Na hora de escolher tomates para plantar em sua horta, você pode observar mais de perto as plantas com frutos de cores inusitadas. Por exemplo, o tomate Yellow Giant tem um bom rendimento, os frutos são bastante doces e costumam ser adequados para consumo in natura.
- Características varietais
- Regras para o cultivo de tomates gigantes amarelos
- Pragas e doenças do tomate
- Pré-tratamento de solo para tomate
- Plantando mudas de tomate
- Preparando solo para tomate gigante amarelo
- Semeando sementes de tomate
- Plantando mudas de Gigante Amarelo no solo
- Fertilizando durante o cultivo de tomates
Este tomate não é adequado para armazenamento a longo prazo, mas é compensado por um longo período de frutificação. Você pode ter tomates frescos em sua mesa durante quase toda a temporada.
Características varietais
Este tomate é uma planta indeterminada com frutos de maturação intermediária, a altura dos arbustos adultos é de 1,2 a 1,7 metros. Os tomates são grandes e de cor amarela quando maduros. Os tomates são classificados como uma variedade de salada, mas podem ser usados para enlatados, cortando-os em fatias.
Do momento da germinação até a colheita da primeira colheita do tomate, devem se passar 110–122 dias. O rendimento é de até 5,5 kg por 1 arbusto.
Uma característica positiva da variedade é que a frutificação dura 1,5 meses. Os frutos podem atingir peso de até 400 g com os devidos cuidados. O formato do Tomate Gigante Amarelo é redondo, ligeiramente achatado e tem um sabor adocicado, semelhante ao mel.
A descrição da variedade mostra que este tomate gigante não é contra-indicado para quem sofre de alergias, é recomendado para alimentação de bebés, débeis e idosos. A presença de uma grande quantidade de niacina no tomate ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e normaliza a função cardíaca. O tomate amarelo tem um efeito positivo no fígado, nos rins e no trato gastrointestinal.
Regras para o cultivo de tomates gigantes amarelos
Esta variedade de tomate pode ser cultivada tanto em estufa como em campo aberto. A altura dos arbustos das plantas com efeito de estufa será ligeiramente superior à dos tomates plantados no exterior. Os frutos com efeito de estufa podem amadurecer mais cedo. O cultivo de mudas em vasos começa 2 meses antes de plantá-las no solo.
Como os arbustos têm caules altos, é necessário construir uma treliça. Ao plantar mudas, deve-se prever seu crescimento adicional e deixar mais espaço do que para variedades de baixo crescimento. Ao cultivar um tomate Yellow Giant, é necessário beliscar os caules. Os arbustos dão frutos de forma mais produtiva se ficarem com dois caules grandes.
Pragas e doenças do tomate
Embora os arbustos pareçam muito fortes, eles não são resistentes a doenças. Os tomates desta variedade são mais suscetíveis às seguintes doenças: requeima, praga de Alternaria, mosaico do tabaco e outras doenças que afetam as culturas de erva-moura. Avaliações de jardineiros indicam a necessidade de tratamento preventivo com fungicidas.
Entre as pragas do tomate, a mais perigosa é o besouro da batata do Colorado, que pode destruir completamente mudas de tomate ou pequenos arbustos.
Pré-tratamento de solo para tomate
O terreno para futuro plantio de tomates altos começa a ser preparado no outono. O solo é arado e fertilizado. É considerado ideal aplicar esterco podre nesta época na quantidade de 4 kg por 1 m². M. A mesma quantidade de matéria orgânica é reintroduzida na primavera, adicionando 1 colher de sopa. eu. cloreto de potássio e 1 colher de sopa. eu. superfosfato.
Plantando mudas de tomate
A semeadura para obtenção de mudas é realizada na última semana de fevereiro. Devem se passar pelo menos 2 meses antes do plantio no solo ou em estufa.
Os melhores indicadores de germinação, crescimento e rendimento de tomate a partir de sementes adquiridas em lojas especializadas. Se pretende colher sementes da sua colheita, deve deixá-las nos arbustos até que estejam totalmente maduras, escolhendo os frutos com o formato mais correto. Após a colheita, os tomates são colocados no parapeito da janela do lado ensolarado da casa. Depois que os frutos ficam macios, seu meio é colocado em um recipiente com água e mantido nele por 2 a 3 dias. Em seguida, as sementes são lavadas e colocadas sobre uma superfície plana, por exemplo, sobre uma folha de papel para secar.
Antes da semeadura, é aconselhável tratar as sementes de tomate com uma solução especial.Pode ser preparado diluindo um dos seguintes produtos em 1 litro de água: fertilizantes líquidos (“Agricola-vegeta” e “Effecton”), nitrophoska ou cinza de madeira. Deixe as sementes de molho por 1 dia, depois retire, seque levemente, coloque em um saco lacrado e leve à geladeira. Este procedimento promove o endurecimento das sementes. Depois de dois dias na geladeira, as sementes podem ser plantadas no solo.
Preparando solo para tomate gigante amarelo
Para plantar sementes de mudas de tomate, utiliza-se solo composto de turfa, húmus podre e grama. É aconselhável assar em forno aquecido por 20 minutos.
A temperatura deve ser ajustada para 100-115 graus. Despeje a terra em uma assadeira em uma camada de no máximo 4 cm e adicione 1 colher de chá a 10 kg dessa substância. superfosfato granulado, sulfato de potássio e uréia.
Semeando sementes de tomate
No dia da semeadura, o solo dos recipientes é umedecido e nivelado. Em seguida, são feitos sulcos de 1 cm de profundidade com distância entre sulcos semelhantes de 5 a 6 cm, sendo cada semente colocada a uma distância de dois centímetros da seguinte. Polvilhe o sulco com uma camada de mistura de solo por cima. Não é necessária rega adicional para sementes plantadas.
As caixas com recipientes são colocadas no lado sul da casa para que a luz solar penetre no ambiente. A temperatura ambiente deve estar em média entre +22 - 25 graus.
Uma semana após a germinação, é feita a colheita e os tomates são transplantados para outro recipiente.
Plantando mudas de Gigante Amarelo no solo
Em meados de maio é o momento ideal para transplantar mudas de tomate em terreno aberto. Para proteger as mudas altas, as plantas são pulverizadas com oxicloreto de cobre.Basta diluir 1 colher de sopa em 1 litro de água. eu. concentração de 90% da droga.
No solo são feitos furos de 15x15 cm, que podem ser colocados em uma fileira ou em tabuleiro de xadrez. Coloque 1 arbusto de tomate em cada buraco. Deve haver uma distância de pelo menos 60 cm entre os furos.
Fertilizando durante o cultivo de tomates
Jardineiros experientes aconselham realizar um triplo alimentando tomates para o período de verão. A primeira é feita 10 dias após o plantio das mudas no solo. Para isso, prepara-se um purê a partir de excrementos de pássaros ou esterco de vaca, diluindo 1 kg para cada 10 litros de água.
Você pode usar fertilizantes prontos, como “Gumisol”, “Vermistim”, “Rost-concentrado”. A descrição dessas preparações dá recomendações para sua aplicação no solo.
Após cada alimentação, é aconselhável aplicar cobertura morta no solo. Os orgânicos são espalhados em uma camada de até 5 cm sobre o canteiro, usando serragem, palha ou agulhas de pinheiro como cobertura morta. Isso evita a rápida evaporação da umidade do solo e evita a germinação de ervas daninhas.
A próxima alimentação dos tomates é feita 7 dias após os botões do tomate no segundo cacho. Nesta fase do crescimento do tomate, o fertilizante é adicionado ao solo a partir de uma solução de excrementos de pássaros ou esterco, como na primeira alimentação. A mistura para alimentação é preparada a partir de “Solução”. Desta vez o aditivo consiste em fertilizante “Solução”, sulfato de cobre e permanganato de potássio (3 g por 1 balde de água). 2 litros de fertilizante são colocados sob cada arbusto de tomate.
A última alimentação do tomate é realizada quando a primeira safra de tomate começa a amadurecer. A composição do purê é semelhante à da segunda alimentação, mas são colocados 2,5 litros dessa mistura embaixo de cada arbusto.
Se, após a alimentação, o tomate parar de produzir novos frutos e os caules começarem a crescer ativamente, isso indica excesso de fertilizantes nitrogenados no solo. Neste caso, os tomates são regados com água. extrato de superfosfato.