbusto exuberante ou de uma videira graciosa. Para que a planta seja forte e atraente, é preciso levar em consideração todas as nuances do cultivo da dipladenia e dos cuidados com ela. Também é importante familiarizar-se com as variedades mais populares e populares e suas características distintivas.
- O que é característico da dipladenia?
- Descrição biológica
- Como a planta floresce e quanto tempo vive?
- Variedades populares
- Solto
- Sandra
- Excelente
- boliviano
- Brilhante
- Vermelho
- Propagação da cultura
- Estacas
- Bigode
- Sementes
- Condições necessárias para o crescimento da dipladenia
- Localização e iluminação
- Indicadores de temperatura
- Umidade do ar
- Composição necessária do solo
- Tamanho do pote
- Como plantar e cuidar de flores de interior
- Datas e tecnologia de plantio
- Rega
- Nutrição vegetal
- Aparar
- Amarrando a suportes
- Doenças e pragas: tratamento e proteção
- Florescer
- Descanse da floração
- Nuances de cuidado no inverno
O que é característico da dipladenia?
Dipladenia pertence à família de plantas Kutraceae. Também é conhecida como mandevila. Seus países de origem são a América do Sul e Central.
Descrição biológica
Diplodenium é uma flor que é uma trepadeira de crescimento rápido e com brotos lisos. É cultivada em jardins e estufas, bem como em casa. Nos caules fortes e trepadeiras, atingindo 3-4 metros de comprimento, aparecem folhas verde-escuras com brilho expressivo.
A planta é caracterizada por alta intensidade de crescimento. Todos os anos, sua altura aumenta de 60 a 90 centímetros..
Como a planta floresce e quanto tempo vive?
Por ser uma planta perene, a dipladenia, com os devidos cuidados, pode deliciar-se com flores luxuosas por mais de um ano. Seu período de floração é longo - do final da primavera ao início do outono. As flores têm formato de funil e são compostas por cinco pétalas que não estão completamente separadas. A cor é branca, rosa e vermelha. A vida útil de cada flor é de aproximadamente 12 a 15 dias.
Variedades populares
No total, existem mais de quatro dezenas de variedades e variedades desta planta tropical na natureza. Você deve se familiarizar detalhadamente com os mais populares.
Solto
Uma característica distintiva da dipladenia solta é a presença de numerosos brotos curtos nas laterais do tronco. As folhas são de tamanho médio e apresentam tonalidade verde acinzentada.As inflorescências apicais soltas consistem em flores brancas como a neve ou creme suave com pétalas pontiagudas. A planta é altamente resistente às mudanças de temperatura e é capaz de crescer rapidamente em massa verde.
Sandra
A altura média da planta é de três metros. Cada inflorescência contém 3-5 flores de uma rica cor amarelo-rosa. As folhas são pequenas e pontiagudas.
Excelente
Esta é a variedade mais elegante e delicada de Dipladenia. O caule fino da videira com ligeira pubescência apresenta uma cor rosada. As flores de expressiva tonalidade rosa, coletadas em pincel, contrastam efetivamente com as folhas verdes de tamanho médio.
boliviano
Uma variedade de vinhas para cultivo interior. O caule apresenta ligeira pilosidade. Folhas verdes escuras de tamanho miniatura com superfície brilhante e atraente. Flores brancas perfumadas são coletadas em pincéis.
Brilhante
Planta com rebentos altos e grandes folhas ovais com brilho. A cor das flores é muito expressiva - rosa profundo com núcleo carmesim contrastante.
Vermelho
Uma característica desta variedade é a rica cor vermelha das inflorescências contra o fundo da folhagem verde escura. A planta é grande, robusta e resistente às mudanças de temperatura.
Propagação da cultura
A dipladenia pode ser propagada por meio de estacas, sementes e gavinhas.
Estacas
A propagação por estacas é uma opção simples e acessível que os jardineiros escolhem com mais frequência. Você pode coletar mudas na primavera, enquanto os brotos são muito jovens, ou no verão - de plantas lignificadas. É melhor fazer isso na primavera, para que a videira tenha tempo de ficar mais forte no inverno. As partes cortadas dos caules devem ter um nó e 2 a 3 folhas.
As seguintes etapas são necessárias:
- Plante as mudas uniformemente na mistura de turfa e areia.
- Cubra o recipiente com vidro protetor ou polietileno. Para garantir a circulação de ar adequada, levante o abrigo todos os dias.
- Para acelerar a formação de raízes, use fitohormônios e aquecimento do fundo do recipiente com mudas.
- Manter a temperatura a +25 °C.
- Após 1-1,5 meses, as primeiras raízes aparecerão, após as quais as vinhas jovens podem ser transplantadas para pequenos vasos separados.
Bigode
Gavinhas aparecem regularmente nas partes superiores dos brotos da videira, adequadas para reprodução. O broto se curva até a superfície do solo e fica firmemente preso no ponto onde a gavinha se forma. Assim que a nova muda criar raízes, ela deve ser separada da planta-mãe e replantada.
Sementes
Este método é o mais demorado e trabalhoso, por isso é adequado apenas para jardineiros pacientes e entusiasmados. As sementes de Dipladenia devem ser coletadas para propagação subsequente após a cápsula da semente estar totalmente madura. Recomenda-se primeiro mergulhá-los em uma solução de estimulador de crescimento por um dia.
Depois disso você precisa de:
- Encha a caixa de cultivo com uma mistura de areia e turfa em proporções iguais.
- Umedeça o solo e plante as sementes em uma profundidade rasa.
- Cubra as plantações com filme plástico.
- Certifique-se de que a temperatura do ar na sala seja de +25-28 °C. Além disso, você pode aquecer a gaveta por baixo.
- Para se livrar da condensação, ventile regularmente a estufa.
- Umedeça o solo com um borrifador conforme necessário.
Em 4-5 semanas aparecerão os primeiros brotos. Para que fiquem mais fortes, é necessário cuidar bem deles - protegê-los da luz solar direta e das correntes de ar, e também umedecer regularmente o solo.Quando cada muda tiver formado 2 folhas inteiras, pode-se colher em vasos com diâmetro de pelo menos 7 centímetros.
Condições necessárias para o crescimento da dipladenia
Para que uma planta tenha uma floração abundante é necessário criar condições adequadas para isso.
Localização e iluminação
Para a dipladenia, deve-se selecionar locais no lado leste, onde o sol da manhã tenha um efeito suave. A iluminação deve ser moderadamente clara e intensa. A planta deve ser protegida da luz solar direta, pois isso pode causar queimaduras nas folhas. Em uma tarde quente de verão, recomenda-se sombrear a flor com uma cortina leve e transparente.
A falta de luz tem um efeito adverso no crescimento das plantas. O caule da Dipladenia começa a ficar muito alongado e perde o apelo decorativo. A floração torna-se muito fraca ou cessa completamente.
Indicadores de temperatura
Esta planta tropical adora calor, por isso precisa de uma temperatura entre +21-+26 °C. Tolera facilmente temperaturas de até +30 °C, mas apenas em condições de sombra.
Na estação fria, a temperatura de uma planta de casa não deve cair abaixo de +12 °C. Caso contrário, a dipladenia corre o risco de parar de se desenvolver e florescer.
Umidade do ar
O ar da sala onde a dipladenia é cultivada deve ser úmido. O nível ideal é 60-70%. Idealmente, os dispositivos de aquecimento não devem estar localizados nas proximidades. Caso isso não seja possível, é necessário usar umidificadores de ar constantemente ou colocar recipientes com água ao redor do vaso.
Para atingir o nível ideal de umidade, você pode colocar o vaso com dipladenia em uma bandeja cheia de argila expandida ou musgo úmido.
Composição necessária do solo
As condições obrigatórias para o solo são fertilidade, frouxidão, acidez moderada, fácil passagem de ar e água.
A composição do solo mais favorável para dipladenia:
- 2 partes de terreno gramado;
- 1 parte de solo foliar;
- 1 parte de areia;
- 1 parte de húmus;
- 1 parte de turfa.
Todos os componentes devem ser esterilizados antes do plantio. Esta é uma prevenção confiável contra pragas de raízes.
Tamanho do pote
Uma planta adulta requer um recipiente que atinja 30 centímetros de diâmetro e 15 centímetros de altura. Um requisito importante é a presença de furos de drenagem no fundo do vaso.
Como plantar e cuidar de flores de interior
A dipladenia interna crescerá bonita e saudável se você seguir todas as regras de plantio e cuidado.
Datas e tecnologia de plantio
É melhor plantar Dipladenia no início da primavera. Coloque uma camada de drenagem no fundo da panela. Polvilhe 1/3 da mistura de solo por cima. Coloque uma muda com raízes e um pedaço de terra no centro do recipiente. Em seguida, preencha o espaço restante com um substrato nutritivo e compacte-o.
Rega
Durante o período de crescimento e floração, esta planta cultivada requer rega abundante - pelo menos duas vezes por semana. A frequência máxima é de três vezes para evitar umidade excessiva, que leva ao apodrecimento do rizoma.
Um sinal claro para a próxima rega é uma camada superior do solo ligeiramente seca.
Para regar a planta, use água macia em temperatura ambiente. Recomenda-se adicionar periodicamente ácido cítrico em pequenas quantidades - 2-3 grãos são suficientes para um litro de água.
Nutrição vegetal
De março a outubro, duas vezes por mês, a Dipladenia precisa ser alimentada com fertilizantes líquidos universais, adequados para a maioria das plantas cultivadas com flores. Produtos que contenham nitrogênio só podem ser consumidos de março a abril. Após esse período, afetam negativamente a qualidade da floração.
No inverno, a planta não necessita de fertilização. Retoma na primavera, após o término do período de dormência.
Aparar
Para uma floração abundante na próxima temporada, a planta precisa de poda. Este procedimento é realizado anualmente em outubro-novembro. Usando uma faca afiada, corte dois terços do broto da dipladenia.
Amarrando a suportes
Uma planta jovem requer suporte para a direção correta de crescimento. Para amarrar brotos flexíveis, você pode usar uma base plástica moldada ou uma treliça ou treliça de madeira.
Doenças e pragas: tratamento e proteção
Dipladeniya é suscetível ao apodrecimento das raízes devido ao encharcamento do solo. O desenvolvimento da doença é indicado pelo murchamento das folhas e flores. Nesse caso, é necessário retirar com cuidado as raízes da planta do vaso, lavá-las e depois tratá-las com uma solução fungicida. Os medicamentos adequados são “Vitaros”, “Baktofit”, “Previkur Energy”, que devem ser utilizados estritamente de acordo com as instruções.
Para fins preventivos, é necessário esterilizar o solo antes do plantio da planta, e também evitar o excesso de umidade.
As principais pragas da Dipladenia, como muitas outras plantas, são cochonilhas, ácaros e moscas brancas. Soluções de “Aktara”, “Karbofos”, “Aktellika” e outros inseticidas ajudam a eliminar os insetos.
Florescer
Se todas as recomendações de cuidados forem seguidas, a dipladia floresce espetacularmente antes do início dos dias de outono.É importante saber cuidar de uma planta elegante durante a dormência e o inverno.
Descanse da floração
Do outono à primavera, a mandevila passa por um período de dormência. Neste momento, é necessário reduzir a quantidade de rega para impedir o crescimento dos brotos das plantas. Antes do inverno, certifique-se de podar a dipladenia.
Nuances de cuidado no inverno
Antes do início do inverno, o vaso com dipladenia deve ser levado para uma sala com temperatura de +15 graus. A hipotermia é prejudicial às raízes. A planta só precisa ser regada quando o solo secar. A alimentação e a pulverização não serão realizadas até a próxima primavera.