A beleza de ser jardineiro é que você pode ver os frutos do seu próprio trabalho, apreciá-los ou até mesmo exibi-los aos amigos. Para obter um resultado garantido, é necessário usar variedades modernas de alta qualidade, uma das quais é o tomate Katya F1 ou a variedade similar Anna.
[toc]
informações gerais
A variedade de tomate Katya foi criada por criadores russos levando em consideração as condições climáticas da região do Norte do Cáucaso, mas pode ser utilizada nos Urais e na Sibéria. Esta variedade de tomate tem maturação precoce e pode ser utilizada tanto para cultivo em campo aberto como para cultivo em estufa. As avaliações de quem o plantou sobre o tomate Katya são em sua maioria positivas: a variedade é classificada como produtiva, resistente a doenças e fácil de cuidar.
A designação F1 indica que as sementes incluem híbridos de primeira geração ou obtidos pelo primeiro cruzamento de organismos parentais. São essas plantas que apresentam as propriedades desejadas em maiores quantidades.
Porém, não faz sentido deixá-los para as sementes, pois na segunda geração ocorre uma estratificação de propriedades, aparecem frutos que não correspondem aos indicadores produzidos pela primeira colheita.
Para entender as peculiaridades do cultivo, é necessário considerar as características e descrição da variedade de tomate Katya:
- Precocidade. O período de maturação do tomate é de 80 a 85 dias a partir da data de emergência.
- Determinação. A planta, embora alta, não possui folhagem muito abundante, o que consome muita energia. Esta propriedade permite que os frutos recebam luz suficiente e amadureçam rapidamente.
- Produtividade. Podem ser formados até 8 tomates em um pincel e, em geral, um arbusto permite colher até 10 quilos de colheita.
- Resistência às doenças características da erva-moura: requeima, mosaico, podridão, alternária, não havendo necessidade de tratar os frutos com agentes químicos de proteção.
- Resistente ao tempo. Os tomates da variedade Katya não têm medo da seca, das chuvas ou das baixas temperaturas.
- Belo formato de fruta compacto. Frutos lisos e redondos com peso de 100 a 150 gramas apresentam cor uniforme, sem reter a cor verde do pedúnculo. A polpa do tomate é suculenta e carnuda.
- Sabor e aroma agradáveis a frutas com alto teor de caroteno, vitaminas e minerais.
- Fácil de cuidar. Os tomateiros Katya F1 não precisam ser beliscados ou amarrados, as técnicas agrotécnicas se resumem a tarefas simples que não levam muito tempo.
- Possibilidade de utilização em diversos pratos: saladas, preparações para o inverno, conservas inteiras ou em pasta, congelamento e assim por diante.
Todos esses indicadores garantem a popularidade do tomate entre os jardineiros. Entre as desvantagens da variedade estão a fragilidade dos ramos, possibilidade de serem acometidos por doenças como fomose e mosaico do tomate.
Agrotecnologia de cultivo
O cultivo da variedade Katya não requer técnicas especiais, porém, certos requisitos devem ser atendidos - somente neste caso você pode obter o rendimento máximo.
Primeiro você precisa decidir sobre o solo. Solo arenoso ou argiloso, bem saturado de ar, é ideal para esta variedade. Caso a composição do solo no local não atenda a esses requisitos, serão necessários maiores esforços de preparação.
A descrição da variedade recomenda o plantio do tomate por meio de mudas ou em estufa, pois as condições climáticas das regiões para as quais a variedade está adaptada não permitem sua semeadura imediata em campo aberto.
O plantio deve ser feito no final de março - início de abril - tempo suficiente para a obtenção dos frutos em meados de julho. Antes do plantio, é aconselhável desinfetar as sementes mergulhando-as em uma solução fraca de permanganato de potássio por 15 a 20 minutos. É útil mergulhar as sementes em água derretida, que você mesmo pode preparar no freezer. Em seguida, o material pode ser aquecido - isso irá desinfetar e melhorar as qualidades da semeadura.
Para a semeadura, pode-se usar qualquer solo universal ou uma mistura composta por partes iguais de turfa e areia. Os recipientes para mudas podem ser adquiridos em qualquer loja de jardinagem - devem ter furos para drenar o excesso de umidade. As sementes são enterradas em substrato úmido, regadas por cima e deixadas sob uma película em local quente e iluminado.
Após a germinação, o filme é retirado e as mudas são deixadas até o aparecimento de folhas verdadeiras, regando-as conforme a necessidade. 20 dias após a emergência, recomenda-se plantar e colher tomates. Cultivar em vasos separados permite que o sistema radicular se desenvolva melhor e reduz lesões durante o plantio no solo.
Para determinar o momento de plantio em campo aberto, é necessário focar nas condições das mudas e nas condições climáticas. Como o tomate é uma planta que gosta de calor, para cultivá-lo é necessário proporcionar condições de temperatura adequadas. Em temperaturas abaixo de 13 graus, o crescimento das culturas para. Em áreas particularmente frias ou regiões com verões curtos, é melhor cultivar tomates em estufas.
As mudas são plantadas de maio a junho, quando o solo e o ar estão suficientemente quentes. É preferível deixar a distância entre as mudas de 50 a 60 centímetros, o que proporcionará luz suficiente para a folhagem e espaço para o sistema radicular.
Para um bom desenvolvimento, é aconselhável soltar o solo e fertilizar com fertilizantes minerais e orgânicos quinzenalmente. Um bom método de cuidado é a cobertura morta. Palha, mistura de palha podre e esterco ou folhas podem ser usadas como cobertura morta.
Segundo avaliações, para o tomate Katya, um bom parceiro para o plantio conjunto é a variedade Anyuta, que tem necessidades semelhantes.