É hora de escolher as primeiras variedades de tomate para estufas. Em nosso clima, você só pode obter uma colheita antecipada em terreno fechado. As saladas dos primeiros tomates colhidos na sua estufa podem ser preparadas já em junho. E tudo graças ao curto período de cultivo dos tomates de maturação precoce.
Características importantes dos primeiros tomates
Todas as variedades de maturação precoce podem ser divididas em três grupos principais, com base no período de maturação. Os grupos de classificação são fornecidos na tabela.
Grupo | Período de maturação em dias |
ultra-precoce | de 80 a 85 |
amadurecimento precoce | de 90 a 95 |
meio cedo | de 100 a 105 |
Além do período de maturação, é importante levar em consideração a altura da planta. A altura do arbusto desempenha um papel importante na escolha, esta característica depende muito do tipo de crescimento dos primeiros tomates. Existem variedades determinadas e indeterminadas para estufas.
Determinados pés de tomate param de crescer por conta própria após a formação de 4 a 8 cachos. As plantas do tipo oposto não têm restrições de crescimento; os jardineiros as chamam de recuos. Variedades indeterminadas são mais adequadas para estufas. Aproveitam ao máximo a altura da estufa, os exemplares adultos chegam a 2 metros de altura.
As variedades modernas de maturação precoce (híbridas) para estufas são muito produtivas, com cuidados de alta qualidade mantêm a frutificação a longo prazo e sofrem poucas doenças. Os recuos, sem exceção, exigem trabalhos de formação do arbusto e sua amarração a um suporte. Em estufas, variedades de tomate de baixo crescimento devem ser plantadas em áreas com verões muito curtos. Os determinantes se distinguem pelo rendimento amigável, alguns não requerem pinçamento e liga.
Para o jardineiro, as características varietais quanto ao formato, tamanho e cor dos frutos são importantes. Os criadores desenvolveram variedades de tomate para todos os gostos. Para os amantes da polpa suculenta, os tomates de frutos grandes são indicados; para quem prepara, os tomates com frutos pequenos e médios são indicados.
Tomates ultraprecoces
Vejamos as variedades ultraprecoces de tomate que os residentes de verão cultivam nas estufas de seus países há muitos anos. Vejamos variedades superprecoces de tomate: Aurora, Sanka.
Aurora F1
Aurora é um tomate superprecoce que não requer cuidados especiais. Mesmo em estufa, os arbustos não ultrapassam um metro de altura. Pode ser cultivado sem suporte. O plantio espessado é aceitável - 7 plantas por metro quadrado. m.No plantio de mudas, mantenha uma distância de 0,5 m entre as linhas, seguindo o esquema de plantio recomendado consegue-se bons rendimentos: são colhidos 15 kg de frutos por metro quadrado. Tomates Aurora tenha bom gosto. O tamanho é médio, os tomates podem ser enlatados. Vantagens de um híbrido:
- transportabilidade;
- resistência ao TMV;
- resistência à quebra de frutas.
Sanka
Ao escolher variedades de tomate para estufas, preste atenção ao tomate Sanka. Este é um tomate muito precoce e resistente ao frio, que amadurece mais cedo que os outros. Em meados de abril, as mudas podem ser plantadas em casa de vegetação, desde que o solo seja aquecido a 15 °C. Os arbustos são baixos, o seu crescimento em estufa é de 60-70 cm, durante o amadurecimento dos frutos impressionam pelos lindos frutos vermelhos de formato redondo de tamanho médio. O peso declarado do feto é de 150 g.
Para obter um rendimento de 15 kg por metro quadrado. m, as mudas são plantadas firmemente. Por 1 m² m coloco até 7 plantas. Sanka é caracterizada por frutificação prolongada. Com os devidos cuidados (rega, fertilização, colheita oportuna dos frutos), os frutos se firmam durante todo o verão. Vantagens da variedade: despretensão, produtividade, versatilidade.
Híbridos de framboesa de maturação precoce para estufas
Variedades precoces de tomate muito interessantes da série “Raspberry Miracle”. Vejamos vários híbridos nesta série: surpresa de framboesa, vinho de framboesa. Os nomes autoexplicativos dos híbridos não deixam dúvidas quanto à cor dos frutos maduros.
Surpresa de framboesa F1
A planta é determinada, os arbustos da estufa crescem até 90 cm, alguns exemplares podem ultrapassar a altura declarada. O período de maturação é de 80 a 105 dias. O rendimento declarado é de 15 kg por unidade de área (1 m²).Os arbustos desenvolvem um sistema radicular poderoso, isso deve ser levado em consideração no momento do plantio. Siga o padrão de 70 por 60 cm ao plantar mudas em estufa.
Frutos de framboesa em estado de maturação biológica, grandes, de belo formato achatado e redondo. O peso do fruto é de 300 a 500 g, a polpa tem sabor harmonioso, densa e homogênea. Não existem vazios. Os frutos derramam e amadurecem muito rapidamente. Tomates milagrosos de framboesa são usados em saladas.
Um híbrido para estufas e viveiros adora solos férteis e soltos e pode tolerar secas moderadas. Não tolera bem geadas, prefere calor e boa luz. Semeie mudas nos primeiros dez dias de março.
Vinho de framboesa
Os veranistas ficarão satisfeitos com o aspecto dos frutos: grandes, carmesim brilhante, redondos, lisos. O sabor harmonioso da polpa suculenta não o deixará indiferente. Os tomates de framboesa são universais, os espécimes grandes são usados frescos, os médios e pequenos são processados. Os produtos (enlatados, ketchup, sucos) são de alta qualidade.
Em casa de vegetação, os arbustos ficam poderosos, sua altura pode chegar a 2 metros. Para obter frutos grandes, a planta é pinçada e cultivada em 2 caules. Segundo avaliações, o híbrido não adoece durante a temporada e requer cuidados mínimos.
Tomates intermediários
Esta seção apresenta as melhores variedades precoces com período de maturação de 100 a 105 dias. A análise das avaliações indica que sua popularidade está crescendo entre os residentes de verão tomates em uma estufa.
Budenovka
Budenovka é uma variedade sem defeitos, criada na Sibéria. Desde 2002 (ano em que foi inscrito no registro estadual), Budenovka provou ser excelente: é cultivada em solo protegido em toda a Federação Russa. Ao plantar plantas no esquema de 3 arbustos por metro quadrado, você obtém até 20 kg de frutos.Arbustos de tipo indeterminado, com 1,7 m de altura, necessitam de suporte, formando 2 a 3 hastes.
Os frutos são vermelhos, em formato de coração. Externamente, eles lembram muito a popular variedade Bull's Heart. O peso médio é de 350 g, há dados de exemplares com peso de até 850 G. A finalidade da fruta é salada, sua casca é fina, lisa, não destinada a enlatados.
As frutas costumam ser utilizadas no preparo de salgadinhos, desde a polpa carnuda até a obtenção do suco de tomate, para fazer molhos, ketchups e purês. Os tomates maduros são bem armazenados em local fresco e não são danificados durante o transporte. O sabor do Budenovka é equilibrado, não apresenta acidez excessiva, a doçura é moderada.
Você não precisa se preocupar com a colheita ao plantar os primeiros tomates Budenovka na estufa, pois não depende das condições climáticas e é sempre estável. Arbustos e frutas praticamente não sofrem de doenças fúngicas. Durante o verão, 3 vezes a alimentação é suficiente. A manutenção não é onerosa.
Evapator F1
A empresa Gavrish oferece sementes do Evpator híbrido indeterminado e intermediário. As mudas podem ser plantadas em estufas aos 45 dias de idade. O híbrido apresenta bons resultados justamente quando transplantado precocemente para estufas. De um arbusto você obtém de 4,5 a 5,5 kg de tomate.
De acordo com o tipo de crescimento do recorte do Evpator, os arbustos altos precisam ser formados em um único caule, os enteados devem ser pinçados durante todo o verão, o ponto de crescimento deve ser removido no final da temporada. As mudas são plantadas conforme esquema recomendado - 40 por 60 cm.
Os frutos são achatados e redondos, perfeitamente lisos, com formato e peso (130-150 g), ideais para enlatados, podendo ser utilizados em fatias e saladas. Os frutos maduros são resistentes a rachaduras. As vantagens do híbrido incluem resistência a diversas doenças, como:
- fusarium;
- cladosporiose;
- VTM;
- podridão das pontas das flores dos frutos.
Presidente 2 F1
Este híbrido holandês realmente não precisa de publicidade. Ele já conquistou o amor dos veranistas. As clássicas frutas vermelhas não só têm um sabor bom, como também são muito bonitas. O tamanho da fruta é uniforme, o peso médio varia de 250-300 g.
Os arbustos são do tipo semideterminado, param de crescer por si próprios, no pico da frutificação atingem cerca de 1,8 m de altura, os caules são pouco frondosos e produzem um número moderado de rebentos. O rendimento da colheita é amigável e precoce. O valor da variedade pode ser considerado boa imunidade, mantendo a qualidade dos frutos e a produtividade.
Já em meados de junho você poderá saborear os primeiros tomates cultivados em estufa. Tudo o que você precisa fazer é selecionar e plantar os primeiros tomates para a estufa. A revisão oferecida acima irá ajudá-lo a decidir.