Muitos jardineiros tentam cultivar híbridos em suas roças, por exemplo, o tomate Vologda. Eles diferem das variedades convencionais pelo alto rendimento e maior resistência a muitas doenças. São obtidos a partir do cruzamento artificial de duas variedades.
Normalmente, os pacotes de sementes híbridas são marcados com o símbolo F1. A única coisa que lhes é inviável é colher as sementes e semeá-las no ano seguinte, pois todas as qualidades maternas da planta serão perdidas.
Você terá que comprar novas sementes todos os anos em lojas especializadas. Entre os híbridos, destaca-se a variedade de tomate Vologda F1.
Descrição da variedade
Vologda F1 é uma variedade de meia temporada. Da germinação à frutificação são 110 dias. A variedade é destinada ao cultivo em estufas de filme ou vidro. Pode ter diferentes alturas, o máximo chega a 2 metros.
Os frutos são coletados em um cacho de 6–8 frutos. As folhas são de tamanho médio e de cor verde escura. As primeiras inflorescências começam a aparecer acima da 10ª folha. Os frutos são de tamanho médio, pesam de 100 a 110 gramas, a cor é vermelha, os tomates não racham e possuem uma película durável. Bem preso ao talo. Quando o arbusto amadurece, ele segura bem e não cai no chão.
Os tomates distinguem-se pelo sabor, contêm quantidade suficiente de açúcar e são adocicados. Adequado para conservas domésticas e industriais e preparação de saladas.
Recursos de reprodução
Os tomates Vologda são cultivados em mudas. As sementes são plantadas no final de fevereiro. É aconselhável mergulhá-los primeiro em água e tratá-los com uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, semeie em solo úmido pronto para tomate e pimentão, adquirido na loja. Cubra o solo com filme e coloque em local aquecido.
Em cerca de uma semana as sementes brotarão. Quando as primeiras folhas verdadeiras crescerem, é recomendável colher. Para isso, é aconselhável escolher copos descartáveis. Para prolongar o horário de verão, recomenda-se iluminar as mudas com lâmpada fluorescente. Quando as plantas tiverem 55-60 dias, devem ser transplantadas para local permanente na estufa, seguindo um padrão de 40x60 cm.
Um pré-requisito para o cuidado é soltar o solo, principalmente após regar as plantas. Para aumentar o rendimento do tomate, recomenda-se afrouxar e levantar levemente o solo até as primeiras folhas para que um sistema radicular adicional comece a se formar.
Na zona intermediária, as mudas de tomate são plantadas no início de maio. Depois de algum tempo, as plantas precisam ser amarradas a um suporte e fertilizadas 2 vezes por mês. No futuro, procuram formar a planta de forma que haja um caule, quando atinge a altura máxima o topo é pinçado.
Esse tipo de procedimento é recomendado para ser feito em agosto. Até aproximadamente agosto são feitas regas abundantes; no início de agosto a irrigação é reduzida; no final do mês a rega é totalmente interrompida.
Vantagens da variedade
A vantagem deste híbrido de tomate é a sua resistência a muitas doenças. Mosaico do tabaco, fusarium e cladosporiose não são perigosos para ele. Infelizmente, como todos os outros tomates, pode sofrer de requeima. O híbrido é caracterizado pela alta produtividade. Com muito cuidado, até 5 kg de tomates amadurecem em uma planta.
Para obter altos rendimentos, são importantes condições climáticas e climáticas adequadas. As avaliações dos tomates Vologda F1 são em sua maioria positivas. Com os devidos cuidados, a maioria dos jardineiros obtém altos rendimentos e fica satisfeita com esta variedade.
Os tomates Vologda F1 também são convenientes porque são fáceis de transportar. Os frutos têm o tamanho mais conveniente para enlatados, por isso recomendamos cultivá-los no local.