O tomate amarelo Vernissage é valorizado não só pela cor original da fruta, mas também pelo fato de conter uma pequena porcentagem de purinas, que causam alergia em muitas pessoas. A variedade foi criada por Ruslan Dukhov, que vive e cruza diferentes culturas na vila de Mishurin Rog, que fica no sertão da região de Dnepropetrovsk.
Linha de tomates
O criador criou toda uma série de tomates Vernissage. Em 2012, Ruslan recebeu o prêmio pela fruta preta com listras amarelas. O tomate foi muito elogiado pelo seu sabor.
A variedade rosa do perfume foi criada através do cruzamento do veludo chinês com o milagre da Morávia.O arbusto atinge altura de até um metro e meio. Os frutos são agrupados em cachos, cada um dos 6 tomates pesa de 60 a 85 g.
Os tomates são enlatados para o inverno. Vernissage rosa surpreende pelo seu rendimento. Uma planta produz até 15 kg de frutos de cores vivas com listras amarelas.
Por meio da seleção natural, o criador obteve tomates verdes com gosto de kiwi exótico.
Características da variedade
Todos os tomates da série Vernissage têm lindos frutos de cores diferentes. A planta indeterminada é cultivada em campos e chalés de verão na Moldávia, na Ucrânia e nas regiões do sul da Rússia. A variedade fica bem em uma estufa. Os pés de tomate chegam a atingir 1,5 m de altura, por isso a parte superior é cortada. Para evitar que cresçam, os brotos são retirados, deixando não todos os caules, mas apenas dois ou três deles, que ficam amarrados à treliça.
O primeiro tomate amarelo com estrias rosa amadurece 2 meses após a estação de crescimento e tem:
- formato arredondado;
- listras rosa;
- pele espessa;
- gosto doce;
- acidez agradável.
1 cacho produz 6 frutos, não são plantados mais de 4 arbustos por metro quadrado. Nessa área são colhidos em média 14 kg de tomate. Para aumentá-los, deixe 8 pincéis.
Prós e contras
Tomates de cores incomuns ficam originais em uma jarra, especialmente se nela forem colocadas frutas de cores diferentes. As vantagens da linha Vernissage incluem:
- excelente sabor;
- alta produtividade;
- aparência atraente;
- resistência a doenças.
Graças à sua casca grossa, os tomates frescos são armazenados em local fresco até o final de janeiro. Eles não enrugam e não são danificados durante o transporte por centenas de quilômetros.
A planta tem medo da requeima, as folhas e os frutos são apreciados pelos besouros da batata do Colorado.
Como plantar e cuidar?
As sementes de Vernissage são colocadas em vasos de turfa ou no solo de uma estufa quando o ar aquece até 20 graus. Ao plantar, coloque uma colher de cinza e superfosfato na cova. Cuidar de uma variedade de tomate inclui:
- formação de arbustos;
- pulverização contra pragas e doenças;
- alimentação com fertilizantes;
- rega regular.
Os besouros do Colorado migram para os tomates, não menos que para as batatas. Para evitar que os insetos pousem nos arbustos, é necessário diluir uma ampola do inseticida Bombardier em água, mexer a composição e borrifar as folhas.
Durante a estação de crescimento, os tomates são afetados pela requeima. O tratamento dos arbustos com o fungicida Tatu ajuda a prevenir o aparecimento da doença. Para cem metros quadrados de terreno bastam 30 ml e 5 litros de água.
Quando a planta começa a se desenvolver, os caules são amarrados a uma treliça e o excesso de cistos é removido. É melhor alimentar o tomate com húmus, basta 1,5 kg desse fertilizante orgânico por arbusto. No tempo quente regue o canteiro com tomates dia sim, dia não, no tempo nublado basta fazer isso uma vez por semana. Avaliações positivas sobre a linha Vernissage podem ser ouvidas tanto por residentes de verão quanto por agricultores.
Alguns ficam encantados com a aparência original da fruta, enquanto outros são atraídos pelas qualidades comerciais do tomate. O tomate preto é considerado o mais delicioso entre todas as variedades de Vernissage.