O pinheiro de Geldreich é uma planta conífera perene que cresce no sudeste da Europa. Esta cultura também é chamada de casca branca ou bósnia. Tem um aspecto atraente e é utilizado para decorar jardins. Para que a árvore mantenha suas propriedades decorativas, ela deve ser bem cuidada. O cumprimento das regras para o trabalho de plantio não é de pouca importância.
Descrição da árvore
O pinheiro Geldreich vem das regiões montanhosas da Península Balcânica. Esta espécie recebeu esse nome em homenagem a Theodor Heldreich, botânico de raízes alemãs e gregas.Nesse caso, a planta costuma ser erroneamente chamada de pinheiro de Heydrich.
Esta cultura é caracterizada pelas seguintes características distintivas:
- Sistema raiz poderoso. Neste caso, as raízes da planta estão localizadas em estruturas profundas do solo.
- Cano reto. A altura da árvore pode chegar a 15 metros. Além disso, em condições naturais chega a crescer até 20 metros. No entanto, na Rússia tais dimensões são extremamente raras. Normalmente, pinheiros com altura não superior a 1,2 metros crescem em jardins e áreas de parques.
- As árvores jovens têm casca clara e superfície lisa e brilhante. Depois que as agulhas caem, o tronco fica coberto de escamas e lembra pele de cobra.
- A coroa tem formato de cone. Persiste com a idade.
- Os rebentos podem crescer até à superfície do solo. Ao mesmo tempo, eles pendem um pouco.
- As agulhas possuem estrutura rígida e alto grau de densidade. As agulhas são caracterizadas por formato pontiagudo e cor verde escura.
- As inflorescências masculinas são de cor amarelo dourado e formam tufos.
- Os frutos apresentam-se em forma de cones alongados, com formato de ovo. Atingem 8 centímetros de comprimento. No início, os frutos são de cor azul, depois tornam-se pretos ou castanhos escuros.
O pinheiro Geldreich tem uma expectativa de vida significativa. A planta mais antiga que sobreviveu até hoje tem mais de 1.300 anos.
Esta cultura é usada ativamente em projetos paisagísticos. É utilizado em plantações individuais ou como complemento de jardins de pedras. O pinheiro desta variedade fica bem em composições de grupo e em jardins de urze. A planta resiste facilmente ao transplante, podendo crescer em uma grande cidade ou em uma zona industrial.
Vantagens e desvantagens
O pinheiro da Bósnia tem as seguintes vantagens:
- aparência atraente;
- a capacidade de trazer frescor a qualquer composição paisagística;
- pouco exigente para a composição do solo;
- facilidade de atendimento;
- resistência à seca.
Ao mesmo tempo, a cultura é diferente e tem uma série de desvantagens:
- Crescimento lento;
- intolerância à estagnação da água no solo;
- parâmetros médios de resistência do inverno.
Variedades populares
Hoje, são conhecidas algumas variedades de pinheiro da Bósnia, cada uma delas caracterizada por características próprias. Abaixo estão as descrições das principais variedades de cultura:
- Nana é uma planta adulta com 10 anos e não ultrapassa 1,3 metros de altura. As agulhas têm estrutura brilhante e cor verde escura.
- Gema Compacta - a variedade se caracteriza por uma copa larga e atinge altura de 50-70 centímetros.
- As framboesas são pequenas e lembram mais um arbusto. Seu crescimento não ultrapassa 15 centímetros por ano. A planta de cinco anos não tem mais de 75 centímetros de altura. Em condições favoráveis, o tamanho máximo da planta é de 5 metros. O pinheiro é decorado com numerosos rebentos que se estendem para cima. O topo da árvore é coberto por uma casca lisa e brilhante, que eventualmente fica coberta de rachaduras. As agulhas atingem um comprimento de 7 a 10 centímetros e possuem uma estrutura pontiaguda. As agulhas formam feixes de 2 e são de cor verde escura.
- Dolce Dorme é uma planta ornamental bastante atraente, cuja altura chega a 1,8 metros.
Como plantar corretamente
Para que a planta se adapte bem às novas condições, é importante realizar corretamente o trabalho de plantio.Primeiro você precisa escolher uma muda forte e saudável no viveiro. Nesse caso, vale atentar para a casca, as agulhas e o estado das raízes. É importante garantir que o solo não esteja muito úmido, pois isso causará o apodrecimento das raízes devido ao excesso de água.
O cumprimento dos prazos de plantio é de grande importância. É melhor fazer isso na primavera ou no outono, quando a temperatura média diária não é muito alta e o sol não está muito quente.
O próximo passo é decidir o local de pouso. Neste caso, é necessário escolher uma área bem iluminada pelo sol. O espaçamento em relação às árvores vizinhas é determinado pelo tamanho da variedade que se pretende plantar.
Ao preparar uma cova para o plantio, é importante respeitar certas dimensões. Neste caso, o diâmetro do furo deve ser de 60 centímetros e a profundidade – 50. Uma camada de drenagem de 10 a 15 centímetros deve ser colocada no fundo. Pode consistir em brita ou argila expandida. Isso ajudará a evitar a estagnação da umidade na área da raiz.
Para plantar uma planta você deve fazer o seguinte:
- Prepare um substrato nutritivo. Para fazer isso, você deve misturar húmus, solo gramado e areia na proporção de 2:2:1.
- Despeje fertilizante complexo no fundo do buraco. Depois disso, a cova precisa ser preenchida 2/3 com substrato nutritivo.
- Faça uma depressão no centro, retire o vaso da parte da raiz e posicione a planta de forma que o colo da raiz fique nivelado com a superfície do solo.
- Preencha o buraco com terra e compacte bem a superfície.
- Regue generosamente a planta. A quantidade de água depende do tamanho da árvore e do teor de umidade do solo. Em média, você precisa usar de 1 a 3 baldes de água.
Como cuidar
Para que a planta se desenvolva normalmente e mantenha suas propriedades decorativas, ela precisa receber cuidados de qualidade. O pinheiro precisa de rega adequada. Se não chover por mais de 2 semanas na primavera, é recomendável regar a planta com um pouco de umidade. No verão, vale a pena umedecer o solo apenas em climas quentes e secos. Também é importante considerar que a éfedra aceita perfeitamente a aspersão da coroa.
Outra técnica agrotécnica necessária é o afrouxamento do círculo do tronco da árvore. Na primavera, esse procedimento começa imediatamente após o aquecimento do solo. É importante soltar a camada superior do solo e livrar-se das ervas daninhas. A profundidade do processamento não deve exceder 10 centímetros.
No verão, é recomendável soltar o solo após cada chuva. Se não for possível cultivar a terra com tanta frequência, isso deve ser feito pelo menos uma vez por mês para destruir as ervas daninhas.
Recomendações para iniciantes
Ao cultivar pinheiro Geldreich, você deve seguir as seguintes regras:
- No início da primavera, faça o tratamento preventivo da planta contra parasitas e doenças. Então você precisa inspecionar a copa e remover galhos danificados e quebrados.
- No verão, inspecione a coroa em busca de doenças. Se forem detectados sinais de patologia, a madeira deve ser tratada.
- No outono, é necessária poda formativa. Isso ajudará a dar à árvore a aparência desejada.
O pinheiro Geldreich é uma cultura bastante comum e procurada, frequentemente utilizada para fins decorativos. Ao mesmo tempo, é importante realizar o trabalho de plantio corretamente e cuidar integralmente da cultura.