Não muito tempo atrás, os criadores russos desenvolveram um híbrido de tomate, cujos frutos se parecem surpreendentemente com maçãs. Além disso, o tomate maçã siberiana também é famoso por seu sabor excepcionalmente agradável.
Recursos do híbrido
“Maçã Siberiana” é uma variedade de meia temporada de tipo indeterminado. Uma característica distintiva do híbrido é o seu alto rendimento. Começa a frutificar 110-120 dias após a germinação.
Descrição da variedade:
- plantas com crescimento ilimitado, podem atingir 1,5-2,5 m de altura;
- as folhas são grandes, verdes, dissecadas;
- inflorescências simples, pedúnculo sem articulação;
- forma bem os ovários;
- rende até 9 kg por 1 metro quadrado. m;
- O tomate possui altas propriedades protetoras contra a maioria dos vírus e doenças.
Características da fruta:
- formato redondo, lembrando uma maçã;
- os tomates não são muito grandes, o peso varia de 100 a 200 gramas;
- a pele é densa e lisa;
- no interior existem de 4 a 6 segmentos;
- a polpa é carnuda, suculenta e açucarada;
- sabor e aroma ricos;
- mesmo quando verdes, parecem mais maçãs do que tomates: a princípio são verdes claros, depois começam a ficar intensamente rosados. Como resultado, tomates-maçã rosa perolados aparecem nos arbustos.
Os tomates amadurecem completamente nos arbustos, mantêm a apresentação por muito tempo, armazenam bem e são resistentes aos danos mecânicos durante o transporte. Os tomates da variedade Maçã Siberiana são amplamente utilizados na culinária: desde saladas até enlatados.
Crescendo e cuidando
A variedade Siberian Apple é recomendada para cultivo em estufas, mas nas regiões mais ao sul da Rússia ela se sente bastante confortável em solo desprotegido.
- A semeadura das mudas é realizada do final de março ao início de abril. As sementes são primeiro embebidas por alguns dias e o solo é desinfetado.
- Na semeadura em montes, após o aparecimento do primeiro par de folhas verdadeiras, os brotos devem ser plantados em vasos ou xícaras diferentes. Para formar um sistema radicular poderoso, no momento da colheita, recomenda-se enterrar os brotos quase até as folhas do cotilédone.
- Uma semana após a colheita, recomenda-se fertilizar com fertilizantes complexos. No total, você precisa fazer 2-3 fertilizações antes de plantar no solo.
- 7 a 10 dias antes do transplante para residência permanente, os brotos devem começar a endurecer para que possam suportar mais facilmente o período de adaptação.
- O plantio em estufas e estufas pode ser feito a partir de meados de maio, mas em campo aberto, não antes do início de junho, quando o solo já aqueceu e a ameaça de geada já passou.
- Esquema de plantio - 70x40 ou não mais que três plantas por 1 quadrado. m.
- Os tomates darão uma colheita maior se os arbustos forem formados em duas hastes durante o processo de crescimento.
- Plantas altas requerem estaqueamento.
Cultivar tomates não é tão difícil se você levar a sério a escolha da variedade, estudar a descrição e os comentários e, em seguida, cuidar adequadamente das plantas.
Avaliações
Ludmila:
A “maçã siberiana” é uma variedade muito produtiva. Começa a frutificar cedo e só termina em setembro. O formato é caprichado, os tomates são uniformes, lindos e muito saborosos! Plantei, plantei e continuarei plantando!
Olga:
No ano passado plantei tomate maçã. Ficamos satisfeitos com o rendimento. Os tomates são densos, suculentos e doces.
Eugênio:
Plantei maçã siberiana na temporada passada. Fiquei satisfeito com o experimento. Cultivado tanto em estufa como em campo aberto. Eles deram excelentes frutos ali e ali.