A groselha é uma cultura despretensiosa, apreciada por muitos pelo seu sabor e aroma agradáveis. É fácil de cultivar, mesmo para jardineiros iniciantes. A única desvantagem que às vezes aparece no cultivo da groselha é o declínio da frutificação ou a sua cessação total. Vamos descobrir por que as groselhas pretas, vermelhas ou brancas não dão frutos e quais soluções existem para esse problema.
- Tabela de normas de rendimento por variedade e idade do arbusto
- Como entender que há uma escassa colheita de groselha
- Que motivos levam à ausência de frutas?
- Condições climáticas inadequadas
- Lugar errado para cultivar arbustos
- Área muito sombreada
- Condição inadequada do solo
- Acidez do solo
- Deficiência de umidade
- Falta ou excesso de fertilizantes
- Falta de polinização e polinizadores
- Velhice do mato
- Doenças e pragas da groselha que prejudicam a frutificação
- Ácaro renal
- borboleta de vidro
- Formigas da floresta
- Reversão ou Terry
- Invasão de formigas
- Como restaurar a frutificação
- Maneiras eficazes de aumentar a produtividade
- Como proteger os arbustos de groselha de não ceder
Tabela de normas de rendimento por variedade e idade do arbusto
Se você começou recentemente a cultivar groselhas em seu local e não consegue determinar a olho nu se a colheita é boa ou não, a tabela de rendimento abaixo irá ajudá-lo.
Nome da variedade | Anos de idade) | Tempo de amadurecimento | Produtividade kg/mato |
O Pequeno Príncipe (preto) | De 2 a 12 | Precoce | 5,5 |
Preguiçoso (preto) | De 2 a 12 | Tarde | 2,5 |
Exótico (preto) | De 3 a 12 | Cedo | 4,5 |
Natália (vermelha) | De 2 a 14 | Meia temporada | 3,5 |
Lago Vermelho (vermelho) | De 3 a 13 | Meia temporada | 4 |
Bayana (branca) | De 2 a 12 | Tarde | 3,5 |
Smolyaninovskaya (branco) | De 3 a 14 | Meia temporada | 4 |
Observação! O rendimento das groselhas cultivadas em casa de vegetação, com os devidos cuidados, difere do rendimento das groselhas em 0,5-2,5 kg da média.
Como entender que há uma escassa colheita de groselha
Você pode determinar a qualidade da colheita coletada de um arbusto a olho nu e pelo peso. O primeiro método está disponível apenas para residentes de verão experientes que cultivam esta cultura há vários anos. Qualquer um pode usar o segundo. Para fazer isso você precisa:
- colha frutas de um arbusto;
- pese-os;
- compare o resultado com os indicadores médios característicos dos representantes desta variedade.
Normalmente, o resultado de 1 a 1,5 kg de frutas coletadas de um arbusto é considerado ruim. Se seus indicadores estiverem próximos disso, significa que você não está cuidando bem da planta.
Que motivos levam à ausência de frutas?
Existem muitas razões pelas quais os rendimentos diminuem drasticamente ou desaparecem completamente. Aqui está uma lista dos principais:
- as condições climáticas não são adequadas para esta variedade;
- os arbustos são plantados no lugar errado;
- as plantações ficam à sombra;
- composição incorreta do solo;
- aumento da acidez do solo;
- falta de água;
- a dose de fertilizante foi calculada incorretamente;
- não existem polinizadores naturais na área;
- o arbusto é muito velho e não dá frutos.
Cada uma dessas razões pode reduzir significativamente a qualidade da colheita e requer consideração separada.
Condições climáticas inadequadas
O primeiro fator que influencia a formação e o crescimento dos frutos é o clima correto. O fato é que diferentes variedades de groselha têm preferências diferentes pelas zonas climáticas. Alguns apresentam bons resultados em regiões quentes, outros gostam de clima frio.
Ao comprar groselhas para cultivo, preste atenção a esse fator, caso contrário, em vez de frutas suculentas e saborosas, você obterá flores estéreis comuns. Tal desperdício de tempo e dinheiro não agradará a nenhum residente de verão.
Lugar errado para cultivar arbustos
O local de pouso desempenha um papel importante no desenvolvimento e formação desta cultura. A proporção ideal de luz e sombra, umidade, qualidade do solo - todos esses indicadores, em conjunto, formam a colheita futura. Muitos jardineiros novatos presumem erroneamente que, como a groselha é uma planta despretensiosa, eles não precisam cuidar dela e podem ser plantadas ao acaso. A recompensa por tais pensamentos vem na forma de galhos nus, em vez de uma abundância de frutas neles.
Área muito sombreada
As groselhas preferem um equilíbrio entre luz solar e sombra. O excesso de um ou outro fator afeta principalmente seu tamanho e sabor.Os arbustos que crescem no lado ensolarado produzem frutos doces, mas pequenos. Bagas cultivadas em áreas sombreadas são maiores, mas quando comidas, uma nota azeda brilhante é sentida. A atividade solar excessiva ou sombra densa no local de plantio afetam negativamente o desenvolvimento do próprio arbusto.
Condição inadequada do solo
A composição do solo corretamente selecionada no local de plantio é a chave para o desenvolvimento bem-sucedido de qualquer cultura hortícola. A groselha não é exceção e cada uma de suas variedades é exigente com o solo. Solo denso e mal irrigado causará falta de ovários, cujo aspecto determina diretamente o volume dos frutos colhidos no final da safra.
Para evitar esse problema, o solo ao redor do arbusto é periodicamente afrouxado e irrigado abundantemente, evitando que resseque.
Acidez do solo
Antes de plantar mudas de groselha, o solo altamente ácido é tratado com cal. Isso deve ser feito pelo menos 1 ano antes do plantio. Se tudo for feito corretamente, a acidez do solo atingirá o nível ideal dentro de um ano. Esse fator não deve ser negligenciado, pois no futuro, por causa dele, todo o trabalho poderá ir por água abaixo.
Deficiência de umidade
A má irrigação é igualmente destrutiva para todas as culturas. Se as plantações de groselha apresentarem deficiência de umidade, isso resultará em:
- desaceleração nas taxas de crescimento;
- ausência de ovários nos ramos;
- morrendo de massa verde;
- redução no número de frutos.
Não tenha preguiça de regar o solo ao redor do arbusto se você não faz isso há muito tempo. Porém, você também não deve dar muita umidade. Devido ao excesso de água, as raízes começarão a apodrecer, o que levará à morte das mudas. Manter o equilíbrio.
Falta ou excesso de fertilizantes
Para alguns jardineiros, uma notícia chocante é a informação de que o excesso de fertilizante não beneficia a colheita.A groselha é uma daquelas espécies que prefere alimentação rara, mas variada. A razão pela qual as groselhas pararam completamente de dar frutos pode ser:
- utilizar o mesmo tipo de fertilizante por um longo período de tempo;
- quantidade excessiva de fertilizantes minerais no solo;
- má composição do solo devido à falta de fertilização.
Falta de polinização e polinizadores
A maioria das variedades são culturas autopolinizadoras que não dependem de fatores externos. No entanto, também existem arbustos que não conseguem polinizar por conta própria. Se a groselha não florescer, flores melíferas são plantadas no local. Eles atuam como mediadores naturais nesse processo, auxiliando no processo de polinização.
Observação! Jardineiros experientes recomendam plantar arbustos de groselha do mesmo tipo em uma área, que começam a florescer em épocas diferentes. Isso aumentará o período de frutificação e o volume da colheita.
Velhice do mato
O ciclo de vida de uma cultura tem as suas limitações e, quanto mais velho é o arbusto, menos frutos produz, uma vez que os frutos não se fixam em ramos velhos. Os cientistas derivaram a seguinte dependência do número de bagas com a idade do arbusto:
- os primeiros frutos começam a se formar nos arbustos com 2 a 4 anos;
- então, dentro de 4 anos, a groselha preta atinge um pico de produtividade. Para variedades brancas e tintas, a idade máxima é de 5 a 6 anos;
- nos próximos 5-6 anos há um declínio.
A idade máxima de frutificação da groselha preta é de 12 anos, das demais variedades - 15 anos. Após esse período, as mudas antigas são retiradas e um novo plantio é estabelecido.
Doenças e pragas da groselha que prejudicam a frutificação
A dinâmica negativa durante a colheita pode ser observada devido a doenças do arbusto ou pragas que o parasitam. Esses incluem:
- ácaro renal;
- borboleta de vidro;
- formigas florestais;
- terry ou reversão;
- invasão de formigas comuns.
Aos primeiros sinais de seu aparecimento, é necessário tomar medidas urgentes, caso contrário o arbusto não dará colheita ou morrerá completamente.
Ácaro renal
Um parasita cuja iguaria favorita são os botões de groselha. O principal sinal de seu aparecimento é considerado o tamanho não natural dos rins. Esses espécimes devem ser arrancados do galho e queimados. É impossível curar arbustos abandonados e, para evitar a propagação do parasita, são desenterrados e depois destruídos pelo fogo. O alho plantado próximo à plantação pode fornecer proteção contra carrapatos.
borboleta de vidro
Um parasita perigoso que é difícil de identificar visualmente. Os primeiros sinais de seu aparecimento incluem:
- morte de ovários;
- as folhas começam a cair dos galhos.
A borboleta vive dentro dos brotos, fazendo ali túneis artificiais. O suco que circula dentro dos brotos serve de alimento para o copo. As partes afetadas devem ser cortadas e destruídas o mais rápido possível. Se os problemas não puderem ser identificados a tempo, o arbusto é podado até a raiz.
Formigas da floresta
As formigas florestais comem as flores da planta, por isso ela deixa de dar frutos. As flores danificadas são descartadas e não participam do processo de polinização. Uma colônia pode destruir vários arbustos, portanto, ao ser detectada, o formigueiro é destruído. Para isso, utilizam-se remédios populares comprovados ou preparações especiais vendidas nas lojas.
Reversão ou Terry
Uma doença viral cujo portador é considerado o ácaro renal. Sinais da doença:
- as folhas ficam moles e finas;
- mudança na cor da folha de verde para verde escuro ou roxo.A superfície da folha fica coberta por uma placa;
- as folhas saudáveis emitem um aroma agradável que está ausente nas contrapartes afetadas.
A doença se espalha rapidamente e, para eliminá-la, todo o arbusto é queimado de uma só vez.
Invasão de formigas
As formigas comuns, assim como suas contrapartes da floresta, representam uma grande ameaça para a plantação. Se um formigueiro aparecer nas imediações da zona de pouso, ele deverá ser destruído. Caso contrário, as flores serão comidas e os frutos não poderão se formar.
Como restaurar a frutificação
A frutificação pode ser restaurada das seguintes maneiras:
- garantir a rega oportuna;
- remova peças danificadas;
- plante outras variedades nas proximidades;
- fertilizar adequadamente o solo e formar um arbusto.
Maneiras eficazes de aumentar a produtividade
Para aumentar o número de frutos formados nos ramos, recomenda-se:
- cobrir o solo ao redor dos arbustos, especialmente no outono;
- o solo é periodicamente solto, quebrando grandes torrões de terra;
- regue a plantação enquanto o solo seca. A rega é especialmente importante 2 a 3 semanas antes e depois da colheita dos frutos;
- remova galhos velhos e secos que param de crescer;
- cruzar diferentes variedades de groselhas, obtendo combinações mais estáveis.
Como proteger os arbustos de groselha de não ceder
Para evitar que as groselhas cedam, você deve seguir as recomendações fornecidas acima. Com o cuidado adequado e oportuno, as groselhas agradecerão ao proprietário com uma grande colheita. E lembre-se da regra principal: as groselhas adoram moderação em tudo.