Os tomates cereja pretos têm um sabor adocicado agradável. A variedade também é chamada de tomate Black Cherry, Black Cherry ou Black Cherry. Os frutos da variedade lembram a aparência de doces de chocolate. A variedade foi selecionada por especialistas nos EUA em 2003. A decisão de inscrever o tomate no Registro Estadual da Rússia foi tomada em 2009. Os tomates desta variedade são cultivados com sucesso na Rússia central. Nas regiões do norte e na Sibéria, os tomates são cultivados apenas em estufas.
Características varietais
Os arbustos de cerejeira preta são bastante altos. Os caules do tomate lembram uma videira, com densos cachos de tomate em forma de cerejas maduras.O tempo desde o aparecimento dos primeiros brotos até a colheita varia de 112 a 120 dias. O tomate é resistente à cladosporiose. O rendimento de um arbusto, sujeito ao cumprimento das medidas agrotécnicas, pode ser superior a 5 kg.
O atractivo da variedade reside no aspecto invulgar e no sabor apurado do tomate. A principal desvantagem é a necessidade de inspeção constante das plantas e formação de arbustos, possível fissuração da casca do tomate durante o amadurecimento.
O tomate cereja é bastante sensível à falta de luz e nutrientes. Os caules de crescimento rápido devem ser amarrados em tempo hábil, caso contrário, podem quebrar ou dobrar no chão.
O tomate cereja tem uma peculiaridade - no arbusto os caules laterais são mais grossos que o principal. O maior número de ovários com frutos encontra-se nos rebentos laterais. Esta variedade não é híbrida - depois de comprar sementes uma vez, você pode obtê-las da colheita para plantar no ano seguinte.
Descrição das frutas
Os tomates cereja são pequenos: o diâmetro é de cerca de 3 cm e o peso geralmente é inferior a 20 g. A polpa tem densidade média de tom cereja; quando maduros, os tons da casca superior apresentam uma paleta preta com um roxo escuro matiz.
Essa cor é formada devido à presença de grande quantidade de antocianina nas frutas - substância que tem efeito terapêutico contra resfriados, tem efeito antiviral e aumenta a imunidade. O consumo regular destes tomates melhora a visão. Foi observado que a antocianina atua como agente de prevenção do câncer.
Cada fruto de tomate cereja tem 2 a 3 câmaras de sementes. Até 9 tomates podem amadurecer simultaneamente em um cacho.
A principal vantagem reside na originalidade do sabor do tomate.A sua descrição indica que os tomates são adocicados, com um aroma invulgar.
Os frutos devem ser colhidos quando atingirem a maturação biológica. Se o tomate for colhido antes do previsto, os frutos que atingiram a maturação técnica no mato e só depois passaram pelo processo de maturação terão menor sabor e menos nutrientes.
Os tomates cereja pretos podem ser armazenados por um longo período. Eles são em conserva e conservados como picles e adicionados a saladas de vegetais ou frutas. As cerejas pretas são usadas como decoração de pratos prontos na hora de servir. Os tomates são secos e secos para o inverno. Se os tomates frescos forem transferidos para uma sala com temperatura de +5 a +8 graus, eles podem ser armazenados por 1 mês.
Cultivo de tomate cereja
A descrição da variedade inclui informações sobre a resistência dos pés de tomate às baixas temperaturas. Os tomates brotam rapidamente e são altamente resistentes a doenças. Para cultivar esta variedade de tomate com os melhores resultados, os tomates cereja pretos são plantados no solo pelo método de mudas.
As sementes são semeadas aproximadamente 2 meses antes do plantio das mudas em campo aberto ou em estufa. A distância entre arbustos deve ser de pelo menos 60 - 70 cm, e entre fileiras - pelo menos 1 metro. A peculiaridade do tomate é que as plantas precisam ser pinçadas.
As características da variedade indicam que os arbustos podem crescer até 180 cm, e em casa de vegetação - até 2 metros de altura. Os comentários de quem plantou esses tomates confirmam a necessidade de amarrar os caules a uma treliça. Uma tarefa importante para os jardineiros é remover oportunamente os brotos do tomate cereja preto.
Normalmente restam 1 a 2 hastes. Os enteados são cortados em tempo hábil, deixando um corte de no máximo 2 centímetros.Arbustos poderosos e grande número de frutos obrigam ao uso de fertilizantes.
A rega irregular leva à quebra dos frutos no momento do amadurecimento. A frutificação continua por um longo período, até as geadas do outono.
Possíveis doenças e pragas do tomate
Existe o perigo de infecção do tomate cereja preto com doenças, vírus e fungos característicos da erva-moura.
A infecção mais comum por fitosporose é a perda de folhas. A causa da doença costuma ser a umidade elevada. Para evitar o problema, os arbustos são tratados com Fitosporina e as estufas com tomate são frequentemente ventiladas.
Você pode lidar com a fitosporose usando o método tradicional: o soro é diluído em água em proporções iguais e pulverizado sobre pés de tomate. Caso as opções anteriores não surtiram o efeito desejado, a cada 15 dias os arbustos são borrifados com uma solução composta por 1 comprimido de Trichopolum por litro de água. Trate as camas com calda bordalesa ou Mikosan.
A doença da podridão das pontas das flores aparece como escurecimento no topo do arbusto. Como medida preventiva, ao plantar mudas, coloque um punhado de cinza de madeira e nitrato de cálcio em cada cova - basta levar 1 colher de sopa. eu. cada substância. A falta de microelementos e umidade no solo é indicada pelo processo de enrolamento da folhagem dos pés de tomate.
As plantas cultivadas em casa de vegetação podem ser afetadas por pulgões e moscas brancas, e em canteiros abertos os arbustos são comidos por ácaros. As pragas do tomate podem ser controladas com inseticidas prontos Fufanon ou Verticillin.
Os métodos tradicionais também ajudam - borrifar os arbustos com infusões de ervas de camomila, mil-folhas ou tabaco normal.