Descrição do cardo, propriedades benéficas e utilizações, contra-indicações

Muitas vezes as pessoas estão interessadas na descrição, propriedades benéficas e usos do cardo. Esta planta é considerada um representante proeminente das Asteraceae. Sua característica são as inflorescências, que são circundadas nas bordas por folhas com pontas espinhosas. Em vários momentos, propriedades mágicas foram atribuídas a esta erva. E hoje nas aldeias muitas pessoas suspeitam das pessoas que cultivam esta cultura.


Descrição da planta

O cardo é uma planta herbácea perene que pertence à família Asteraceae. A planta é caracterizada por um sistema radicular do tipo torneira. Nesse caso, a raiz principal atinge 50 centímetros de comprimento e tem formato cônico. A parte vegetativa da cultura pode variar de 60 centímetros a 2 metros. Possui caule forte e reto.

O cardo é caracterizado por folhas espalhadas, de cor verde escura, com veios claros. Ao longo da periferia de cada um deles existem espinhos. As flores atingem de 3 a 8 centímetros e têm formato de cesto. As pétalas podem ter cores diferentes - do lilás claro ao roxo brilhante. As folhas localizadas ao redor da flor lembram espinhos densos. Os frutos do tipo aquênio são de cor marrom, preta e cinza. Cada um deles possui uma crista composta por cabelos longos.

O cardo é encontrado na Eurásia e no norte da África. A Europa Ocidental é considerada o berço da cultura. Vale ressaltar que esta erva representa o símbolo nacional da Escócia. A imagem de um cardo está presente no brasão do estado e na ordem honorária de cavalaria.

O gênero Thistle inclui aproximadamente 130 espécies. No entanto, apenas uma pequena parte das plantas pode ser utilizada para fins médicos e cosméticos. A cultura é encontrada em prados, beiras de estradas e bordas de florestas. Esta planta é considerada despretensiosa e resistente à seca.

Os tipos mais populares de cardos incluem o seguinte:

  • farpado;
  • encaracolado;
  • caído;
  • com gancho pequeno;
  • cabeça pequena.

Propriedades medicinais

Se você coletar o cardo corretamente e armazená-lo adequadamente, a grama conterá uma grande quantidade de substâncias valiosas. Isso inclui o seguinte:

  1. Silimarina – tem um efeito hepatoprotetor pronunciado. Esta substância afeta os processos metabólicos que ocorrem no fígado e limpa o corpo de toxinas.
  2. Saponinas – essas substâncias possuem propriedades antiinflamatórias.
  3. Os bioflavonóides são antioxidantes naturais.
  4. Óleos essenciais - um grande número dessas substâncias é encontrado nas sementes da planta. Eles são usados ​​ativamente em cosmetologia.
  5. Taninos – têm um efeito fortalecedor nas paredes dos vasos sanguíneos. Eles garantem a ligação e remoção de metais pesados ​​e substâncias tóxicas do corpo.
  6. Ácidos – entre eles vale destacar o malônico, glicólico, málico, oxálico, cítrico.

Descrição do cardo

A principal propriedade do cardo é considerada atividade hepatoprotetora. A erva é considerada especialmente valiosa para o fígado. Graças à sua composição única, a cultura fortalece e restaura os hepatócitos. Isso ajuda a normalizar os processos metabólicos no órgão. Além disso, o cardo protege o fígado dos efeitos das toxinas. Portanto, os medicamentos fitoterápicos são frequentemente utilizados no tratamento de hepatite, cirrose hepática e outras doenças.

Além disso, as propriedades benéficas do cardo incluem o seguinte:

  • efeito laxante suave;
  • efeito diurético - graças a isso, a erva combate eficazmente o inchaço;
  • eliminação de sinais de intoxicação corporal;
  • estimulação da produção e saída da bile;
  • melhora de gastrite, pancreatite, colite crônica;
  • prevenção de tumores malignos;
  • restauração da pele após lesões traumáticas.

Cardo pode ser usado para restaurar o ciclo menstrual. A erva também ajuda a eliminar outros problemas dos órgãos reprodutivos. A flor espinhosa lida com sucesso com as neuroses.Pode ser usado para melhorar a memória e aliviar tosses fortes. O suco de cardo é eficaz no tratamento de feridas abertas e furúnculos. Pode ser usado para curar escoriações e arranhões.

Aplicação em medicina

O cardo é frequentemente usado para tratar várias patologias. É importante preparar esses produtos corretamente e seguir rigorosamente as instruções de uso.

Descrição da foto do cardo

Para insônia

Para eliminar distúrbios do sono, é permitido o uso de inflorescências frescas e secas. O caldo terá um sabor amargo, por isso é recomendável adicionar um pouco de mel. Este remédio tem propriedades calmantes pronunciadas. Se você tomar vários dias seguidos, poderá proteger o sistema nervoso da influência de fatores negativos.

Para obter o efeito desejado, você precisa seguir a seguinte sequência de ações:

  1. Pegue 1 colher de sopa de flores de cardo e triture bem.
  2. Adicione 1 xícara de água fervente e coloque em banho-maria.
  3. Aqueça a mistura em fogo baixo por 5 minutos. Depois disso, o caldo deve ser resfriado.
  4. Coe o produto. Depois disso, pode ser tomado na quantidade de 100 mililitros 2 a 3 vezes ao dia. Isso pode ser feito independentemente da ingestão de alimentos.

Esta decocção tem propriedades expectorantes pronunciadas. Portanto, as flores de cardo podem ser secas com segurança durante o inverno.

Para resfriados

Para combater resfriados, pode-se usar uma decocção de flores ou uma infusão preparada com as folhas da planta. Não é difícil de fazer. Para isso, basta tomar 1 colher de sopa de folhas para cada 1 copo de água fervida. Neste caso, a matéria-prima deve ser triturada e colocada em uma garrafa térmica. Depois disso, deve ser despejado em água fervente e deixado em infusão por 2 horas. O produto acabado precisa ser coado.

Uma dose única equivale a meio copo.Neste caso, recomenda-se tomar a composição 2 a 3 vezes ao dia. Tomar este remédio eliminará rapidamente os sintomas de resfriados e gripes. Além disso, a composição fortalece com sucesso o sistema imunológico e tem um efeito preventivo pronunciado.

Descrição do cardo

Aplicação em cosmetologia

Devido ao seu alto teor de vitaminas, óleos essenciais e microelementos, a planta é ativamente utilizada em cosmetologia. Pode ser usado no combate a patologias dermatológicas e na melhoria do estado dos cabelos.

O cardo mariano é considerado um dos meios mais poderosos para manter a beleza. Inclui silimarina, vitamina E, ácidos graxos. Estas substâncias são muito importantes para o cuidado da pele. Em particular, a silimarina possui propriedades antioxidantes pronunciadas. Ajuda a proteger a derme da radiação ultravioleta e da influência de fatores externos. O cardo também contém ácido linoléico, que ajuda a restaurar a barreira natural da derme.

Especialista:
Vários anos atrás, foram realizados estudos que provaram que a silimarina pode levar à perda de peso. Esse recurso possibilita o uso do cardo para quem quer perder peso.

Os produtos à base desta erva têm um efeito desintoxicante pronunciado. Eles também ajudam a aliviar a inflamação e são caracterizados por atividade antioxidante. Portanto, os cosméticos à base de cardo são frequentemente usados ​​para combater a psoríase, acne e rosácea. No entanto, muitos destes medicamentos devem ser tomados por via oral. Eles afetam o fígado e a imunidade, restaurando sua função. Isto também tem um efeito benéfico na aparência da pele.

Solução para queda de cabelo

A decocção de cardo ajuda a fortalecer o cabelo, estimular seu crescimento e reduzir a queda de cabelo. É frequentemente usado por mulheres após o parto.É durante este período que a queda de cabelo ativa é frequentemente observada. Também é permitido usar este remédio popular para crianças com cabelos finos.

cardo

Para fazer uma ferramenta útil, é recomendável seguir estas etapas:

  1. Corte 10 flores de cardo junto com um caule de 12cm. Neste caso, você deve usar uma variedade leitosa ou encaracolada. Então você precisa adicionar 500 mililitros de água filtrada fervida às flores.
  2. Coloque a mistura em fogo médio e deixe ferver. Em seguida, cozinhe a mistura em fogo baixo por 20 minutos.
  3. Retire do fogo e deixe a composição em infusão. Isso levará 40 minutos. Após o qual o produto deve ser filtrado.
  4. Enquanto o líquido esfria, lave bem os cabelos. Depois disso, eles precisam ser enxaguados com caldo recém-preparado.

Recomenda-se que esta manipulação seja realizada em intervalos de 3 dias. Após 4 procedimentos, você pode esperar o fortalecimento dos folículos capilares. Após 2 semanas, o curso deve ser repetido. O uso do cardo vai melhorar o crescimento dos fios e interromper o processo de queda dos cabelos. Além disso, a composição ajuda a dar um lindo brilho aos cabelos.

Infusão para melhoria da pele

O produto pode ser usado para acne e cravos na pele. Além disso, o cardo possui propriedades nutritivas e hidratantes. Para obter uma infusão saudável, recomenda-se fazer o seguinte:

  1. Pegue 100 gramas de folhas secas de cardo e adicione 4 xícaras de água fervida.
  2. Deixe em infusão por 2 horas.
  3. Coe e esfrie a composição.
  4. Todos os dias, de manhã e à noite, lave o rosto com decocção de cardo.

Também é permitido usar outro esquema.Ao mesmo tempo, de manhã é necessário lavar o rosto com uma infusão de flores e, à noite, limpar o rosto com cubos de gelo feitos com uma decocção de cardo. Além disso, é útil limpar periodicamente a pele limpa com suco obtido das folhas novas da planta.

foto de cardo

Para erupções cutâneas graves, aparecimento de cravos e vermelhidão no rosto, você pode usar máscaras preparadas com óleo vegetal. Neste caso, 4-6 gotas do produto devem ser misturadas com uma pequena quantidade de creme de dia comum. Recomenda-se aplicar a composição resultante nas áreas problemáticas por um quarto de hora, depois massagear e enxaguar a composição com água fria.

Precauções e contra-indicações

Não há contra-indicações estritas ao uso da planta. No entanto, antes de começar a usar produtos à base de cardo, você deve consultar o seu médico. Algumas pessoas apresentam intolerância individual às substâncias presentes na planta. Vale considerar que uma pequena quantidade de componentes ativos produz efeito estimulante no sistema nervoso e uma quantidade excessiva inibe seu funcionamento.

O cardo deve ser usado com muita cautela nos seguintes casos:

  • bloqueio dos ductos biliares;
  • pancreatite;
  • colecistite;
  • cólica hepática.

O cardo é uma planta bastante valiosa que contém um grande número de componentes úteis. Portanto, a cultura é frequentemente utilizada em medicina e cosmetologia. Para que a erva dê o efeito desejado, é importante seguir rigorosamente as regras de uso.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim