Características do cultivo de mudas de tomate em uma garrafa plástica em papel higiênico

Existem muitas maneiras de cultivar mudas de tomate. Recentemente, esse procedimento tem sido realizado com garrafa plástica. O recipiente é seguro, você pode cultivar mudas e colher.


Vantagens do método

O cultivo de mudas de tomate em uma garrafa plástica tem muitas vantagens:

  1. Há uma economia de espaço, já que o container ocupa pouco espaço, diferentemente de uma caixa de madeira.
  2. Não há necessidade de usar terra, o que economiza dinheiro e deixa o ambiente limpo sem que a terra se esfarele.
  3. Não há necessidade de procurar uma composição adequada do solo, pois o solo é substituído por papel higiênico comum.
  4. Nessa base você pode cultivar não apenas tomates, mas também mudas de outros vegetais.

O cultivo de mudas desta forma não será possível sem um saco plástico, uma garrafa plástica transparente (de preferência uma garrafa de 2 litros), papel higiênico e sementes.

Trabalho preparatório

Antes de semear as sementes, é necessário fazer uma seleção. Apenas sementes grandes e densas são adequadas para a semeadura. Eles podem ser selecionados manualmente, com uma pinça ou com uma solução especial. Despeje o sal com água, mexa e despeje todas as sementes do pacote na mistura de sal resultante. Sementes pequenas e ocas flutuarão na superfície e precisarão ser jogadas fora.

As sementes que caíram no fundo devem ser submetidas a um procedimento de desinfecção. Existem muitas bactérias e fungos no tegumento da semente, que precisam ser eliminados a tempo. Você pode colocar o material de plantio em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos.

cultivo de mudas

No futuro, alguns horticultores realizarão o procedimento de germinação. As sementes são distribuídas sobre um pano úmido, coberto com outra camada de material úmido e colocadas em ambiente aquecido. Assim que os brotos eclodirem, você poderá começar a plantar.

Para cultivar mudas, você pode escolher qualquer recipiente de plástico ou madeira. Caso não tenha um recipiente adequado em mãos, você pode usar uma garrafa plástica de leite, suco ou água.

Opções de plantio

Como plantar tomate usando um novo método? Existem vários métodos conhecidos para o cultivo de tomates em garrafas plásticas.

A opção nº 1, também chamada de vertical, dispensa terreno. Para mudas de tomate, é útil uma garrafa de 2 litros dividida em duas partes.

A parte inferior será útil:

tomates em uma garrafa

  1. Tiras largas de cerca de 10 cm são cortadas ao longo de todo o comprimento do saco plástico preparado.
  2. O papel higiênico é cortado no mesmo comprimento da tira do pacote.
  3. Vários pedaços de papel umedecidos em água são cuidadosamente espalhados sobre uma tira do saco.
  4. As sementes começam a se espalhar, recuando 1,5 cm da borda, a uma distância de 5,5 cm.
  5. Os grãos são novamente cobertos com mais algumas camadas de papel e uma tira de plástico.
  6. A tira de todas as camadas é cuidadosamente torcida.
  7. Aproximadamente 3 cm de água são despejados em um copo feito de garrafa e ali são colocados rolos torcidos.

Você pode adicionar qualquer fertilizante e colocar a garrafa no parapeito da janela onde haja boa iluminação.

Opção número 2 - método horizontal de cultivo de tomate em papel higiênico, realizado sem solo:

  1. A garrafa de plástico é cortada transversalmente para criar duas partes.
  2. O papel higiênico é colocado na reentrância de cada metade e borrifado com água.
  3. As sementes são dispostas a uma distância de 3,5 cm e, se germinarem, são colocadas com os rebentos voltados para cima.
  4. As metades da garrafa são cobertas com filme ou saco.
  5. Vários furos são feitos na superfície do filme para permitir a entrada de ar fresco.
  6. Após todo o trabalho, o recipiente é transferido para um local quente e escuro.

Mudas de tomate plantadas com esses métodos não precisam ser regadas, pois o efeito estufa permanece sob a película.

Assim que aparecem duas folhas, as mudas começam a ser transplantadas para recipientes separados. Para isso, basta desenrolar o rolo ou retirar os brotos de um recipiente horizontal.

Como cultivar mudas de tomate em um recipiente de plástico, também existe opção número 3que envolve preparar o solo.

As sementes preparadas também podem ser plantadas em garrafas de cinco litros. Para o plantio, você vai precisar de uma parte do recipiente com fundo, onde você enche a terra, faz buracos e semeia as sementes.

Muitos produtores de vegetais escolhem recipientes de plástico para mudas. As avaliações sobre essa experiência são apenas positivas: “Nos últimos anos, tenho cultivado sementes apenas em garrafas plásticas de cinco litros, que cortei ao meio. Não faço furos no fundo, pois o recipiente é transparente, e dá para ver quanto tempo a umidade escoa na hora de regar. Utilizo cascas trituradas de vários ovos como drenagem, depois coloco uma camada de areia e terra adequada à variedade.

mudas na varanda

Sempre desinfeto o solo jogando água fervente sobre ele. Depois que a terra esfria, faço buracos onde coloco o material de plantio. Salpico composto por cima, cubro o recipiente com filme e levo para um local aquecido. O filme retém o calor em seu interior, cria um efeito estufa, as mudas aparecerão simultânea e rapidamente. Após o surgimento dos brotos, retiro o filme e coloco as mudas no parapeito da janela.

Assim que chega a hora do transplante para terreno aberto ou fechado, o solo é regado abundantemente, a garrafa é espremida e o broto, junto com o torrão de terra, sai livremente. Plantamos as mudas bem distantes umas das outras em solo fertilizado.”

Assim você verá que cultivar um tomate em uma garrafa plástica é simples e prático. O recipiente não precisa ser apanhado, a água não escorre na rega, por isso não há necessidade de paletes e os arbustos cultivados criam raízes rapidamente em qualquer lugar.

Colheita fresca durante todo o ano

Após o desenvolvimento de duas folhas em um broto jovem, é necessário transplantá-lo para recipientes separados. As mudas podem ser colhidas em garrafas plásticas.

garrafas grandes

Quando o tempo lá fora está ruim ou mesmo no inverno, você pode colher sementes destinadas ao cultivo interno. Se você pretende crescer tomates na sua varanda ou parapeito de janela, você pode usar uma garrafa grande.

Você pode cultivar tomates em garrafas de 5 litros no parapeito da janela da varanda. A parte superior e o pescoço são cortados e terra adequada é colocada no fundo.

Se não houver espaço suficiente na varanda, você pode fazer um pote improvisado pendurado em uma garrafa de plástico. Para isso, é necessário levar uma garrafa plástica com volume de 1,5 ou 2 litros. Para o trabalho é necessário apenas o terço superior da garrafa com gargalo, por isso é cortado. Na borda do corte, são feitos furos em lados opostos por onde passa uma corda grossa. É sobre isso que a estrutura ficará suspensa.

Assim que as mudas completarem dois meses, elas poderão ser transplantadas. O pouso será incomum. O broto é retirado do copo junto com o torrão de terra. O arbusto é virado com a ponta de crescimento para baixo e empurrado pelo pescoço. As raízes permanecem dentro do recipiente plástico e ficam cobertas com terra. Depois que o recipiente estiver completamente cheio de terra, ele deve ser regado.

Os cuidados adicionais consistem em regar com regador e aplicação regular de fertilizantes. Algumas variedades de tomate exigem beliscar o ponto de crescimento, cortar os ramos laterais e amarrar o caule.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim