A hortênsia é uma bela planta de jardim que leva merecidamente o nome da rainha do jardim. Um grande número de variedades permite ao jardineiro escolher as opções mais adequadas. Ao mesmo tempo, muitas vezes os jardineiros estão interessados em saber exatamente o que deve ser plantado ao lado das hortênsias, quais vizinhos são bons e ruins. Você deve selecionar complementos com extremo cuidado.
- Condições para o cultivo de hortênsia
- Vizinhos da hortênsia paniculata: rosas, coníferas, spirea
- Rosas
- Coníferas
- Spirea
- Vizinhos para hortênsias: árvores frutíferas, zimbro, lilás
- Árvores frutiferas
- Zimbro
- Lilás
- Vizinhos para hortênsias de folhas grandes
- Plantas para plantio de hortênsias: íris, astilbe, cereais, hosta
- Íris
- Astilbe
- Cereais
- Hosta
- Vizinhos indesejados para hortênsias
- Possibilidade de plantar diversos tipos de hortênsias nas proximidades
Condições para o cultivo de hortênsia
Os vizinhos ideais para a hortênsia são culturas que preferem as mesmas condições de vida. Para um crescimento normal, esta flor necessita das seguintes condições:
- Iluminação – o arbusto florido é considerado muito amante da luz. A falta de luz afeta negativamente a duração da floração. Além disso, com luz suficiente, é possível obter uma floração mais exuberante e brilhante. Ao mesmo tempo, o excesso de sol também prejudica a flor. A opção ideal seria uma combinação de luz e sombra parcial. Por exemplo, a planta requer luz de manhã ao meio-dia e sombra parcial à tarde.
- Rega – o arbusto ornamental é considerado um amante da umidade. No entanto, não tolera excesso de água. A planta está proibida de ser plantada em terras baixas onde a umidade se acumula. A escassez de água também afeta negativamente o desenvolvimento da cultura. Você não deve plantar uma flor perto de grandes arbustos ou árvores. Eles absorverão a maior parte da umidade do solo. Isso terá um efeito negativo no desenvolvimento da cultura decorativa.
- Solo - a flor requer um substrato fértil e solto, que tenha uma reação levemente ácida. A última condição é considerada obrigatória. Neste caso, a flor pode morrer se o solo for altamente ácido ou alcalino. É importante que a reação ácida seja fraca.
Na hora de escolher vizinhos, deve-se dar preferência a plantas que necessitem de bastante umidade e luz. Além disso, devem desenvolver-se bem em solos ligeiramente ácidos.
Vizinhos da hortênsia paniculata: rosas, coníferas, spirea
Apesar das condições especiais de crescimento, existem muitas opções de vizinhança favorável para esta cultura. A flor pode ser combinada com plantas perenes, pequenos arbustos e árvores.É importante que as plantas não compitam por umidade e luz. Graças a isso, eles poderão conviver lado a lado.
Portanto, ao escolher vizinhos, você deve focar nos seguintes critérios:
- Compatibilidade visual. Inicialmente, você deve dar preferência a plantas que fiquem em harmonia com a caprichosa hortênsia. Ao mesmo tempo, as culturas não devem absorver muita humidade do solo. Uma excelente solução seria uma combinação de uma flor perene ou um arbusto de baixo crescimento com um sistema radicular pequeno.
- Uma combinação de sol e sombra. A cultura é considerada exigente em termos de iluminação. Ao mesmo tempo, os vizinhos não devem fazer muita sombra no mato. No entanto, a sombra parcial ainda é necessária. Por exemplo, é permitido plantar pequenas árvores ornamentais próximas a uma flor.
- Requisitos para composição do solo. A cultura requer solo ligeiramente ácido. É importante que os vizinhos amem a mesma terra. Caso contrário, cada cultura terá que criar o seu próprio microclima.
Rosas
A flor fica ótima em combinação com rosas. É importante levar em consideração requisitos específicos. Os arbustos podem competir por elementos benéficos e umidade. Portanto, vale observar um intervalo entre eles. O cronograma de rega e fertilização pode variar. Deve ser instalado levando em consideração a variedade de plantas plantadas.
Coníferas
As coníferas são consideradas um excelente cenário para exuberantes flores de hortênsias. Eles não exigem cuidados e se desenvolvem normalmente em solo acidificado. Se necessário, as coníferas podem sombrear a hortênsia. Adições adequadas incluem abetos vermelhos, pinheiros anões, zimbros altos e thuja. Devem ser plantadas a uma distância de 1,5-1,7 metros da hortênsia. É melhor fazer isso pelo lado sul. Desta forma, as coníferas protegerão a flor do sol escaldante.
Para obter um design multinível, você deve usar zimbro. As coníferas de baixo crescimento ficam bem com arbustos floridos. Os ramos verdes escuros desta planta realçam perfeitamente as delicadas flores. Se o zimbro atingir um tamanho significativo, deverá ser podado. Ambas as plantas precisam de sombra parcial e substrato levemente acidificado. É por isso que eles crescem bem nas proximidades.
Spirea
A combinação com spirea é considerada popular entre os paisagistas. Spirea começa a florescer na primavera e termina na primeira quinzena de julho. A hortênsia também floresce na mesma época. Esse processo termina apenas no outono. Isso ajuda a obter o efeito de floração contínua, que os jardineiros adoram.
As culturas necessitam de condições semelhantes, pelo que não existem requisitos específicos de plantação. É importante considerar a altura dos arbustos. Spiraea é mais baixa, por isso não pode ser muito sombreada.
Vizinhos para hortênsias: árvores frutíferas, zimbro, lilás
A hortênsia arbórea distingue-se pela sua altura considerável. Assemelha-se a uma árvore que cresce até 2 metros. O tamanho impressionante também é característico das exuberantes inflorescências do arbusto.
Plantas modestas ficam bem perto dessa cultura. Podem ser hostas, astilbes, floxes. Também é permitido plantar acônito, barbicha e sedum nas proximidades. Árvores frutíferas e arbustos grandes serão um excelente complemento.
Árvores frutiferas
Você pode colocar árvores frutíferas com segurança perto da variedade de flor semelhante a uma árvore. Uma macieira plantada no lado sul fornecerá proteção contra correntes de ar e luz solar intensa. O intervalo mínimo entre um arbusto e uma árvore é de 1,5 metros.
Zimbro
Juniper seria uma boa adição. Ele pode ser usado para criar um design multinível.A coroa verde escura desta cultura complementa perfeitamente as delicadas flores da hortênsia.
É permitido formar conjuntos contrastantes com estas plantas. Para isso, vale plantar zimbro, que possui agulhas douradas, azuis ou prateadas. Se o arbusto crescer muito, recomenda-se fazer podas formativas. As culturas desenvolvem-se bem quando cultivadas em conjunto porque têm requisitos de crescimento semelhantes. Devem ser plantadas à sombra parcial em solo acidificado.
Lilás
Lilás é considerado um bom complemento para hortênsias. Estes arbustos distinguem-se por tamanhos semelhantes e floração semelhante. O lilás floresce no final da primavera e a hortênsia no verão. Isto permite obter um canteiro de floração contínua. Se desejar, você pode plantar plantas com cores semelhantes ou culturas contrastantes. Com a ajuda deles é possível criar o efeito de ramos tecidos.
Vizinhos para hortênsias de folhas grandes
Esta hortênsia é uma árvore alta que chega a atingir 4 metros. Portanto, é permitido combiná-lo com outros arbustos - jasmim, espinheiro, turfa, cavala. A cultura também fica bem com cerejeira, buxo e cotoneaster. Árvores baixas seriam boas adições a este tipo de planta. Eles podem ser usados para criar sebes e projetar caminhos.
É importante posicionar as plantas de forma que tenham espaço livre suficiente e não concorram por iluminação, água e fertilização.
Plantas para plantio de hortênsias: íris, astilbe, cereais, hosta
Para evitar que a área sob a planta pareça nua, vale a pena preencher as áreas livres com flores perenes tolerantes à sombra ou gramíneas ornamentais.
Íris
Para obter um arranjo de flores incomum, você deve cercar a hortênsia com íris. Porém, só poderão ser plantadas no ano seguinte, após o plantio da hortênsia. Isso ajudará a evitar o excesso de água.
Astilbe
Astilbe é considerado um excelente complemento para hortênsias. Esta planta é mais curta em altura que a hortênsia. Desenvolve-se em condições semelhantes e resiste facilmente ao sombreamento. Ambas as plantas florescem por um longo período de tempo. Inflorescências de vários formatos harmonizam-se perfeitamente entre si. Neste caso, é permitido escolher flores de tonalidades semelhantes ou contrastantes.
É permitido combinar astilbe com hortênsias dentro de um canteiro de flores ou formar uma cerca viva com elas. A flor parece atraente mesmo após o término da floração. Suas folhas rendadas complementam perfeitamente a folhagem arredondada da hortênsia.
Cereais
Para obter uma composição inusitada, vale a pena plantar gramíneas ornamentais. Eles não irão obscurecer a flor, pois florescem fracamente. Ao mesmo tempo, os cereais poderão complementar as flores de hortênsia com folhas decorativas alongadas. Não requerem condições especiais. Ao mesmo tempo, os cereais desenvolvem-se bem em solos ligeiramente ácidos. No entanto, é importante evitar o alagamento excessivo. Isso também é necessário para hortênsias.
Para enfatizar as exuberantes inflorescências da flor, vale colocar ao lado festuca azul, milheto e azevém bulboso. Grama e miscanthus também são boas adições. A grama da floresta japonesa ajuda a criar combinações especialmente atraentes, pois suas delicadas folhas podem ser distinguidas por diferentes cores - branco, verde ou dourado.
Hosta
Composições atraentes de hortênsias são formadas com hospedeiros. Eles ficam bem com variedades variadas.Hostas ficam lindas à sombra de hortênsias porque não resistem à luz solar direta. Solo acidificado também é adequado para eles.
Vizinhos indesejados para hortênsias
Qualquer cultura plantada demasiado perto é prejudicial. Vizinhos indesejados incluem:
- árvores altas;
- plantas que necessitam de muita umidade;
- culturas tóxicas;
- acácia.
Possibilidade de plantar diversos tipos de hortênsias nas proximidades
Embora existam muitas variedades de hortênsias, elas têm requisitos semelhantes para as condições de cultivo. Portanto, eles podem ser colocados nas proximidades com segurança. Se você escolher culturas de tamanhos diferentes, que diferem em cor e período de floração, poderá obter um canteiro de flores incomum.
A hortênsia é uma cultura decorativa que ajuda a criar diferentes composições. Ao mesmo tempo, você deve ser extremamente cuidadoso ao escolher vizinhos para ela.