Todos os anos, novas seleções de culturas hortícolas aparecem no mercado hortícola, uma das quais é a variedade de tomate abacaxi. Os especialistas aconselham os amantes de variedades inusitadas a prestar atenção às novas espécies e apreciar os méritos do tomate amarelo. Para obter indicadores de rendimento adequados, recomenda-se levar em consideração as recomendações básicas para o cultivo da variedade.
Descrição da variedade
O tomate abacaxi é uma espécie indeterminada de maturação precoce. Os arbustos da planta são altos e precisam de estaqueamento. A altura média dos brotos adultos chega a 1,5 metros.O tomate é considerado uma variedade de grande frutificação, em média o peso de um vegetal é de 250 gramas. Com os devidos cuidados e retirada adequada dos enteados, é possível obter vegetais gigantes.
Os frutos caracterizam-se por um sabor adocicado, incomum no tomate. Avaliações de jardineiros observam notas de abacaxi, mais típicas de frutas. A polpa do tomate é densa, mas presta-se bem ao corte. Devido ao seu grande tamanho, a variedade é indicada para saladas e uso em receitas de inverno.
Crescente
O cultivo é feito com mudas. O tempo de plantio das sementes é determinado em função do período de colheita desejado, em média, do momento da germinação até a colheita da primeira colheita, leva de 110 a 115 dias.
À medida que os brotos crescem, os arbustos recebem uma liga e a remoção oportuna do excesso de vegetação. Os indicadores de rendimento dependem em grande parte de quão bem as biotécnicas de cultivo são seguidas. Em média, para cada 4 cachos de plantas existem 3 ou 4 tomates grandes. Recomenda-se formar a planta em 2 ou 3 hastes.
Características de cuidado
O cuidado com as plantas é padrão. A planta necessita de solo fértil e diversas alimentações ao longo do período de cultivo. A cultura requer rega suficiente e não tolera correntes de ar.
A poda deve ser realizada em tempo hábil, pois o espessamento excessivo leva à insuficiência de ar e aumenta o risco de doenças nas plantas.
Vantagens e desvantagens
A variedade ganhou esse nome devido ao aspecto incomum dos vegetais e ao seu sabor específico. Os frutos ganham maior sabor no final do ciclo vegetativo. As vantagens do tipo incluem:
- aparência e sabor de abacaxi e tomate;
- utilização de frutas frescas e em preparações;
- indicadores de rendimento;
- regulação do peso do tomate.
A desvantagem é a necessidade de realizar trabalhos de pinçamento, o que exige mais tempo para cuidar da planta.
Ao receber frutas grandes, é necessário consumir as frutas imediatamente, pois o prazo de validade dos tomates cortados é curto.
Pragas e doenças
A variedade não possui características específicas e as principais são consideradas pragas tradicionais do tomate e doenças fúngicas. Tanto a falta de rega como a humidade excessiva do solo têm um impacto negativo. O cumprimento das regras da tecnologia agrícola pode minimizar o risco de cladosporiose e requeima.
Colheita e armazenamento
A colheita é realizada no momento de plena maturação dos frutos. Por se tratar de uma espécie de maturação precoce, na maioria dos casos o risco de obtenção de frutos verdes no final do ciclo vegetativo é minimizado.
Ao receber esses vegetais, é recomendável colocá-los em local fresco e escuro e comê-los à medida que os vegetais amadurecem.
Avaliações de jardineiros
Anastácia, 27 anos:
“Gostei da descrição do tomate e fiquei seduzido pela variedade incomum de tomate. Os tomates têm um sabor frutado incomum na grande maioria das variedades de tomate. O número de gigantes era pequeno, mas no geral os indicadores de rendimento eram encorajadores.”
Alena, 49 anos:
“Duvidei da realidade de obter frutas com sabor de abacaxi; na prática, as frutas têm notas frutadas. A vantagem é o sabor incomum do tomate e a capacidade de retirar frutos grandes. A desvantagem pode ser considerada a necessidade de desbaste periódico e remoção da vegetação em constante crescimento na forma de enteados.”