Poucas pessoas sabem plantar tomate pelo método de Galina Kizima? Mas essa tecnologia permite resolver o problema da insuficiência de espaço para o cultivo de sementes para mudas. Galina Kizima desenvolveu muitos métodos de desenvolvimento agrícola. Ela criou uma maneira completamente nova de cultivar mudas de tomate em filme. O resultado são plantas fortes, adequadas para posterior plantio em terreno aberto.
Este método é ideal para os casos em que há necessidade de preparar um grande número de mudas para o verão. Mas o principal é que isso não requer muito espaço livre, que muitas vezes é escasso.
Vantagens e desvantagens do método
O método clássico de cultivo de tomate envolve semear em um recipiente com terra. Muitas vezes são utilizados potes, copos e outros produtos para isso. Mas, de acordo com o método Kizima, a semeadura da semente é feita em material não tecido. Neste caso estamos falando de filme denso de polietileno. Com sua ajuda, forma-se um pequeno volume de solo, suficiente para o cultivo de mudas de boa qualidade.
A peculiaridade do recipiente filme é que ele retém a umidade, tão necessária para a obtenção de brotos fortes e saudáveis para as mudas.
O método de Galina Aleksandrovna também é chamado de “fralda” ou “estilo Moscou”. Isso se deve ao fato de os moradores desta cidade em particular terem sido os primeiros a utilizar a tecnologia. No que diz respeito ao cultivo de mudas, muitos moscovitas enfrentaram o problema da falta de espaço livre no apartamento. O método de Kizima permitiu resolver facilmente este problema.
Antes de plantar sementes de tomate, é necessário estudar cuidadosamente as desvantagens e vantagens da tecnologia. Quanto às vantagens, o autor da tecnologia chama aqui a atenção para o seguinte:
- Você pode colocar um número recorde de brotos em uma janela sem complicações. Isso permite economizar espaço, que muitas vezes é escasso.
- A colheita de mudas é bastante fácil e rápida. Para isso, basta desdobrar o “recipiente” e retirar o broto. Posteriormente, são plantados em recipiente preparado.
- Você não precisa de muita terra para cultivar sementes. Assim, por exemplo, para plantar cem brotos não são necessários mais do que 5 kg de solo.
- Este método de cultivo ajuda a proteger os tomates de doenças.Isto é especialmente verdadeiro para a perna preta. A chance de sua ocorrência é reduzida ao mínimo.
- Recipientes transparentes facilitam a verificação de quais sementes germinaram e quais estão prestes a germinar.
O método de Galina Kizima tem muitas vantagens. Mas, infelizmente, existem várias desvantagens aqui:
- Mudas de tomate não possuem espaço suficiente para germinação. Além disso, o arranjo denso de “vasos” leva a uma diminuição da luz natural. Tudo isso leva ao fato de os brotos crescerem e se desenvolverem de forma relativamente lenta. Portanto, para obter material a tempo de plantar em campo aberto no início da safra, é necessário semear com antecedência.
- Como resultado do cultivo de sementes em filmes, a planta apresenta um caule forte e estável, o que não se pode dizer do sistema radicular. Portanto, ao plantar em solo desprotegido, deve-se cuidar de fortalecê-lo.
O método “estilo Moscou” é recomendado para plantas resistentes ao frio. Isso simplificará muito o cultivo de mudas de tomate. Claro, se necessário, também pode ser usado no caso de plantas que gostam de calor. Mas, aqui é necessário fazer a colheita dos brotos.
Características do método
A peculiaridade dessa tecnologia é que após o plantio no solo, o tomate pode crescer por muito tempo sem água. Antes disso, as folhas inferiores são cortadas. As sementes são plantadas em um buraco oval. Deve ter uma profundidade tal que o broto chegue até a metade. Ao mesmo tempo, são adicionados cerca de 6 litros de composto, 200 ml de videira lenhosa e uma pequena pitada de permanganato de potássio. Tudo isso é misturado diretamente no buraco e enchido com um balde d'água. Os tomates são plantados somente depois de toda a água ter sido completamente absorvida.
Na etapa seguinte, as mudas são enterradas e suas pontas fixadas na estaca de forma vertical e uniforme. Resta colocar mais um balde de água e neste ponto o plantio das mudas de tomate pode ser considerado completo.
Importante: A profundidade dos brotos não deve ultrapassar 5 cm, se você plantar as plantas mais fundo, isso fará com que elas ressequem no futuro.
Métodos de cultivo
O plantio de tomate pelo método de Galina Kizima é feito de várias maneiras. Assim, sementes germinadas e não germinadas são utilizadas para cultivo. O processo também pode ser realizado com base num substrato. Antes de semear tomates para mudas, é necessário considerar cuidadosamente todas as opções propostas. Também vale a pena considerar o conselho de Galina. Isso permitirá que você cultive plantas fortes e saudáveis.
Usando sementes germinadas
Este método é usado para semear sementes de tomate. Neste caso, a semente é preparada da maneira usual. Antes de semear, é necessário realizar as manipulações nesta ordem:
- calibrar;
- desinfetado com agente especial;
- embebido em estimulador de crescimento;
- deixe por 3 dias para despertar.
A última etapa envolve a imersão dos grãos da muda em um guardanapo pré-umedecido com água morna. Eles são colocados sob um saco por 3 dias. Quando aparecerem as primeiras voltas das sementes, você pode começar a plantá-las. Então, como cultivar mudas de tomate:
- quadrados regulares com 20 cm de lado feitos de filme grosso;
- solo que você mesmo prepara ou compra em uma loja;
- borracha;
- plantinha.
O processo de plantio de sementes é realizado na seguinte sequência:
- Solo na quantidade necessária é colocado no canto do filme preparado. As mudas de tomate cultivadas são cuidadosamente imersas nele. Neste caso, as folhas do cotilédone devem ficar localizadas acima da borda do filme. A raiz está completamente coberta de terra.
- O filme é dobrado no centro e enrolado em um rolo. Para manter a forma, é fixado com um elástico.
- Todas as embalagens preparadas são colocadas em um palete. É colocado em local bem iluminado.
Para não esquecer a data de plantio, são feitas marcações apropriadas no filme com um marcador.
Uso de sementes secas
Para plantar, é necessário preparar alguns materiais:
- polietileno denso;
- solo que possui a composição desejada;
- Tiras elásticas;
- sementes.
O trabalho é realizado na seguinte sequência:
- O polietileno denso é cortado em tiras de 10 cm de largura.
- As tiras preparadas são dispostas no local de trabalho. A terra é derramada sobre eles em uma camada uniforme. É bem umedecido com água, à qual é adicionado um estimulador de crescimento.
- Os grãos de tomate são semeados ao longo da tira, a uma distância de 4 cm um do outro.
- O polietileno é enrolado em um rolo e preso com um elástico.
- Um saco plástico é colocado no rolo acabado. Em seguida, são colocados em uma caixa, que é colocada em local aquecido.
Quando aparecem os primeiros brotos, os sacos são retirados dos rolos. Neste caso, a caixa é deslocada para um local bem iluminado. Fontes de luz artificial também são usadas para iluminação.
Uso de substrato
Neste caso estamos falando do uso de papel higiênico. A peculiaridade desse material é que ele absorve muito bem a umidade e a libera facilmente. Isso permite que você cultive uma planta forte e resiliente.
Para plantar, é necessário preparar os seguintes materiais:
- polietileno de densidade suficiente ou substrato para o laminado;
- rolo de papel higiênico;
- elástico bancário;
- sementes de tomate germinadas.
O processo de pouso é realizado na seguinte sequência:
- O polietileno é cortado em tiras de 10 cm de largura.
- As tiras acabadas são colocadas sobre a mesa. Tiras de papel são colocadas em três camadas e generosamente umedecidas. Para isso, é utilizada uma solução aquosa de estimulador de crescimento.
- Semeie sementes de tomate em tiras de polietileno a uma distância de 4 cm uma da outra. Depois disso, são cobertos com papel higiênico umedecido. Além disso, as sementes são umedecidas com um líquido nutritivo especial.
- Na fase final, os rolos são formados. Ao mesmo tempo, vale a pena garantir que as sementes não se movam. Para manter o formato da embalagem, ela é fixada com elásticos.
Os sacos plásticos são colocados nos “rolos” acabados. Em seguida, são colocados em uma caixa, que é colocada em local escuro e quente. É melhor colocá-los perto da bateria. Após a germinação da semente, os sacos são retirados e os tomates levados para local bem iluminado.
Algumas dicas úteis
Para cultivar mudas de tomate, é melhor usar sementes de determinadas variedades ou híbridos. É melhor semear no final de março. Como a obtenção das mudas não demorará mais de um mês e meio, esse período é a solução ideal.
Importante: Variedades indeterminadas de tomate não são adequados para este método, pois a formação das mãos é prejudicada durante o processo de crescimento. Como resultado, ramifica-se em 2 ou 3 brotos.
Durante o transporte, as mudas de tomate passam por sério estresse. Isto é especialmente verdadeiro para mudanças nos níveis de temperatura e umidade. Portanto, devem primeiro ser tratados com uma pequena quantidade do produto “Healthy Garden”.Isso protegerá o broto de tomate em crescimento de fatores ambientais negativos, bem como do estresse que ocorre como resultado de seu transporte.
Galina insiste que as mudas sejam regadas quando necessário. Em primeiro lugar, é determinado o nível de umidade do solo. Para fazer isso, você precisa inserir o dedo na embalagem. Se permanecer seco, os tomates precisam de rega urgente.
Ao cultivar tomates, a fertilização das plantas não é menos importante. Pela primeira vez, os fertilizantes são aplicados uma semana e meia após a colheita. Para isso, recomenda-se o uso de verbasco diluído. Para preparar a solução, é necessário adicionar 1 litro de concentrado de fertilizante orgânico em um balde com água. É cuidadosamente introduzido na zona raiz. Para isso, use um regador de bico fino.