Ritchie é um tomate adequado tanto para pequenas parcelas domésticas quanto para grandes agricultores que cultivam tomates para venda. Este híbrido de maturação precoce e alto rendimento pode ser cultivado em canteiros em áreas para as quais nem todas as variedades são adequadas. As sementes deste tomate são muito procuradas nas regiões centrais do país.
Descrição e características da variedade
O Tomato Ritchie F1 é um produto selecionado por cientistas holandeses.Ao criar tomates, os criadores tentaram obter uma hortaliça que pudesse crescer em campo aberto em regiões com verão curto e que tivesse amadurecimento precoce dos frutos.
A descrição da variedade deve começar pelas características gerais da planta. Este híbrido pertence ao tipo de padrão determinante. Os arbustos são baixos, com folhagem média.
Os brotos são baixos, eretos, até 0,8 m de altura.Richie F1 é uma variedade de maturação precoce - não passam mais de 3 meses desde o plantio das mudas até o amadurecimento dos tomates.
Embora as recomendações crescentes indiquem que os tomates Ritchie devem ser cultivados sob película, eles também crescem bem em canteiros abertos. Alguns amadores cultivam este híbrido na varanda. A variedade é resistente a todas as doenças fúngicas. Híbridos com o mesmo nome também estão disponíveis para venda.
Características do fruto: os tomates maduros desta variedade apresentam formato redondo, casca bastante espessa e de cor vermelha brilhante. O peso de um tomate é cerca de 130 - 140 g, o número de câmaras é cerca de 3, o teor de matéria seca da fruta não ultrapassa 5%. Os tomates maduros não têm tendência a rachar, toleram bem o transporte de longa distância e podem ser armazenados por muito tempo após a colheita em local fresco.
Em estufas, até 1,5 kg de frutos maduros são coletados de um arbusto por temporada e por 1 m2 Eles plantam até 7 arbustos Ritchie, por isso colhem de 10 a 12 kg por metro quadrado. Em terreno aberto, os rendimentos são ligeiramente inferiores. As frutas maduras são consumidas in natura, usadas inteiras para enlatados, preparam-se lecho e purê e sucos muito saborosos.
História de criação
A história da criação do tomate Ritchie começa em 2000, quando criadores holandeses começaram a trabalhar no desenvolvimento de uma nova variedade.Em 2010, após testes, Ritchie foi oficialmente registrado na Holanda como um híbrido transparente de maturação precoce.
Nos últimos anos, os tomates desta variedade criaram raízes em muitas regiões do nosso país. Nas regiões centrais, Richie cresce bem e frutifica em campo aberto, nas regiões mais ao norte é cultivado sob filme ou em estufas.
Vantagens e desvantagens da variedade
As vantagens e desvantagens da variedade são melhor descritas pelas avaliações dos produtores de vegetais que cultivam Richie F1 há várias temporadas. Os especialistas consideram as principais vantagens:
- amadurecimento precoce da colheita;
- a capacidade de cultivar tomates nas regiões central e mais ao norte da Rússia;
- versatilidade no uso de frutas maduras;
- alta resistência do tomate a doenças fúngicas;
- possibilidade de armazenamento de colheitas a longo prazo;
- boa transportabilidade das frutas;
- Possibilidade de crescer até na varanda.
As características negativas do tomate Ritchie incluem rendimentos médios e caprichos no cuidado: os arbustos “respondem negativamente” à falta de rega e fertilização e reagem às flutuações da temperatura ambiente.
Dicas de cultivo
Apesar de os brotos não serem muito altos, eles precisam ser amarrados e colocados suportes sob os caules com frutos. Em terreno aberto e em estufas, os arbustos podem formar de 3 a 4 hastes e, quando cultivados em varanda, não mais do que dois.
Este híbrido é exigente no regime de rega e na quantidade de luz solar durante o período de crescimento e frutificação. As plantas devem ser alimentadas regularmente.