A pervinca adapta-se a qualquer condição e é muito tenaz. As folhas densas e brilhantes não caem e permanecem tão verdes no outono quanto na primavera. Desde os tempos antigos, a planta foi creditada com poderes mágicos e usada como talismã contra criaturas malignas. As pessoas também conheciam as propriedades medicinais da pervinca, antigamente também prestavam atenção às contra-indicações, pois sabiam que a planta perene continha veneno.
- Composição química da planta
- Propriedades benéficas da pervinca
- Preparações à base de pervinca na medicina tradicional
- "Vincamina"
- "Winkatona"
- "Devinkan"
- "Vincristina"
- "Winkapan"
- Receitas de medicina tradicional
- Decocção de folhas
- Decocção de ervas secas
- Tintura de álcool
- Pomada de folhas
- Como coletar e preparar
- Contra-indicações e efeitos colaterais da vinca
Composição química da planta
Entre todos os tipos de ervas da família Kutrov, apenas pervinca. O uso de medicamentos produzidos a partir do subarbusto rasteiro ajuda no enfrentamento de diversas doenças e na prevenção do seu desenvolvimento.
As folhas, caules e delicadas flores da pervinca são ricas em:
- caroteno e pectinas;
- açúcares e taninos;
- flavonóides e sais minerais.
A planta contém vários tipos de ácidos orgânicos e cerca de 20 tipos de alcalóides. A vincristina e a vinblastina impedem o crescimento de células malignas e impedem o desenvolvimento do câncer. Devinkan acalma os nervos e normaliza a pressão arterial. A minorina e a vinina têm um efeito positivo nos processos neuroquímicos que ocorrem no corpo humano.
Propriedades benéficas da pervinca
A partir de um subarbusto perene de 25 a 30 cm de altura, as meninas teciam guirlandas que eram usadas para adivinhação. Na Suíça e na Áustria, buquês da planta eram pendurados nas casas para proteção contra os elementos e os espíritos malignos. As noivas ucranianas enfeitavam seus cabelos com flores e ramos de pervinca e regavam os noivos com pétalas no casamento.
Arbustos rastejantes são usados em projetos paisagísticos para organizar canteiros de flores, cumes e áreas de paisagismo. Arranjos de flores são feitos a partir da planta e buquês são feitos.
Infusões de ervas rasteiras ajudam a combater o escorbuto porque são ricas em vitaminas. Na medicina alternativa, uma planta com flores delicadas é usada para eliminar a impotência e aliviar a dor. Decocções de pervinca são usadas para tratar diabetes, malária, resfriados e enxaquecas.
A herbácea perene tem muitas propriedades benéficas:
- Lida com infecção bacteriana.
- Tem um efeito benéfico no músculo cardíaco.
- Cura feridas e eczema purulento.
- Alivia espasmos musculares.
- Pára de sangrar.
A pervinca ajuda a melhorar a visão e a audição, restaurar a função cerebral, eliminar a diarreia e remover venenos do corpo. As decocções da planta devolvem aveludada e elasticidade à pele.
Preparações feitas de ervas tenazes e despretensiosas são usadas na terapia:
- osteocondrose;
- taquicardia;
- rinite;
- bronquite.
Os remédios Vinca são prescritos para pessoas que sofrem de câncer no sangue, doença de Hodgkin e neurite facial. Medicamentos perenes são usados em psiquiatria. Os otorrinolaringologistas prescrevem medicamentos que contêm ervas com folhas brilhantes para perda auditiva, mau olfato e faringolaringite crônica.
Preparações à base de pervinca na medicina tradicional
Na indústria farmacêutica, é obtido um extrato da planta, que é utilizado no preparo de comprimidos e pós.
"Vincamina"
O medicamento é prescrito para pacientes que sofreram lesão cerebral, tiveram acidente vascular cerebral, sofrem de enxaqueca, hipertensão e taquicardia sinusal. A "vincamina", produzida na forma de pó marrom, tem odor desagradável, mas contribui para:
- restauração de memória;
- relaxamento dos músculos lisos;
- melhorando a circulação sanguínea no cérebro.
O medicamento aumenta o desempenho mental, normaliza o sono e acalma os nervos.
"Vincamine" é prescrito para crianças com comprometimento do desenvolvimento intelectual.
"Winkatona"
Os comprimidos contendo alcalóides da vinca são utilizados após um acidente vascular cerebral e no tratamento de doenças mentais.A droga alivia a condição durante a menopausa, reduz a dor durante as enxaquecas, normaliza a pressão intracraniana, elimina distúrbios vestibulares e ajuda a lidar com a distração.
"Devinkan"
O medicamento, cujo componente ativo é a vincamina, é prescrito na forma de injeções intramusculares ou comprimidos para hipertensão, neuroses e taquicardia. A droga acalma e reduz o tônus vascular.
"Vincristina"
O remédio fitoterápico é produzido em pó e é usado no preparo de soluções injetáveis.
A droga previne o crescimento de células cancerígenas e é usada na terapia:
- sarcomas;
- mielomas;
- leucemia;
- neuroblastomas.
A vincristina se acumula nos tecidos dos órgãos digestivos e é injetada na veia muito lentamente. A droga causa muitos efeitos colaterais, incluindo danos ao fígado e coma.
A pervinca está presente no conhecido medicamento Cavinton, que trata distúrbios mentais e nervosos, alterações degenerativas na retina, glaucoma secundário e insuficiência cerebral.
"Winkapan"
A droga alivia espasmos nas artérias e músculos, alivia dores de cabeça, mas não reduz a pressão arterial. O medicamento da pervinca é eficaz no tratamento da distonia neurocirculatória, vasoespasmo cerebral e não causa efeitos colaterais. "Vinkapan" é prescrito para desenvolvimento mental lento, deficiência auditiva e motora.
Receitas de medicina tradicional
Os medicamentos para a pervinca foram preparados na Idade Média, mas muito antes as pessoas usavam as raízes, flores e caules da planta para eliminar:
- dor de dente;
- insônia;
- enxaqueca;
- sangramento interno.
Os remédios fitoterápicos na medicina popular são usados para reduzir a pressão arterial, curar feridas e melhorar a função cardíaca.A partir da planta perene são feitas decocções e tinturas que ajudam a curar a infertilidade e a malária, a bronquite e a tuberculose, a eliminar tonturas e o mau hálito. A pervinca relaxa os intestinos e melhora o fornecimento de oxigênio ao cérebro.
Decocção de folhas
Para curar eczema, úlceras purulentas, livrar-se de erupções cutâneas, aliviar a inflamação na cavidade oral, eliminar a gengivite, ferva 1 colher de sopa em um copo de água por um minuto. colher de folhas frescas de pervinca esmagadas.
Decocção de ervas secas
Para infertilidade, doenças femininas, pólipos no útero e prostatite, um medicamento é preparado na forma de uma decocção de uma planta rasteira com flores azuis ou rosa. Ferva uma colher de pervinca seca em 200 ml de água, deixe por meia hora, beba três goles por dia antes das refeições. Este remédio é usado para leucemia, em caso de sangramento a dose é aumentada para 1/3 xícara de cada vez.
Para melhorar o estado da pele e restaurar a sua elasticidade, recomenda-se lavar o rosto com decocções da parte aérea da planta.
Tintura de álcool
Os caules com folhas e flores são colocados em uma jarra de 0,5 litro de modo a encher um terço do recipiente, após o que se despeja a vodca. O recipiente é bem fechado e colocado em local quente e escuro por 9 dias. Duas vezes ao dia, ¼ xícara de líquido é misturada com 7 gotas de infusão coada e consumida por via oral ou lavada com acne e furúnculos.
Para aumentar a potência e tratar a impotência masculina, coloque 5–7 g de pervinca em um copo de água, ferva por 5–6 minutos e deixe por 24 horas no escuro. A tintura é bebida de manhã e à noite, 10 gotas cada, durante 4 dias, após um intervalo de 2 dias, o tratamento com a planta é continuado novamente.
Pomada de folhas
Muitas vezes acontece que os medicamentos não conseguem lidar com feridas purulentas, eczema, úlceras e irritação da pele. E as pessoas usam pomada de pervinca. Para prepará-lo, são colhidas 9 folhas da planta, moídas e derretidas com óleo. Quando o produto esfriar, filtre com gaze e aplique nas áreas problemáticas da pele. Pomada de pervinca cura diátese em crianças.
Como coletar e preparar
A erva medicinal cresce nas florestas caducifólias da Moldávia e da Bielorrússia, no Cáucaso, nas estepes da Ucrânia; é plantada em dachas, pátios e colinas alpinas. A planta perene não pode ser arrancada, mas as folhas e caules devem ser cortados com tesoura de poda. A colheita das plantas começa na primavera e junho, quando aparecem as flores.
Para garantir que a pervinca não perca suas propriedades benéficas, as folhas e caules devem ser bem secos. As matérias-primas são limpas de sujeira e poeira, dispostas sobre gaze e deixadas em local protegido da luz solar. Com tempo bom, a grama seca em 7 dias.
A pervinca seca bem no forno ou na secadora a uma temperatura não superior a 45-50 graus. Com este método de colheita, a planta não perde nenhuma substância útil, durante 2 anos retém:
- glicosídeos;
- amargura;
- alcalóides.
A erva seca é colocada em uma jarra de vidro e guardada em local seco. Através de estudos de laboratório, foi comprovado que a pervinca é capaz de impedir o crescimento de tumores e destruir células cancerígenas, por isso os remédios da planta são utilizados tanto na medicina oficial quanto na alternativa.
Contra-indicações e efeitos colaterais da vinca
Apesar das muitas propriedades benéficas e resultados positivos no tratamento de resfriados, distúrbios intestinais, neuroses, sangramentos, doenças femininas e masculinas, não apenas medicamentos, mas tinturas e decocções de pervinca preparadas em casa devem ser usadas com cuidado.
Muitos dos alcalóides em que os caules e folhas da planta são ricos são venenosos.
Os produtos de pervinca devem ser tomados internamente após consulta com um médico. Mesmo uma ligeira sobredosagem pode causar aumento ou diminuição da frequência cardíaca, provocar o desenvolvimento de insuficiência respiratória, levar à perda de consciência e paragem cardíaca. Mulheres grávidas ou amamentando não devem usar pervinca. Pessoas que não toleram nenhum dos componentes que compõem a pervinca devem evitar o uso da planta, pois isso pode causar alergias.