Os proprietários de chalés de verão há muito selecionam a variedade ideal de tomates que daria bons resultados com o mínimo de cuidado. O Tomato Bourgeois conseguiu alcançar a liderança nesse aspecto. O tomate não só está bem adaptado às mudanças de temperatura, mas também tolera facilmente a umidade insuficiente.
Características da variedade
O Tomato Bourgeois F1 pertence às variedades de meia temporada: decorrem cerca de 100 a 110 dias desde o momento do plantio até a maturidade dos primeiros frutos. A planta é padrão, com cerca de 1 metro de altura.
A variedade pode ser cultivada com sucesso tanto em campo aberto quanto em estufa, sob filme. Aumentou a resistência às doenças e pragas mais comuns. Foi criado por criadores ucranianos em 2002, mas já ganhou grande popularidade entre jardineiros amadores e agricultores profissionais.
Características da fruta
Os frutos dessa variedade apresentam cor vermelha quando maduros e pesam até 200 gramas. O primeiro exemplar quando maduro pode atingir o peso de até 0,5 quilo. O formato do tomate é redondo, os frutos caracterizam-se por uma polpa muito densa e carnuda.
Os tomates burgueses têm cerca de 6 câmaras de sementes e seu teor de matéria seca é de cerca de 6%. Os frutos estão muito bem conservados e suportam facilmente o transporte por longas distâncias. A safra colhida é adequada para:
- consumo in natura;
- salga em barril;
- conservas de frutas inteiras;
- todos os tipos de processamento (incluindo produção de suco).
O positivo é uma combinação equilibrada de ácidos e açúcares. Isso garante excelente sabor aos tomates burgueses (não só frutas frescas, mas também produtos processados, suco de tomate).
Vantagens e desvantagens
O rendimento da variedade é médio, um arbusto pode produzir cerca de 3 kg de tomate maduro. Recomenda-se plantar 3-4 arbustos de plantas por metro quadrado. É preciso dizer que é esse indicador que provoca as críticas mais polêmicas dos veranistas. Entre os tomates com frutos de tamanho médio, este não é o melhor resultado, portanto deve haver vantagens mais significativas que convencerão os proprietários de jardins a plantar esta variedade específica de tomate.
A descrição do tomate da variedade Bourgeois permite-nos destacar as seguintes características positivas:
- boa tolerância às mudanças de temperatura;
- tolerância à hidratação insuficiente;
- imunidade às doenças mais comuns;
- uma ampla gama de utilizações para a safra colhida;
- qualidade de conservação muito alta;
- boa transportabilidade das frutas.
Existem também pequenas desvantagens. A variedade tem ramos bastante quebradiços e rendimento relativamente baixo. Para iniciantes, isso pode ser um problema significativo.
Características de cultivo
O Tomato Bourgeois precisa de uma liga obrigatória. Se houver frutos grandes ou colheita abundante, os ramos são reforçados separadamente. O arbusto é formado por 2–3 hastes.
O Tomato Bourgeois responde com gratidão à alimentação complexa. Antes do plantio, as sementes não precisam ser embebidas em permanganato de potássio. Quando cultivado por mudas, antes do plantio em campo aberto é necessário endurecer o tomate, o que dura em média 1 semana.
Apesar de sua alta resistência às doenças, o Bourgeois exige um certo conjunto de medidas preventivas. É preciso soltar o solo, tirar ervas daninhas, cuidar da rega oportuna e da boa iluminação das plantas. Para prevenir o combate a carrapatos e lesmas, recomenda-se tratar os tomates com água e sabão e calda bordalesa. Para evitar que o besouro da batata do Colorado danifique os canteiros, é necessário tratá-los com um preparo especial, por exemplo, “Prestige”. Neste caso, será possível obter uma colheita abundante e de qualidade.