Descrição do algodão, plantio de algodão, seu cultivo e cuidado, aplicação

O algodão é uma das culturas industriais mais difundidas, cuja área de cultivo abrange regiões subtropicais e tropicais. Cultivar algodão (algodão) não é uma tarefa fácil, exigindo o cumprimento de muitas normas agrotécnicas, já que a cultura é caprichosa. Os tecidos feitos com matéria-prima de algodão são os mais populares do mundo. Mas a utilização do algodão não se limita à indústria têxtil.


Descrição da planta

O algodão é composto por cerca de 50 espécies herbáceas pertencentes à família Malvaceae. Todos esses parentes da malva diferem significativamente uns dos outros: eles vêm em arbustos pequenos e arbustos altos com mais de 5 m de comprimento, e em plantas anuais e perenes. Mas os tipos de algodão utilizados na produção têxtil são apenas anuais e bienais.

A planta tem um poderoso sistema de raiz principal. A raiz principal pode atingir 2 a 3 m de profundidade no solo, as raízes laterais geralmente estão localizadas perto da superfície - a uma profundidade não superior a 50 cm, são fortes e desenvolvidas, especialmente se receberem umidade e nutrição suficientes.

O caule é altamente ramificado. A ramificação começa após a formação de 6-7 folhas no caule principal, correndo verticalmente. As folhas de algodão têm um arranjo alternativo. As lâminas das folhas têm aparência lobada e pecíolos visíveis. Cada folha possui 3-5 lóbulos.

O algodão se propaga por sementes. 3 meses após a colheita dos brotos, as colheitas começam a florescer. O algodoeiro floresce profusamente; o arbusto está repleto de grandes flores semelhantes a rosas com pétalas lisas ou duplas. Cada flor tem de 3 a 5 pétalas torcidas de cor amarela, vermelha ou branca. Não existem flores multicoloridas.

As flores de algodão são incrivelmente bonitas. Tanto é verdade que muitos aquaristas até semeiam algodão como planta ornamental em seus jardins.

Após o término da floração, uma caixa de fruto, redonda ou oval, é formada a partir do ovário. As sementes amadurecem dentro da caixa. Gradualmente cresce e se enche de fibra.Após cerca de 1,5 meses do início da formação, a caixa se quebra em 2 a 4 partes e dela emerge uma fibra fina e fofa, que lembra pedaços leves de algodão. A fibra, que é o algodão, desempenha uma função protetora: nela ficam escondidas sementes maduras. É heterogêneo, consiste em vilosidades longas e curtas. Os primeiros são mais ásperos, os segundos são suaves e delicados.

Algodão

História de cultivo

As pessoas aprenderam a fazer tecidos de algodão na antiguidade, o que é confirmado pelos resultados de pesquisas arqueológicas. Os índios foram os primeiros a cultivar algodão para obter sua fibra. Na Índia, os arqueólogos descobriram repetidamente ferramentas e dispositivos agrícolas destinados ao cuidado das plantações de algodão e ao processamento de matérias-primas fibrosas. O cultivo do algodão supostamente começou em território indiano há 7 mil anos.

No século 5 aC. Heródoto em suas notas falou sobre um incrível arbusto indiano que produz lã. A partir dessa lã incrível, de qualidade superior à obtida das ovelhas, os índios tecem tecidos macios e finos com os quais costuram as roupas. E hoje a Índia é um dos países líderes no cultivo de algodão.

Seguindo os índios, os antigos gregos começaram a cultivar o maravilhoso arbusto de “lã”, depois a cultura migrou para o Oriente Médio, China, México e costa oeste da América do Sul. Os primeiros europeus a estabelecer plantações de algodão foram os britânicos. Foram eles que inventaram o método mecanizado de processamento do algodão na década de 1770. Antes disso, era utilizado trabalho manual pesado.

Benefícios do cultivo de algodão

Graças ao aprimoramento da tecnologia de cultivo e beneficiamento do algodão, sua produção ficou mais barata, o que impacta positivamente no custo da matéria-prima final.Hoje, os tecidos de algodão são um dos mais acessíveis, mas se diferenciam pela qualidade e durabilidade.

O algodão cresce em um clima consistentemente quente e seco. Anteriormente, as plantações eram estabelecidas exclusivamente em países em desenvolvimento da Ásia, da América do Sul e da África. Hoje, muitos países desenvolvidos com territórios adequados às condições climáticas estão envolvidos no cultivo de algodão.

Algodão

Por exemplo, os líderes mundiais nas exportações de algodão são os EUA e a China há muitos anos. Lá, utiliza-se maquinaria agrícola para cultivar algodão e colher a colheita, pelo que o custo de produção é baixo e rentável. Mas nos países subdesenvolvidos de África e da Ásia, o algodão continua a ser colhido manualmente.

Variedades populares

O algodão é uma planta autopolinizadora que possui muitas espécies e ainda mais variedades. Por muito tempo, os cientistas não conseguiram formar uma classificação genérica da planta devido ao fato de suas espécies tenderem a alterar características externas sob a influência de fatores naturais e climáticos. Além disso, as espécies de algodão são polinizadas cruzadas, portanto, existem muitas variedades híbridas entre as variedades.

O valor das variedades de algodão é determinado pela estrutura das fibras. Quanto mais finos e compridos forem, melhor e mais caro será o tecido obtido com eles.

É impossível listar todas as variedades de algodão, pois há um grande número delas. Muitas variedades não possuem nomes, mas são agrupadas sob números em uma marca específica. No território da ex-URSS, as variedades mais comuns são Eloten-7, Tashkent-6, Serdar, Omad, Namangan-77, Dashoguz-114, Dashoguz-120, Regar-34, Ash-36, Charos-1, Kzyl -Ravat, Bukhoro-6, Bukhoro-120, Sulton. E o melhor tipo de algodão é o Andijon-35, com o qual é feito um tecido branco neve de maior resistência, utilizado para a produção de linho de alta qualidade.

Nos EUA, as variedades de algodão mais comuns são Deltapine, FiberMax e Stoneville. A primeira marca responde por quase 40% da área semeada, a segunda - 35% e a terceira - 12%. Na Índia, as variedades de algodão mais comuns são Jayadhar, Digvijay, Wagad, G-Cot-13.

Foto de planta de algodão

Quanto aos tipos de algodão, hoje são utilizados para cultivo industrial:

  1. Comum é a planta anual de algodão mais comum. Produz fibra de qualidade média.
  2. Herbácea é uma espécie anual comum nas regiões central e sudeste da Ásia. Forma os arbustos mais baixos de todas as variedades e é mais resistente a fatores negativos, incluindo condições climáticas mais severas quando cultivada em áreas próximas à zona temperada. O algodão resultante é caracterizado por fibras curtas e ásperas, muito semelhantes a pêlos de animais.
  3. A Indochina é uma planta perene alta que se assemelha não tanto a um arbusto quanto a uma árvore, atingindo uma altura de 6 a 7 m e possui ampla faixa de crescimento em regiões tropicais. Floresce com flores vermelhas, mas a fibra do algodão é amarelada.
  4. A Peruana é uma planta anual que, através do esforço dos criadores, produz fibras da mais alta qualidade, delicadas, com fibras longas. Hoje, sua área de cultivo está limitada ao Egito e ao sudeste da América do Norte.

Nuances do cultivo

O algodão é caprichoso em termos de tecnologia de cultivo. Há muita coisa que precisa ser levada em consideração e, principalmente, a época da semeadura. As sementes são semeadas estritamente em fevereiro. O atraso é inaceitável, caso contrário, devido à floração tardia, as caixas não terão tempo de se formar totalmente no final do outono, quando chega a época da colheita.

O algodão é uma cultura que adora luz e calor.Os brotos começam a surgir das sementes quando a temperatura atinge +10-12°C. A temperatura ideal para o desenvolvimento das plantas durante a estação é de +25-30°C. Mesmo as geadas mínimas do outono ou da primavera podem destruir a planta. Mas o algodão tolera normalmente a falta de umidade do solo e é até capaz de resistir a secas prolongadas devido ao fato de seu poderoso sistema radicular encontrar água nas camadas profundas da terra. No entanto, as partes externas da planta precisam de irrigação regular, caso contrário as caixas secarão e cairão verdes no chão.

Algodão

A estação de cultivo do algodão é de aproximadamente 150 dias. E o amadurecimento das vagens das sementes dura 50 dias.

O algodão está adaptado ao cultivo em condições de solo que são destrutivas para outras espécies de plantas. Assim, pode crescer plenamente em solos pantanosos salinos e alcalinos. Porém, o algodão é muito exigente quanto ao teor de nutrientes do solo. Portanto, para obter matéria-prima de algodão de alta qualidade, as plantações são cuidadosamente fertilizadas. Assim, para produzir 30 centavos de fibra por 1 hectare, as plantas extraem do solo 45 kg de nitrogênio, 15 kg de fósforo e 18 kg de potássio.

Distribuição de algodão na Rússia

Entre os países da antiga União, os principais produtores de algodão são as repúblicas da Ásia Central, principalmente o Uzbequistão. Mas na Rússia, o cultivo desta cultura também é praticado. Por ser uma planta termofílica, só pode ser cultivada nas regiões do sul do país, nomeadamente na região de Astrakhan. Nesta região, os criadores trabalham ativamente há vários anos para criar variedades mais resistentes às condições climáticas desfavoráveis.

Rotação de colheitas

A melhor cultura predecessora é a alfafa.Satura o solo com húmus e elementos minerais, tão necessários ao pleno desenvolvimento do algodão, e também reduz a saturação do solo com sais. O solo em que a alfafa cresceu é mais respirável. No primeiro ano após a alfafa, os rendimentos do algodão são 50% superiores à média estatística. Rendimentos mais elevados persistem nas próximas 2 temporadas após a alfafa.

Foto de planta de algodão

A rotação de culturas de algodão implica um princípio de cultivo multicampo, quando parte da terra destinada ao cultivo do algodão é alocada para alfafa em uma determinada estação.

Especialista:
O algodão também apresenta bons resultados de rendimento se leguminosas para grãos, culturas para silagem e beterraba sacarina forem semeadas antes dele.

Regras de pouso

O cultivo do algodão sempre foi uma tarefa problemática, exigindo um esforço significativo. A planta é exigente com as condições climáticas, estrutura e qualidade do solo, e requer preparo de sementes e diversos procedimentos agrotécnicos.

Preparação do solo

O preparo do solo para a semeadura do algodão é todo um complexo de medidas que consiste em várias etapas:

  1. Descascando a área após o cultivo da safra anterior. O arado descascador solta 5 cm de solos leves e 10 cm de solos pesados. O preparo superficial do solo é realizado no final de agosto ou primeiros dias de setembro, é necessário preservar a umidade e destruir as pragas.
  2. Arar o solo até uma profundidade de 49 cm.
  3. Durante o processo de aração, adicionar um herbicida necessário para destruir as raízes das ervas daninhas que permanecem no solo.
  4. Afrouxamento e lavagem repetidos do solo se for salino.
  5. Angustiar o solo na próxima temporada - em meados de fevereiro, antes de semear.
  6. Fertilizar o solo com esterco e arar ainda mais.
  7. Cultivo a uma profundidade de 5 a 10 cm.

Depois de todas essas atividades, os agricultores começam a semear algodão.

Se o algodão crescer durante várias estações na mesma área, é necessária fertilização. Para 1 hectare é necessário aplicar 150 kg de fertilizante nitrogenado, 100 kg de fósforo, 50 kg de potássio. Se o algodão for semeado depois da alfafa ou de outras leguminosas, será necessária menos fertilização com nitrogênio por 2-3 temporadas - 50-80 kg. Recomenda-se adicionar matéria orgânica junto com fertilizantes minerais.

Campo de algodão

Preparação de sementes

Como material de semente, são colhidas sementes de algodão frescas e de alta qualidade, que são coletadas antes da chegada do frio do outono. É importante selecionar sementes que correspondam ao zoneamento das variedades.

O material da semente é cuidadosamente processado. Primeiro, o subpêlo é removido mecanicamente. Então eles são gravados com vapores ácidos.

Especialista:
Para aumentar a germinação, as sementes de algodão são estratificadas ao ar livre por um mês. Em seguida, são desinfetados com tricloreto fenolato de cobre, na quantidade de 12 kg por 1 tonelada de semente. A última etapa do preparo é mergulhar as sementes em água por 10 horas.

Instruções passo a passo

Até que o solo esteja aquecido a pelo menos +10°C, semear sementes de algodão é inaceitável. São utilizados diferentes esquemas de semeadura, mas em qualquer caso o espaçamento entre linhas é de 60 cm.

Aqui estão alguns padrões comuns de semeadura de algodão:

  • linhas pontilhadas - 60x25;
  • tomadas retangulares - 60x45;
  • ninhos quadrados - 60x60;
  • linhas largas - 90×15 (ou ×20, ×30).

Para aumentar a produtividade do algodão, é utilizado o método de semeadura em camalhões. Permite obter 3 quintais adicionais de algodão por hectare. Coloque 2 a 3 sementes em um buraco a uma profundidade de 3 a 5 cm, dependendo do tipo de solo.

A quantidade de sementes necessárias depende do método de plantio do algodão.Pegue quantas sementes forem necessárias para evitar o desbaste das colheitas. Se as sementes contiverem penugem preservada, é necessário colher 60 kg por 1 ha. Se o subpêlo for retirado, 40 kg são suficientes. Em 1 hectare de área semeada, devem crescer 80-100 mil plantas.

Dacha de algodão

Cuidados com algodão

Uma variedade de irrigação é usada para o algodão, incluindo irrigação. Na primeira vez, as plantações são regadas abundantemente quando 3-5 folhas se formam, na segunda vez, após cerca de um mês, quando os botões começam a se formar. Posteriormente, o algodoeiro é regado pela raiz e irrigado regularmente durante a floração e a frutificação. A última rega é aplicada 8 a 10 dias antes da queda das folhas.

Durante o período vegetativo, o algodão é cultivado três vezes: quando os brotos são bicados até a profundidade de 10 cm, antes da primeira rega e quando o solo seca.

Materiais orgânicos são usados ​​como cobertura morta. A cobertura ideal para o algodão é o estrume podre, que retém perfeitamente a umidade do solo. Mas este é o material mais caro para cobertura morta: 200 kg devem ser consumidos por 1 hectare. A palha é mais barata. Mas é indesejável o uso de feno devido ao risco de danos causados ​​​​por pragas ao algodoeiro.

Os agricultores tentam não usar herbicidas e inseticidas no cultivo do algodão, pois isso afeta negativamente as qualidades ambientais do algodão. Mas isso deve ser feito se as plantas forem gravemente afetadas.

Quando pelo menos 2 cápsulas estouram em cada galho do arbusto, as folhas do algodão são completamente removidas. O evento é necessário para evitar a propagação de infecções e pragas.

A época da colheita do algodão é no final de setembro e outubro.

Possíveis doenças e pragas

Os criadores estão tentando criar variedades de algodão que sejam resistentes a infecções e pragas.Mas mesmo quando se cultivam tais variedades, devem ser tomadas medidas preventivas para evitar danos às culturas. Prevenção significa:

  • cumprimento de requisitos agrotécnicos;
  • eliminação oportuna de ervas daninhas;
  • cumprimento da rotação de culturas;
  • destruição de partes remanescentes da planta após a colheita;
  • aração profunda do solo no outono.

Algodão

Existem muitas pragas que querem se banquetear com o algodoeiro. O mais comum são os ácaros, contra os quais se utiliza 65% de Nitrafen numa quantidade de 40-70 kg/ha.

Pulgões e tripes do tabaco sugam os sucos das plantas. Eles precisam ser envenenados com inseticidas várias vezes por temporada até serem completamente destruídos. A primeira vez é no final de março ou início de abril. Quais toxinas usar e com que frequência dependem da abundância de danos causados ​​por pragas às plantas.

Para combater a lagarta do cartucho de inverno, utiliza-se Clorofos 80% na quantidade de 1,5 kg/ha. E contra a lagarta do algodão, recomenda-se o uso do inseticida “Tiodan” na quantidade de 2 kg/ha.

Aplicação principal

A maior parte do algodão é utilizada na confecção de tecidos: chita, cambraia, chita, popelina, flanela e muitos outros. O tecido de algodão mais comum é o jeans. É durável, resistente ao desgaste e respirável.

A qualidade do jeans é determinada pelo tipo de algodão com que é feito. Os melhores produtos jeans são feitos de algodão mexicano e de Barbados. Suas fibras são macias, atingindo 2,4 cm de comprimento.Essa fibra produz tecidos de alta qualidade, praticamente desprovidos de cicatrizes, utilizados para a produção de peças resistentes, duráveis ​​​​e extremamente confortáveis.Mas cultivar e processar esse algodão é muito difícil, por isso poucos produtos de jeans são produzidos a partir dele - 7% da produção mundial total.

Foto de planta de algodão

O algodão do Zimbabué é de excelente qualidade a baixo custo. Mas a maior percentagem da produção têxtil é constituída por tecidos de algodão produzidos na Índia e em países asiáticos, que se caracterizam por fibras curtas. Os produtos jeans feitos com esse algodão representam 50% do mercado mundial.

Cada pessoa média no planeta utiliza cerca de 7 kg de algodão ao longo do ano na forma de diversos produtos têxteis.

O algodão não é necessário apenas para a produção têxtil. As sementes de algodão não são jogadas fora durante o processamento das cápsulas, mas são usadas para produzir um valioso óleo cosmético. As sementes também são utilizadas para fazer farinha de algodão para a produção agrícola.

A penugem retirada do caroço do algodão é utilizada na produção de produtos plásticos, papéis fotográficos e vernizes. E as cascas das caixas tornam-se alimentos úteis.

Fatos interessantes

Quando os britânicos Lewis Paul e John Wyatt patentearam uma máquina de fiar para a produção de tecido de algodão em 1738, Manchester, na Grã-Bretanha, tornou-se o centro mundial do processamento de algodão.

As notas que estamos habituados a pagar nas lojas parecem papel, na verdade, uma grande percentagem da sua composição é algodão. Portanto, não se desfazem se forem lavados com água.

A extrema procura de algodão para irrigação causou o esgotamento das reservas de água no Mar de Aral. A água para irrigação intensiva dos campos de algodão veio do Syr Darya e do Amu Darya – rios que alimentam o mar.

Algodão

O algodão é cultivado em cerca de 80 países em todos os continentes.O algodão está representado nos brasões do Turcomenistão, Uzbequistão, Paquistão e muitos outros países asiáticos e africanos, em cujas economias o cultivo do algodão ocupa o lugar mais importante.

No século 19, o famoso empresário russo Savva Morozov começou a cultivar algodão. Ele comprou sementes de algodão americanas e as enviou para os campos da Ásia Central e da Transcaucásia.

As primeiras menções ao algodão em antigas fontes russas datam do século XV. Naquela época, na Rússia, era costume chamar o tecido de algodão de “papel”. É daí que vem o conceito moderno de “algodão”.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim