Para o crescimento bem-sucedido das plantas, é necessário fornecer-lhes condições ideais de desenvolvimento. É preciso escolher o material de plantio, local de cultivo certo, aplicar fertilizantes na hora certa, regar, desbastar e afrouxar. Isto é especialmente verdadeiro para plantas que crescem ativamente em massa verde. Por isso é importante saber o que é preciso para alimentar o tabaco fumegante após o plantio no solo para que ele cresça e produza folhas grandes e perfumadas.
Como alimentar mudas de tabaco
O tabaco possui sementes pequenas que podem não brotar quando plantadas em terreno aberto. O método de mudas é utilizado para seu cultivo.Mudas pequenas requerem muitos nutrientes, caso contrário começarão a esticar, enfraquecer e amarelar. Para acelerar o desenvolvimento das mudas, é necessário alimentá-las em tempo hábil.
As mudas são alimentadas pela primeira vez 14 dias após a semeadura. Mas a alimentação por si só não é suficiente para um crescimento ativo e plantas fortes e saudáveis. Você precisará de rega adequada, sem alagamento excessivo (isso pode causar infecções fúngicas e apodrecimento), uma faixa de temperatura de 23 a 30 graus Celsius e iluminação adicional.
É especialmente importante fazer isso no cultivo em casa, pois se faltar luz as mudas esticarão e enfraquecerão. Ao transplantar essas plantas para o solo, elas sofrerão por muito tempo e não produzirão uma colheita completa.
O nitrogênio é necessário para o crescimento das mudas, mas antes do plantio no solo, as mudas podem ser alimentadas com um fertilizante complexo contendo uma fórmula balanceada de macro e microelementos. Isto dará às colheitas um excelente começo e não permitirá que as plantas cresçam demais e enfraqueçam.
Opção de alimentação econômica
Você pode alimentar adequadamente o tabaco, mesmo na ausência de fertilizantes especiais e na oportunidade de comprá-los. Você pode usar cascas de cebola para essa finalidade. É coletado em uma jarra de litro, enchendo um terço do volume, mas sem compactá-lo, despeje água fervente sobre ele, feche bem e isole.
A infusão resfriada é utilizada para alimentar o tabaco no dia do preparo, pois não é armazenada. Além de servir como fertilizante, esse produto também repele pragas e ajuda a resistir a doenças, já que a cebola contém fitoncidas.
Fertilizantes após a colheita
Após a colheita do tabaco para fumar, as mudas precisam de alimentação para aumentar o crescimento.É realizado 10 dias a 2 semanas após a colheita das plantas. Para isso, é melhor usar um fertilizante complexo como “Fertiki” (“Kemiry”).
Fertilizando tabaco em terreno aberto
Depois que as mudas de tabaco caem em campo aberto, o fumicultor enfrenta novos problemas. Para obter matérias-primas de alta qualidade, as plantas não podem passar “fome” ou superalimentadas. Portanto, nesse período é importante monitorar o estado das plantas. Dependendo dos sintomas que aparecem, é necessário escolher o tipo de fertilizante.
Regras básicas:
- Você pode alimentar o tabaco com os fertilizantes naturais disponíveis, por exemplo, uma infusão de grama cortada, folhas de bardana e uma solução de esterco de galinha.
- Em hipótese alguma o tabaco deve ser superalimentado, pois o excesso de fertilizante certamente afetará negativamente as características de aroma e sabor da matéria-prima resultante.
- Em solos ricos e bem alimentados, como os chernozems, na maioria dos casos, não há necessidade de alimentar o tabaco.
- Em solos mais finos, vale a pena adicionar fertilizantes potássicos e superfosfato antes de cavar na primavera, e adicionar nitrato de amônio após o plantio das mudas para estimular o crescimento nos estágios iniciais de desenvolvimento. No total, não serão necessárias mais do que 3-4 mamadas durante a estação de crescimento.
Possíveis problemas durante o cultivo
Ao escolher como fertilizar o tabaco, é preciso levar em consideração as possíveis consequências negativas. Por exemplo, um excesso de nitrogênio pode fazer com que o aroma do tabaco seja distorcido para um odor extremamente desagradável e comece a irritar a garganta ao fumar, e a falta de potássio fará com que o tabaco queime mal.
Para não cometer erros na aplicação de fertilizantes, é necessário obter informações sobre as etapas de desenvolvimento do tabaco. Por exemplo, se as folhas de uma planta ficarem amarelas, principalmente na parte inferior, isso significa que é hora de colher. Ações completamente diferentes são necessárias se as mudas ficarem amarelas. Isso pode significar que ele está sendo regado demais ou que não está recebendo nutrientes suficientes. Neste último caso, será necessário fertilizante.