Os arbustos de groselha são especialmente populares entre os proprietários de terrenos particulares devido à despretensão no cuidado da planta e aos frutos que contêm uma alta porcentagem de vitamina C. Antes de decidir adquirir uma variedade de cultivo, vale a pena estudar a descrição e características e saber se ela é adequada para uma determinada área. A groselha preta da variedade Azhurnaya tem um período de maturação médio e maior resistência à geada.
Descrição e características da variedade
A variedade de groselha preta Azhurnaya foi cultivada no Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento de Frutas.Os criadores cruzaram duas variedades da cultura - Ershistaya e Lazy. Os autores do openwork preto foram os cientistas S. D. Knyazev, L. V. Bayanova e T. P. Ogoltsova. Depois de passar em todos os testes necessários, a groselha foi incluída no Cadastro Estadual, isso aconteceu em 2004, então a variedade é bastante jovem.
A descrição afirma que a cultura é recomendada para cultivo na Rússia central, onde o sabor dos frutos silvestres e todas as características da variedade são mais plenamente revelados.
A descrição do Blackcurrant Openwork é a seguinte:
- O rendimento é alto (em média, são colhidos cerca de 1,6 kg de bagas de um arbusto), os frutos são grandes.
- Caracteriza-se pela elevada robustez invernal, mas necessita de muita humidade, principalmente durante a formação dos frutos.
- É altamente resistente a doenças como ferrugem colunar e oídio, mas na ausência de prevenção é afetado por patógenos septórios e antracnose.
- As folhas são de cor verde escura e formato de cinco lóbulos. As lâminas das folhas são ligeiramente enrugadas e com superfície brilhante. Os pecíolos são pubescentes, de cores vivas, de comprimento médio e grossos.
- A casca dos rebentos anuais é esverdeada, nos ramos velhos adquire tonalidade amarelo-acinzentada e é brilhante.
- Os botões da variedade são únicos, de formato ligeiramente pontiagudo e de cor rosa-violeta.
- O arbusto é ligeiramente espalhado e de tamanho médio.
- Os frutos são grandes - um exemplar pesa cerca de 1,6 gramas. Têm formato oval, cor preta e sabor agridoce. A finalidade das frutas é universal - são consumidas in natura, transformadas em sucos e sucos de frutas, e também armazenadas para o inverno, moídas com açúcar.
- A variedade é autofértil, por isso não precisa ser plantada próxima a polinizadores.
- As primeiras bagas começam a ser colhidas a partir de 20 de julho.
100 gramas de frutas vermelhas contêm 159 mg de ácido ascórbico.
Vantagens e desvantagens
Apesar de a variedade de groselha preta Azhurnaya ser bastante jovem, ela já ganhou popularidade entre os jardineiros que notaram as seguintes vantagens da cultura:
- produtividade alta e estável;
- forte imunidade ao oídio, que freqüentemente afeta outras variedades de groselha;
- boa robustez invernal, que permite o cultivo da variedade mesmo em regiões de clima fresco;
- alta transportabilidade das frutas, que não racham durante o transporte e não liberam suco;
- cuidados agrotécnicos simples com plantas.
As desvantagens incluem:
- resistência média a danos causados por ácaros;
- a necessidade de regas frequentes durante o período de formação e maturação dos bagos;
- baixa resistência à antracnose sem pulverização preventiva.
Especificidades do cultivo de groselhas Openwork
Para que todas as características da groselha Azhurnaya declaradas pelos criadores sejam plenamente reveladas, é necessário escolher o local certo para a planta e realizar o plantio corretamente.
Selecionando um local
Os arbustos da variedade podem ser plantados tanto na primavera quanto no outono, mas jardineiros experientes recomendam a segunda opção, especialmente para regiões onde se observa uma diminuição significativa da temperatura antes de meados de outubro. Se o trabalho da primavera ainda estiver planejado, você precisará de tempo para fazer isso antes que a seiva comece a fluir e os botões inchem.
Estágios de plantio
2 a 3 semanas antes do plantio das mudas, o solo da área selecionada é escavado com uma pá e são adicionados fertilizantes - húmus, superfosfato e cinza de madeira.
O algoritmo de pouso é assim:
- A uma distância de 130 cm, são feitos furos com parâmetros 50 x 50 x 50.
- Meio balde de água fria é colocado no buraco e a muda é colocada, posicionando-a em um ângulo de 45 graus e espalhando as raízes em diferentes direções.
- Cubra com a terra selecionada e umedeça, novamente usando meio balde de água.
- Para evitar que a umidade evapore, o círculo do tronco da árvore é coberto com materiais orgânicos.
Cuidados de cultivo
Como a planta acorda no início da primavera, é necessário ter tempo para podar os brotos quebrados e doentes antes que os botões cresçam. Também é necessário retirar os botões afetados pelo ácaro, se forem muitos podar os galhos até a base.
Para economizar tempo na capina, coloca-se uma camada de cobertura morta no solo ao redor dos arbustos, pode ser esterco ou húmus; é importante que a matéria orgânica fique a uma distância de cerca de 20 cm dos galhos.
As groselhas são regadas regularmente e abundantemente, especialmente se o inverno tiver pouca neve e no verão houver precipitação insuficiente. Após cada irrigação, o solo ao redor dos arbustos é solto, se for colocada cobertura morta, isso pode ser feito através dela.
Na primavera alimentam as groselhas com complexos de nitrogênio, incorporando os grânulos até uma profundidade de 8 cm.Se houver muitos frutos e os galhos dobrarem com o peso, vale a pena instalar suportes para que não quebrem.
Proteção contra doenças e pragas
Para prevenir doenças e pragas, água fervente é usada para escaldar os arbustos no início da primavera.Para prevenir a infecção por antracnose, tome calda bordalesa a 1%, tratando as groselhas no momento em que aparecem as primeiras folhas dos botões. Para proteção contra pragas de insetos, use “Fitoverm” ou “Agravertin”.
Coleta e armazenamento
A colheita começa no dia 20 de julho. Os bagos são armazenados na geladeira sem perda de qualidade por até 10 dias. Para saborear frutos silvestres saudáveis e saborosos no inverno, eles são congelados, conservados em compotas e também transformados em geléia.