O cultivo de mudas de tomate vertical ou horizontalmente usando papel higiênico e recipientes plásticos vazios não é um método novo, mas ainda raramente usado, para a formação primária de mudas de hortaliças. Tradicionalmente, os proprietários continuam utilizando o método clássico de germinação de tomates, colocando caixas de mudas nos parapeitos das janelas de seus apartamentos e suportando a pouca higiene do procedimento. Essa opção de preparo de mudas de tomate não só desperdiça tempo e dinheiro, mas também não exclui a formação de infecções fúngicas, que se desenvolvem rapidamente no substrato e paralisam o crescimento das mudas.
Surpreendentemente, o papel fino destinado às necessidades higiênicas contém tudo o que é necessário para o desenvolvimento saudável da semente. Depois de experimentar o método de germinação de sementes de tomate em papel higiênico, é improvável que você queira voltar às manipulações incômodas e semear as sementes no solo, em um estágio em que você pode facilmente passar sem elas.
Preparação de sementes
A prevenção de doenças e o endurecimento podem prejudicar as sementes se todos os meios do arsenal forem utilizados indiscriminadamente para auxiliar nesta tarefa. As sementes de tomate inicialmente, ou seja, antes do ato da compra, poderiam ter sido desinfetadas e estimuladas para acelerar o crescimento, e esta informação deve constar na embalagem da semente. O processamento adicional do material de plantio é permitido na quantidade de 1 a 2 procedimentos, desde que a marca de preparação de pré-venda esteja presente na embalagem. Se não houver marca, será necessário seguir o esquema completo de “tratamento” caseiro de sementes.
A seleção de sementes fortes é feita em solução salina fraca. As sementes são embebidas em um copo com líquido por 15 minutos, após os quais todos os “manequins” flutuantes são apanhados com uma colher e jogados fora, e as sementes que assentaram no fundo são consideradas adequadas e sujeitas a procedimentos preparatórios:
- Endurecimento de sementes. Isso é feito para que as mudas plantadas sejam menos afetadas pelas mudanças de temperatura características do início da primavera. Primeiramente, as sementes, colocadas entre dois pedaços de gaze umedecida em água, são deixadas por 12 horas a uma temperatura de 20-23 0C, então o pires com as sementes é colocado no freezer por cinco horas a uma temperatura baixa aceitável de -3 0COM;
- Despertando as sementes.Para fazer isso, use água derretida preparada desta forma - encha um pote de neve de 3 litros e observe quando cerca de 1/3 do recipiente derrete. Assim que um terço da neve se transforma em água, essa água é drenada e usada para germinar as sementes. As sementes ficam embebidas por 15-17 horas;
- Desinfecção de sementes. A desinfecção ocorre em solução de manganês a 0,1%. O procedimento de tratamento anti-séptico dura de 10 a 15 minutos, depois as sementes são secas em um guardanapo;
- Saturação de oxigênio. O método para acelerar a germinação das sementes requer ferramentas adicionais - um compressor de aquário. Um terço de uma jarra de 0,5 litro é enchido com água, as sementes são colocadas nele e, em seguida, o tubo do compressor é inserido e o fornecimento de oxigênio é ligado.
Para que as sementes germinem mais rapidamente, um remédio popular com suco de aloe vera não diluído também é adequado. As sementes são imersas no suco espremido e coado por um dia, depois secas e semeadas.
Como germinar sementes em papel higiênico
Ambos os métodos de uso de papel higiênico para mudas de tomate envolvem o uso do recipiente de plástico mais barato. Segundo o primeiro método com papel higiênico, o plantio será feito em copos descartáveis. Não prepare mais do que 10 xícaras, essa quantidade de sementes é suficiente para uma casa de verão padrão.
Método em copos plásticos
Todo o procedimento de plantio de sementes em papel higiênico levará menos de uma hora:
- sacos transparentes de celofane comuns são cortados em fitas de 7 a 10 cm de largura;
- uma tira dupla do papel higiênico mais barato é espalhada em cada tira de polietileno e borrifada com água de um borrifador;
- é feito um recuo de 1 a 2 cm na borda superior do papel, e as sementes começam a ser dispostas mantendo uma distância de 1,5 a 2 cm entre as sementes semeadas;
- quando as sementes estão espalhadas, outra tira dupla de papel é cuidadosamente colocada em cima e novamente umedecida com água de um borrifador;
- uma segunda fita de celofane é aplicada sobre o papel úmido e toda essa estrutura é enrolada com muito cuidado e firmeza em um rolo;
- A parte externa do rolo acabado deve ser presa com linha ou elástico e depois colocada verticalmente no copo, mas de forma que as sementes fiquem por cima.
Agora só falta encher os copos até a metade com água regular e sedimentada e colocá-los em uma janela bem iluminada para que as sementes germinem mais rápido. Você pode esperar resultados até o final da primeira semana, inclusive no dia em que foi feita a semeadura.
Método em garrafas plásticas
A germinação de sementes para mudas em papel higiênico é feita ainda mais frequentemente usando o segundo método - em uma garrafa plástica de 1,5-2 litros cortada longitudinalmente. Cada uma das metades resultantes do recipiente é forrada com papel higiênico de fibra densa, borrifado com água e as sementes são dispostas em uma fileira por cima, com uma distância entre as sementes de 2 a 3 cm.Os futuros tomates são cobertos cubra com filme perfurado (pode-se usar uma agulha grossa), após o que os barcos-garrafa » são colocados em local aquecido e bem iluminado. Aliás, ao cultivar sementes em garrafas, você não precisa se preocupar em “inundar” as sementes - a quantidade de água com que o papel foi inicialmente umedecido será suficiente para todo o período de germinação.
O aparecimento de folhas nos brotos de tomate no papel higiênico será claramente visível. Quando as duas primeiras folhas eclodirem, isso servirá como um sinal de que é hora de plantar as plantas em recipientes separados.É necessário remover com cuidado cada broto desenrolando os rolos ou removendo o filme. Plante apenas plantas fortes no solo, descartando imediatamente os brotos inviáveis que provavelmente não sobreviverão à colheita.
Em vasos pré-preparados, basta colocar qualquer mistura de solo disponível no mercado para culturas hortícolas - você pode cultivar tomates a partir de sementes semeadas em papel higiênico, mesmo nos solos mais despretensiosos.