O desenvolvimento eficaz da agricultura só é possível com alimentação adequada do gado e velocidade suficiente de ganho de peso. Ao descobrir o que alimentar os leitões para um crescimento rápido em casa, é necessário preparar uma dieta abrangente e levar em consideração as características de desenvolvimento dos leitões.
- Períodos de alimentação
- Leite (até 2 meses)
- Crescendo
- Engorda
- O que alimentar os leitões de 1 a 6 meses?
- Leitões de um mês
- Leitões de 2 a 3 meses
- Leitões de 4 meses e acima
- Crescendo em casa
- O que alimentar para um crescimento rápido
- Alimentos proibidos para leitões
- Como entender que a alimentação está correta
Períodos de alimentação
A dieta dos animais jovens depende do estado fisiológico, idade e outras nuances.Há situações em que nas primeiras semanas o leite da porca é suficiente para os indivíduos. Em outras situações, nutrientes adicionais são utilizados para garantir o desenvolvimento do corpo.
Leite (até 2 meses)
O período de leite em leitões pode durar até dois meses. A duração exata depende da idade em que o indivíduo foi adquirido. A alimentação em idade precoce é realizada com frequência, mas em pequenas porções. O produto alimentar básico é o leite. Ao alimentar leitões de dois meses de idade, você deve seguir as seguintes regras:
- No primeiro mês, as crianças recebem leite integral 5 a 6 vezes ao dia.
- Do 5º ao 7º dia, utiliza-se adicionalmente ração ou uma mistura de grãos moídos e vegetais cozidos. Batatas e cenouras serão úteis para animais jovens.
- À medida que envelhecem, o leite integral é substituído por leite desnatado, cujo teor de gordura está na faixa de 0,2-0,5%.
- Quando os animais atingem o peso de 20 kg, são gradativamente transferidos para a alimentação clássica inerente à raça. A nutrição complexa permite que os animais jovens ganhem esse peso aos 2,5-3 meses de vida.
Crescendo
No momento da criação, os indivíduos pesam de 20 a 30 kg, e o principal critério para alimentação é a suficiência. Também é preciso levar em consideração que os porcos formarão intensamente a camada muscular, por isso a dieta deve ser rica em elementos proteicos. Você pode obter proteínas de substitutos do leite integral, mas precisa saber como preparar adequadamente o leite em pó.
Recomenda-se alimentar os animais jovens três vezes ao dia durante a criação. A dieta é baseada em grãos, ração nutritiva e batatas. Para suprir a necessidade de elementos proteicos, adicione ervilhas, farinha de peixe ou ossos. Os principais componentes da dieta são 10-35 g de sal e 5-25 g de giz para cada indivíduo.
Engorda
Na fase de engorda surgem diferenças na alimentação dos indivíduos para a posterior produção de produtos cárneos ou banha. A diferença está nas proporções de elementos proteicos e carboidratos. Ao engordar raças de carne, a dieta fica saturada com uma quantidade maior de produtos proteicos. Ao engordar indivíduos para obter banha, a proporção de concentrado e batata aumenta.
A dieta deve conter alimentos concentrados e não pesados, uma vez que os porcos têm estômago de câmara única. Os alimentos são fornecidos triturados para melhor absorção pelo organismo. Na hora de engordar para carne, existem diversas opções de dieta. Incluindo:
- concentrado de batata - 70% de concentrado, 20% de beterraba, 5% de ração animal e farinha de alfafa cada;
- concentrado - 90% da ração em combinação com farinha de capim e resíduos da produção de peixe e carne;
- raiz vegetal concentrada - as proporções da ração são semelhantes às da primeira opção, mas em vez de beterraba usa-se batata.
A nutrição de grãos e as sementes oleaginosas processadas são adequadas como concentrado. Eles contêm muitas vitaminas e elementos proteicos úteis. O uso de resíduos de peixe e carne permite adicionar uma série de aminoácidos importantes à dieta.
Se for necessário criar indivíduos para banha, use alimentos mais volumosos. A dieta básica inclui 4 kg de ração de grãos, 4-5 kg de raízes, 10 kg de ração de capim e 2 kg de resíduos de produção de carne. Na estação fria, a farinha de feno é incluída adicionalmente na dieta e a proporção de desperdício de alimentos aumenta.
O que alimentar os leitões de 1 a 6 meses?
Além das regras básicas de alimentação, é preciso levar em consideração as nuances do desenvolvimento de uma dieta para uma idade específica. Isto permitirá ajustar suavemente os porcos à direção de engorda escolhida, terá um efeito positivo na saúde e garantirá um ganho de peso ativo.
Leitões de um mês
Com um mês de idade, os leitões adaptam-se gradativamente a uma dieta mais familiar aos adultos. O sistema digestivo também se adapta, mas produz uma quantidade mínima de ácido clorídrico, o que enfraquece a resistência a vírus e bactérias. Alimentar animais jovens sem porca e sem leite é uma situação estressante que pode causar diminuição do apetite e perda de peso. Pela primeira vez, a ração seca para desmamados é complementada com leite em volume de até 1,5 litros por leitão.
O soro pode ser usado no lugar do leite, mas a taxa de consumo dobrará.
Durante o desenvolvimento dos leitões pequenos, é importante mudar a dieta gradativamente. A ração seca que os animais jovens receberam 2 semanas antes do desmame deve continuar por mais algumas semanas, após as quais devem começar as mudanças graduais. Quando esquentar, você pode levar os porcos para fora e ensiná-los a comer grama.
Leitões de 2 a 3 meses
Animais jovens com idade entre 2 e 3 meses são alimentados 3 a 4 vezes ao dia. O principal objetivo da alimentação é aumentar o peso líquido em 35-50 kg nos próximos meses. O leite continua a ser a base da dieta, mas muitas vezes é complementado com alimentos combinados e concentrados. Gradualmente, a quantidade de laticínios na dieta vai diminuindo, aumentando a participação de outros alimentos. Para que os leitões cresçam ativamente e ganhem peso, a dieta deve conter:
- ração concentrada;
- batatas cozidas picadas;
- farinha de feno;
- raízes suculentas.
No verão, os leitões também comem erva e necessitam de pelo menos 2,5 kg por dia para crescer. Todos os componentes da dieta são misturados, triturados e administrados em pequenas porções.
Leitões de 4 meses e acima
Aos 4 meses, os animais jovens adaptam-se a quase todos os alimentos e, neste momento, você pode mudar para a alimentação 2 a 3 vezes ao dia em determinados intervalos.O purê úmido de consistência espessa é utilizado como base para alimentação complementar. A mistura consiste em concentrados, legumes, soro de leite, raízes, sal e giz. Todos os componentes são triturados, misturados e despejados com uma pequena quantidade de líquido.
Para maior comodidade, você pode contar com uma tabela preparada para agricultores iniciantes, que descreve todos os componentes da dieta alimentar. Recomenda-se também fornecer alimentação aos animais jovens fora do celeiro, a fim de aumentá-los até o peso desejado. A alimentação é realizada em uma área especialmente designada do curral.
Crescendo em casa
Se os leitões não ganharem peso suficiente, são criados novamente, o que é mais importante para raças criadas para produção de carne. Um requisito fundamental para o cultivo de gado é beber regularmente e nutrição adequada. As instalações de criação de animais devem ser equipadas com bebedouro automático e sistema de distribuição de ração seca.
A disponibilidade de espaço livre também é importante, e o indicador ideal é considerado pelo menos 0,35 metros quadrados para cada indivíduo.
O que alimentar para um crescimento rápido
Para que indivíduos em crescimento ganhem peso rapidamente e não fiquem para trás no desenvolvimento físico, é necessário fornecer uma alimentação completa e balanceada. O crescimento acelerado é promovido por uma combinação dos seguintes produtos:
- cereais;
- vegetais e raízes suculentas - batata, abóbora, beterraba, cenoura;
- forragem - pó de leguminosas;
- alimentos para animais com pasto, incluindo diversas plantas;
- produtos lácteos e resíduos de peixe e carne.
Esses produtos têm um efeito positivo no sabor dos produtos cárneos, ativam o crescimento e aumentam a granulação e a densidade da banha.Uma dieta abrangente fornece aos animais uma quantidade suficiente de vitaminas necessárias ao desenvolvimento do corpo.
Alimentos proibidos para leitões
Ao planejar uma dieta nutritiva para animais jovens, você precisa entender que vários alimentos são inaceitáveis para alimentação. A saúde dos leitões será afetada negativamente por qualquer alimento que contenha sinais de podridão, vestígios de mofo ou parasitas. Apesar de os porcos serem considerados até certo ponto onívoros, essa alimentação piora a sua condição corporal, especialmente em idade jovem.
Além disso, várias ervas da categoria de alimentos verdes não devem ser alimentadas. Algumas plantas contêm substâncias que podem causar intoxicações graves. Em particular, os animais jovens devem evitar comer erva-moura, botão de ouro cáustico, bolo de mamona, picles e endro-cavalo. Você também deve excluir da dieta batatas germinadas e tubérculos verdes, que contêm grandes quantidades de componentes perigosos que são indigeríveis pelo corpo do porco.
Como entender que a alimentação está correta
O resultado de uma alimentação adequada é o desenvolvimento ativo dos leitões, boa saúde e ausência de sinais de doenças. Para monitorar a eficácia da alimentação de animais jovens, é necessário pesá-los regularmente e comparar seu peso com um indicador considerado ideal para uma determinada idade. Essa abordagem também o ajudará a evitar comer demais. Não menos importante será o exame visual dos leitões, graças ao qual muitas vezes é possível notar desvios do desenvolvimento normal.