tomate cereja Eles são cultivados ativamente não apenas em chalés de verão, mas também em varandas e peitoris de janelas. Muitas variedades de diferentes formatos e cores foram cultivadas, mas as mais populares são as cerejas vermelhas. A variedade cereja vermelha distingue-se pelos seus arbustos invulgarmente bonitos e pelo sabor rico e doce da fruta.
Características da variedade
O nome original da variedade de tomate é Red Cherry. Esta é uma variedade de maturação precoce de tipo indeterminado. O período desde o momento da germinação até o amadurecimento total do fruto é de 95 a 100 dias.
Descrição da variedade:
- altura do arbusto de 120 a 180 cm;
- Pincéis longos repletos de pequenos tomates conferem à planta um apelo especial e um aspecto decorativo.;
- de 20 a 40 bagas são formadas em cada pincel;
- rendimento - de 1 a 6 kg por 1 sq. m;
- O tomate aumentou a resistência à ferrugem do fusarium e do verticillium.
Características da fruta:
- formato redondo e liso;
- peso de 10 a 20 gramas;
- a pele é macia e densa, não racha;
- tomates vermelhos brilhantes;
- a polpa é carnuda e suculenta;
- Devido ao aumento do teor de açúcar, os tomates têm um sabor doce e de sobremesa;
- São armazenados por muito tempo e são resistentes a danos mecânicos durante o transporte.
Os tomates cereja vermelhos destinam-se ao enlatamento inteiro e ao consumo in natura, sendo também ideais para decorar diversos pratos.
Crescendo e cuidando
Depois de ler os comentários, você descobrirá que os tomates cereja vermelhos são cultivados há muitos anos, não apenas na Rússia, mas também nos países vizinhos. A variedade é recomendada para cultivo em estufas e abrigos de filme tipo túnel, bem como em campo aberto. Tecnologia agrícola:
- A semeadura das mudas é realizada do início de março a meados de abril.
- O substrato para a semeadura do tomate cereja pode ser usado pronto no armazém ou preparado por você mesmo. Para fazer isso, você precisa pegar partes iguais de grama e solo de jardim, areia e turfa.
- O solo preparado deve ser desinfetado: derramado com uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio ou calcinado no forno por 20 minutos a uma temperatura de 200 graus.
- No solo preparado, faça sulcos de 1 a 1,5 cm de profundidade e coloque as sementes neles. Em seguida, polvilhe terra por cima e despeje bastante água morna.
- Cubra os recipientes com filme e coloque em local aquecido. A temperatura ideal para germinação é de +25–28 graus.
- Após 2 a 5 dias, quando aparecem brotos amigáveis, o filme é removido e os recipientes colocados em local iluminado.
- A temperatura ambiente deve ser mantida entre +20–22 graus e os tomates devem receber iluminação adicional. Desta forma, os rebentos não se esticarão e ficarão mais finos.
- As mudas devem ser regadas regularmente, com água morna na raiz.
- Quando o primeiro par de folhas verdadeiras é formado, os brotos são plantados em recipientes separados. Nesta fase de crescimento, os tomates já podem ser transferidos para a varanda, desde que o ar ali tenha aquecido até +15–17 graus.
- Uma semana antes do plantio pretendido, os tomates começam a endurecer para que os arbustos se adaptem rapidamente às novas condições e se tornem mais resistentes aos caprichos da natureza. Para isso, recipientes com mudas são levados ao ar livre ou aberta uma janela, evitando correntes de ar.
- Os tomates são plantados em estufas e abrigos de filmes em maio, e em campo aberto, não antes de junho, quando a ameaça de geada já passou. Para plantar mudas para residência permanente, é melhor escolher o entardecer ou um dia nublado. Isso permitirá que os tomates jovens suportem o estresse com mais facilidade e criem raízes rapidamente em um novo lugar.
- Os melhores antecessores do tomate: endro, cenoura, salsa, abobrinha, pepino e couve-flor.
- Padrão de plantio - 50x40 cm ou 3-4 arbustos por 1 quadrado. m.
- Em uma cama pré-preparada, faça buracos de 10 cm de profundidade, despeje neles cinzas de madeira e despeje com água morna.
- As mudas são retiradas do recipiente e, junto com um torrão de terra, colocadas em uma cova, aprofundando as raízes e o caule. Em seguida, eles são polvilhados com terra, compactados e cobertos com grama seca.
- À medida que os tomates crescem, eles precisarão ser amarrados a um suporte e o arbusto formado em um único caule.
- Em seguida, você deve seguir os cuidados padrão com o tomate: remover prontamente as ervas daninhas, regar regularmente pelas raízes, soltar o solo e alimentar as plantas com fertilizantes minerais e orgânicos. Se os tomates forem cultivados em estufa, é necessário abrir janelas ou portas de vez em quando para ventilação.
Dicas para iniciantes
O cultivo do tomate cereja é, em muitos aspectos, semelhante aos métodos agrícolas aplicados a outros tipos de tomate. Mas também existem algumas características que devem ser levadas em consideração para se obter uma rica colheita:
- O tomate cereja não tolera a seca, as folhas murcham e os frutos podem rachar. Por isso, precisam ser regadas todos os dias, mas com moderação. Já o excesso de umidade cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de doenças fúngicas e podridão.
- As mudas devem ser plantadas estritamente de acordo com o esquema, sem aumentar a densidade de plantio. As cerejas adoram espaço e dependem da luz.
- Os arbustos precisam ser amarrados, principalmente os altos como o Red Cherry, caso contrário os cachos de tomate dobrarão em direção ao solo e os caules poderão quebrar.
- Os tomates devem ser retirados do galho apenas quando totalmente maduros, para que tenham um sabor rico e retenham todas as suas propriedades benéficas.
Avaliações
Anna, Taganrog: “Eu realmente adoro tomate cereja. Em uma pequena casa de verão sempre há espaço para bebês tomates. Venho cultivando tomates há muito tempo e experimentei muitas variedades, mas ainda não encontrei nenhuma melhor do que Red Cherries.”
Natalya, Angarsk: “Nossa família adora tomate cereja em conserva. Cultivamos diversos arbustos de diferentes variedades de tomates, fazendo experiências todos os anos, inclusive com os multicoloridos. Mas a cereja vermelha é um clássico, já a plantamos há vários anos consecutivos. Uma variedade consistentemente produtiva, os tomates são lindos e doces.”
Olga, Sr.Rostov-on-Don: “No verão passado eu plantei cereja vermelha. Arbustos de tomate altos e graciosos com cachos escarlates de tomates bebês. É bom admirar e comer deliciosamente.”
Margarita, Yekaterinburg: “No ano passado decidi plantar tomate cereja pela primeira vez. Tive medo de que não dessem frutos no clima dos Urais. Os amigos recomendaram o tomate cereja vermelho como uma variedade comprovada pelas pessoas e pelo tempo. Estudei as características do fabricante e tomei minha decisão. Acabou sendo uma variedade muito despretensiosa. As mudas brotaram juntas, não tiveram dificuldades de desenvolvimento e frutificaram abundantemente.”
Tatyana, Krasnodar: “Estou compartilhando minha experiência: as sementes brotaram juntas, as mudas criaram raízes rapidamente e não adoeceram. Os arbustos cresceram e precisam ser amarrados. A variedade cereja vermelha tem maturação precoce, experimentamos os primeiros tomates já em junho.”