Entre os tomates de frutos grandes, destaca-se a variedade Voevoda f1. Através de inúmeras experiências, os criadores desenvolveram tomates com grande massa e excelente sabor. Que outras vantagens tem uma cultura “guerreira”?
[toc]
Descrição da variedade
Voevoda f1 é uma variedade indeterminada de frutos grandes. Com os devidos cuidados, os frutos pesam de 500 a 1000 g. À primeira vista, isso parece irrealista, mas realmente é. Os tomates crescem tanto que o caule dobra ou até quebra com o peso. As folhas verdes têm o formato habitual de tomate. O caule é alto e poderoso.
Características da fruta:
- Os frutos são redondos, achatados na parte superior e inferior.
- Um tomate recém-brotado é verde claro, enquanto um tomate maduro é vermelho brilhante.
- A pele fica lisa e brilhante.
- A polpa carnuda e de grão grosso é dotada de pronunciado aroma de tomate e sabor adocicado.
Como você pode ver, as características da variedade híbrida são impressionantes. Mas para que os pés de tomate revelem plenamente o seu potencial, eles precisam de condições adequadas.
Características de cultivo e cuidado
As sementes são semeadas para as mudas 45–55 dias antes da data prevista de plantio. A data ideal de semeadura é de 15 de março a 10 de abril. Observe que as mudas semeadas perto dos dias quentes crescem mais rápido do que aquelas que foram plantadas no solo imediatamente após o início da temporada. Via de regra, as diferenças entre tomates de diferentes idades são quase imperceptíveis.
O material de plantio é semeado em caixas preenchidas com substrato especial adquirido para o cultivo de mudas ou uma mistura de solo de jardim, vermicomposto (10%), perlita (5%). Para evitar a infecção das plantas jovens com doenças contidas no solo, o substrato é calcinado a uma temperatura de 60 graus antes da semeadura.
Um tomate de alto rendimento semeado no substrato certo começará a crescer rapidamente e ficará protegido de uma série de doenças perigosas. Porém, para que o tratamento tenha sucesso, é preciso lembrar que não se pode expor o solo a uma temperatura mais elevada, pois ele morrerá.
As sementes de tomate são colocadas em ranhuras de 1 cm de profundidade a cada 2,5 cm, pode-se espalhar o material de plantio sobre a superfície do solo e colá-las na profundidade desejada com um fósforo. Para criar um efeito estufa, o recipiente onde o tomate foi semeado é coberto com filme ou vidro. Assim que os brotos ficarem um pouco mais fortes, a tampa é retirada.
A temperatura na sala onde as mudas estão deve ser mantida entre +15–+18 C durante o dia e +10–+12 C à noite. Uma forte onda de frio impedirá que as mudas de tomate se estiquem. Após 7 dias deste regime, a temperatura durante o dia aumenta 5 graus e à noite - 2-3.
Na primeira vez as mudas são colhidas após a formação de 2 a 3 folhas verdadeiras. Os tomates são transplantados para um local permanente após o aparecimento de 5–6 folhas. 10 dias após o plantio das mudas em campo aberto, os arbustos são amarrados e modelados. De acordo com a descrição da variedade de tomate Voevoda f1, é melhor formar arbustos em um único caule. Para isso, os enteados, com 5 cm de comprimento, são pinçados, deixando um broto de 3 cm no caule. Graças a este método de formação, o tomate direciona toda a sua energia para a formação e enchimento dos frutos, e não para a manutenção de pagons ineficazes.
Durante o período de crescimento ativo, os tomates são regularmente regados e mimados com fertilizantes radiculares e foliares. Entre os fertilizantes, o nitrato de cálcio e a matéria orgânica têm se mostrado bem.
Se você cultivou um tomate gigante em seu terreno, compartilhe suas impressões com outros jardineiros. Seu feedback ajudará a tomar uma decisão para aqueles que confiam na experiência de vida em vez de descrições teóricas.