O desenvolvimento não só do animal, mas também dos futuros leitões depende dos hábitos alimentares da porca. O tipo de dieta também influencia a capacidade do adulto de gerar descendentes. O que você pode alimentar uma porca após o parto em casa é determinado por vários fatores. Deve-se levar em conta que durante este período a dieta do animal aumenta 2 vezes.
Fatores dos quais as taxas de alimentação dependem
As taxas de fornecimento de ração são determinadas pelos seguintes fatores:
- peso total do suíno;
- idade do animal;
- volume de gordura corporal;
- o período atual da fase produtiva.
As porcas com menos de dois anos de idade são consideradas em crescimento. Ou seja, nesse período é recomendável dar ração adequada para animais jovens.
Existem três períodos da fase produtiva:
- Fertilização (dura pelo menos cinco dias). Este período é definido como o período de tempo desde o desmame dos leitões até a próxima concepção bem-sucedida.
- Gravidez (da fecundação ao 115º dia).
- Lactação (dura cerca de 28 dias). O período é definido como o intervalo de tempo entre o parto e o desmame dos leitões da porca.
Cada período da fase produtiva é caracterizado por características próprias que determinam a natureza da alimentação.
Tipos de alimentação
Para porcas, são utilizados 2 tipos de alimentação: ração mista e combinada. O primeiro é recomendado para grandes explorações pecuárias com gado de grande porte.
Neste caso, as porcas recebem ração completa, cada uma correspondendo ao período atual da fase produtiva, e bastante bebida.
De acordo com a segunda opção, laticínios, restos de alimentos, feno (grama verde) e grãos são introduzidos na dieta dos animais. Além disso, as porcas em alimentação combinada recebem BMVD, que enriquece a alimentação com vitaminas.
O que alimentar as porcas em horários diferentes
Em média, a fase produtiva das porcas dura 148 dias. Ou seja, nesse período é necessário levar em consideração as recomendações dadas para o preparo de uma dieta alimentar.
Período de fertilização
Na ausência de doenças nesse período, o volume de ração fornecido não é reduzido. Isto se explica pelo fato de que após o final da lactação a porca está pronta para a fecundação 5 dias após o desmame dos leitões. Se necessário, a quantidade de ração dada ao animal é aumentada para 4-5 kg por dia.Esta opção de dieta aumenta a probabilidade de uma concepção bem-sucedida. No entanto, isso requer uma nutrição adequada que forneça nutrientes e energia suficientes.
Antes da fertilização, recomenda-se que as porcas recebam:
- frutas tuberosas ou melões;
- farinha de feno;
- escadas de leguminosas;
- resíduos de laticínios, carne e peixe.
Após a fertilização, o volume de ração diária não deve ultrapassar 2,5 quilos. Se este indicador for excedido, alguns embriões podem morrer.
Período de gravidez
Este período é dividido em gravidez baixa e alta. A primeira termina na 12ª semana e caracteriza-se pelo facto das porcas necessitarem de alimentação moderada. Nesta fase da gravidez, as necessidades do corpo do animal adulto não diferem daquelas antes da fertilização. No entanto, é recomendável incluir alimentos ricos em fibras na dieta. Essa comida proporciona uma sensação de saciedade.
Porcas com alta gestação até a 16ª semana necessitam de grandes quantidades de ração. Isso se deve ao fato de que nesta fase os embriões atingem tamanhos grandes. Portanto, o corpo do porco consome mais nutrientes e vitaminas, que são utilizados para o desenvolvimento dos futuros leitões.
Animais altamente grávidos são alimentados:
- mistura de grãos triturados (até 60% da dieta);
- legumes frescos (30%);
- grama ou feno (10%);
- laticínios ou bolo.
Mais perto do parto, recomenda-se aumentar em 2 vezes a proporção de alimentos altamente nutritivos, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de consumo diário. Nas primeiras semanas de gravidez, os porcos precisam receber até 10-12 litros de água, nas últimas semanas - 12-15 litros. Nessa fase, as gestantes ganham 40 quilos e os animais jovens (até dois anos) ganham de 0 a 30% menos.
Período de lactação
Após o nascimento, os porcos precisam de muitos líquidos. Para matar a sede, um grande cocho com água limpa é colocado ao lado do animal. Além disso, alguns agricultores diluem açúcar ou glicose no líquido (uma colher de sopa por litro), pois essas substâncias ajudam a restaurar as forças mais rapidamente.
Pela primeira vez, os animais podem ser alimentados após o nascimento, 6 a 8 horas depois, dando uma mistura líquida de aveia triturada e farelo com volume não superior a dois litros. No futuro, você precisará aumentar gradativamente a quantidade de alimentos. Os leitões em lactação devem receber 2 a 3 vezes mais ração do que durante a gravidez. Durante este período é recomendado introduzir:
- produtos contendo fibra (até 8% do volume da ração);
- óleo alimentar (1-3%);
- farinha de peixe (1-2%).
Para que a porca produza mais leite, recomenda-se a utilização de concentrados em combinação com batatas cozidas ou raízes. Nos primeiros dias após o parto, dão 2 a 4 quilos de ração e depois 3 quilos. A partir da segunda semana, o porco passa para uma alimentação plena. Nesse período, é necessária a introdução na dieta de alimentos volumosos, altamente nutritivos e suculentos, o que também potencializa a produção de leite.
Para alimentar animais lactantes, é necessário adquirir rações com alto teor de aminoácidos e minerais. Isso se deve ao fato de que, quando o leite é produzido, o corpo perde rapidamente gorduras e proteínas. É igualmente importante proporcionar condições de vida adequadas à porca. Após o parto, é necessário manter a temperatura entre 18 e 20 graus e alimentar, observando rigorosamente as normas de higiene.