Os avestruzes são uma espécie de ave exótica para a Rússia. Mas recentemente eles são cada vez mais criados em fazendas domésticas como animais de fazenda. Deles são obtidos carne, ovos e outros tipos de produtos. Consideremos a descrição e características do avestruz como ave, as raças mais criadas, suas vantagens e desvantagens, bem como as características de seu cultivo em casa.
Descrição geral dos pássaros
Esta é a maior ave que não voa. Graças às suas pernas longas e passada larga, pode atingir velocidades de 55 km/h.Os adultos pesam de 60 a 150 kg, com média de 100 kg. Durante o primeiro ano, apenas metade do peso final é ganho. A altura dos machos de 3 anos atinge 2,1-2,8 m, das fêmeas - 1,7-2 m.
A plumagem do corpo é maioritariamente preta, as asas e a cauda são brancas. As fêmeas e os filhotes são marrom-acinzentados, os filhotes são fulvos com manchas marrom-escuras. A cabeça e o pescoço são cobertos por uma fina penugem cinzenta. A pele das aves nas áreas visíveis é rosada ou cinza, dependendo da espécie. Os avestruzes têm as pernas mais longas entre os pássaros, mas são famosos por mais do que isso - eles têm 2 dedos, não 4, e apenas o maior deles tem uma garra. Segundo os cientistas, a diminuição do número de dedos contribui para a velocidade de corrida e foi consequência da adaptação no combate aos predadores.
Na natureza, os avestruzes vivem em grupos de 5 a 50. Quando estão em perigo, os pássaros se escondem ou fogem. Na defesa, eles podem chutar.
Os avestruzes têm muitas diferenças de outras aves na estrutura dos ossos e nos sistemas digestivo, excretor e reprodutivo.
Onde é que eles vivem?
Avestruzes de diferentes espécies vivem na África, três espécies são chamadas de avestruzes do Norte, do Sul e do Leste da África. O primeiro deles é o mais comum e maior. Outra espécie encontrada na África é o avestruz somali. Neste continente, as aves são encontradas em savanas, semi-desertos e desertos. Além da África, os avestruzes vivem na Austrália (emu) e na América do Sul (ema).
Raças de avestruzes
Em casa, você pode criar avestruzes, emas e emas africanas. A raça a escolher depende das características e da finalidade do cultivo.
Avestruzes africanas
A raça negra africana é popular nas fazendas de carne. Seus representantes são os maiores, deles você pode obter o maior número de produtos.Eles também são vendidos como aves reprodutoras, o que acaba sendo ainda mais lucrativo do que vendê-los para carne.
Apesar dos investimentos na fase inicial do cultivo, uma fazenda de avestruzes se paga em 2, no máximo 3 anos.
Emu
O principal tipo de produto da emu é considerado a produção de gordura, que é utilizada na produção de medicamentos.
Nandu
Apesar do pequeno tamanho das aves, uma fazenda para criá-las também pode ser lucrativa, pois você pode obter renda mais rapidamente devido à precocidade das emas.
Qual é a melhor raça para criar?
Todas as raças de avestruzes têm prós e contras. A escolha depende do que você pretende comer - carne, ovos ou gordura. As raças negras africanas e emas são adequadas para a produção de carne e as emas para a produção de ovos.
Características de manter avestruzes em casa
Apesar do grande tamanho, os avestruzes são tímidos e até agressivos. Eles têm boa audição e visão, os machos podem reagir bruscamente a movimentos bruscos e sons fortes ou inesperados.Essa característica de comportamento deve ser levada em consideração no trabalho com aves, para não provocar a agressão dos avestruzes, devem ser manuseadas com calma e trabalhadas lentamente.
Nas fazendas de avestruzes, um dos três métodos de cultivo é usado. Intensivo envolve manter as aves em uma área limitada e alimentá-las com alimentos importados. Extenso – mantendo-se praticamente em estado selvagem, num grande território (1 hectare para 10 indivíduos).
Uma característica especial da casa de avestruz são suas paredes altas (3-3,5 m) feitas de material durável. Hangares ou fazendas de gado são ideais para esta ave. Ao organizar um aviário, é preciso cuidar do isolamento, da iluminação e da ventilação. No verão, a temperatura não deve ser inferior a zero; uma temperatura confortável no verão é de 20˚C. Umidade – não superior a 60%, iluminação – pelo menos 9 horas por dia.
Cuidar dos avestruzes consiste em limpar a roupa de cama, alimentar e dar água 3 vezes ao dia. Ao lado do aviário deverá haver um amplo cercado onde as aves descansarão. A área deve ser cercada por uma malha forte de pelo menos 2 m de altura. Se possível, as aves devem ser soltas ali, mesmo no inverno, quando não há geadas fortes. Se o curral for grande, você pode manter o pássaro lá da primavera ao outono, bastando colocar comedouros e bebedouros dentro, além de um dossel onde os avestruzes se esconderão do mau tempo. A área precisa ser limpa de detritos - objetos de vidro e metal que os pássaros possam engolir.
Criar avestruzes pode ser lucrativo. Você pode escolher qualquer raça para cultivo, basta considerar seus prós e contras.