Instruções de uso da vacina contra erisipela em suínos, efeitos colaterais e contra-indicações

A criação de animais domésticos e aves é um negócio lucrativo mesmo para uma pequena fazenda privada. No entanto, por vezes os agricultores têm de enfrentar alguns problemas que exigem uma resposta rápida e uma acção decisiva. Uma delas é uma doença como a erisipela suína, foi desenvolvida uma vacina, instruções de uso, mas se não usar o mais rápido possível o animal pode morrer em 3 dias. Por ser contagiosa, a doença pode exterminar toda a população.


Forma de liberação, composição e embalagem da vacina

O medicamento para combate à erisipela em suínos é feito a partir de uma cultura da cepa VR-2. Externamente, o medicamento é uma massa seca de cor branco-amarelada, que se dissolve bem em solução salina. O medicamento Ruvak é fornecido ao mercado em embalagens de vidro de 20 ml. É selado de forma segura com rolhas de borracha e adicionalmente enrolado com tampas de alumínio. Cada frasco contém de 10 a 100 doses da vacina. Os frascos de vidro são embalados em caixas de papel de 10 peças cada.

Em que casos é recomendado usar

O medicamento é utilizado na vacinação preventiva ou forçada de suínos contra a erisipela. Os leitões jovens são vacinados três vezes.

A primeira vez que o procedimento é realizado aos 2 meses de idade e, a seguir, 1 mês após a primeira vacinação. A terceira vez que a vacinação será necessária 5 meses após a segunda. Recomenda-se vacinar as porcas uma vez por ano, 2 semanas antes da inseminação planeada.

Vantagens e desvantagens

A vantagem da vacina contra a erisipela suína é que ela não agride o corpo animal ou humano, protege contra os efeitos negativos da infecção e promove o desenvolvimento da imunidade. As reações adversas ocorrem extremamente raramente.

vacina contra erisipela

Entre as desvantagens estão:

  • a imunidade é desenvolvida apenas alguns dias após a introdução da vacina no corpo;
  • a droga tem mais efeito preventivo do que terapêutico;
  • Para proteção regular, são necessárias vacinações repetidas após um determinado período de tempo.

Não é aconselhável usar a vacina durante uma epidemia, pois a imunidade pode simplesmente não ter tempo de se desenvolver.

Instruções de uso da vacina contra erisipela suína

A vacinação de suínos é realizada para fins de prevenção ou tratamento. A frequência de uso, assim como a dosagem do medicamento, depende disso. Para prevenção, é utilizado uma vez e na dose recomendada pelo fabricante no frasco. Via de regra, indicam a quantidade de mililitros necessários por quilograma de peso vivo. Esta norma é multiplicada pelo peso do leitão.

vacina contra erisipela

Se for necessário tratamento, as doses recomendadas são duplicadas. O medicamento é usado junto com um curso prescrito de antibióticos. Se necessário, a injeção é repetida após 2 semanas. Um ponto importante é que a temperatura do soro finalizado no momento da injeção deve ser de 37-38 0C.

A vacina contra erisipela para porcos é injetada atrás da orelha ou na parte interna da coxa. Quase não há contra-indicações de uso. Também não há restrições quanto ao uso de carne após o uso de soro de leite.

Efeitos colaterais

Como resultado do uso da vacina contra a erisipela, a temperatura corporal dos porcos às vezes sobe para 40 graus. Tais sintomas são observados durante os primeiros 1-2 dias. O estado do animal está deprimido, o apetite é fraco. Esses efeitos colaterais desaparecem por conta própria e não requerem tratamento medicamentoso.

vacina contra erisipela

Contra-indicações de uso

Suínos com formas clínicas de erisipela não podem ser vacinados. Além disso, as vacinas não são administradas se os animais estiverem infectados, sofrerem de parasitas ou estiverem desnutridos. A vacinação de leitões debilitados é contra-indicada.Uma semana antes da vacinação, não é recomendado tomar antibióticos ou outros medicamentos que suprimam o sistema imunológico.

Transporte, armazenamento e descarte

O medicamento contra a erisipela suína deve ser armazenado em local escuro e com temperatura de +4...10 0C. Sob nenhuma circunstância crianças ou animais de estimação devem ter acesso ao local. O medicamento é adequado para uso dentro de 1 ano a partir da data de produção.

A vacina deve ser transportada exclusivamente em recipientes hermeticamente fechados, acondicionados em caixas. Se o prazo de validade da vacina expirou, o frasco está sem rótulo por algum motivo, o recipiente despressurizou e há impurezas visíveis no medicamento, o produto não pode ser utilizado. Caso ainda restem frascos com resíduos de vacina na fazenda, eles deverão ser desinfetados por fervura por 20 minutos a partir do momento da fervura.

Ao trabalhar com o medicamento, deve-se sempre usar luvas médicas descartáveis, principalmente se houver escoriações ou danos na pele das mãos. Após a conclusão do trabalho, as mãos devem ser bem lavadas com sabão em pó.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim