Existem várias maneiras de preparar comida para o inverno. Recentemente, o congelamento tornou-se especialmente popular. Desta forma, você pode preparar produtos não só de origem vegetal, mas também de origem animal. Muitas donas de casa preparam batatas congeladas para o inverno. Desta forma, você economiza um tempo considerável no preparo de pratos de batata, já que não precisa mais comprar batatas e descascá-las.
Congelar batatas em casa não é tão difícil. Porém, antes de fazer isso, é recomendável que você se familiarize com como congelar batatas para o inverno.
Trabalho preparatório
Congelar batatas no congelador requer muita preparação. Primeiro você precisa descobrir qual equipamento é útil para congelar alimentos no freezer. Para isso você precisará de:
- Tigela;
- Panela;
- bandeja;
- escorredor de macarrão;
- recipientes ou sacos para armazenar batatas congeladas.
Você também deve conhecer as variedades mais adequadas para congelar. Muitas vezes, as batatas, que contêm pequenas quantidades de amido e açúcar, são congeladas para o inverno. Se contiver muito amido, em baixas temperaturas ele começará a se transformar em açúcar e por causa disso as batatas ficarão muito doces. Recomenda-se preparar Semiglazka e outras variedades com casca rosada para o inverno.
Métodos de congelamento
Existem várias maneiras de ajudar a congelar batatas novas.
Inteiramente
Muitas donas de casa estão interessadas em saber se é possível congelar batatas inteiras. Claro que é possível e muitas pessoas usam este método de preparação específico. Para isso, é recomendável escolher variedades que possuam tubérculos pequenos.
Porém, você também pode usar batatas muito grandes, mas neste caso terá que cortá-las.
Para começar, lave e limpe bem os tubérculos preparados. Em seguida, a água é colocada em várias panelas. Um deles é colocado no fogão a gás e um pouco de gelo é adicionado ao segundo. As batatas são colocadas em um recipiente com água quente e fervidas por 5 minutos. Em seguida, deve ser retirado e imediatamente colocado em água fria.
Depois disso, os tubérculos são secos e colocados em sacos ou recipientes para congelamento. Muitas vezes, durante o congelamento, os vegetais começam a grudar.Para evitar isso, os sacos não devem conter batatas cruas, mas sim batatas já congeladas.
Para batatas fritas
Às vezes, as batatas são preparadas para depois serem fritas. Primeiro, os tubérculos devem ser descascados e cortados. Para fazer isso, as batatas são cortadas em pequenos pedaços com uma faca comum. Em seguida, é colocado em uma tigela e polvilhado com um pouco de sal. A farinha de trigo é colocada em um recipiente separado. Em seguida, acrescentam-se batatas descascadas e picadas, que devem ser bem misturadas com farinha.
Isso é feito para que, ao fritar, as batatas fiquem cobertas com uma crosta dourada.
Em seguida, o produto semiacabado preparado é disposto em uma bandeja e colocado no freezer para posterior congelamento. Depois de algumas horas, a bandeja é retirada e as batatas são colocadas em recipientes especiais para posterior armazenamento no freezer.
Purê
As donas de casa mais criativas congelam purê no freezer. Isso é bastante simples de fazer, pois o processo de preparo não difere da confecção de um purê normal. Primeiro, todos os tubérculos devem ser descascados e fervidos. Em seguida, as batatas cozidas devem ser colocadas em uma panela separada e amassadas até formar um purê. Depois misture bem e, se necessário, acrescente um pouco de leite ou manteiga. O prato preparado deve esfriar completamente e só então pode ser transferido para um saco e colocado na geladeiraPara.
Conclusão
Qualquer pessoa pode congelar as batatas, pois é muito fácil de fazer. Porém, para fazer tudo corretamente, é recomendável familiarizar-se previamente com os diversos métodos de congelamento e escolher o mais adequado.