Layout das camas em uma casa de verão e recursos de layout

A quantidade e a qualidade da colheita no terreno pessoal não dependem apenas de um cuidado agrotécnico competente com as plantas. Um papel importante no cultivo de culturas saudáveis ​​​​e frutíferas é desempenhado pela correta localização e disposição dos canteiros em uma casa de verão. Algumas plantas adoram a luz solar e, estando na sombra, recusam-se a florescer e a dar frutos. Outros, ao contrário, não se desenvolvem bem sob o sol escaldante e preferem áreas semi-sombreadas.


O papel da localização das camas

O sucesso no cultivo das plantas cultivadas e a quantidade de colheita dependem diretamente da correta colocação dos canteiros, de seu formato e tamanho. Residentes de verão experientes criam em seus terrenos opções compactas para o cultivo de hortaliças e grandes canteiros onde são plantadas hortaliças.

Ao colocar, considere os seguintes pontos:

  1. Planta que gosta de calor. Algumas culturas frutificam melhor quando expostas ao sol durante a maior parte do dia, outras preferem sombra parcial clara e outras ainda geralmente gostam de frescor e sombra.
  2. Superfície lisa. Se houver grandes diferenças de altura e declives no jardim, os canteiros são colocados verticalmente e pequenas depressões são preenchidas. Isso é necessário para evitar o apodrecimento do sistema radicular devido ao acúmulo de água nas terras baixas.
  3. Largura do espaço para sentar. Canteiros muito largos dificultam o cuidado das plantas, enquanto canteiros muito estreitos são um uso irracional do jardim.
  4. Altura da horta. No caso de as águas subterrâneas de um terreno pessoal ficarem muito próximas da superfície da terra, faz sentido equipar canteiros altos.

Regras para planejamento de jardins

No planejamento de um terreno pessoal, são levados em consideração vários fatores fundamentais, dos quais depende o sucesso do cultivo de frutas e plantas ornamentais.

canteiro no quintal

Para os pontos cardeais

Jardineiros experientes recomendam colocar os canteiros, focando nas direções cardeais, neste caso todas as plantas receberão a quantidade de luz solar suficiente para o seu pleno desenvolvimento. É melhor fazer canteiros de norte a sul, mas para pequenos terrenos esta regra é menos importante do que para grandes jardins. Em alguns casos, os residentes de verão escolhem a direção sudoeste para nordeste.Com tais arranjos, as lavouras recebem aproximadamente a mesma parcela de luz e calor, sem os quais não se deve contar com colheitas ricas.

No lado sul da horta são plantadas culturas que exigem especialmente luz solar e calor, por exemplo, feijão, tomate e pepino, além de pimentão e berinjela. O lado norte do jardim é adequado para o cultivo de culturas resistentes ao frio, como rabanetes, cenouras e rutabaga.

Como os ventos frios sopram do norte, é necessário colocar as plantas de forma que fiquem protegidas de sua influência. No lado norte, ao longo do limite do jardim, colocam-se arbustos de frutos silvestres, groselhas ou framboesas, cuja função é criar uma sebe que retenha a pressão do vento frio. Além disso, girassóis, milho ou outras plantas altas podem ser plantados na borda de uma parede densa. Porém, é preciso lembrar que não é aconselhável colocar árvores neste local, pois elas bloquearão a luz solar.

O centro do jardim é adequado para o cultivo da maioria das culturas: o sol, movendo-se no céu durante o dia, ilumina e aquece uniformemente esta parte do local.

Se você decidir construir canteiros altos em uma casa de verão com solo seco, é recomendável colocá-los de leste a oeste. Nesse caso, será criada sombra nas entrelinhas das plantas e será possível reter a umidade do solo.

De acordo com características de relevo

O planeamento de uma horta e horta também é efectuado tendo em conta o relevo existente no local. Qualquer planta se sente muito melhor em uma superfície plana do jardim, mas nem todo residente de verão pode se orgulhar de ter tal terreno.Neste caso, as alterações de elevação que afectam negativamente o crescimento da cultura devem ser corrigidas. Nas terras baixas, depois que a neve derrete na primavera, a água do degelo dura mais tempo e o jardineiro não pode começar a semear. As terras altas, principalmente na região sul, estão constantemente expostas ao sol, o que também causa danos às plantas.

Especialista:
Se houver uma área irregular, um esquema de planejamento que leve em consideração as direções cardeais não é adequado. É necessário colocar as plantações transversalmente à encosta, neste caso cada cultura receberá luz solar e umidade suficientes. Caso contrário, as plantas plantadas no topo sofrerão com a secura excessiva e as inferiores serão inundadas, o que afetará negativamente o sistema radicular e levará à diminuição da produtividade.

Por iluminação

Qualquer cultura necessita de luz solar para se desenvolver, por isso este parâmetro é levado em consideração na hora de organizar uma horta. Árvores altas que proporcionam sombra devem ser mantidas distantes. Mudas altas localizadas no meio do jardim deverão ser cortadas. Na área onde há mais luz solar ao longo do dia, vale a pena colocar culturas que gostam de calor e de luz.

Estufas

Formar canteiros em uma estufa é diferente de planejar uma área em uma horta. Se for uma estrutura estacionária, coloque-a mais perto da casa e dos anexos para facilitar o cuidado das plantas. No caso de estufas temporárias, é mais fácil escolher uma área no jardim - o principal é que haja luz solar suficiente e proteção contra fortes rajadas de vento.

Erros comuns

Erros comuns cometidos por jardineiros novatos incluem:

  • localização de plantas que gostam de calor na sombra;
  • falta de proteção contra correntes de ar e ventos do norte;
  • disposição dos canteiros ao longo das encostas.

as camas estão localizadas

Belos exemplos

Como exemplo, você pode usar uma das seguintes soluções:

  1. Os arbustos de framboesa são plantados ao longo da borda da parcela norte, e a vegetação é colocada atrás deles, com uma leve sombra. O meio é destinado ao plantio de abóbora, abobrinha, beterraba e repolho. Tomates, pimentões e berinjelas são colocados no lado sul.
  2. A zona norte é protegida do vento por arbustos de groselha preta e vermelha ou pequenas cerejeiras. Atrás deles estão fileiras de rabanetes e cenouras. O meio da horta é dedicado ao plantio de morangos, e na parte sul são colocados pepinos e feijões.

Com o planejamento adequado do local, o jardineiro certamente colherá uma rica colheita.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim