Ao projetar canteiros de flores, zonear uma área ou decorar um canteiro de jardim, você não pode prescindir de flores perenes nas bordas. Essas plantas foram usadas pela primeira vez em projetos paisagísticos pela inglesa Gertrude Jekyll. As flores plantadas uma vez permitem manter a harmonia no local por vários anos e requerem cuidados mínimos. Entre o sortimento de plantas perenes, cada veranista escolherá a melhor opção para sua propriedade.
Regras de projeto
Mais frequentemente, flores de baixo crescimento são usadas para criar bordas. Isso se deve ao fato de que a moldura do jardim de flores, criado a partir de plantas vivas, não deve encobrir a beleza das flores em seu interior. Para isso, são adquiridas plantas perenes que florescem durante todo o verão. Desta forma, é possível criar no local uma composição completa e harmoniosa durante toda a temporada.
Existem várias regras que são seguidas ao decorar bordas de plantas:
- As flores são plantadas nas bordas, contrastando com o esquema de cores principal do jardim frontal.
- Reserve espaço suficiente para a borda, pois as plantas crescerão com o tempo.
- Não permita grandes espaços entre as plantas plantadas; parece desleixado.
- Selecione culturas que cresçam rapidamente e em abundância.
- Aderem às dimensões da borda: largura - 50 cm, altura - não mais que 40 cm.
- Eles optam por representantes despretensiosos.
- As bordas para iniciantes devem ter um formato simples, quando o morador de verão ganhar experiência em design, você poderá passar para as cacheadas.
Perenes fronteiriças notáveis
Na lista de plantas perenes populares há opções para todos os gostos.
Dicentro
Esta planta é popular por suas flores, que têm o formato de um coração partido. As flores são plantadas a partir do final de abril. Deve-se lembrar que o dicentra se desenvolve bem apenas em áreas iluminadas, em casos extremos, sombra parcial clara. O solo deve ser drenado e preenchido com nutrientes. Se o solo for pesado, adicione areia de rio e coloque uma camada de tijolos quebrados ou seixos no fundo. O diâmetro e a profundidade das covas de plantio são de 0,4 metros.
Bálsamo
Um dos exemplares mais despretensiosos utilizados para decoração de bordas. Floresce quase todo o verão.O bálsamo costuma ser colocado em locais ensolarados, mas também é permitida sombra parcial. O solo deve ser argiloso e bem temperado com esterco podre. É preciso levar em conta que esta flor adora umidade, quando o solo seca nos verões quentes ela perde as folhas inferiores. Os impatiens florescem por muito tempo - de junho a setembro. Nesta época está coberto de flores brancas, roxas e rosa (dependendo da variedade).
Persistente
Este é um representante da família Lamiaceae, que faz jus ao seu nome. A planta é muito tenaz e não incomoda o dono do terreno. Durante o período de floração, é coberto por botões de cores brancas, azuis, amarelas e roxas. A altura dos arbustos varia de 5 a 50 cm.Quando o solo aquece bem, as sementes da planta tenaz são semeadas diretamente em campo aberto e apresentam maior germinação. A planta não tem requisitos especiais de iluminação - ela se sente confortável tanto ao sol quanto à sombra.
Agapantos
Uma característica desta planta são suas lindas flores azuis. Somente um local bem iluminado é adequado para o plantio de agapantos, pois a planta adora luz. Do início da primavera até outubro, a cultura necessita de rega abundante. Você também terá que alimentar as flores com fertilizantes minerais e orgânicos para uma floração mais exuberante. Uma camada de drenagem é colocada no fundo das covas de plantio.
Árabes
Esta planta perene também é chamada de rezuha e pertence à família dos crucíferos. Arabis tem rebentos rasteiros e não ultrapassa os 30 cm de altura, as folhas verdes têm formato de coração e apresentam densa pubescência na superfície. Rezuha floresce com flores brancas, rosa ou amarelo claro, podendo ser simples ou duplas, dependendo da variedade.
O melhor local para criar uma borda árabe será uma área ventilada e bem iluminada.
Prepare solo solto e adicione fertilizantes minerais e orgânicos. Rezuha só precisa de rega em calor extremo, pois é uma planta resistente à seca.
Crisântemo
Você também pode criar bordas originais a partir de arbustos baixos de crisântemos perenes. Pertence à família Asteraceae. Para a obtenção das mudas, as sementes são semeadas no mês de abril em casa, quando as mudas crescem, são plantadas em recipientes separados e, pouco depois, transferidas para campo aberto.
É preciso lembrar que o crisântemo perene precisa de muita rega e de uma área bem iluminada. O solo é preferencialmente solto, com reação levemente ácida. Quanto à floração, você pode admirá-la até o frio. A cor depende da variedade: são encontrados crisântemos rosa, bordô, amarelo e branco.
Pervinca
A planta herbácea perene pertence à família Kutrov. Os antigos celtas a chamavam de flor da bruxa porque acreditavam que ajudava a detectar uma bruxa. Excelente opção para plantio à sombra. Mesmo com falta de luz e umidade, agrada com suas flores azuladas. O solo para o plantio da pervinca é solto, com reação neutra. Não necessita de regas abundantes, sobrevive com firmeza ao inverno de regiões frias. Nos arbustos, as flores isoladas podem persistir até o outono.
Aubrieta ou Aubretia
Esta é uma planta herbácea rasteira. Durante o período de floração forma um espetacular tapete contínuo. Uma característica distintiva da aubrieta é que as folhas não murcham mesmo no inverno. Com muito cuidado, produz duas ondas de floração - na primavera e no outono. Jardineiros experientes recomendam primeiro cultivar mudas em casa e depois transferi-las para terreno aberto.Para admirar a floração espetacular, selecione o local mais iluminado para ela. O solo é solto e bem permeável à umidade.
Prímula
A prímula tem folhas dissecadas com precisão de um tom cinza-esverdeado. O formato das flores é muito diversificado - esférico, em forma de guarda-chuva, piramidal, dependendo da variedade escolhida. É cultivado por meio de mudas e depois transferido para o canteiro. Para isso, prepare solo leve e solto em local sombreado. A prímula não precisa ser regada mais do que uma vez por semana, a fertilização é aplicada durante todo o período de cultivo. Deve ser lembrado que se prímula cultivada a partir de sementes, então você poderá admirar a primeira floração não antes de 2-3 anos.
Chistets lanosos
Conhecida como “orelha de ovelha”, a herbácea perene tem folhas incrivelmente bonitas. Eles são cinza prateados e macios ao toque. A erva-de-bico não gosta de lugares em terras baixas onde a umidade se acumula, mas se sente bem em áreas abertas e ensolaradas. Uma das principais condições para o cultivo bem-sucedido é o baixo teor de nitrogênio no solo. A rega é pouco frequente, a planta apresenta maior resistência a doenças e pragas.
Aves
Representante da família Pink, com folhas grandes e flores de diversas cores. Para crescer, você precisa de solo permeável e cheio de nutrientes. A planta pertence a culturas resistentes à geada e à seca e, portanto, não requer cuidados especiais. Necessita apenas de rega regular e remoção de ervas daninhas.
sede
Pertence à família Tolstyankov. Eles são cultivados por meio de mudas e só depois transferidos para campo aberto. É despretensioso para o solo, pode ser cultivado até em solo rochoso, mas terá que ser alimentado com matéria orgânica. Floresce durante todo o verão e outono.Sedum precisa de rega apenas durante os períodos de seca, em outros casos a precipitação natural é suficiente.
Exemplos de decoração de borda de caminho de jardim com flores perenes
As seguintes opções podem ser usadas como ideias:
- Arbustos de crisântemo em tons contrastantes.
- Ao longo da borda estão margaridas tenras, atrás delas está o cardo.
- Em primeiro plano está a pervinca ou saxifrage, a segunda linha são prímulas e coníferas.
Algumas notas sobre cuidados
Ao cuidar das plantas perenes, leve em consideração o fato de que nem todas as plantas têm a mesma necessidade de umidade, luz e fertilização.
Portanto, apenas plantas com requisitos de cuidados semelhantes são colocadas em uma borda.